Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os fiéis podem recitar a Oração Eucarística?

Muitos fiéis católicos não sabem o que é oração eucarística, assim, vamos começar explicando isso.

A Oração Eucarística é o momento central e culminante de toda a celebração da Santa Missa, ela se dá após a oferenda e antes dos ritos da comunhão (que se inicia com o Pai Nosso), aliás, a Santa Missa só existe se for feita a oração eucarística, que são várias, sendo a mais usada a Oração Eucarística II.

"Os momentos mais expressivos são: Prefácio que inicia a oração eucarística; nele "damos graças" a Deus por todas as maravilhas do seu amor; o Memorial, em que repetindo as palavras e os gestos de Jesus, a Igreja obedece ao seu convite a "fazer isto em sua memória", e consagra o pão e o vinho para apresentar ao Pai o sacrifício de Jesus morto e ressuscitado; a invocação ao Espírito Santo, em que pedimos que se realize, naqueles que comungam, a união perfeita, como corpo de Cristo, e que se estendam a todos os homens os frutos do sacrifício; as intercessões, em que nos lembramos de todos os membros deste "corpo místico" e para eles pedimos graças, bênçãos e alegria eterna; a doxologia, que conclui a grande oração, exprime a glorificação de Deus em Cristo e na Igreja." (Missal Dominical)

Se você for em uma celebração na Igreja Católica onde após a oferenda inicia-se o Pai Nosso, esta não é a Santa Missa, mais, uma Celebração da Palavra que pode ser com a distribuição da Sagrada Comunhão ou não. Conforme a liturgia da Igreja, somente o dia da Sexta-feira Santa não tem a Santa Missa; antigamente o Sábado Santo também não tinha a santa Missa, mais, como nas Igrejas tem-se antecipado a celebração da Vigília Pascal, acaba acontecendo a missa no Sábado à noite.

Pois bem, em algumas Missas vemos o padre pedindo que o fiel recite com ele algumas partes da Oração Eucarística, como, por exemplo: uma parte ou todo o prefácio - feito antes do Santo; a Doxologia (Por Cristo, com Cristo, em Cristo...); intercessões (pela Igreja - momento em que se lembra do Santo Padre e dos Bispos; pelos mortos; por nós - momento em que lembramos da Virgem Maria, dos Santos Apóstolos).

Ora, infelizmente esses padres ao fazerem isso cometem um abuso litúrgico e estão indo contra o que ensina a Igreja Católica.

Assim, respondendo a pergunta:

Os fiéis podem recitar a Oração Eucarística?

Não!

E qual documento da Igreja nos ensina isso?

Além da Instrução Geral ao Missal Romano, dispõe sobre o assunto a Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia e a Instrução Redemptionis Sacramentum. 

Vejamos:

Na Instrução Geral ao Missal Romano, que deve ser usado por todos os sacerdotes durante a santa Missa em cima do altar, no número 147, a Igreja ensina:

Então o sacerdote começa a Oração eucarística. Segundo as rubricas, escolhe uma das que se encontram no Missal Romano, ou que a Santa Sé tenha aprovado. Por sua natureza, a Oração eucarística exige que seja só o sacerdote, em virtude da ordenação, a dizê-la. O povo, porém, associe-se ao sacerdote, na fé e em silêncio, e também com as intervenções previstas na Oração eucarística, isto é: as respostas ao diálogo do Prefácio, o Sanctus, a aclamação depois da consagração e a aclamação Amen depois da doxologia final, e ainda com outras aclamações aprovadas pela Conferência Episcopal e confirmadas pela Santa Sé.

Já a Encíclica Ecclesia de Eucharistia, elaborada pelo Beato João Paulo II em 2003, no número 28, diz:

A Eucaristia apresenta também este sentido da apostolicidade. De facto, como ensina o Concílio Vaticano II, « os fiéis por sua parte concorrem para a oblação da Eucaristia, em virtude do seu sacerdócio real »,(55)mas é o sacerdote ministerial que « realiza o sacrifício eucarístico fazendo as vezes de Cristo e oferece-o a Deus em nome de todo o povo ».(56)Por isso se prescreve no Missal Romano que seja unicamente o sacerdote a recitar a oração eucarística, enquanto o povo se lhe associa com fé e em silêncio.(57)

E, mais recentemente, a Instrução Redemptionis Sacramentum, elaborada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em 2004, no número 52, ao tratar sobre os abusos cometidos durante a oração eucarística ensina e determina:

A proclamação da Oração Eucarística, que por sua natureza, é pois o cume de toda a celebração, é própria e exclusiva do sacerdote, em virtude de sua mesma ordenação. Por tanto, é um abuso fazer que algumas partes da Oração Eucarística sejam pronunciadas pelo diácono, por um ministro leigo, ou ainda por um só ou por todos os fiéis juntos. A Oração Eucarística, portanto, deve ser pronunciada em sua totalidade, tão somente pelo Sacerdote.

 Assim, quando o sacerdote solicita que os fiéis recitem com ele a oração eucarística está cometendo um abuso liturgico. 

Senhores sacerdotes e bispos, por amor que os senhores tem a Jesus Sacramentado e a Maria Santíssima, não cometam esse abuso, obedeçam e observem o que ensina a nossa amada Igreja, não façam com que o povo católico cometam um erro ao obedecer o senhor que está desobecendo a Igreja.

Nossa Senhora, virgem fiel, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...