Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A História do Rosário


A história do Rosário é de longo seguimento de maravilhas, graças e bênçãos, concedidas a todos os que o recitem.

Começou assim:

Surgiu, no sul da França, certa seita de hereges, propagadora de doutrinas perniciosíssimas e extremamente cruéis para a Igreja e para a própria sociedade civil.

Infelizmente, depressa aumentou o número dos seus adeptos, cuja violência se manifestava pelo incêndio das igrejas, pelo saque das cidades e pelo assassínio de gente pacífica, só porque recusava aceitar os seus vis ensinamentos.

Pouco a pouco atraíram a si homens de grande influência.

O Papa mandou vários santos missionários para tentar convertê-los, mas em vão.

Os reis enviaram contra eles os seus exércitos, mas sem resultados. Eram tais os excessos por eles praticados, que mais pareciam demônios saídos do inferno do que homens.

Foi então que São Domingos fez a sua aparição; mas, por muito santo que fosse, nem mesmo ele conseguiu demovê-los. Estavam bastante endurecidos, e não se convertiam.

Nas suas dificuldades, este grande servo de DEUS costumava pedir auxílio a Nossa Senhora. Dizem as maiores autoridades, entre elas Santo Antonino, que São Domingos teve em vida muitíssimas visões de Nossa Senhora.

Ele mesmo confessou que a Virgem Santíssima nunca recusara escutá-lo.

Maria declarou solenemente, por três vezes, que a Ordem de São Domingos era a Ordem dela e deu aos frades dominicanos o escapulário branco, que forma a parte distintiva do seu hábito.

São Domingos recorreu a Maria, com confiança ilimitada e, em resposta à sua oração, ela inspirou-lhe o Rosário como arma, pela qual ele havia de conseguir as mais extraordinárias vitórias sobre o mal. Mas o Rosário de São Domingos não era tal qual o temos hoje. Consistiria na pregação dos Mistérios principais da nossa salvação, o mais popular possível, sem deixar de ser bíblica, levando os ouvintes depois à recitação do PAI Nosso (Oração dominical) e da Ave Maria (Saudação Angélica) sem a "Santa Maria" que foi introduzida posteriormente. Foi São Pio V quem, no século XVI, estabeleceu o Rosário como o temos hoje.

Com esta maneira de pregar e orar, Domingos converteu, num espaço de tempo, incrivelmente breve, milhares de hereges, e tão eficientemente que, muitos dos convertidos, se tornaram eminentes na santidade.

Foi esta, digamos assim, a primeira grande vitória do Rosário.

Desde então, milhares de Santos, Bem-aventurados, apóstolos e missionários da Ordem Dominicana, têm espalhado esta devoção por toda a Cristandade. Sobressaíram no século XV o Bem-aventurado Alano de La-Roche, na Bretanha (França), Félix Fábri e Tiago Sprenger em Colônia (Alemanha). Foi Tiago Sprenger quem, em Colônia, fundou a primeira Confraria do Rosário divulgada, depois por toda a Igreja.

Recomendação da Igreja

O Rosário foi aprovado solenemente pela Santa Igreja, tem sido louvado e recomendado pelos papas e por eles enriquecido, no correr dos tempos, com muitíssimas e notabilíssimas indulgências. Ainda mais, os Soberanos Pontífices, quiseram que esta devoção tivesse no círculo litúrgico festa especial e se celebrasse com grande solenidade todos os anos; e comprazeram-se em derramar sobre a mesma devoção com liberalidade, sem limites, o tesouro das indulgências.

Passados séculos, agora em nossa época, à festa do Rosário veio ajuntar-se outra grande graça pontifícia, o Mês do Rosário, que é obrigatório para toda a Igreja Católica.

No processo canônico do Beato Alano de La-Roche, apresenta a Santa Igreja Católica com sua inabalável autoridade estas palavras, como ditas por Maria Santíssima, àquele Bem-aventurado:

"DEPOIS DA SANTA MISSA, O ROSÁRIO É O EXERCÍCIO DE PIEDADE QUE MAIS ME AGRADA..."

Fonte: O Sacratíssimo Rosário (com imprimatur)

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...