Seguidores

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 30 de abril de 2011

É pecado fazer tatuagem e colocar piercing?

Muitos católicos tem essa dúvida. Uns acham que é pecado, outros que não é pecado, tem aqueles que acham que fazer a imagem de Jesus, colocar o nome de Jesus, da sua mãe, irmã, pai não é pecado (só não pode fazer caveiras, etc.), alguns outros acham que isso é besteira.

O pe. Paulo Ricardo, em resposta a uma pergunta, tira essa dúvida e nos esclarece o que é o pecado e se é pecado ou não fazer tatuagem e colocar piercing.

Assista:




Nossa Senhora Mãe da Divina Misericórdia, rogai por nós!

27 comentários:

  1. ain muito bomm gostei,me tirou uma enorme duvida e me ajudou na minha decisão !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explicação, Padre, eu entendi, mas tenho que confessar que fiquei muito triste, eu esperei 18 anos pra fazer uma flor no ombro, e agora não vou poder fazer porque é pecado. Eu entendo que muita gente faz sim pra vulgarizar, pra chamar atenção, mas e aí? Temos mesmo que generalizar? E no meu caso? Sou católica desde pequena, toda minha família é católica, creio em Deus e o amo com todo meu coração, e o único motivo deu querer fazer uma tatto é porque sempre achei uma coisa linda. Eu não acho que uma tatto mudaria minha cabeça, nem mudaria minha fé, não acho que seria mutilação, muito menos sadomasoquismo. Eu sei que meu corpo é templo do Espírito Santo, mas não acho que um desenho denegriria essa imagem, nem vulgarizaria, é só um desenho! Não fiz por revolta, nem pra que olhem pra mim com outros olhos, mas porque eu gosto! Quando eu morrer, meu corpo vai virar pó, o que vai prevalecer é o meu espírito, serei julgada pelo que fiz de bom e de ruim, se fiz mal uso da minha sexualidade, ou usei das minhas palavras ou atos pra fazer mal à alguém, mas não por um desenho que fiz! Mas, fazer o que, se Deus falou está falado. Mas confesso que fiquei muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também penso assim Larissa .. mas a igreja vê isso de outra forma, então temos que aceitar. Sou catolica desde que nasce, amo a Deus, Maria, Jesus, etc .. fiz uma tatuagem assim que fiz meus 18 anos. Adoro ela, acho linda, só que me arrpendi pelo fato da Igreja não aprovar, tenho medo de não ser salva, pelo fato de te-la. Melhor do que ficar com esse medo, é não fazer.

      Excluir
    2. Doce Ideias,
      Salve Maria!
      Penso que você não será condenada porque fez tatuagem, no entanto, concordo que seria melhor ficar sem essa dúvida.
      Que Deus a abençõe.
      bjs

      Excluir
    3. Tatuagem faz mal. Não é um simples desenho. É uma impressão feita no próprio corpo que chama atenção para ele. Mulheres, precisam parar de achar que sabem como o corpo de vocês é visto. Eu sou homem. Eu sei que pelo pecado original, temos tendências diferentes quando olhamos o corpo. Homens olham para o corpo da mulher com desejo de usar como objeto, eles desfrutam da visão. Daí a pornografia é um pecado tipicamente masculino. Já vocês mulheres não querem ver, vocês querem ser vistas, desejadas. Evitem alimentar esse desejo. Vistam-se com elegância, modéstia e evitem chamar atenção para o corpo com decotes, piercings, tatuagens, roupas apertadas... vocês querem ser amadas de verdade? Ajudem os homens a olharem para os seus olhos e não para o seu corpo. Saibam se vestir de forma a ser elegante, bonito, mas deixar o mistério sagrado do corpo de vocês escondido! Eu ficaria muito feliz se as mulheres desse mundo me ajudassem a lutar contra o meu pecado do olhar... mas pra onde olho tem roupas provocantes e atitudes sensuais.

