Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

III Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria


“Apareceu no céu um Grande Sinal: uma Mulher Vestida de Sol, a lua debaixo dos Seus Pés, e na Cabeça, uma coroa de Doze Estrelas. (…) Foi então precipitado o grande Dragão, a Primitiva Serpente, chamado Demônio ou Satanás, o sedutor do mundo inteiro.” (Ap 12, 1; 9).
“Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Coração Imaculado. Se fizerdes o que vos digo, muitos almas se salvarão e terão paz. (…) Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará.” (Nossa Mãe Santíssima em Fátima, 1917).
“Por Maria Jesus Cristo vem a nós, e por Ela devemos ir a Ele.” (São Luis Maria Montfort)


Em 2010 e 2011 tivemos, com o apoio de muitas obras católicas, nossa I e II Campanha Nacional de Consagrações à Nossa Mãe Santíssima, pelo método que São Luis Maria Montfort nos ensina no seu maravilhoso “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.
Seguimos os passos do Bem-Aventurado Papa João Paulo II, providencialmente elevado à Glória dos Altares em 2011, tendo sido Beatificado pelo Santo Padre Bento XVI. O “Tratado” foi o livro de cabeceira de João Paulo II, que sob lema “Totus Tuus” (“Todo Teu”, Todo de Maria…), tão bem viveu e testemunhou esta Consagração! É ele o Papa de Maria…
É uma Devoção Cristocêntrica, diz João Paulo II, pois “por Maria, vamos a Jesus” (São Luis Montfort).
Mais de 3 mil pessoas se Consagraram nestas Campanhas, segundo o nosso cadastro. Entretanto, temos a perspectiva que, se contarmos os que não chegaram a se cadastrar, o número ultrapassou os 10 mil.
Agora, neste ano de 2012, em nossa III Campanha Nacional, esperamos algo tremendo, pois comemoramos os 300 anos do “Tratado”, e tudo indica que este é o momento desta Onda de Consagrações explodir!
Por isso, multiplicam-se os Encontros “Consagra-te” em Belém-PA, Belo-Horizonte-MG, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, Guarulhos-SP, Fortaleza-CE, Londrina-PR, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Preto-SP, Salvador-BA, Santa Maria-DF, São Carlos-SP, Vitória da Conquista-BA, e grupos de Consagração em muitas outras cidades (abaixo, trazemos toda a relação).
Queremos neste ano, mais uma vez, nos unir também aos católicos de Portugal, país tão amado pela Virgem Maria, que em sua aparição em Fátima (1917) prometeu: “Em Portugal, sempre se conservará o dogma da fé.” Cremos que há uma ligação mariana entre o Brasil e Portugal. O Brasil, onde a Virgem Maria se manifestou em 1717 como Senhora da Conceição Aparecida; Portugal, país que nos fez católicos, onde exatamente 200 anos depois (1917) a Virgem Maria aparece como a Senhora do Rosário. Cremos que a Virgem falou em Fátima também, de uma forma especial, aos países de língua portuguesa, e portanto, ao Brasil, a grande Terra de Santa Cruz.
A abertura oficial da nossa III Campanha Nacional de Consagrações se deu no dia 17 de Junho de 2012, no encontro “Consagra-te” em Várzea Grande-MT (ao lado de Cuiabá), no “Rincão do Meu Senhor”. Havia cerca de 2.500 pessoas presentes, e o evento contou com a pregação do Pe. Paulo Ricardo e do Pe. Overland, da Arquidiocese de Cuiabá.

Palestras


Para os que ainda não tiveram a graça de assistir, as 4 palestras do evento estão disponíveis aqui (o texto continua abaixo).

O Papa de Maria (Pe. Paulo Ricardo)

 


Testemunho de um Sacerdote Consagrado (Pe. Overland)

 


 Consagração: levar Maria consigo! (Pe. Paulo Ricardo)

 


O Triunfo do Imaculado Coração de Maria

 


A Consagração

 

Convidamos todos os católicos a se unirem conosco nesta Campanha, fazendo também a sua Consagração Total pelo método de São Luis Montfort, ou renovando a sua Consagração, no dia 08 de Dezembro de 2012 (Solenidade da Imaculada Conceição).
A preparação e a Consagração poderão ser feitas em qualquer lugar, já que é um ato interior e espiritual. Porém, São Luis recomenda que se faça a Consagração durante a Santa Missa. É um ato significativo as Consagrações serem feitos de forma pública e comunitária, principalmente nos locais em que houver grupos se preparando para a mesma.
São Luis recomenda que se faça 30 dias de preparação, com algumas orações simples, que poderão ser feitas individualmente ou em grupo, a começar no dia 08 de Novembro de 2012. As orações são indicadas no próprio “Tratado” (n. 227, 233), e indicamos também abaixo em nosso “Material de Apoio”.

