Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

Dia 21 de Agosto - Pio X


José Sarto, nascido em Treviso, de família camponesa, uma vez sacerdote, foi diretor espiritual do seminário, pároco, depois bispo de Mântua e Veneza, e tornou-se papa com o nome de Pio X.

Seu lema "Instaurare omnia in Christo" foi um programa de renovação e reformas.

Afastou toda intromissão política na eleição do papa, reformou a administração central da Igreja e as nomeações dos bispos, preparou a codificação das leis universais eclesiásticas. Sendo, até então, um dos poucos papas chegado à direção da Igreja após ter passado pelos diversos graus da vida pastoral direta, preocupou-se com suas bases: formação catequética, participação litúrgica, conhecimento da palavra de Deus.

Para esse amplo trabalho pastoral, fez preparar um catecismo; encaminhou a reforma litúrgica, particularmente na música, canto e breviário, recomendou a comunhão frequente e cotidiana e a primeira comunhão das crianças; favoreceu os estudos bíblicos. Cuidou da formação pastoral do clero, elevando o seu nível de estudo e favorecendo o tomismo; condenou os desvios doutrinais do "modernismo". Espírito profundamente religioso, rico em dotes humanos e capacidade administrativa, concentrou-se na vida interna da Igreja; tomou a peito os movimentos laicos que iriam se transformar, sob Pio XI, na Ação Católica.


Pio X foi precursor do Vaticano II na renovação da vida da Igreja, particularmente pelas reformas catequética, litúrgica, pastoral e missionária.

Foi beatificado em 03 de junho de 1951 e canonizado em 29 de maio de 1954 pelo Papa Pio XII.

É considerado o padroeiro da primeira comunhão!

Escreveu o Motu Proprio Tra Le Sollecitudini sobre a Música Sacra e a Encíclica Pascendi Dominici Gregis sobre as doutrinas modernistas, dentre outras.

(Missal Romano e Vaticano)

São Pio X, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...