Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Santos Timóteo e Tito - 26 de Janeiro

São Timóteo

Timóteo foi o discípulo predileto de Paulo. Talvez tenha sido convertido pelo Apóstolo durante sua primeira viagem missionária. Era filho de pai pagão e mãe judia (Atos 16).
A comunidade de Listra recomendou Timóteo a Paulo, que o tomou por companheiro na segunda e terceira viagem. Por ser filho de uma hebréia, Paulo, para lhe facilitar o apostolado, circuncidou-o.
Confiou-lhe numerosos encargos, em várias circunstâncias, às comunidades de Tessalônica, Macedônia e Corinto. O Apóstolo dirigiu-lhe pelo menos duas cartas, incorporadas ao cânon do Novo Testamento.
Timóteo acha-se ao lado de Paulo em sua primeira prisão. Depois, preso pela segunda vez, solicitou sua companhia em Roma.


O outro colaborador de S. Paulo, Tito, era de família pagã.
Parece que o Apóstolo o converteu durante a primeira viagem missionária. Tito acompanhou Paulo e Barnabé a Jerusalém, onde Paulo se opôs energicamente aos que pretendiam impor a circuncisão a seu discípulo.
Tito exerceu a função de intermediário entre Corinto e o Apóstolo. Na carta que Paulo lhe enviou, vemo-lo já residindo em Creta. Paulo escreve-lhe pedindo-lhe encontrar-se com ele em Nicópolis, no Epiro. De lá provavelmente enviou-o à Dalmácia, onde é venerado de modo particular.

Liturgia

Leitura (própria): 2 Timóteo 1, 1-8 ou Tito 1, 1-5
Salmo 95
Evangelho: Lucas 10, 1-9

Fonte: Missal Romano

São Timóteo e São Tito, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...