Leitura do Livro

 



De forma geral, recomendamos que não se Consagre, e nem mesmo que se inicie os 30 dias de preparação sem a leitura completa do “Tratado”, pois como poderá preparar-se bem para a Consagração, sem a conhecê-la?
Temos abaixo, em nosso “Material do Apoio”, o “Tratado”.

Grupos de Preparação: como organizar?

 

Recomendamos que aqueles que puderem, participem de um grupo de preparação para a Consagração, que se reúna para estudar o “Tratado” e rezar juntos.
Este grupo poderá ser formado espontaneamente, por iniciativa de pessoas que desejam se consagrar, ou pessoas que já se consagraram e desejam ajudar a preparar outras para se consagrar (é importante a participação dos que já se consagraram no grupo, pelo seu testemunho a ser partilhado).
Temos Representantes que estão à frente da nossa Campanha em várias cidades do Brasil e Portugal, e poderão ir formando Grupos de preparação à medida que forem procurados para isso. Os que desejarem, convidamos a entrar em contato com nossos Representantes pelos contatos que divulgamos abaixo, ao final desta postagem.
Em relação à formação dos grupos, algumas sugestões:
  •  É importante que participem deste grupo somente pessoas que já tenham uma fé católica e uma busca de vivência cristã, caso contrário, o grupo poderá se tornar um local de debate e se afastar do seu objetivo, atrapalhando as pessoas que querem se Consagrar (é claro que o diálogo é importante, mas há outros locais para isso).
    Aqui não importa o número, e sim, aqueles que a Virgem enviar. Três pessoas já é um grupo!
  • O estudo do Tratado deverá encerrar-se até a primeira semana de Novembro, pois no dia 08 de Novembro iniciaremos as Orações de Preparação.
  • A frequência dos encontros do grupo poderá ser feita conforme a disponibilidade: semanal ou quinzenal. Como o nosso tempo é relativamente curto, sugerimos que durante os meses de Agosto e Setembro, organizem-se como serão os grupos. Para que na primeira semana de Outubro iniciem-se encontros semanais, até a primeira semana de Novembro (totalizando, portanto, 5 encontros) para no dia 08 de Novembro iniciarmos as orações de preparação.
  • O local da reunião poderá ser em residências ou, na medida do possível, em paróquias, comunidades, seminários, casas religiosas, etc.
  • O encontro poderá iniciar com a Oração do Santo Terço, seguida de um estudo de um ou mais capítulos do Tratado.
  • Conforme o tempo disponível e o número de encontros, pode-se dividir para que em cada encontro se estude um ou mais capítulos do Tratado (o livro tem 8 capítulos, mais a Introdução). Se forem cinco encontros, sugerimos que no 1º se faça uma apresentação dos participantes e do Tratado, e nos demais o estudo de dois capítulos do Tratado em cada encontro.
  • Há várias opções para a organização dos encontros:
a.  Em forma de palestras, com pessoas preparadas para isso (principalmente nos grupos maiores).
b. Em forma de partilhas (principalmente nos grupos menores), onde todos possam ler antes do encontro o(s) capítulo(s) estudado(s), e em cada encontro algumas pessoas do grupo fiquem responsáveis em conduzir uma partilha, comentando sobre os pontos que mais lhe chamaram atenção, e oportunizando que todos do grupo comentem também. O fato de pessoas diferentes ficarem responsáveis pela condução propicia mais a participação e envolvimento de todos, e incentiva a própria leitura do Tratado.
c. Em forma da apresentação de vídeos, com as 4 aulas do Pe. Paulo Ricardo, explicando o Tratado parte por parte, que podem ser assistidas via internet (ver abaixo, em nosso material de apoio) ou adquiridas em DVD.
  • Muita atenção ao encontro que se estudar o capítulo 4, pois a questão do oferecimento dos méritos e do valor de todas as obras passadas, presentes e futuras, que se faz na Consagração, faz parte da essência da mesma e isso precisa ser deixado muito claro (ver as questões 1, 2, 3 e 4 do texto “13 perguntas sobre a Consagração Total”, presente abaixo em nosso “Material de Apoio”).
  • No dia 08 de Dezembro de 2012, a Consagração poderá ser feita em grupo (seja participando da Santa Missa em Cuiabá-MT, ou reunindo-se em outro lugar, com ou sem Missa).

