Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Advocacia-Geral garante utilização de símbolos religiosos em instituições públicas

 
 Data da publicação: 28/11/2012

A atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que tentava proibir o uso de símbolos religiosos em instituições públicas da União no Estado de São Paulo.

A Procuradoria Regional da União da 3ª Região (PRU3) sustentou que não é possível ignorar as manifestações culturais das religiões nas tradições brasileiras, fato que não significa qualquer submissão do Estado ao poder clerical. Segundo os advogados, o patrimônio cultural brasileiro é formado, dentre outros, pelos bens referentes à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade e isso inclui a religião.

A AGU informou que a exposição de crucifixos ou qualquer outro símbolo religioso em prédios públicos não torna o Brasil um Estado clerical, devendo ser respeitada a religiosidade dos indivíduos. Segundo a Procuradoria, a Constituição de 1988, que estabelece a opção pelo Estado laico, também assegura direitos religiosos nas garantias fundamentais como a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, o livre exercício dos cultos religiosos, a não privação de direitos por motivos de crença religiosa ou de convicção filosófica.

Na ação, os advogados ainda alertaram que a Constituição protege a liberdade de religião para facilitar que as pessoas possam viver a sua fé. Inclusive, o artigo 215 impõe ao Estado a proteção das manifestações das culturas populares, indígenas, afrodescendentes e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Outro ponto abordado pela AGU foi que o Estado é laico e não está ligado a doutrinas religiosas. Exemplo disso foram os recentes julgamentos no Supremo Tribunal Federal sobre a união homoafetiva, o aborto de anencéfalos, entre outros temas que destoam de dogmas religiosos. Os advogados ainda lembraram que caso semelhante foi analisado pelo Conselho Nacional de Justiça e eles entenderam que tais símbolos já pertencem à cultura e às tradições brasileiras.

A 3ª Vara Federal de São Paulo concordou com o posicionamento apresentado pela AGU e julgou improcedente o pedido do Ministério Público Federal, considerando que a laicidade do Estado não se traduz em oposição ao fenômeno religioso, o qual é constitucionalmente resguardado inclusive como "expressão cultural do povo brasileiro", o que permite concluir pela possibilidade de convivência do Estado laico com símbolos religiosos, mesmo em locais públicos, "pois refletem a história e a identidade nacional ou regional".

A PRU3 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Ação Cível Pública 0017604-70.2009.4.03.6100 - 3ª Vara Federal de São Paulo.

Uyara Kamayurá

Aniversário de 15 anos do Instituto Hesed!


Nós Irmãos e Irmãs do Instituto Hesed, convidamos a todos para participarem da Santa Missa em Ação de Graças pelos nossos 15 anos.

15 anos onde buscamos uma santa união com Nosso Esposo Adorado, o Rei, o Senhor; 15 anos de Aliança, de Amor Esponsal, buscando fazer a Vontade de Deus.

A Santa Missa será no dia 30 de novembro de 2012 às 19h45.

Rezem por nós, pela nossa fidelidade e perseverança final.

Parabéns ao Instituto Hesed, a todos os irmãos e irmãs que doam sua vida pelo Reino, as que passaram por lá nesses 15 anos de existênca e aos benfeitores.

Que Deus abençõe a todos!

Que Nossa Senhora, São José, Santa Teresa de Jesus, Santa Teresinha, São Pio de Pietrelcina, os Santos Anjos e todos os baluartes dessa obra continuem intercedendo por ela e seus membros diante de Deus!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Por que o Papa Bento XVI insiste no latim?

No dia 10 de novembro de 2012 o Papa Bento XVI instituiu uma Pontifícia Academia da Latinidade para promover o estudo do latim no mundo inteiro. Por que isso? Padre Paulo Ricardo responde nesse vídeo. Veja:



Para saber mais:



Fonte: Christo Nihil Praeponere

DOMINUS VOBISCUM
ET CUM SPIRITU TUO

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jovem começa a tomar pílula e sofre sete infartos um mês depois

Exames confirmaram que o anticoncepcional provocou o problema. Formação de coágulos é um efeito colateral conhecido do tratamento.