      E vocês mulheres fazem isso com bom coração, achando que apenas estão sendo adimiradas... mas isso é o modo como vocês se enxergam. Os homens enxergam o corpo feminino para usá-lo como objeto de prazer, e não pra admirá-lo. Se coloquem no lugar de um homem e tenham caridade conosco. Não nos façam pecar. As mulheres estão deixando de saber como se vestir porque acham que os homens as veem da mesma forma que elas se veem. Mas o pecado original nos deixou com tendências diferentes. Vejam:

      http://www.padrepauloricardo.org/episodios/modestia-como-as-mulheres-devem-se-portar-parte-1

      Excluir
    4. Querida, não leve em consideração respostas de alguém que copiou e colou um texto; Nem de pessoas que deixam de agir, mesmo achando que estão certos, pq um Padre falou o contrário. Sou católico desde criança, frequentante, dizimista e não aceito muitas colocações de amigos Padres e/ou colegas de grupos de jovens. Inclusive sobre tatuagens, achei as colocações do Padre distorcidas, como na antiguidade onde distorciam a palavra de Deus para propósitos próprios. Tatuagem não é multilação, não é para parecer sexy, não é para ser erótico, não é um ataque ao ESPIRITO SANTO ou a CRISTO ou a DEUS. É algo que deve ser decidido por você, uma mulher adulta, uma flor, que não vai ser menos flor por ter uma tatuagem. ;) Paz e Bem

      Excluir
  3. Concordo plenamente com voce Larissa, uma tatuagem não irá mudar meu carater, minha fé, minha espiritualidade.... =D

    ResponderExcluir
  4. CAROS LARISSA E GUITAR SHOW (tbm sou guitarrista), a igreja é uma INSTITUIÇÃO TÃO LINDA QUE TRATA COM AMOR!
    TENHO 29 ANOS E 2 TATUAGENS, SE SOU FELIZ COM ELAS? SIM, MAS COM CERTEZA ESTARIA MELHOR SEM. ME ARREPENDO SIM, POIS HOJE COMPREENDO QUE MEU CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO E NÃO DEVO AGREDI-LO. CERTAS PALAVRAS VOCÊS PODEM ACHAR EXAGERO, MAS NÃO SÃO NÃO. POR EXEMPLO, NOS MELHORES HOSPITAIS OCORREM INFECÇÃO HOSPITALAR, O QUE IMPEDE DO TATUADOR CONTAMINAR INSTRUMENTAL E LESAR SUA PELE COM UMA INFECÇÃO? POSTERIORMENTE DANIFICARIA SEU CORPO POR ISSO. SOU ENFERMEIRO E SEI O QUE ESTOU FALANDO.
    O QUE EU DIGO É O SEGUINTE, NÃO QUESTIONEM A IGREJA, APENAS TORNEM ELA AMADA POR VCS, POIS ELA AMA VCS. HOJE QUESTIONAM TATUAGENS, AMANHÃ VIRGINDADE, HOMOSSEXUALISMO,CONTRACEPTIVOS , ABORTO, ETC... ACATEM O QUE A IGREJA DIZ E SEJAM SANTOS !!!!
    SANTA CATARINA DE SENNA E SÃO PIO VOS GUARDEM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodolfo a muito tempo a virgindade é questionada, ai de uma mulher adulta confessar p seus amigos que é virgem, vai ser motivo de pena, de chacota e de desconfiança das sua sexualidade, muitas das vezes é considerada lésbica e quanto ao homem ser virgem este mesmo é que sofrerá preconceito; uma pena, porém é a pura verdade nossa sociedade esta cada dia mais sexualizada e ai daqueles que forem que viverem de maneira contraria a essa nova ordem.

      Excluir
    2. Muito obrigado Rodolfo, nunca tinha visto por esse lado... Agora compreendo com clareza os pq's! Bjs

      Excluir
  5. Sou obrigado a dar o braço a torcer... Até hoje eu realmente não conseguia entender qual o problema com fazer uma tatuagem. Agora em entendi!!! Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria!
    Fico feliz Claudiano.
    Que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a explicação!! Perfeita!!! Espero que todos entendam a locação que o pe. Paulo Ricardo fez, em que O ato em si da tatuagem nao é o pecado, mas sim a intensão e o erotismo que se esconde por traz deste ato... ou seja homens e mulheres que passam pelo sofrimento das agulhas para marcar partes eróticas e chamar atenção para determinada parte do corpo!!!!! Se eu entendi bem, nem toda tatuagem gera pecado, a intensão e a ferida que vc causa à alma sim!!!!... Ai eu gostaria de por também as marquinhas de biquini.... os Decotes.. e etc!!! Ferem muito mais a alma do que uma simples tatuagem que esta escondida no meio de suas costas e que niinguem a ve e vc a fez pois gostaria de lembrar um ente querido..