 

Consagração das Crianças

 


Incentivamos que os pais formem também seus filhos para se consagrarem totalmente a Virgem Maria, e que se faça grupos para a preparação das crianças para a Consagração.
Pois, se a Santíssima Virgem pode purificar nossas obras, oferecê-las a Deus (como fala no “Tratado”, n. 146-150), e com isso muitos se salvarem pela entrega de uma pessoa, mesmo sendo nós tão pecadores, o que Ela não poderá fazer com a pureza da Consagração de uma criança?
Lembrando que em Fátima (Portugal, 1917), Lourdes (França, 1858), La Salette (França, 1846) e outros lugares, a Virgem apareceu para crianças!
A preparação das crianças, é claro, se dá por um material especial preparado para elas, que é o livro “Crianças na Escola do Imaculado Coração”, podendo ser adquirido abaixo.

Material de Apoio

 

Perguntas e respostas mais comuns sobre a Consagração Total

 

As dúvidas mais comuns estão respondidas em:
As dúvidas que ainda restarem poderão ser respondidas também por este e-mail: duvidas@consagrate.com

 

Divulgação desta postagem

Pedimos que esta postagem seja divulgada nos diversos sites e blogs católicos, bem como listas de e-mails, Facebook, Twitter, e assim por diante… para formarmos uma grande rede de Consagração à Santíssima Virgem!

Importante – Envio dos dados!

 

Os que desejam participar da nossa Campanha, fazendo Consagração a sua renovando, seja no local que for, deverão se cadastrar clicando no link abaixo:
As Consagrações poderão ser feitas em qualquer lugar, mas quem for se Consagrar ou renovar a sua Consagração em Cuiabá/Várzea Grande-MT, deverá enviar os seus dados até 30 de Novembro de 2012, para que possamos preparar o local.

Representantes da Campanha no Brasil e Portugal

 

Acre

Rio Branco
  • Andressa Francisca Ribeiro de Souza
    • Email: andressa.fran@gmail.com – (068)8100-8555

Alagoas

Maceió
  • Grupo Escravos por Amor (Luanda Maria e Marícia Maria)
    • Email: escravosporamor_al@hotmail.com  – (82) 9604-0479 (TIM) ou (82) 9111-5019 (Claro) ou (82) 8833-9914 (Oi)

Bahia

Salvador
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casasantarosa_arca@yahoo.com.br - (71) 4114 0140
Vitória da Conquista
  • Elton Quadros
    • Email: eltonquadros@yahoo.com.br –  (77) 8825-4159 ou (77) 9197-7490

Ceará

Fortaleza
  • Magnólia Moura de Almeira
    • Email: maguimalmeida@hotmail.com
  • Rômulo Linhares
    • Email:romuloalplinhares82@gmail.com - (85) 8844-0143
  • Seminarista Livandro Monteiro (Comunidade Shalom)
    • E-mail: livandro.monteiro@gmail.com
Morrinhos
  • Padre Jacó Sidarta de Sousa Vieira
    • E-mail: pe.jaco@hotmail.com

Distrito Federal

Brasília
  • Débora dos Santos Pinheiro
    • E-mail: debbyadm@hotmail.com / (61) 9390-9093
  • Giselle Pereira da Silva (Equipe de Escritores Rainha dos Apóstolos)
    • Email: gisellemariae@hotmail.com –  (61) 8404-1617 ou (61) 9149-4586
  • Luíza (Movimento Escalada de Brasília)
    • Email: luiza@fidesdei.info – (61) 9963-3398
  • Patrícia Cristina Rolo Parreira
    • Email: patriciaparreira@ymail.com - (61) 8187-1245
Santa Maria
  • Débora dos Santos Pinheiro
    • E-mail: debbyadm@hotmail.com / (61) 9390-9093
Taguatinga
  • Patrícia Cristina Rolo Parreira
    • Email: patriciaparreira@ymail.com - (61) 8187-1245

Goiás

Anápolis
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Emails: casasaojose_arca@yahoo.com.br ou casanossasenhoradospobres@yahoo.com.br - (62) 3316 5841 ou (62) 3706 0991
Goiânia
  • Aliança Mariana Parresia (Juninho)
    • Email: comparresia@gmail.com – (62) 9914 9906
  • Anna Paula Lucena (Grupo de Oração Ágape)
    • E-mail: aplcturismo@hotmail.com – (62) 8248-1324
  • Grupo na Escola de Maria Santíssima (Jose Donizete e Elisbeth)
    • Email: gruponaescolademariasantissima@gmail.com

Mato Grosso

Nossos encontros centrais de preparação para a Consagração em Cuiabá / Várzea Grande serão na Paróquia Cristo-Rei (Rua Emanuel Pinheiro, n.200, Bairro Cristo-Rei, Várzea Grande-MT), durante o mês de Outubro de 2012. Um dos grupos se reunirá todas as Quartas-Feiras, às 19:30h (começando no dia 03/10), e o outro grupo todos os Domingo às 17:00h (começando no dia 07/10). Os grupos são abertos a participação!

