Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Várias Nossas Senhoras? Várias Marias? Várias mães de Jesus?

Nos mês de maio a Igreja Católica lembra Nossa Senhora, em especial, Nossa Senhora de Fátima, no entanto, muitos católicos e a grande maioria dos protestantes (evangélicos) não conseguem entender essa quantidade de denominação que se atribui a Maria, Mãe de Jesus (Deus Filho).

Muitos questionam: é a mesma? E porque tantas denominações?

Sim, é a mesma. Maria e Nossa Senhora são a mesma pessoa.

Primeiro: Entendemos que Maria, Mãe de Jesus é Nossa Senhora com base no livro do Apocalipse, capítulo 12, versículos 1 e 2 que fala:

"Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher, revestida do Sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz."

Assim, conforme nos relata os escritos sagrados, de forma incontestável, Maria está no céu e coroada, como Rainha, já que filha, mãe e esposa do REI (DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO).

E porque tantas denominações? De onde apareceu esse tanto de nome dados a Maria?

Como falamos, Maria é só uma, a Mãe de Deus Filho e nossa Mãe (João 19, 26-27). A chamamos de Nossa Senhora por crermos que está no céu ao lado do seu Filho.

As denominações (nomes) dados a Maria advém, normalmente, dos locais onde Deus permitiu que ela aparecesse aos fíeis católicos.

A mais conhecida no Brasil é Nossa Senhora de Fátima. 

Como ocorre essas "aparições"? 

Assim como Moisés morreu (Dt 34, 5-7) e apareceu para Jesus (Mt 17,3-4), Deus permite que Maria apareça para os católicos (veja que isso não tem nada haver com espiritismo, aqui, não se vai atrás de invocar o espírito de Maria, Ela é que aparece, quando Deus permite).

Alguns podem dizer: Mais Moisés apareceu para Jesus, é diferente de Maria aparecer para relis humanos. É, realmente é bem diferente Jesus e Maria, ninguém quer ou pode comparar uma ao outro, muito menos a Igreja Católica; agora, Deus tudo pode, né? E se Ele permite que Maria apareça para os fiéis, quem somos nós para discutirmos:

Deus é o Deus do Impossível!

Então, Nossa Senhora de Fátima apareceu no dia 13 de maio de 1917, para três crianças (pastores), na cidade de Fátima, em Portugual, e, portanto, é conhecida pelo nome da cidade na qual apareceu.

Nossa Senhora de Lurdes -  Deus permitiu que Maria aparecesse para a jovem Bernadete a partir do dia 11 de fevereiro de 1858 (até 16 de Julho), na cidade de Lurdes (França), por isso que também é conhecida por esse nome.

Nossa Senhora Aparecida - nossa padroeira - em meados de 1717, alguns pescadores foram ao rio Paraíba do Sul, sem sucesso na pescaria; até que chegaram ao Porto Itaguaçu, já sem esperanças, lançaram a renda e pegaram o corpo de uma imagem, sem cabeça; em nova tentativa, pegaram a cabeça da imagem, envolveram o achado em um lençol e, depois disso, os peixes começaram e surgir aos montes. Durante muitos anos a imagem ficou numa casa, onde as pessoas se reuniam para rezar - para essa imagem deram o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, comemorada no dia 12 de outubro.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição - o Papa Pio IX, em 08 de dezembro de 1854, proclamou esse Dogma que não pode ser contestado por nenhum católico. O Dogma da Imaculada Conceição, proclamado após anos de estudos da Bíblia, da Tradição e orações, reza que a Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua concepção no ventre de sua mãe Ana, foi preservada da nódoa do pecado original, por privilégio único de Deus e aplicação dos merecimentos de seu Divino Filho.

Até mesmo Lutero não se atreveu a ir contra esse Dogma, tendo escrito: 

Era justo e conveniente, diz ele, fosse a pessoa de Maria preservada do pecado original, visto o filho de Deus tomar dela a carne que devia vencer todo pecado". (Lut. in postil. maj.).

Passados três anos dessa proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, Maria apareceu a Santa Bernadete em Lurdes e ao ser perguntada qual o seu nome respondeu:
 
Eu sou a Imaculada Conceição!

Nossa Senhora do Carmo - por volta de 1222, alguns cruzados foram para a Inglaterra e levaram alguns carmelitas, entre eles, S. Simão Stock. Passando por atribulações no Carmelo, S. Simão Stock pediu a proteção de Maria, orava ele em sua cela quando viu um clarão, na noite de 16 de Julho de 1251, rodeada de anjos, Nossa Senhora entregou para ele um escapulário dizendo:

"Recebe, filho queridissimo, este Escapulário de tua Ordem: isto será para ti e todos os Carmelitas um privilégio. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno".

Perceba-se que, normalmente, se comemora o dia de Nossa Senhora em conformidade com o dia da sua aparição. Maria tem muito mais denominações e, cada uma, tem um motivo, uma aparição que a explica; aqui reportei-me a algumas, que acho são mais conhecidas.

