Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Resposta a um Comentário sobre Nossa Senhora

Na postagem De onde surgiu a Oração da Ave Maria o sr. Naldo deixou um comentário, eu aceitei a postagem e resolvi responder ao comentário em um tópico novo, para responder de forma mais completa e porque entendo que muitas pessoas, inclusive quem se denomina católico, podem pensar como ele.

Eis o que postou o sr. Naldo:

nao sou protestande. mais p mim isso tudo foi uma invençao da igreja, juntan do palavras e mais palavras ate formar uma oracao, para adora maria. onde quem é digno de toda adoracao e louvor só mesmo jesus, que deu a vida por nos, nao maria, alias onde esta maria agora? ao lado de Jesus? acho que nao, pois na biblia tem quando morre segui-se ao juiso. 

Vou iniciar a minha resposta por partes.


nao sou protestande.

Sr. Naldo, inicialmente, o senhor afirma não ser protestante. Bem, pelo que o senhor escreve, certamente, não és católico. Disso tenho certeza! O senhor, embora não se denomine protestante, está no caminho deles ou seria mais próximo dos evangélicos? Afinal, até os protestantes não renegaram Maria, diga-se os Luteranos. Afinal, Lutero não renegou Maria, como o senhor fez aqui. Pelo contrário.

A Reforma Protestante do séc. XVI aceitava a formulação de Maria como "mãe de Deus", expressa no Terceiro Concílio e ratificada no Quarto, mas se afastou profundamente de toda a mariologia latina, desenvolvida ao longo da Idade Média. (...)
Não obstante, Lutero, em 1523, por solicitação de uma comunidade, elaborou, de uma série de três propostas, uma "Ordem do Culto", em que conservou pelo menos duas festividades litúrgicas ligadas a Maria (Anunciação e Purificação), que foram, com algumas variações, reafirmadas nas duas propostas seguintes. O critério para conservar essas festividades era o fato de Lutero considerá-las, em primeira análise, como "festas de Cristo" (Martinho Lutero. Obras Selecionadas. 2000, p. 65-70, 146-172, 173-205). (in Igreja Luterana) 

mais p mim isso tudo foi uma invençao da igreja, juntan do palavras e mais palavras ate formar uma oracao, para adora maria. 

O senhor fala que a Oração da Ave Maria foi uma invenção da Igreja para adorar Maria. Querido irmão em Cristo, gostaria que você me mostrasse em qual documento da Igreja você se baseia para afirmar que ela ensina a adorar Maria.
E ainda, se você acha que a oração da Ave Maria foi uma invenção da Igreja, juntando palavras, você também deve achar que a Bíblia foi uma invenção da Igreja, ou não? Afinal, a Bíblia que os protestantes, os evangélicos e as testemunhas de Jeová usam foi compilado e aprovada pela Igreja Católica. Será que ela inventou todos esses livros?
E o que dizer da oração de Maria - Magnificat - onde ela diz que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada (Lc 1, 46-55), também foi invenção da Igreja Católica?
Eu demonstrei que a oração da Ave Maria é Bíblica! O senhor não pode contestar nenhum dos pontos, já que estaria negando o que foi dito e consta na Bíblia, né? Agora, se o senhor não acredita na Palavra de Deus ou acha que foi uma invenção... sinto muito.

onde quem é digno de toda adoracao e louvor só mesmo jesus, que deu a vida por nos, nao maria 

Ta aí! Agora concordamos em algo.
Só quem é digno de adoração é Deus: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A Trindade Santa! 
Maria não é digna de adoração, não perdeu a vida para nos salvar, por isso, que a Igreja Católica ensina que só devemos adorar a Deus e que Maria deve ser venerada!
E por que não? Porque sabemos que não foi ela quem nos criou, sabemos que ela não é Deus!
Maria mecere o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso culto porque foi a Mulher por meio do qual Cristo - Deus Filho - quis vir ao mundo, foi ela quem ensinou Cristo a andar, a falar, a tratar as pessoas, etc... Foi por meio dela que veio a nossa Salvação - Jesus Cristo! Ela foi a repleta pelo Espírito Santo, mais do que qualquer ser humano já foi.
Ela foi a Mulher do Sim! Ela nos ensina, tal qual Abraão ou mais do que ele, a ter Fé, a Crer!
É ela quem nos ensina: "Fazei o que ele vos disser" (João 2, 5)
Por isso ela merece ser venerada, amada e respeitada. Não adorada. Porque só devemos adorar a Deus!