Cuiabá / Várzea-Grande
  • Greice Guerro (Paróquia Dom Bosco)
    • E-mail: greicecba@hotmail.com
  • Kelly Santos (Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Paróquia Cristo-Rei e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe)
    • Email: kelly@consagrate.com – (65) 9967-0260
  • Kátia Pimenta (Paróquia Mãe dos Homens e “Mãe Rainha Três Vezes Admirável Schoenstatt”)
    • katianegri@hotmail.com – (65) 9981-0575
  • Nelmara Fabíola da Silva (Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho e “Jovens Sarados”)
    • Email: nell_fab@hotmail.com
  • Noelma Ramos (Paróquia Santo Antônio de Pádua e “Ministério Universidades Renovadas-RCC”):
    • E-mail: noelmadedeus@yahoo.com.br
  • Thomás Mendes Prado (Paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças e “Ministério Jovem-RCC”)
    • E-mail:  thom.guima@hotmail.com –  (65) 9969-4753/ (65) 3052-3492
  • Grupo de Consagração para Crianças (Kelly Santos)
    • Email: kelly@consagrate.com – (65) 9967-0260
Reserva do Cabaçal
  • Aline Souza Oliveira (Ministério Universidades Renovadas-RCC)
    • E-mail: allynesouza@hotmail.com
Rondonópolis
  • Cristiane Coelho de Oliveira (Renovação Carismática Católica)
    • E-mail: consagrate.roo@gmail.com – (66) 9933-1222 (Vivo) ou (66) 8100-1222 (TIM)

Mato Grosso do Sul

Paranaíba
  • Irmã  Larissa Assunção dos santos (Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria)
    • E-mail: ir_larissasantos@hotmail.com – (67) 3668-1957

Minas Gerais

Belo-Horizonte
  • Jefferson Maria (Missão Mater Rosarium)
    • Email: missao@materrosarium.com.br – (31) 91997480, (31) 93061341 ou (31) 85130882
Itaúna
  • Ivolina Maria
    • Email: ivolininhamaria@gmail.com
Ituiutaba
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casasantajuliana@yahoo.com.br – (34) 3262 0769
Juiz de Fora
  • Elizarina Marques Inácio
    • E-mail: elisarina.marques@gmail.com / (32) 91958923
Monte Santo de Minas
  • Luciana Greggio
    • Email: lucianagreggio@hotmail.com – (35) 3591-4210 e (35) 9126-4737 (TIM)
Passos
  • Rosilda Silva de Lima Fonseca
    • Email: rosildamaria3@hotmail.com – (35) 9207-7772 (TIM)
Sete Lagoas
  • Moisés Rocha (Comunidade Filhos de João Batista)
    • Email: resgatejoaobatista@ig.com.br – (31) 3773-6032 (13 às 17h)

Pará

Belém
  • Gleissiane Alves
    • Email: consagratebelem@hotmail.com
    • Página no Facebook: http://facebook.com/consagratebelem

Paraíba

Campina Grande
  • Mateus Mota Lima
    • Email: mateusmotalima@gmail.com
João Pessoa
  • Wendel Jam N. D. de Araújo
    • E-mail: wendeljam@gmail.com - (83) 8884-5952

Paraná

Londrina
  • Evelyn Mayer de Almeida
    • Email: lynmayer@hotmail.com -  (43) 9681-1658 ou (43) 8445-2980

Pernambuco

Recife / Moreno
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casanossasenhoradasgracas@yahoo.com.br –  (81) 85099930 ou (81) 97303852
Vitória do Santo Antão
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: arcademaria.brasil@gmail.com – Telefones: (81) 85099930

Rio de Janeiro

Bangu
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Cristiane)
    • Email: fraternidademaededeus@yahoo.com.br – (21) 8812-1178 ou (21) 2409-9721
Capital
  • Roberto Amorim
    • Email: amorim-msn@hotmail.com  – (21) 80279576
Nilópolis
  • Marlon André de Souza Florencio
    • E-mai: marlonflorencio.phn@gmail.com / (21) 8249-0248

