Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Que roupa usar na Primeira Comunhão?


A Primeira Comunhão de uma pessoa é um dos momentos mais especiais e importantes da sua vida. Por que? Porque é quando a criança (ou o adolescente/adulto) vai unir-se, pela primeira vez, com o seu amado. A sua alma e o seu corpo vão se unir a Jesus Cristo em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Antigamente, as meninas e moças quando iam se aproximar da Sagrada Comunhão pela primeira vez vestiam-se como uma noiva, vestido branco, modesto, e com o véu, como mostra a foto acima; e os meninos de calça, paletó e gravata.
Hoje, esse costume não é muito valorizado por algumas paróquias que acabam por desestimular as crianças e pais a vestirem os seus filhos de maneira digna e bela para receber o amado.
A desculpa, normalmente, é que muitas pessoas não tem condições de mandar fazer roupa nova para a primeira comunhão.
Ora, e quem disse que a roupa tem que ser nova e cara?
A roupa da menina tem que ser, de preferência, branca, modesta e limpa. Não precisa ser de um tecido nobre, caro ou com rendas e babados, cada um deve fazer algo conforme a sua condição financeira.
Além disso, como se sabe, a preparação para a primeira comunhão dura, pelo menos, um ano; o que dá tempo suficiente para os pais se organizarem e prepararem-se financeiramente para comprar, mandar fazer ou alugar um vestido para a sua filha ou um paletó para o seu filho.


Esses dois vestidos são o exemplo de roupas simples, modestas e belíssimos. São muito parecidos e um ótimo modelo de roupa para a menina usar na sua primeira comunhão.


Felizmente, ainda há paróquias no Brasil que mantêm a tradição das meninas usarem vestidos e os meninos calça e camisa no dia da sua Primeira Comunhão, como podemos observar na foto abaixo tirada em dezembro do ano passado.


Segue modelos de roupas adequadas para uma menina e um menino usarem no dia da sua Primeira Comunhão. Fotos antigas e recentes, de meninas com o véu e sem o véu; vestidos mais trabalhados e vestidos mais simples e meninos de paletó e gravata.










Vale lembrar que:
a) As roupas das meninas deve ser: vestidos ou saia, pelo menos, até o joelho; camisa de manga, sem decote, sem tomara-que-caia, sem alcinha, sem costas nuas; pode e fica belíssimo, usar o véu na primeira comunhão, e a moça usá-lo, após esse dia, em todas as Santas Missas.
b) As roupas dos meninos deve ser: calça social e camisa de manga; se todos os pais tiverem condições, pode-se combinar dos meninos irem de paletó e gravata.

Para ver mais: Que roupa usar na Primeira Comunhão (II)?

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

28 comentários:

  1. Que lindo. Gostaria muito de usar véu dentro da igreja, acho muito bonito. PArabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Ave Maria!
    Obrigada.
    Por que você não usa?

    ResponderExcluir
  3. Já vi igrejas em que a 1ª Comunhão se faz de pés descalços, por que? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Neste "blog" está a descrição de uma 1ª Comunhão em que as crianças estão descalcinhas:

      http://comosercristacatolica.blogspot.pt/2011/12/o-piedoso-uso-do-veu-na-primeira.html

      Jesus, Maria e Francisco estejam convosco, vos abençôem e vos guardem!
      Ir. Alberto Guimarães OFS
      Braga - Portugal

      Excluir
  4. Ave Maria.
    Oi Eliza,
    Nunca vi isso... embora já tenha visto sacerdote celebrando descalço, bem como, ministra extraordinária da sagrada comunhão servindo descalça - acho que para demonstrar humildade.

    Agora, isso não tem base bíblica, nem no Código de Direito Canônico, nem no Catecismo, nem nos Documentos da Igreja, não é regra, nem norma da Igreja.

    O correto é o fiel apresentar-se bem vestido e limpo na Santa Missa, de preferência, calçado. rs
    O Melhor é para Jesus!!

    Isso ocorreu em uma igreja ou mais de uma? O sacerdote e membros dela(s) são ligados a teologia da libertação - tem "comunidades de base"?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Em Portugal nunca vi nenhum sacerdote celebrar descalço, mas sei que o Pe. Roberto Lettieri, na sua visita à comunidade da "Toca de Assis" em Balasar, celebrou descalço no quarto da Beata Alexandrina.
      Através de fotografias tenho visto Carmelitas, Franciscanos, membros da Fraternidade Missionária "O Caminho" e da "Arca de Maria" celebrarem descalços.
      Fraterno abraço em Jesus, Maria e Francisco!
      Ir. Alberto Guimarães OFS
      Braga - Portugal

