Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Qual é a doutrina da Igreja sobre a vasectomia?

O Catecismo da Igreja Católica ao tratar sobre o sexto mandamento - não cometerás adultério (pecado contra a castidade) - diz que:

2399. A regulação dos nascimentos representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso a meios moralmente inadmissíveis (por exemplo, a esterilização directa ou a contracepção).

Ora, a vasectomia nada mais é que um meio de esterilização do homem para que não possa perpetuar a espécie humana, sendo condenada pela Igreja. Assim, o homem que faz, comete um ato imoral e pode cometer o pecado mortal contra o sexto mandamento.

Veja um vídeo onde o pe. Paulo Ricardo trata do assunto.

 

Quem fez e não sabia que era condenada pela Igreja, pecado ou imoral pode:

1) Ver com o médico a possibilidade de reverter e, se possível, tem o dever moral de fazê-lo;
2) Se não for reversível, a pessoa deveria fazer penitência.

A Vasectomia NÃO invalida o matrimônio, ou seja, se o homem fez a vasectomia antes da celebração do matrimônio este (matrimônio) é válido, pois a vasectomia não comporta a impotência, não sendo, portanto, causa de impedimento matrimonial.


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

2 comentários:

  1. Marquei para daqui a dois meses a cirurgia de vasectomia. Minha esposa faz uso de anticoncepcionais que nada tem de anticoncepcionais pois não evitam a concepção mas apenas a nidação do embrião no utero. Isso é notório e de conhecimento de todos médicos. Minha esposa se recusa a seguir o método billings pois não confia neste método e não quer parar de usar anticoncepcionais. Até o dia da vasectomia estou usando camisinha pois não quero continuar matando por falta de alimento e oxigênio nenhum outro embrião concebido. Matei embriões concebidos durante quase toda minha vida conjugal em matrimônio com o uso de anticoncepcionais. Eu e minha esposa devemos ter milhares de filhos que estão no limbo, lugar onde ficam as almas que não foram batizadas. Tomarei mão de um mal menor que é a esterilização masculina para evitar um mal maior que é o micro aborto de embriões que não conseguem se instalar no útero em decorrência do uso de anticoncepcionais.

    ResponderExcluir
  2. Tentei o metodo billings e o resultado foi outro filho. Agora, anticoncepcional nao da mais. Acho que a vasectomia é dos males o menor.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...