Rio Grande do Norte

Caicó
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Jamerson)
    • E-mai: jamersonmedeiros.net@hotmail.com / (84) 8724-7902
Ceará Mirim
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (João Paulo)
    • Email: jplimarocha@hotmail.com – (84) 8817 -0656
Currais Novos
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Jamerson)
    • Email: jamersonmedeiros.net@hotmail.com – (84) 9970-3512
Mossoró
  • Comunidade Mariana Totus Tuus
    • Email: cacildadsc@hotmail.com – (84) 3318 0571 (Cacilda e Jeferson) ou (84) 3318 5813 (Meire)
Natal
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Isabelle de Maria)
    • Email: isabelledemaria@hotmail.com – (84) 8733-7161
Santa Cruz
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Pollyanderson)
    • Email: pollyanderson.mariano@gmail.com – (84) 8841-7670/9930-9457

Rio Grande do Sul

Gramado
  • Nelson Broering
    • Email: nelsonerosiane@gmail.com
Novo Hamburgo
  • Marcos Ludwig (participante de grupo de estudo do Prof. Olavo de Carvalho)
    • Email: marcosludwig@gmail.com
Porto Alegre
  • Alexsandro Rodrigues Rosa (Missão Nova)
    • E-mail: livraria.nova@hotmail.com – (51) 8250 0283
  • Bruna Caroline Oliveira Pedro (Site Reino da Virgem Mãe de Deus)
    • Email: brunacop_372@hotmail.com
  • Gerson Luis Souza Santos (Comunidade Via Sangris)
    • Email: faleconosco@viasangris.com.br –  (51) 84616632
  • Leandro Baldi (Comunidade Paz e Mel)
    • E-mail: leandrogbaldi@gmail.com – (51) 8230-8180
  • Marcos Ludwig (participante de grupo de estudo do Prof. Olavo de Carvalho)
    • Email: marcosludwig@gmail.com
  • Grupo de Consagração para crianças (Andressa Nery Garrafiel)
    • Email: dessinha.anjo@gmail.com – (51) 9993-1991

São Paulo

Cachoeira Paulista
  • Natalino Ueda (Comunidade Canção Nova)
    • Email: natalino@geracaophn.com –  (12) 8176-7359 (TIM) ou (12) 9202-1963 (Claro)
Campo Limpo Paulista
  • Julio Cesar da Silva
    • Email: julio.salvemaria@gmail.com / (11) 97322-1723 (Vivo) ou (11) 98352 1826 (Tim)
Capital
  • Ivo Gonçalves Leite Carvalho
    • Email: ivojufra@hotmail.com – (11) 3453-5599 ou (11) 98212-4361 (TIM)
Guarulhos
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casasaoluis@yahoo.com.br – (11) 97499-3263(vivo) ou (11) 98661-9876 (tim)
Mirassol
  • Adolfo José Guimarães Corrêa
    • Email: ajosegc@yahoo.com.br –  (17) 3253-2407
Mogi Guaçu
  • Juliana Campos
    • Email: juliccampos@hotmail.com – (19) 3569-1249 ou (19)9733-2903.
Ribeirão Preto
  • Uanderson Roberto Dias da Silva Martins
    • E-mail:  uanderson_net10@yahoo.com.br / (16) 3639-1998 ou  (16) 9172-2860 (Claro) ou (16) 8826 4198
São Carlos
  • Leandro Marques
    • Email: leandrotolomeu@gmail.com – (16) 8137-8612
Santo Antônio do Pinhal
  • Marcos e Valdirene
    • Email: marcos.valdirene@yahoo.com.br – (12) 91863721 ou (12) 91610296
São José dos Campos
  • Marcos e Valdirene
    • Email: marcos.valdirene@yahoo.com.br – (12) 91863721 ou (12) 91610296
São José do Rio Preto
  • Fernando Maria
    • Email: fernandomariajhs@hotmail.com

Internacional

Portugal

Vila Viçosa
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: missaoportugal@yahoo.com.br

Grupo de Estudos Via internet (Facebook):


Fonte: Consagra-te

TOTUS TUUS

Por fim, meu Imaculado Coração Triunfará!

sábado, 25 de agosto de 2012

Posso usar anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual?

Nós sabemos que a Igreja Católica condena o uso de anticoncepecional, como método contraceptivo, e considera isso um pecado mortal que atenta contra o sexto mandamento, porém, muitas mulheres precisam fazer uso do anticoncepcional para tratar algum problema de saúde.

Aí surge a pergunta: Nesse caso é pecado?