Do G1, em São Paulo
 
Uma inglesa sofreu sete infartos após um mês tomando pílulas anticoncepcionais, e felizmente foi atendida a tempo de sobreviver à situação de emergência. As informações são do jornal “Daily Mail”.

Um efeito colateral conhecido da pílula anticoncepcional é a formação de coágulos, que aumentam o risco de trombose, mas também de outros problemas cardiovasculares, como a embolia pulmonar, o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). A mulher que fuma enquanto toma a pílula, por exemplo, aumenta o risco de sofrer doenças desse tipo.

Alyce Clark é uma jovem atlética e não fuma, mas sofreu as consequências da coagulação exagerada do sangue que a pílula provoca. Seu grande susto veio quando ela tinha 19 anos e tomava o anticoncepcional havia apenas um mês.

Alyce estava em casa, se recuperando de uma contusão nas costas sofrida em um acidente de equitação. Ela subiu as escadas para falar com sua mãe, mas ficou tonta de repente e acabou desmaiando – e caiu escada abaixo.

Alyce Clark sofreu sete infartos aos 19 anos (Foto: Reprodução/Daily Mail) 
Alyce Clark sofreu sete infartos aos 19 anos (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 No hospital, os médicos precisaram fazer o procedimento de ressuscitação sete vezes, e chegaram a sugerir aos pais que se despedissem da filha. Depois de várias doses de anticoagulantes, dois dias na terapia intensiva e mais cuidados médicos, ela se recuperou e não voltou a apresentar os problemas.
A jovem hoje tem 22 anos, e só agora veio a certeza de que o fator determinante para a sua condição realmente foi a pílula. A resposta veio de exames minuciosos feitos nos laboratórios da University College de Londres.

“Eles queriam ter certeza de que os coágulos não tinham sido causados por nenhum outro fator antes de pôr a culpa na pílula. Mas eu sabia que tinha que ser isso. Eu era uma adolescente em ótima forma, amava esportes, não fumava, não bebia nem usava drogas. É bom ter uma explicação depois de tantos anos”, comentou Alyce ao “Daily Mail”.

Fonte: Globo

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

São Leonardo de Porto Maurício - Dia 26 de Novembro


Lembramos hoje a santidade do sacerdote que, pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares católicas. São Leonardo, o grande missionário do século XVIII, como lhe chamou Santo Afonso Maria de Ligório, nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, a 20 de dezembro de 1676. Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, tendo sido criado e educado pelo seu tio. Encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso, ao renunciar a si mesmo, foi para Roma formar-se no Colégio da Companhia de Jesus. Por causa da sua inocência e sólida virtude, conquistou a simpatia e a alta consideração de seus superiores, que nele viam outro angélico Luís Gonzaga. Entrou para a Ordem Franciscana, no Convento de São Boaventura, e com 26 anos já era Padre. Começou a vivenciar toda a riqueza do Evangelho e a radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, à Igreja e para com todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença (tuberculose), São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico.


Foi, no século XVIII, o grande apóstolo do santo exercício da Via-Sacra. Era um grande amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergiam para a salvação das almas. Era tal a unção, a caridade ardente e o entusiasmo que repassava em suas pregações, que o célebre orador Bapherini, encanecido já no exercício da palavra, sendo enviado por Clemente XII a ouvir os sermões de Leonardo para depois o informar a este respeito, desempenhou-se da sua missão dizendo "que nunca ouvira pregador mais arrebatador, que o efeito de seus discursos era irresistível, que ele próprio não pudera reter as lágrimas". São Leonardo era digno sucessor de Santo Antônio de Lisboa, de São Bernardino de Sena e de São João Capistrano. O próprio Pontífice Bento XIV quis ouvir o famoso missionário, e para isso chamou-o a Roma, em 1749, a fim de preparar os fiéis para o Ano Santo. Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu a 26 de novembro de 1751, no Convento de São Boaventura, em Roma, onde, 54 anos antes, se consagrara ao Senhor sob o burel de São Francisco. Não se limitou apenas à pregação o ilustre missionário de Porto Maurício; deixou também vasta coleção de escritos, publicados a princípio isoladamente, e reunidos depois numa grande edição, que prolonga no futuro a sua prodigiosa ação missionária, não apenas dentro das fronteiras da Itália, mas cujo âmbito é todo o mundo civilizado, pelas traduções feitas em quase todas as línguas cultas. Estes escritos constituem, em geral, um rico tesouro de verdades ascéticas e ensinamentos morais e homiléticos.