      Excluir
  5. Olá Graziela, eu gosto de procurar a respeito de eventos das igrejas, e já me deparei várias vezes com imagens em que a 1ª comunhão é feito de pés descalços, existem várias imagens, a mais recente que eu vi está nesse album do picasa:


    https://picasaweb.google.com/paroquiasaojoseoperario.recanto/CelebracaoDa1EucaristiaRealizadaEm27DeNovembroDe2010


    Obrigada pela doce atenção de sua parte :)
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Infelizmente esse "site" foi apagado, mas guardei as fotografias no meu ficheiro e neste meu "site":

      http://descalcismo.webnode.pt/products/no-brasil%3A-crian%C3%A7as-foram-descal%C3%A7as-%C3%A0-primeira-comunh%C3%A3o/

      Eu sou adepto do descalcismo.
      Participo muitas vezes em actos litúrgicos de pés descalços, lembrando-me do que Deus disse a Moisés no Monte Horeb: "Descalça as tuas sandálias, porque pisas terra sagrada".
      Se pesquisarem na "net" a palavra "descalcismo" encontrarão muitos lugares criados por mim.
      Sou irmão franciscano secular, e nisto sigo S. Francisco, que quase toda a sua vida andou descalço.
      Pena tive eu de, na minha 1ª. Comunhão, não ter ido descalço, ou pelo menos de sandálias, mas não era eu quem mandava...
      Que Jesus, Maria e Francisco vos abençôem e vos guardem!
      Fraterno abraço!
      Ir. Alberto Guimarães OFS
      Braga - Portugal

      Excluir
  6. Grazi, eu só me incomodei com a foto que a menina está segurando o cálice. O que era aquilo?

    ResponderExcluir
  7. Oi Davi.
    Salve Maria!
    Realmente, eu não tinha percebido esse "pequeno" detalhe da foto; me atentei apenas na veste da menina.
    É um erro litúrgico e um erro meu imperdoável.
    Obrigada por me mostrar, vou prestar mais atenção daqui por diante.
    abç

    ResponderExcluir
  8. Não importa como estamos vestidos, a nossa aparência e sim a fé que temos em nossos corações.
    Justamente para não haver um desfile de vestidos, o padre da igreja onde recebi minha Primeira Eucaristia (no bairro da Vila Mariana, em São Paulo) resolveu democratizar e evitar que um mais rico se sobressaísse mais que um mais pobre. Para as meninas, foram-nos emprestadas as batinas brancas dos coroinhas que adornamos com um cinto branco, um crucifixo no pescoço e uma guirlanda na cabeça. Aos meninos, foi-lhes dito para usarem calça jeans ou social azul-marinho e simples e uma camisa polo branca. Ganhamos também velas e terços.
    Não entendi porque a coroinha não pode segurar o cálice na hora da comunhão.

    A paz de Cristo.

    Juliana

    ResponderExcluir
  9. Salve Maria Juliana,
    Você escreveu: "Não importa como estamos vestidos, a nossa aparência e sim a fé que temos em nossos corações."
    E eu te digo: Assim como a pessoa fala daquilo que o coraçao está cheio, ela também se veste mostrando aquilo que está em seu coração.
    Ora, note cara irmã em Cristo, se a nossa fé e crença em Cristo ressuscitado e presente nas espécies eucarísticas é verdadeira, consequentemente, o nosso respeito por Jesus será mostrado em nossas vestes e no nosso comportamento.
    Claro que importa o nosso coração, porém, também é importante como estamos nos vestindo e nos portando, afinal, as outras pessoas não conseguem ver e ler o nosso coração; porém, elas nos leem e interpretam conforme nos vestimos. Ou não?
    A imagem que você faz de alguém está intimamente ligada ao modo como ela se veste. Se você vê uma menina/mulher de mini-saia e tomara-que-caia ou outro decote não vai pensar: "Que garota santa, modesta, comportada!" Pelo contrário. Mesmo que ela seja, a imagem que fica é diversa.
    E devemos ser santos, como o Pai é santo. Assim nos ensina a Palavra de Deus! E esta mesma palavra ensina: "A graça da modéstia da mulher vale mais do que o ouro" (Eclo 7, 21) e "Pelo teu recato, serás benquisto" (Eclo 32,14).
    E o apóstolo Paulo em sua carta a Timóteo nos ensina: "...as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade".
    Por fim minha cara irmã: Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém! Tudo é permitido, mas nem tudo edifica!
    Deus a abençõe e Maria Modestíssima seja o seu exemplo!
    (ps: Vc já viu alguma imagem de Maria sem véu, de tomara-que-caia, decote e/ou mini-saia?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em vestir-se adequadamente para uma cerimônia religiosa, assim como para um ambiente de trabalho ou uma sala de aula (escola ou universidade).
      Discordo, porém, de quando você diz que as roupas de uma menina que usa minissaia ou tomara-que-caia espelham sua falta de pudor. Ora, Jesus Cristo nos ensinou que não devemos julgar ninguém (lembra da Maria Madalena?).
      Imagem de Maria sem véu, de tomara que caia, decote ou minissaia não vemos porque ela é representada com as roupas daquela época que, aliás, eram muito usadas também pelas romanas mais ricas. Assim como não vemos Jesus Cristo com bermudas, camisetas ou terno :)
      A paz de Cristo e seus ensinamentos de humildade e compaixão.