alias onde esta maria agora? ao lado de Jesus? acho que nao, pois na biblia tem quando morre segui-se ao juiso. 

Maria está no Céu com uma coroa de doze estrelas, é isso que Palavra de Deus nos ensina em Apocalípse 12!  

Amigo, onde tem na Bíblia que Maria morreu? Como você sabe que ela morreu? Quando ela morreu? Como ela morreu?
Pergunto isso porque você embora se diga não protestante está agindo como tal. Ora, os protestantes/evangélicos só aceitam a "Sola Scriptura" né? Pois bem, ocorre que na Bíblia -, pelo menos na minha não tem e como sei que a minha é igual a sua, já que na parte do Novo Testamento os protestantes não discordaram do que a Igreja Católica afirmou, na sua Bíblia também não deve ter - a informação que Maria morreu e nem quando. Ou tem?

Olha, a Igreja Católica, que tem como base a Palavra de Deus, mais também, a Tradição dos Apóstolos (é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram aos seus sucessores, os Bispos, e, através deles, a todas as gerações até ao fim dos tempos, tudo o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo), ensina que Maria morreu sim, porém, Deus não permitiu que ela ficasse no sepulcro, assim, seu corpo foi assunto ao céu!
Você deve achar que isso é um absurdo, que não tem base bíblica.
Ora, no livro do II Reis, 2, 11-12 a Palavra de Deus diz que:

Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão. Vendo isso, Eliseu exclamou: "Meu pai, meu pai! Carro e cavalaria de Israel!" E não o viu mais.

Bem, você deve concordar que para Deus nada é impossível e se ele levou Elias, um profeta, para o céu, porque não levaria também Sua Mãe (ou você duvida que Maria é mãe de Jesus - Deus Filho?)?

Agora, crer na morte de Maria é para quem crer na Tradição dos Apóstolos; quem crer somente na Sola Scriptura não pode nunca afirmar que Maria morreu, já que lá não diz isso!
Mais, pode crer que Maria está no céu, já que em Apocalipse 12 fala sobre isso! Se você quiser saber mais sobre a Assunção de Nossa Senhora clique AQUI.

Segue o que a Igreja ensina sobre Maria e a Oração da Ave Maria:

"2674. Desde o consentimento prestado na fé à Anunciação e mantido sem hesitação ao pé da cruz, a maternidade de Maria estende-se aos irmãos e irmãs do seu Filho ainda peregrinos e que caminham entre perigos e angústias (22). Jesus, o único mediador, é o caminho da nossa oração; Maria, sua Mãe e nossa Mãe, é pura transparência dele: Ela «mostra o caminho» («Hodêghêtria»), é «o sinal» do caminho, segundo a iconografia tradicional no Oriente e no Ocidente.
2675. Foi a partir desta singular cooperação de Maria com a acção do Espírito Santo que as Igrejas cultivaram a oração à santa Mãe de Deus, centrando-a na pessoa de Cristo manifestada nos seus mistérios. Nos inúmeros hinos e antífonas em que esta oração se exprime, alternam habitualmente dois movimentos: um «magnifica» o Senhor pelas «maravilhas» que fez pela sua humilde serva e, através d'Ela, por todos os seres humanos (23); o outro confia à Mãe de Jesus as súplicas e louvores dos filhos de Deus, pois Ela agora conhece a humanidade que n'Ela foi desposada pelo Filho de Deus.
2676. Este duplo movimento de oração a Maria encontrou uma expressão privilegiada na oração da «Ave-Maria»:
«Ave, Maria (alegrai-vos, Maria)». A saudação do anjo Gabriel abre esta oração. É o próprio Deus que, por intermédio do seu anjo, saúda Maria. A nossa oração ousa retomar a saudação a Maria com o olhar que Deus pôs na sua humilde serva (24), alegrando-nos com a alegria que Ele n'Ela encontra (25).
«Cheia de graça, o Senhor é convosco». As duas palavras da saudação do anjo esclarecem-se mutuamente. Maria é cheia de graça, porque o Senhor está com Ela. A graça de que Ela é cumulada é a presença d'Aquele que é a fonte de toda a graça. «Solta brados de alegria [...] filha de Jerusalém [...]; o Senhor teu Deus está no meio de ti» (Sf 3, 14. 17a). Maria, em quem o próprio Senhor vem habitar, é em pessoa a filha de Sião, a arca da aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: é «a morada de Deus com os homens» (Ap 21, 3). «Cheia de graça», Ela dá-se toda Aquele que n'Ela vem habitar e que Ela vai dar ao mundo.
«Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus». Depois da saudação do anjo, fazemos nossa a de Isabel. «Cheia [...] do Espírito Santo» (Lc 1, 41), Isabel é a primeira, na longa sequência das gerações, a declarar Maria bem-aventurada (26): «Feliz d'Aquela que acreditou...» (Lc 1, 45); Maria é «bendita entre as mulheres», porque acreditou no cumprimento da Palavra do Senhor. Abraão, pela sua fé, tornou-se uma bênção «para todas as nações da terra» (Gn 12, 3). Pela sua fé, Maria tornou-se a mãe dos crentes, graças a quem todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria bênção de Deus: Jesus, «fruto bendito do vosso ventre».
2677. «Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós...». Com Isabel, também nós ficamos maravilhados: «E de onde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43). Porque nos dá Jesus, seu Filho, Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe; podemos confiar-lhe todas as nossas preocupações e pedidos: Ela ora por nós como orou por si própria: «Faça-se em Mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Confiando-nos à sua oração, abandonamo-nos com Ela à vontade de Deus: «Seja feita a vossa vontade».
«Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte». Pedindo a Maria que rogue por nós, reconhecemo-nos pobres pecadores e recorremos à «Mãe de misericórdia», à «Santíssima». Confiamo-nos a Ela «agora», no hoje das nossas vidas. E a nossa confiança alarga-se para lhe confiar, desde agora, «a hora da nossa morte». Que Ela esteja então presente como na morte do seu Filho na cruz e que, na hora do nosso passamento, Ela nos acolha como nossa Mãe (27), para nos levar ao seu Filho Jesus, no Paraíso.
2679. Maria é a orante perfeita, figura da Igreja. Quando Lhe oramos, aderimos com Ela ao desígnio do Pai, que envia o seu Filho para salvar todos os homens. Como o discípulo amado, nós acolhemos em nossa casa (28) a Mãe de Jesus que se tornou Mãe de todos os viventes. Podemos orar com Ela e orar-Lhe a Ela. A oração da Igreja é como que sustentada pela oração de Maria. Está-lhe unida na esperança (29).
(Catecismo da Igreja Católica)

Nossa Senhora do Sim, Mãe de Deus (Filho), Rainha dos Céus, rogai por nós!

2 comentários:

  1. Salve Maria,

    Meu obrigado pela belissima explicação e veja que já vi e li muitas. Eu amo a tradição estou conhecendo a pouco tempo apenas a 2 anos e estou engatinhando.
    Meu irmão sei que essa pessoa que você respondeu não vai ter a humildade de aceitar seu erro, por isso rezemos uma ave maria para ele e tiremos a poeira de nossas chinelas e deixemos na mão de Deus.
    Continue na sua defesa da fé.
    Benicio

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!
    Obrigada Benício.
    Deus o abençõe e o torne cada vez mais firme na fé!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...