O pe. Paulo Ricardo responde a essa pergunta e nos explica como tomarmos esse remédio (mormente no caso das casadas) sem cometer pecado mortal.

Veja:


Fonte: Christo Nihil Praeponere

Nossa Senhora castíssima, rogai por nós!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Modelos de Vestidos Modestos para Noivas!



Frente

Costas

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

É correto tocar música e sair do seu lugar quando do Rito da Paz na Santa Missa?

Na Santa Missa, celebrada na forma ordinária do Rito Romano, temos após a Oração Eucarística o Rito da Comunhão que é iniciado com a oração do Pai Nosso, terminada essa oração temos o Rito da Paz onde o sacerdote, por vezes, pede que os fiéis saudam-se com um sinal da paz.
 
A Instrução Geral ao Missal Romano ao dispor sobre o Rito da Paz determina:

82. "Segue-se o rito da paz, no qual a Igreja implora a paz e a unidade para si própria e para toda a família humana, e os fiéis exprimem uns aos outros a comunhão eclesial e a caridade mútua, antes de comungarem no Sacramento.
Quanto ao próprio sinal com que se dá a paz, as Conferências Episcopais determinarão como se há-de fazer, tendo em conta a mentalidade e os costumes dos povos.
Mas é conveniente que cada um dê a paz com sobriedade apenas aos que estão mais perto de si."

E ainda:

154.  (...) O sacerdote pode dar a paz aos ministros, mas permanece sempre dentro do presbitério, a fim de não perturbar a celebração. Procede do mesmo modo se, por motivos razoáveis, quiser dar a paz a alguns poucos fiéis. E todos, segundo as determinações da Conferência Episcopal, se saúdam uns aos outros em sinal de mútua paz, comunhão e caridade. Enquanto se dá a paz, pode dizer-se: A paz do Senhor esteja sempre contigo (Pax Domini sit semper tecum), ao que se responde: Amen.

Embora o Missal Romano determine claramente o que devemos fazer, infelizmente, é comum vermos alguns erros/abusos litúrgicos quais sejam:

a) o ministério de música toca uma música para dar a paz;
b) as pessoas e até os sacerdotes saem de seus lugares para desejarem a Paz a outros fiéis que encontram-se em locais distantes dentro da Igreja e acaba por terminar a música e começar a oração do Cordeiro de Deus e as pessoas continuam desejando a paz para as outras.

Diante desses abusos, em 2004, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos na Instrução Redemptionis Sacramentum determinou, no item 72, página 46, o seguinte:

Convém "que cada um dê a paz somente àqueles que lhe estão mais próximos, de modo sóbrio". "O Sacerdote pode dar a paz aos ministros, permanecendo, porém, sempre no presbitério, para não perturbar a celebração. Faça também assim se, por algum motivo razoável, queira dar a paz a alguns fiéis". Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o "Cordeiro de Deus". "Quanto ao modo de realizar o próprio gesto de paz, isso é estabelecido pelas Conferências dos Bispos [...] segundo a índole e os costumes dos povos" e confirmado pela Sé apostólica.

Desta forma:

É permitido tocar música no Rito da Paz enquanto os fiéis desejam a paz uns aos outros?

Não! Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o "Cordeiro de Deus". (Instrução Redemptionis Sacramentum)

É permitido ao Sacerdote sair do presbitério para desejar a Paz aos fiéis?

Não! "O Sacerdote pode dar a paz aos ministros, permanecendo, porém, sempre no presbitério, para não perturbar a celebração. Faça também assim se, por algum motivo razoável, queira dar a paz a alguns fiéis". (Instrução Geral ao Missal Romano e Instrução Redemptionis Sacramentum)

 É permitido aos fiéis sairem de seus lugares para desejarem a paz uns aos outros?

Não! Convém "que cada um dê a paz somente àqueles que lhe estão mais próximos, de modo sóbrio". (Instrução Geral ao Missal Romano e Instrução Redemptionis Sacramentum)

*Sobre o assunto, recentemente, o padre Paulo Ricardo respondendo a pergunta de uma pessoa respondeu que NÃO. Vejam a explicação:



Fonte: Instrução Geral ao Missal Romano, Instrução Redemptionis Sacramentum e Christo Nihil Praeponere
* Atualizado em 11/04/2013

São Pio X, rogai por nós!

domingo, 19 de agosto de 2012

Looks Modestos para Senhoras e Senhoritas!




 Inspirem-se! São ótimos modelos para irmos trabalhar, sair com amigas, ir na Igreja!