      Excluir
  10. Salve Maria Juliana,
    Você questionou: "Não entendi porque a coroinha não pode segurar o cálice na hora da comunhão."
    Porque o cálice e as âmbulas sagradas, bem como o ostensório, principalmente quando contém as espécies eucarísticas, só podem ser segurados pelo sacerdote ou pelo diácono e, extraordinariamente, pelo ministro extraordinário ou acólito instituído (coroinha não é um acólito instituído).
    Também, só quem pode distribuir as espécies eucarísticas são o sacerdote, o diácono, o ministro extraordinário da sagrada comunhão e/ou o acólito instituído.
    Sugiro que leia o documento Redemptionis Sacramentum: lá diz que nunca é lícito ao leigo assumir as funções do diácono ou do sacerdote.
    Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei das opções de vestidos moostrados.

    ResponderExcluir
  12. Salve Maria,
    Caro(a) anônimo(a), que bom você ter gostado, espero que consiga "copiar" algum deles para usar na primeira comunhão e na santa missa, na Igreja...
    Deus o(a) abençõe!

    ResponderExcluir
  13. Gostei dessa postagem. Tenho 31 anos e recebi minha 1ª Eucaristia usando um vestido emprestado de uma prima, assim como o arranjo de cabelo que foi de uma irmã e os sapatos de outra prima. Minha mãe não tinha condições de comprar, mas sabia que numa família católica tão grande poderia haver alguém que tivesse para emprestar.Acho que hoje está mais fácil de conseguir as vestimentas novas, mas se não for possível porque não usar de um amigo ou parente.Fico triste de ver meninas recebendo este sacramento tão importante vestindo calça jeans e camiseta(que embora tenha uma estampa com desenhos ligados ao momento ainda fica estranho)Ao dizer que o motivo é a condição financeira, se esquecem que aqueles que tem mais devem ajudar os menos favorecidos, pois todo cristão deve praticar a caridade. Espero que até meus filhos terem idade para receber a comunhão, minha paróquia tenha revisto a escolha das vestimentas.

    ResponderExcluir
  14. Salve Maria Jaci,
    Parabéns para a sua mãe!
    Na verdade, a culpa, creio eu, seja das paróquias (padres e catequistas). Eles vem com essa desculpa, só que, além de todos deverem se ajudar, hoje em dia, a catequese dura, pelo menos 1 ano, quando não é dois anos, então dá para os pais comprarem um tecido simples e barato no começo do ano e mandar fazer uma roupa OU como você fez, usar roupa emprestada.
    Obrigada pelo seu testemunho.
    E, lembre-se que ninguém pode obrigar as suas filhas(os) a usarem uma roupa inadequada e se você quiser que elas usem vestido (saia/blusa) e eles calça/camisa na primeira eucaristia você pode vesti-los assim. Eles não são obrigados a fazerem a primeira eucaristia junto com os outros catequizandos... Eu mesma fiz a minha preparação em uma cidade mais a minha primeira eucaristia foi em outra no dia do aniversario da minha bisavó. Um dia desses vi uma adolescente fazendo a primeira comunhão sozinha, sem os outros catequizandos, na Igreja. E, por fim, se você tiver condições, pode você mesma prepara-los para receber Jesus.
    Boa Sorte!
    Que Deus a abençõe e aos seus filhos e que Nossa Senhora intercedam sempre por vocês!

    ResponderExcluir
  15. eles são muito lindos mais o meu vestido ele tem que ser cheio um bem bonito ♥

    ResponderExcluir
  16. Um Assunto tão leve porém com algunhas colocações pessadas a me ver.
    E muito importante a maneira de se vestir em qualquer
    lugar,quando se trata de ir a casa do Pai para um momento tão especial como a eucaristia mais ainda,eu diria que cada paróquia deveria se atentar a isto,estou
    fazendo parte de uma comunidade carente ao qual sou catequista e ja estamos nos preparando para o grande dia
    onde essas crianças irão receber o corpo de cristo pela primeira vez e um encontro muito importante para toda familia,estamos promovendo um bazar onde iremos recolher fundos para a compra das tunicas e agradeço as idéias.

