Seguidores

Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

São João Crisóstomo - Dia 13 de Setembro


Antusa, viúva aos vinte anos, educou admiravelmente seu filho João. Este, a princípio, levou em casa uma vida ascética, ao mesmo tempo que aprofundava sua cultura. Foi depois anacoreta por vários anos, sobre as montanhas, mas a saúde frágil fê-lo retornar a Antioquia. Ordenado sacerdote aos trinta e dois anos, foi o braço direito do bispo São Flaviano e revelou-se formidável orador.
Eleito patriarca de Constantinopla, deu-se totalmente ao serviço de seu povo e da Igreja. Simples, modesto, jovial, porém forte contra o vício e o luxo, tudo dava aos pobres. Não poupou os desregramentos da corte imperial, atraindo feroz oposição, Foi caluniado e exilado; morreu em Comana, no mar Negro, quando o deportavam para lugar mais áspero.
Foi grande mestre espiritual e pastor exemplar.
Como orador, foi cognominado "Crisóstomo" (boca de ouro).
Os volumes que deixou são a mais vasta produção dos padres gregos.



Combateu o erro de seus contemporâneos.
É o primeiro dos quatro grandes Doutores orientais.
João Crisóstomo é chamado "Doutor da Eucaristia" pela vastidão e riqueza de sua doutrina sobre o Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Uma "anáfora" que traz o seu nome (sem ser diretamente sua) é a mais difundida no Oriente entre católicos e ortodoxos. É um elemento de união de grandíssima importância.

Liturgia
Leitura Ef 4, 1-7
Salmo 39
Evangelho Mc 4, 1-10.

(Missal Cotidiano)

São João Crisóstomo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...