Dentre seus escritos está o livro AS EXCELÊNCIAS DA SANTA MISSA que nos relata o tesouro que é a missa, como devemos nos portar antes, durante e depois dela e as bênçãos e graças concedidos a quem participa de uma Santa Missa. Esse belíssimo livro pode ser adquirido em qualquer boa livraria católica, bem como, pode ser lido aqui nesse blog.


Fonte: Canção Nova

São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Santa Cecília - 22 de Novembro


Há uma lenda encantadora em torno desta popular santa romana, e a antiquíssima antífona Cantantibus organis concorreu para fazer dela patrona da música. Sua basílica no Transtévere data seguramente de antes de 313, e desde 545 é atestada uma festa em sua honra nessa igreja. Cecília representa o ideal da virgindade consagrada pelo martírio e o valor da vigilância cristã, a que canto e música comunicam alegria.

Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto que uma basílica foi construída em sua honra no século V. Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda. A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em igreja, que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas.

No século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa Cecília cujo túmulo e cuja inscrição se encontravam em tão honrosa companhia, para satisfazer a curiosidade deles, foi então publicada uma Paixão, que deu origem à Cecília lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília fora uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão.

Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o anjo. Desse desafio ela conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. Esse ser celeste colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia.

Colocada diante da alternativa de fazer sacrifícios aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, ela respondeu: "É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida". Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou que lhe decapitassem a cabeça.

Liturgia

Leitura Os 2, 16b.17b.21-22
Salmo 44
Evangelho Mt 25, 1-13

Fonte: Missal Cotidiano e Canção Nova

Santa Cecília, rogai por nós!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Igreja dedica dia de oração a religiosos de clausura

 

Rádio Vaticano

 

A Igreja celebra nesta quarta-feira, 21, a Jornada Pró-Orantibus, dedicada às Monjas e Monges de clausura. A vida consagrada contemplativa é uma vocação pouco conhecida e pouco compreendida, um desconhecimento existe até entre os fiéis católicos.

O objetivo da celebração deste Dia é rezar pelos religiosos e religiosas de vida contemplativa como expressão de reconhecimento, estima e gratidão pelo que representam e em agradecimento pelo rico patrimônio espiritual que seus institutos, congregações e ordens são dentro da Igreja. Outras finalidades são promover o conhecimento da vocação contemplativa; e favorecer iniciativas pastorais para valorizar a dimensão contemplativa da vida através da leitura orante da Palavra e a ativa participação litúrgica.

A Abadessa do Mosteiro de Santa Maria, beneditina Madre Escolástica, explica à Radio Vaticana o significado desta vocação.

Madre Escolástica - No fundo, a vocação monástica é a vocação de todo ser humano, que é a vocação de buscar a Deus, tendo como característica principal o ofício divino, que é o louvor de Deus, o canto gregoriano, no nosso caso. A clausura é constitucional: nós vivemos dentro do mosteiro, mas saímos para as necessidades básicas. São Bento diz Ora Et Labora. Nos saímos para comprar o que necessitamos, para ir ao médico ou ao dentista, e vivemos, sim uma vida de clausura. É necessária uma vida monástica, não existe vida de oração sem o mínimo de recolhimento. Nos levantamos às 4h30 da manhã e durante todo o dia temos 7 ofícios divinos quando cantamos. Nossa oração é o canto dos salmo, a leitura da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja.

