Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

São João Bosco (Dom Bosco) - 31 de Janeiro


De família pobre, João Bosco foi movido por especial vocação divina a dedicar-se totalmente à juventude. Dinâmico e concreto, fundou, quando rapaz, entre os companheiros, a "sociedade da alegria", na base de "guerra ao pecado".
Ordenado sacerdote, sentiu e afirmou dever sua obra a Maria Auxiliadora.
Começou com os jovens à procura de trabalho: deu-lhes uma casa, um coração amigo, instrução e proteção, assegurando-lhes contratos de trabalho honestos; criou escolas profissionais e oficinas. Ofereceu igual assistência aos estudantes.
Encaminhou os jovens a alcançar competência e habilidade profissional; dirigiu-os para a vida cristã, cuidando muito da formação religiosa, frequência aos sacramentos, devoção a Maria.

Urna com as relíquias de Dom Bosco

Interessou-se eficazmente pelas vocações. Possuía a arte inigualável de formar cada um segundo sua personalidade. Com alguns colaboradores, formados na sua "escola", fundou os "Salesianos" e empreendeu vasta obra missionária.
Com santa Maria Domingas Mazzarello fundou as "Filhas de Maria Auxiliadora".
Precursor em muitos campos da vida eclesial, Dom Bosco, tão simples e ao mesmo tempo de forte capacidade de ação, é o tipo de apóstolo dos novos tempos.

Santuário Dom Bosco em Brasilia-DF

Sua pedagogia cristã, exercida com habilidade de gênio e eficácia de santo, visa a "prevenir" os males, a "preservar" a juventude com inteligente compreensão, adaptação a suas exigências, discernimento, confiança, caridade, alegria, tudo isto expressão da constante "presença" do aducador: "Saibam os jovens que são amados".
Entre os mais belos frutos de sua pedagogia está o jovem Domingos Savio.

Santuário Dom Bosco em Brasília (DF) por dentro

Liturgia

Leitura Fl 4, 4-9
Salmo 102
Evangelho Mt 18, 1-5


São João Bosco, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...