Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

São Francisco de Assis - 4 de Outubro


São Francisco nasceu em Assis, na Itália, com o nome de Giovanni di Pietri. Convertido a Cristo após uma juventude despreocupada, Francisco toma ao pé da letra as palavras do Evangelho e faz da sua vida uma imitação de Jesus pobre, todo empenhado em cumprir a vontade do Pai. Francisco afasta-se do antigo e tradicional conceito de vida monástica.
Em 1224 no dia 17 de setembro São Francisco recebeu as chagas de Jesus Crucificado em seu próprio corpo, este fato ocorreu em Monte Alverne, um dos eremitários dos frades.
Cria uma "fraternidade" - Primeira Ordem; as grandes ordens franciscanas que dele têm origem - Frades Menores, Conventuais, Capuchinhos - encontram em Francisco mais que uma regra, um estilo de vida.

Frades Menores

Franciscanos Conventuais

Freis Capuchinhos

A forma de santidade vivida por Francisco difundiu-se pelo mundo através da Ordem Terceira e une todos os que colocam o espírito acima da letra e o amor antes da justiça.
Sua ação missionária, a pregação evangélica da "paz e bem" foram direto ao coração dos povos.
Poucos homens tiveram tanta influência na sociedade de seu tempo e de além deste, como Francisco. Sua visão otimista da criação, expressa no Cântico das criaturas, seu amor à pobreza, seu espírito evangélico inovador e reformador em plena adesão à Igreja, são mensagens vivas para o mundo atual.
Sua grande companheira, Santa Clara de Assis, fundou juntamente com ele a Ordem Segunda: Fraternidade das Pobres Damas. E São Francisco fundou ainda a Terceira Ordem, para os leigos, homens e mulheres, casados ou não, que quissessem continuar suas atividades na sociedade.
Morreu nu, ouvindo o Evangelho de São João, onde se narra a Páscoa do Senhor, na tarde do dia 03 de outubro e foi sepultado no dia 04 de outubro de 1226, domingo, na Igreja de São Jorge, em Assis.
São Francisco de Assis foi canonizado em 1228 por Gregório IX. Em 25 maio de 1230 os ossos de São Francisco foram levados da Igreja de São Jorge para a nova Basílica construída para ele, a Basílica de São Francisco, hoje aos cuidados dos Frades Menores Conventuais.

Basílica de São Francisco em Assis - Itália

Liturgia

Leitura Gl 6, 14-18
Salmo 15
Evangelho Mt 11, 25-30

(Missal Romano)

Frades Menores: www.fradesmenoresmissionarios.org
Franciscanos Conventuais: www.franciscano.org.br
Franciscanos Capuchinhos: www.capuchinhos.org


São Francisco de Assis, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...