Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Santo Tomás de Aquino - 28 de Janeiro


Nascido no castelo de Roccasecca, perto de Montecassino, Tomás entrou para os dominicanos aos dezoito anos. Foi estudante, depois mestre de teologia em Paris; ensinou no studio da corte papal em Anagni, Orvieto, Roma, Viterbo e Nápoles.
Discípulo de Alberto Magno, nutrido da doutrina da Sagrada Escritura e dos Padres, serviu-se da filosofia, especialmente de Aristóteles e seus comentadores árabes: acolhia a verdade expressa por quem quer que fosse, para com ela ilustrar fé; porém, rejeitava o erro, viesse de quem viesse. Toda verdade, sustentava ele, vem de Deus.
Pôde operar assim grande síntese doutrinal (Summa contra Gentes, Summa Theologiae, etc) na qual a Igreja reconhece uma das mais perfeitas expressões de seu ensinamento.
O Vaticano II apela abundantemente para o seu pensamento.
É honrado com o título de "Doutor angélico".
Simples e silencioso, fazia-se amar por todos; mais do que qualquer outro entendeu o estudo e a ciência como instrumentos de santificação.

Liturgia
Leitura Sb 7, 7-10.15-16
Salmo 118
Evangelho Mt 23, 8-12


Oração de Santo Tomás de Aquino (como preparação para a Santa Comunhão)

Ó Deus eterno e poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo.
Enfermo, venho ao médico da vida;
Impuro, à fonte da misericórdia;
Cego, à luz da eterna claridade;
Pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra.
Imploro pois a abundância de vossa imensa liberalidade para que vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza e vestir minha nudez.
Que eu receba o pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, com a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o próposito e a intenção que convêm à salvação de minha alma.
Dai-me receber não só o sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também seu efeito e sua força.
Ó Deus de mansidão, dai-me acolher com tais disposições o Corpo que vosso Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria, que seja incorporado a seu corpo místico e contado entre seus membros.
Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Vocações dominicanas clicar em: ramo masculino e ramo feminino


Fonte: Missal Cotidiano


Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...