    ResponderExcluir
  17. Salve Maria,

    Que bom saber que pude te ajudar de alguma forma.
    Boa sorte no seu bazar, na preparação das crianças e dos familiares para esse grande dia.
    Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma duvida...Na paroquia em que fiz minha primeira Comunhão não se segue a tradição lembro-me que todos inclusive as meninas estavam de calça jeans e blusa branca,alegaram justamente que nem todos teriam condições de comprar roupa e etc...
    Agora estou prestes a ser Crismada e não quero que ocorra a mesma situação estou conversando com as meninas em relação ao uso pelo menos de uma saia modesta...Mas quais modelos seriam adequados?vestido não seria melhor?O que diz a tradição da Igreja?
    Como convencer as meninas a usarem uma roupa feminina e modesta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Oi Gleici,
      Olha, para frequentar a Igreja,para uma Santa Missa ou qualquer que seja o Sacramento: Comunhão, Crisma, Casamento, Batizado; deve-se observar a modéstia.
      Se vai ser saia ou vestido, longo ou midi, quem deve decidir é quem vai usar. Tem pessoas que gostam mais de saia/blusa, outras preferem o vestido...
      O importante é que seja modesto: saia/vestido pelo menos até a altura do joelho. Evitar: decotes/costas nuas, tomara que caia, roupa de alcinha, sem manga.
      Como convencer? Essa é a parte mais difícil, infelizmente. rs
      Hoje a TV, revistas, etc., mostram roupas totalmente fora da modéstia e o nosso olhar acaba ficando viciado. Sugiro que procure roupas bonitas e modestas e mostre para elas. Aqui no blog penso que você poderá achar muitas peças bonitas e modestas para servir de modelo. Tem um vestido vermelho simples e modesto que acho seria ótimo para a ocasião.
      Veja: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2010/07/sacramento-da-confirmacao-ou-crisma.html
      Veja fotos de moças vestidas de forma modesta recebendo o crisma: http://www.salvemaliturgia.com/2012/08/dom-rifan-confirma-fieis-segundo-o-rito.html
      E lembre-se, que a sua madrinha ou padrinho deve também vestir-se de forma modesta.
      E, se nenhuma delas aceitar a sua proposta, use a roupa que você achar que é mais adequada, mesmo que só você vá diferente, afinal, esse dia é seu e ficará eternizado nas fotos e na sua memória para sempre.
      Que Deus a abençõe e boa sorte.

      Excluir
  19. Obrigada...Já havia deixado claro aos meus catequistas e a uma amiga que nem que eu seja a única mas serei, afinal tenho consciência da modesta que um cristão deve ter... E muito obrigada esse blog é um presente de Deus não consegui ajuda em nenhum lugar anancer aqui!!!
    Paz e Bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Oi Gleici,
      É muito gratificante saber que ajudei alguém a sanar as suas dúvidas ou a conhecer mais a nossa Igreja.
      Peço que reze por mim.
      PS: Dúvida: Você usa ou pretende usar o véu no dia da sua Crisma?
      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  20. Confesso que não havia nem ao menos pensado a respeito...
    Mas depois que vi o link que me indicou comecei a pensar em usa-lo só que eu ao contrario da saia usaria o véu somente se as outras meninas fossem...admito que nunca usei um véu mas adoraria usa-lo principalmente em uma ocasião tão especial como a Crisma...

    ResponderExcluir
  21. Ola o padre determinou por sua própria conta sem consulta com os pais e ou catequistas que meninas farão sua primeira comunhão de “calças brancas “ meninos tambem normal, gostaria de saber se há algum embasamento doutrinário para meninas usarem vestidos ou saias no dia de seu primeiro encontro com jesus sacramentado seu amado ? Ou se somente era por tradições locais que por aqui marca seu “FIM” aguardo com urgencia a resposta pois o dia esta próximo! grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Que pena!

      Infelizmente, não há nenhum embasamento doutrinário para tal, somente a Tradição, que, infelizmente, não se observa em muitos locais já um tempo.

      Mas, você já tentou conversar com o padre sobre isso?
      Ore, peça auxilio ao Espírito Santo, peça a ajuda de Nossa Senhora e converse com o padre para vê se ele muda de ideia. Escute os argumentos dele e fale os seus, quem sabe ele não muda de posição?

      Oremos pelos nossos Sacerdotes.

      Que Deus abençõe!

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...