Santa Clara, rogai por nós!

sábado, 18 de agosto de 2012

Looks Modestos da Semana III!






Se alguém for mandar fazer alguns dessas roupas deve observar o tecido para que a peça não fique muito justa no corpo, bem como, aumentar um pouco a medida da saia/vestido (na altura ou cobrindo o joelho, pelo menos) para quando sentar poder ficar mais confortável e guardar a modéstia cristã.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os Anticoncepcionais Orais e o Aborto!!

Nesse vídeo o pe. Paulo Ricardo fala sobre os abortos ocultos causados pelos anticoncepcionais orais. Vale a pena ver:



Fonte: Christo Nihil Praeponere

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

São Maximiliano Maria Kolbe - Dia 14 de Agosto


Maximiliano Maria Kolbe entrou para o elenco dos santos com o título de sacerdote e mártir. Seu testemunho ilumina com luz pascal o horroroso mundo dos campos de concentração.
Nasceu na Polônia em 1894; consagrou-se ao Senhor na família franciscana dos Menores Conventuais. Grande devoto da Virgem Maria, fundou "a Milícia de Maria Imaculada" e desenvolveu, através da palavra e dos seus escritos, intenso apostolado missionário na Europa e na Ásia. Deportado para Auschevitz durante a segunda guerra mundial, num ímpeto de caridade ofereceu sua vida de sacerdote em troca da vida de um pai de família, seu companheiro de prisão. 
Morreu no "bunker", de fome, aos 14 de agosto de 1941. João Paulo II chamou-o de "patrono de nosso difícil século". Sua vida situa-se na encruzilhada dos problemas emergentes de nosso tempo: fome, paz entre os povos, reconciliação, necessidade de dar sentido à vida e à morte.

Para saber mais sobre esse querido santo e mártir acesse o portal: Milícia da Imaculada Brasil.

Liturgia

I Leitura Sb 3, 1-9
Salmo 115
Evangelho Jo 15, 12-16

Fonte: Missal Cotidiano

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!

domingo, 12 de agosto de 2012

Método de São Leonardo de Porto-Maurício

O terceiro método para assistir com fruto à Santa Missa, é como que a média dos dois precedentes. Não exige a leitura de inúmeras preces vocais do primeiro, nem obriga a um espírito de contemplação tão elevado como o segundo. Bem compreendido, porém, é o mais conforme ao espírito da santa Igreja, que almeja ver-vos unidos aos sentimentos do sacerdote que celebra.
Ora, o sacerdote deve oferecer o sacrifício pelos quatro fins explicados na instrução precedente, pois que a Missa, no dizer de São Tomás, é o meio mais eficaz de cumprir os quatro grandes deveres que temos para com DEUS. Por conseguinte, já que exerceis de certo modo o ofício do sacerdote, ao assistir à Missa, deveis aplicar-vos quanto possível à consideração dos ditos quatro fins, que atingis muito facilmente se, durante a Santa Missa fizerdes as quatro ofertas indicadas a seguir. Tomai convosco, durante algum tempo, este livrinho, até que tenhais aprendido bem estes atos, ou ao menos até lhes terdes penetrado bastante o sentido, pois não tenho em mira que estejais ligados demais às palavras.

Logo que a Santa Missa começa, enquanto o sacerdote se humilha ao pé do altar, dizendo o Confiteor, fazei também um pequeno exame, excitai em vosso coração um ato de contrição sincera, pedindo a DEUS perdão de vossos pecados.
Implorai, ao mesmo tempo, o auxílio do ESPÍRITO SANTO e da Santíssima Virgem Maria, a fim de assistir à Santa Missa com todo o respeito e devoção possíveis. Em seguida, dividi em quatro partes o tempo da Missa, para, nessas quatro partes, vos desobrigardes dos quatro grandes deveres, e isso do modo que segue:

sábado, 11 de agosto de 2012

Vestidos Recatados para Casamento

Vestidos modestos, elegantes, confortáveis e belíssimos que podem ser usados pelas mães dos noivos, pelas madrinhas e pelas convidadas.
Obs: As mangas podem ser aumentadas para conferir maior recato e ficar mais confortável e belo.





Santa Filomena, virgem e mártir, rogai por nós!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Que roupa usar no Batizado?

Creio que todos já fomos para um batizado, seja como mãe, pai, batizando (o nosso batismo), padrinho e/ou madrinha ou convidado (avó, avô, tios, tias, amigos (as)), e na hora de escolher uma roupa sempre surge uma dúvida, qual roupa usar ??

