Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2012

Santa Mãe de Deus, Maria - 1 de Janeiro


"Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (Lc 1, 41-43)

Na oitava de Natal se celebra a festa de "Maria, Mãe de Deus". Na verdade, as leituras bíblicas põem a tônica no "filho de Maria" e no "Nome do Senhor", mais do que em Maria.
De fato, a antiga "bênção sacerdotal" é ritmada pelo nome do Senhor, repetido no início de cada versículo (1 leitura); o texto de são Paulo acentua a obra de libertação e salvação realizada por Cristo, na qual é engastada a figura de Maria, graças à qual o Filho de Deus pôde vir ao mundo como verdadeiro homem (2 leitura); o evangelho termina com a imposição do nome de Jesus, enquanto Maria participa em silêncio do mistério deste filho nascido de Deus.
Essa atenção preponderante sobre o "Filho" não reduz o papel da Mãe; Maria é totalmente Mãe porque esteve em total relação com Cristo; por isso, honrando-a, o Filho é mais glorificado.
Quanto ao título de Mãe de Deus, exprime a missão de Maria na história da salvação, que está na base do culto e da devoção do povo cristão, uma vez que Maria não recebeu o dom de Deus só para si, mas para levá-lo ao mundo.

Mãe de Deus - Mãe do Homem

O significado etimológico do nome de Jesus, "Deus salva", nos introduz de cheio no mistério do Cristo: da encarnação ao nascimento, à circunscisão, até a realização pascal da morte-ressurreição, Jesus é em todo o seu ser a perfeita bênção de Deus, e dom de salvação e de paz para todos os homens; em seu nome somos salvos (cf At 2, 21; Rm 10,13). Ora, essa oferta de salvação vem por Maria e ela a apresenta ao povo de Deus, como outrora aos pastores. Maria, que deu a vida ao Filho de Deus, continua a apresentar aos homens a vida divina. É, por isso, considerada a mãe de cada homem que nasce para a vida de Deus, e mãe de todos. Com os orientais, também nós honramos "Maria sempre Virgem, solenemente proclamada santíssima Mãe de Deus pelo Concílio de Éfeso, para que Cristo fosse reconhecido, em sentido verdadeiro e próprio, Filho de Deus e Filho do homem". (UR 1 5).

Mensageiro da paz evangélica

É em nome de Maria, mãe de Deus e mãe dos homens, que hoje se celebra no mundo inteiro o "dia da paz"; aquela paz que Maria, uma de nós, encontrou no abraço infinito do amor divino; aquela paz que Jesus veio trazer aos homens que creram no amor. Em sentido bíblico, a paz é o dom messiânico por excelência, é a salvação trazida por Jesus, é a nossa reconciliação e pacificação com Deus. É também um valor humano a ser realizado no plano social e político, mas lança suas raízes no mistério de Cristo.
A fé em Cristo, paz entre Deus e os homens e paz entre os homens mutuamente, mostra-se claramente na parte que toma o cristão nos esforços da humanidade pela paz do mundo. A paz de Cristo não é diferente da paz do homem; é simplesmente "a paz", e merece que se dedique a vida para buscá-la e obtê-la.
O Magistério da Igreja sempre procurou atrair a atenção para a premente necessidade de fazer da paz uma dimensão efetiva da realidade. Tem pregado verdadeiramente "sobre os telhados" o anúncio da sua paz, baseada na verdade, na justiça, no amor e na liberdade que são "os quatro pilares da casa da paz" aberta a todos (João XXIII, 11-4-1963). Não se pode esquecer a suave e ao mesmo tempo fortíssima voz de Paulo VI que testemunhava aos representantes de todas as nações da terra a mensagem da paz de Cristo, profundamente terrena e divina.

Liturgia

Primeira Leitura Nm 6, 22-27
Leitura do Livro dos Números
O Senhor falou a Moisés, dizendo: 
"Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes:
´O Senhor te abençõe e te guarde!
O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti!
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!´
Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei".
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Salmo 66

R. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

- Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, 
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos. R.

- Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão,
e guiaís, em toda a terra, as nações. R.

- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem!
Que o Senhor e nosso Deus nos abençõe,
e o respeitem os confins de toda a terra! R.

Segunda Leitura Gl 4, 4-7
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai!
Assim, já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Evangelho Lc 2, 16-21
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oitos dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Veja a homilia do Pe. Paulo Ricardo:



Fonte: Missal Dominical e Canção Nova (WEBTVCN)

Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

5 comentários:

  1. A Santa Missa de ontem foi belíssima, com direito a dois jovens se consagrarem escravos de Maria.

    Mãe, passe em nossa frente neste ano de 2012 que está só começando. Desperta em nós o desejo de ser teu espelho, o ardor pela Santidade!


    Parabéns pelo blog, Deus abençõe!

    Beijos

    http://gercatolica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prezada Graziela,

    Salve Maria!

    Parabéns pelo seu Blog, como é bom encontrar pessoas que contribuem tanto para a propagação da Doutrina Católica no "mundo virtual".

    Parabéns!

    Abraço em Cristo
    Rafael Farias
    Apostolado "A Hora de Maria"
    www.ahorademaria.com

    ResponderExcluir
  3. A simplicidade e humildade que tanto faz falta em vários lugares do nosso dia-a-dia de repente é encontrada em um simples lugar. Vá em frente, não pare e continue evangelizado sempre...
    filhosespirituaisdepepio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria!

    Obrigada a todos.

    Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  5. A Missa de 31 de dzembro de 2017 após às 18:00 horas é válida para a Missa de 01 de janeiro de 2018 onde se tem a Solenidade a Santa Maria Mãe de Deus

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...