O importante é crermos que, assim como ela intercedeu pelos noivos nas Bodas de Caná e lá Jesus fez o seu primeiro milagre, ela também intercede até hoje por nós, que recorremos ao seu socorro e pedimos o seu auxílio.

A Igreja Católica não ensina que devemos adorar Maria, mais, que devemos venerá-la, respeitá-la e amá-la como Mãe de Deus Filho (Jesus), como intercessora nossa diante do Filho, como mulher de fé, pelo seu Fiat que nos deu a graça ver os nossos pecados remidos pela morte na cruz e posterior ressurreição de Jesus.

Adoremos a Deus e amemos Maria!

17 comentários:

  1. No reino de Deus, também, existem as hierarquias. Há aqueles que não conseguem chegar até o Cristo diretamente, ou não se sentem dignos de conversar com Ele,então, se valem das pessoas que já estão com Ele; é o caso de usarem muito a santíssima virgem ou qualquer outro santo para se aproximarem de Jesus. Como eu adoro o Pai em Espírito e em verdade, através de Jesus Cristo, não vejo necessidade de contactar santos e santas para falar com Deus. Eu conheço Jesus; em Caná da Galileia, aqueles homens não conheciam o poder do Filho do Altíssimo, daí a intercessão de Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. misericórdia, porque a um so Deus e um só mediador (intercessor)entre Deus e o homem cristo Jesus homem. (1timóteo 2:5)leia a bíblia como prática de fé e de converta

      Excluir
  2. Eu nasci em família católica, fui batizada, passei pelos demais sacramentos, como primeira eucaristia e crisma, mas questiono esses nomes todos dados à Maria. Aqui na minha cidade, Santa Maria - RS, hoje dia 09/11/2014 ocorre a romaria de Nossa Senhora Medianeira. Creio que passaram por lá umas 400 mil pessoas. Aí me pergunto: por que uma pessoa que mora há quilômetros daqui e tem na sua cidade uma igreja que tenha uma Nossa Senhora qualquer como padroeira, precisa se deslocar até aqui? Não seria mais coerente se fosse na própria igreja e rezasse àquela Nossa Senhora ali da capela simples e modesta? Não é por ser católica que concordo com tudo. Há muitas coisas contestáveis, inclusive dogmas que não sigo e ainda questiono o luxo das catedrais e basílicas. Se realmente Jesus existiu e prezava pela simplicidade e modéstia, de que serviram os ensinamentos dele? A Igreja católioca precisa parar com essa ostentação material e ser mais solidária e acolhedora. Espero que o Papa Francisco receba apoio para algumas reformas e modificações tão necessárias... Não suporto esse apego material e esse amor ao luxo de muitos líderes católicos. Eu sei de uma pessoa que há uns 60 anos, comprou uma cadeira ao lado direito de Nosso senhor Jesus Cristo. Aqui em Santa Maria. E a beata morreu acreditando piamente, que mesmo nem pagando salário aos empregados, teria seu lugar garantido, uma vez que pagou à igreja, a peso de ouro. Então, cada um siga sua crença, mas não aceitemos tudo. Sejamos questionadores e vigilantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo a igreja e una e Santa e essa em 1Timóteo 3 15, que a igreja e o sustentáculo da verdade e diz claramente no novo testamento que nosso senhor e o fundador. E se vc não crê nisso infelizmente vc deve esta sendo enganado pelo maligno e pior ainda levando outras pessoas leigas a acreditar nisso fazendo assim a obra dele

      Excluir
    2. Meu caro se vc não concorda com os dogmas da igreja vc não é católico, e respondendo se ocorreu a romaria de nossa senhora Medianeira é por isso que se deve os 400 mil peregrinos, se não fosse o dia de nossa senhora Medianeira as pessoas não iriam em peregrinação a outra cidade. Te aconselho a estudar mais a doutrina de fé da igreja.

      Excluir
    3. Syssi, eu sou uma mulher, portanto, dirija-se a mim como tal.
      Então ser católica é acreditar piamente em tudo? Eu acho que isso é cegueira e alienação. Dá para ir à igreja e não só se pode, como se DEVE questionar. Não existe verdade absoluta. E o que me diz sobre os luxos,as perseguições e as vendas de indulgências que existiam?
      São inquestionáveis também?
      Neuza

      Excluir
    4. Voce , que se diz Católica , atacando a Igreja com espantalhos criados pelo protestantismo ? Poxa , de coração mesmo , sugiro que aprofunde mais o seu conhecimento sobre a história da Igreja , e também peço: cuidado com a fonte . Paz e Bem , querida irmã !