As mulheres tem tendência a querer usar a roupa que está na moda ou que julgam ser a mais bonita, sem se preocupar muito com o local onde será realizada a cerimônia, ou seja, sem lembrar que estarão em uma Igreja e que irão a uma solenidade e, portanto, deverão vestir-se conforme o ambiente (local) da cerimônia e não o da festa que porventura possa acontecer para comemorar o batizado. Já os homems sempre ficam na dúvida se podem ir de calça jeans, de bermuda, de tênis, de camisa de malha, e por aí vai. E o que podemos dizer da roupa de batizando? Se for bebê até que é fácil acertar, agora, se for uma criança já maiorzinha, adolescente ou adulto(a), o perigo de errar é grande!

Bem, primeiro devemos nos lembrar que estaremos em uma Igreja e, portanto, o que vale para ir a uma Santa Missa deve ser observado também em outras cerimônias religiosas, como é o caso do Batizado (primeira comunhão, crisma e matrimônio). Nesse sentido:

a) Não se deve usar decotes (aqui incluído o tomara que caia);
b) Não se deve usar roupas curtas;
c) Não se deve usar bermuda;
d) Não se deve usar short;
e) Não se deve usar roupas transparentes;
f) Não se deve usar roupas apertadas.


Placa no Vaticano que orienta os visitantes/fiéis a se vestirem para poder entrar

Qual roupa as mulheres (mãe, madrinha, tias, avós do batizando) devem usar?

Como falei quando tratei da roupa para a primeira comunhão, as mulheres não precisam está com roupas muito produzidas, com brilhos e tecidos caros, pode usar uma roupa simples e elegante ao mesmo tempo, no entanto, deve ser limpa e observar a modéstia. 

a) Uma cor discreta (não necessariamente clara ou branca);
b) Saias/vestidos na altura, pelo menos, do joelho;
c) Sem decotes, sem tomara que caia e sem transparências;
d) Camisas e vestidos com manga;
e) Se optar por calças essas devem ser sociais, não jeans, não justas, não legging.

Vejam essas fotos tiradas em um batizado onde as mulheres, mãe e madrinhas do batizando estão vestidas de maneira apropriada.




Qual roupa os homens (pai, padrinho, avô, tios do batizando) devem usar?

Os homens sempre querem ir o mais relax possível, mormente se após a cerimônia há uma festinha (almoço, churrasco), porém, eles também devem lembrar que vão para uma solenidade, numa Igreja; ora, ninguém vai para uma solenidade de tênis, de chinelo, de camisa do time do coração, né? 
Assim, o homem deve também observar a modéstia.

a) Usar calça social;
b) Usar camisa social;
c) Usar sapato social;
d) Se optar por usar calça jeans, use com a camisa social e um sapato social (podendo ser também um sapatênis).






Qual roupa o batizando deve usar?

Há uma tradição em que os bebês usam uma veste chamada de mandrião. O Mandrião pode ser usado tanto por meninos, como por meninas.

Mandrião

Agora,  o uso do mandrião não é obrigatório e o bebê pode usar outra peça de roupa, como um vestidinho nas meninas e calça e camisa para os meninos. A roupa normalmente é branca (porém não é regra).






Quando o batizando não é mais bebê, seja ainda criança, seja adolescente ou adulto, deve se observar as regras de modéstia (supracitadas) e respeitar o local do batizado, até porque, quando o batizando já atingiu a idade da razão, o seu batizado, normalmente, é feito no mesmo dia da primeira comunhão e da crisma.

 


A mulher deve usar o véu?

O uso do véu não é mais obrigatório, porém, ele é uma belíssima tradição da Igreja e um sacramental, assim, se a mulher se sente a vontade e quer, ela pode sim usar o véu no batizado.


Vejam algumas fotos de batizado na realeza:

Dinamarca

Inglaterra

Suécia


Inglaterra 

Virgem Santíssima, rogai por nós!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sacerdote, Use a Batina!

Sacerdotes em Anápolis (Go) 

O Código de Direito Canônico, no cânon 284 reza que:

"Os clérigos usem hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais."

Bem, o Código não fala de batina; fala de hábito eclesiástico, no entanto, a batina é o hábito eclesiástico por excelência. E a CNBB, após entendimento com a Santa Sé, determinou que os clérigos usem, no Brasil, um traje eclesiástico digno e simples, de preferência o "clergyman" ou a "batina".
 
Em Brasilia (Df)

Em Roma (It)

Fonte: Missa Tridentina em Brasilia

São João Maria Vianney e Maria Santíssima, rogai por nós e por nossos sacerdotes!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...