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Sim Isaac pois o nosso corpo do Espirito Santo entao vc quer destruilo? Fica com Deus

      Excluir
  9. Eu já dei catecismo, participei muito de retiros, sempre participei das festas cristãs, depois que me separei, afastei da Igreja por sentir preconceito pela minha situação de mulher divorciada. Um dia uma amiga me levou para fazer uma tatuagem, fiz 3 borboletinhas pequenas no ombro, na época nem imagina que estava agredindo meu corpo com isto, foi uma atitude totalmente ingênua, se eu soubesse disto antes, não teria feito. Agora fico pensando se quando morrer vou ser condenada por isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Desculpe a demora em ti responder.
      Você diz que já deu aula de Catecismo, assim, pressuponho que saiba, mas pode ter esquecido, que para haver o pecado (mortal) é necessário saber o que é pecado e querer praticá-lo.
      Assim, se você não sabe que algo é pecado e faz, você não está cometendo um pecado mortal.
      Agora, para você ficar mais tranquila e imaginando que você retornou para a Igreja, sugiro que quando for confessar-se falar ao padre que fez tatuagem. Assim, ele poderá te dá o perdão e você ficará mais tranquila quanto ao fato de ser ou não condenada quando morrer por conta disso. (Particularmente, creio que você deva ter outros pecados que podem te condenar).
      Que Deus a abençõe e seja bem-vinda!

      Excluir
  10. Desculpe mas.... em 13 minutos de vídeo vi muito rodeio e não muita clareza. Sou católico a anos, batizado, crismado e casado na igreja e quero fazer uma tatuagem da medalha de São Bento, acho símbolo poderoso demonstra a fé com intensidade, assim como o terço. Tenho o interesse de faze-lo para demonstrar a minha fé além do que, creio e sei o que a medalha representa, não quero ficar "sexy" ou algo semelhante, enfim... O que eu vejo é que a Igreja generaliza o ponto de vista da tatuagem pois é mais fácil do que analisar uma aqui outra ali, ha algumas com intenções satânicas sim, já outras... Qual o problema de u cristão com devoção a Nossa Senhora tatua-la ou então tatuar o terço, qual o problema de prestar uma homenagem a Deus colocando o seu nome ou então escrever Jesus, ou então a cruz que presenta tão bem nós cristãos? Sinceramente não vejo problema nisso, concordo com o padre em alguns aspectos, como por exemplo essa mania de tudo ver na bíblia, a passagem que usam como fundamento, refere-se a séculos atrás onde se veneravam outros deuses e se fazia sacrifícios e pinturas nos corpos para representa-los, tanto que no final da passagem contem ..."eu sou o senhor"... Em resumo, quero fazer a tatuagem com a intenção de representar a minha fé, entre vários símbolos escolhi um, simples assim. Não quero ser sexy, vulgar ou algo semelhante. Em suma vendo o vídeo eu entendi muito bem o que o padre quis explicar ( Parabéns pela explicação, pois até hoje nunca vi um padre falar sobre isso ) e entendi que a Medalha de São Bento que quero fazer vai de contra a todos os exemplos que a igreja usa como sendo errado, sendo assim não vejo problema em representar a minha fé com esse símbolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Particularmente, eu acho desnecessário se fazer uma tatuagem.
      Além de ficar veio (dependendo do local e quando se fica mais velho e com a pele caída), pode prejudicar a pessoa profissionalmente, dói e você ainda corre o risco de ser contaminado com algumas doenças, como o HIV e a Hepatite B.
      Não obstante isso, todos nós batizados já formos marcados por Deus na nossa fronte, nós não vemos, mas Deus vê e conhece os seus, e isso deveria nos bastar.
      Que Deus o abençõe.

      Excluir
    2. Eu comparo a "defesa das tatuagens" aos católicos defendendo o uso de imagens na igreja, e aos que "defendem não-tatuagens" aos protestantes atacando a idolatria. O que dizer? O que pensar? Pois analisem como as respostas e os argumentos se parecem... Sou a favor de tatuagens, como sou a favor das imagens... pois o fato de ter uma imagem em casa ou no corpo, não diz que adoro essa ou aquela imagem. Se o corpo é sagrado, a minha casa também é, pois lá também habita o Espirito Santo. Tudo está no "por quê estou fazendo isso?". Um exemplo, pessoas ao entrar na igreja, se ajoelho em frente às imagens e passam reto pelo Santíssimo. E não adianta falar que na imagem não há nada, e que no Sacrário existe um Deus vivo, continuam a fazer do mesmo jeito. O padre está correto.

