Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Anjo da Guarda e sua atuação!


O Anjo da Guarda

"Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela sua intercessão. 'Cada pessoa tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo na vida.' Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus" (Cf. CIC 336).

Nosso anjo da guarda é instrumento da solicitude paterna de Deus a nosso respeito e o intermediário de Sua benevolência. Muitas das graças a nós destinadas passam por ele. O anjo faz por nós mais do que pensamos, pois como ele, sua ação também é invisível. Só no Céu conseguiremos saber tudo aquilo que lhe devemos, todos os males da alma e do corpo de que nos preserva, todos os bens que busca para todos nós, todas as graças que nos assegura, todos os serviços que nos presta.

São Francisco de Sales disse sobre os anjos: "Deveis ter muita devoção por vosso anjo da guarda... Oh! Como são numerosas e preciosas as vantagens que podemos obter dessa devoção! Nossos anjos bons são chamados de anjo da guarda, que têm a missão dada por Deus de nos assistir, enviando-nos suas inspirações, de nos defender dos perigos, de nos repreender para superar os nossos defeitos, e de perseguir as virtudes".

O alimento mais perfeito para nosso anjo da guarda é a nossa disposição de fazer a vontade de Deus.

São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que as pessoas devem ter em relação ao Santo Anjo da Guarda:

- Atitude de respeito: porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós.
- Atitude de confiança: para confidenciar-lhe as dificuldades, pedir-lhe ajuda e disposição para cumprirmos a missão da vida.
- Atitude de amor, devoção e gratidão: a fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer sua preciosa e benéfica interessão junto ao Criador.


A Atuação do Anjo da Guarda

Não é de agora que invocamos a proteção dos santos anjos. Isso não é uma moda ou lançamento, trata-se de uma devoção milenar. Alvo da fantasia das crianças, os anjos são personagens de diversas histórias infantis; são usurpados em sua importância por crendices modernas e por uma onda de esoterismo que quer esvaziar e empobrecer a força da devoção aos santos anjos. Nos textos sagrados, a presença dos anjos sempre foi marcante e tem um caráter de proteção e zelo pelos filhos de Deus.

Atuando em nome de Deus, os anjos nos guardam e zelam pela realização dos desígnios de Deus a nosso respeito. Ciente dessa realidade, Tobit tranquiliza sua esposa Ana, quanto ao paradeiro de Tobias, que estava fora de casa, professando sua fé na proteção dos santos anjos: "Não chores; nosso filho chegará são e salvo, e voltará também são e salvo para a nossa companhia; tu o verás com teus olhos. Eu estou certo de que um bom anjo de Deus o acompanhará e disporá solicitamente tudo o que lhe diz respeito, de modo que ele tenha a alegria de voltar para nós. Ouvindo isso, sua mãe cessou de chorar e calou-se" (Tb 5, 26-28). A fé de Tobit na proteção de seu filho estava apoiada no seu temor a Deus e na sua atitude de confiar o filho à proteção de um anjo, que o guiaria e o traria em segurança para casa. Essa certeza muitos pais gostariam de ter hoje, quando vêem seus filhos saindo de casa. Quantos pais vivem hoje situações muito parecidas com a de Tobit e Ana, e se desgastam preocupados com o paradeiro dos filhos, que saíram com os amigos, foram a uma festa ou resolveram dormir fora de casa, e eles nem sabem onde e na companhia de quem estão. Pais que perdem noites de sono preocupados com o que fazem os filhos e até se voltarão para casa. Pais que se perderam no tempo e acreditando que dando um carro, um celular e dinheiro podem proteger os filhos e se esquecem de recorrer à proteção dos santos anjos.

"Não chores; nosso filho chegará são e salvo, e voltará também são e salvo para a nossa companhia". Foi a confiança na proteção dos anjos que fez Tobit tranquilizar sua esposa que chorava a ausência do filho. Quantas mães não gostariam de ouvir ou ter essa confiança na proteção de seus filhos pelos anjos. Os pais deixaram de abençoar os filhos, quando eles saem de casa e de os recomendar à proteção dos anjos. Simplesmente dizer aos filhos antes de sair de casa uma palavra de bênção é o necessário para tranquilizar seu coração. As palavras de bênção proferidas pelos pais têm poder, e uma bênção ou invocação dos anjos sobre eles terá seus efeitos visivelmente sentidos. "Que o anjo do Senhor o(a) acompanhe ou que o anjo do Senhor o(a) leve em paz e o(a) traga em paz". Basta uma fórmula simples como essa proclamada sobre seus filhos para que, por meio de sua fé e temor, essa graça se realize na vida dos seus. É preciso resgatar, no coração e na mente dos pais e educadores de hoje, o temor a Deus que os fará recorrer ao auxílio divino para educar e proteger seus filhos e alunos. Também na vida dos santos a presença da devoção aos anjos foi sempre marcante. São Pio de Pietrelcina quando atendia confissões ou simplesmente cumprimentava as pessoas, sempre invocava a proteção dos anjos: "que o anjo de Deus te acompanhe", ou dizia frequentemente aos peregrinos que partiam do convento: "que o anjo de Deus te acompanhe e te abra as portas". Ainda atendia orações, costumava abençoar invocando os anjos: "que o anjo de Deus seja a tua luz, o teu auxílio, a tua força, o teu conforto e teu guia".

Preocupados com a nossa segurança e com a de quem amamos, levantamos muros e grades e confiamos na proteção dos homens, mas ignoramos a realidade sobrenatural dos anjos que batalham por nós. Somos capazes de realizar e empreender grandes esforços para garantir nossa segurança, mas não nos sensibilizamos com o poder e eficácia que tem uma palavra de bênção e invocação dos anjos realizada no temor de Deus. Substituímos o anjo da guarda da nossa infância pela segurança dos homens; os resultados têm deixado a desejar e a nós hoje fica a evidência da validade de se recorrer a esses enviados de Deus, que se realizam quando podem cumprir plenamente sua missão: guardar e iluminar o caminho dos homens.

Cultive esse salutar costume, quando os seus filhos saírem de casa, o seu esposo, a sua esposa, os vizinhos, parentes, amigos e inimigos, alguém que você encontrar ao longo do caminho mesmo sem conhecer peça aos anjos que o acompanhem.

"Que o anjo do Senhor o(a) acompanhe,
Que o anjo do Senhor o(a) leve em paz e o(a) traga em paz,
Que o anjo de Deus o(a) acompanhe e abra-te as portas,
Que o anjo de Deus seja a tua luz, o teu auxílio, a tua força, o teu conforto e o teu guia".

Fonte: Devocionário a São Miguel Arcanjo

Ver também: 

Santos Anjos da Guarda, olhai por nós, intercedei por nós, protegei-nos e guiai-nos!

2 comentários:

  1. Estou encantada por este blog. Muito ungido! Continue com este trabalho. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para SEMPRE seja louvado!
    Nossa Senhor das Graças, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!
    Obrigada Karoline.
    Que Deus cresça e eu desapareça.
    Se tiver algo que vc tenha dúvida e não tenha ainda aqui, pode me dizer, tentarei sanar as dúvidas.
    Que Deus a abençõe!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...