      Excluir
    5. Pois cara Aline, responda um a um meus questionamentos, já que sou herege e nada sei. Por que os questionamentos te doem?
      Nada me dói, a não ser a miséria e as injustiças do mundo. Prefiro frequentar um hospital ou uma instituição de caridade, a uma igreja. Se questionar luxo e comodismo dos líderes é heresia, obrigada! Eu sou com muito orgulho!

      Excluir
    6. Querida Neuza,
      Concordo com você totalmente! Questionamentos não fazem de você uma pessoa herege, de que adianta ser " o católico praticante" e não fazer realmente o bem a quem necessita? Deus é amor!

      Excluir
    7. muito bem moça vc estar enxergado, a verdade liberta a salvação vem do Senhor Jesus ele pode te conceder a vida eterna junto dele bastante aceita -verdadeiramente no seu coração e confiar inteiramente na sua promessa que é o céu juntinha de Deus e lendo sua palavra que é a bíblia pois Deus so pode conversar com vc através da bíblia e vc conversar com ele através da oração beijos😘Jesus te ama.

      Excluir
  3. quero saber quantos titulos de nossas senhoras tem


    ResponderExcluir
  4. Maria está no céu e coroada, como Rainha, já que filha, mãe e esposa do REI (DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO). Mãe e esposa por que?? Onde está escrito isso na Bíblia o nosso livro de fé!! E por favor não venham julgar me ser protestante pois isso não diz respeito ao ser católica ou protestante mas sim a Bíblia!! Nem Jesus diz isso acerca de Maria que sim uma mulher agraciada por Deus pra gerar o Salvador!!

    ResponderExcluir
  5. Respondendo a pergunta sobre o luxo das igrejas católicas . É só vc ler a passagem bíblica onde Josué conquista jericó. Lá vc verá que ele diz para que toda cidade seja destruída . Mas que toda prata, ouro , bronze e ferro seja retirado e levado para casa do senhor. Se ele mesmo quis infeitar a casa do senhor com tudo que à de melhor . Pq nós não podemos ? Infelizmente não são todas as igrejas que são luxuosas. Pois gostaria que fosse. Deus é merecedor de cada capricho e de cada mimo que podemos proporcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tesouro dessa terra não tem parte com o criador mais no céu é a morada do senhor onde o ladrão não roubar e onde a traça não corrói e onde a ferrugem não destrói, amigo não vem dizer que o luxo das igrejas católicas foi Deus que mandou ornamentar nada do que vc ditou ai não interprete a passagem da bíblia direito que ai não tem nada a ver com o que vc disse de josoé......

      Excluir
  6. Então Deus e Maria são marido e mulher?! E isso tudo foi concluído pelo texto de apocalipse que, aliás se trata de uma linguagem simbólica, e em sua interpretação passa longe de que a mesma se refira a Maria.
    Idealizar que Maria seja esposa de Deus, ou que a mesma exista desde a eternidade, contradiz a fé em um único Deus, pois apenas ele é desde a eternidade.

    ResponderExcluir
  7. Queridos a Igreja católica, segue e acredita quem é católico, os pronunciamentos do Papa Francisco segue quem quer! quem não acredita em Maria é livre para seguir a religião que quiser e seja feliz.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, a paz de Jesus e o amor de Maria a todos. Sou católico adoro a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. E amo e venero minha querida Mãe e Mãe de Deus filho (Maria) que foi agraciada por Deus Pai pelo poder de Deus Espirito Santo, para ser a corredentora do plano de salvação da humanidade planejada por Deus (Pai,Filho e Espirito Santo) que são uma pessoa só pelo mistério da Santíssima Trindade desde o principio da criação. João 1-14 1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. 14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. Resumindo meus queridos irmãos para quem lê e conhece as Sagradas Escrituras, sabe que o pecado entrou no mundo pela carne e só pela carne que o pecado poderia sair do mundo, então Deus mandou os Profetas que anunciaram e ensinaram o povo a fazer os
    antigos holocaustos (que eram feitos pela carne de animais) e mesmo assim não conseguiram tirar o pecado do mundo. Então Deus usou do ventre santo de Maria para se encarnar( João 1-14)e pela carne de Maria que é a mesma de Jesus( Deus filho)se completasse o plano de salvação da humanidade e não mais o homem ia oferecer holocaustos para Deus , mais sim Deus ofereceu o maior e ultimo holocausto para a humanidade (crucificação,morte e ressurreição) e meus queridos irmãos, foi pela carne de uma simples menina de 16 anos que Deus escolheu para que se cumprisse tudo isso. Por este motivo ela é exaltada eternamente como Mãe de Deus( pelo mistério da encarnação do verbo de Deus).então saibam que na comunhão eucarística ou na santa ceia o alimento que é o corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo é o mesmo de sua Mãe Maria Santíssima e se não fosse o sim desta querida e amada Mãe todos nós não teríamos a salvação.Então antes de criticar Nossa Senhora, busque ler e estudar mais as Sagradas Escrituras.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...