      Excluir
    3. Isso prova que você não entendeu nada. A tatuagem chama atenção para o corpo, e ESSE é o pecado. A erotização, a sensualização. Não importa o que você tatue e a mensagem que vc traga, ela sempre chama atenção para o corpo mais do que pra própria mensagem. É uma deformação e uma revolta contra o corpo que Deus te deu do jeito que ele é. Seu corpo fala de Deus. Você não precisa imprimir nele um desenho que traz inclusive riscos à saúde (e que, portanto, está incluso no pecado "não matarás" a si mesmo). A imagem-ícone de um santo fora do nosso corpo nos ajuda a gente a pensar em Deus, chama atenção para as realidades espirituais. Mas uma imagem (qualquer que seja ela) impressa no nosso corpo atrapalha porque chama a atenção mais para a carne do que para o desenho e as realidades espirituais. É uma imagem-ídolo, porque ofusca e atrapalha a pessoa de se elevar a Deus. O corpo já fala de Deus sozinho, não precisa da ajuda de qualquer desenho. Nós é que precisamos reaprender a gostar do nosso corpo do jeito que Deus o fez, reaprender a enxergar que Deus se fez carne nesse corpo humano que Ele não tatuou "Eu amo Deus pai" e colocou lá uma pombinha pra representar o Espírito Santo. Se você quer que as pessoas se lembrem de Deus quando olharem pra você, faça com que todas as pessoas com que você se encontrar tenham um verdadeiro encontro com Jesus pela sua presença. Isso vale mais que qualquer desenho de Jesus no corpo.

      Excluir
  11. Salve Maria!
    Será que usar o colar não resolveria?
    Eu tenho a cruz, as medalhas (chaveiros da casa) e no carro tem um adesivo da medalha.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas estam se esquecendo do Deus Pai nosso criador... e se tornando deuses de si mesmo, onde tudo pode, tudo é permitido. Está questão de "MENTE ABERTA" é coisa do diabo!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Achei um pouco exagerada a afirmação de que é pecado fazer tatuagens e piercing, concordo que o pecado é da alma, não do corpo, tenho uma tatoo e ja projeto minha segunda...Nada disso mudou nem vai mudar meus sentimentos, meu caráter e minhas atitudes para com o próximo e comigo msm. É algo apenas estético, e todos sem exceção tem suas vaidades. Sou católico, mais tenho a crença de que Deus avaliara oque vem de dentro de nós, não oque vem de fora, o amor acima de td.

    ResponderExcluir
  14. ola eu pensei em fazer uma tatuagem da bandeira dos eua isso e pecado tambem fica com deus

    ResponderExcluir
  15. Sou católico - afastado, porém católico - e resolvi pesquisar sobre o assunto. Quer saber? Não me convenceu a explicação do padre - com todo o respeito - Sei que ele é instruído, estudou bastante para orientar espiritualmente a igreja, mas não comprei a história da tattoo, mas concordo sobre as de simbologia pagã. Estou prestes a fazer 18 anos e quero me tatuar com uma frase que sempre motivou na vida. Não acho que isso um atentado contra meu próprio corpo e por isso não vou desistir de faze-la. Ademais, uma tattoo não irá mudar minha concepção em relação às coisas boas e más que existem no mundo. Às vezes acho que muitos católicos exageram e acabam julgando equivocadamente as pessoas pelo o que veem fisicamente. Isso é de Deus? Julgar, sendo que isso é um trabalho que não nos pertence? Acho que não. O mal do mundo é se preocupar com o pecado alheio e se esquecer do seu, sendo que explicar a palavra de Deus é uma coisa e condenar as atitudes dos outros é outra.

    ResponderExcluir
  16. Sou batizado, catequizado, crismado, frequento as missas todos os domingos, nunca fiz a mal a ninguém, nao traio minha mulher e no meu meio social e profissional não existe pedofilos por exemplo... no entanto tenho tatuagens sim... e isso nao e pecado nos dias de hoje. O pecado está muito além da aparência, nao me parece vindo de jesus esse tipo de julgamento... rafa.vian@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...