Rádio Vaticano - Vivendo em clausura, as monjas podem receber visitas?

Madre Escolástica - Recebemos, sim. Não só a família. A nossa clausura não significa uma separação do mundo, mas ao contrário: temos uma comunhão com as pessoas que estão no mundo; rezamos pelo mundo. Às vezes damos orientação espiritual, as pessoas vêm se aconselhar conosco. Não há ruptura, mas o afastamento, para talvez uma melhor comunhão. Não é que o mundo está de um lado e as monjas do outro, não é isso.

Rádio VaticanoAs monjas beneditinas realizam algum tipo de obra social?

Madre Escolástica - Não. Temos catequeses. As crianças vêm ao mosteiro para a catequese da Primeira Eucaristia. Temos o grupo dos Oblatos, leigos que vivem a espiritualidade de São Bento no mundo. Uma vez por mês, eles vêm ao mosteiro e têm a formação de nossa espiritualidade. Não somos irmãs apostólicas, não temos obras de inserção em periferias e hospitais. O nosso ofício é a oração. Nossa contribuição na Igreja é a nossa oração e a nossa orientação espiritual a quem nos procura aqui, mas não temos saídas para trabalhar inseridas no meio social.

Rádio Vaticano Como as monjas estão vivendo a Jornada Pró Orantibus?

Madre Escolástica - Nós mesmas vamos acolher aqui em nosso Mosteiro mais de 50 jovens que vão dormir aqui. Lógico, neste Ano da Fé, temos consciência de que nossa fé é viva, age. Nós acompanhamos através de nossa oração e também contribuímos como podemos, ou seja, acolhendo estas jovens que se hospedarão aqui conosco.

Veja aqui o dia-a-dia das religiosas carmelitas:
 

Fonte: Canção Nova

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mulher faz aborto e é condenada pelo Tribunal de Justiça


Publicação: 20/11/2012 16:00 Atualização: 20/11/2012 16:31

O Tribunal do Júri de Taguatinga condenou, nesta terça-feira (20/11), uma mulher acusada de fazer um aborto em 2004. Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), ela foi condenada a um ano de prisão, a ser cumprido em regime inicial aberto.


De acordo com o texto da denúncia, em setembro de 2004, a acusada, em casa, fez uso de medicamento abortivo. A ação expulsou o feto, que tinha cinco meses. A criança nasceu no dia seguinte e resistiu durante 73 horas antes de morrer.

O homem que teria comprado os comprimidos e que era pai da criança insistiu para que a grávida tomasse o medicamento. Ele foi interrogado pela Justiça e recebeu uma proposta para que seu processo fosse suspenso desde que ele cumprisse obrigações judiciais. Por causa disso, ele não foi punido.

A mulher, segundo o TJDFT, não cumpriu as tarefas prometidas e teve o benefício revogado. De acordo com o processo, ela estaria proibida de “frequentar boates, inferninhos e congêneres e de ausentar-se do DF sem autorização do juízo”. Deveria também “prestar serviços à comunidade pelo período de oito horas semanais, pelo período de dois anos no Hospital Regional de Taguatinga”.

Fonte: CorreioWeb


Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Saias longas

As saias longas invadiram o Fashion Rio Inverno 2013, veja como usá-la de forma modesta!
 





Nossa Senhora Modestíssima, rogai por nós!

domingo, 11 de novembro de 2012

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Preparando-se para a Consagração a Nossa Senhora - TOTUS TUUS!


Seguindo os passos do Beato João Paulo II, chegamos agora ao auge da nossa “III Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria”, e milhares de pessoas, espalhadas em grupos por todo o Brasil, se preparam para fazer ou renovar a sua Consagração Total a Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de nossa Mãe Santíssima, pelo método de São Luis Montfort, no dia 08 de Dezembro de 2012 (Solenidade da Imaculada Conceição)!

 Comemoramos neste ano de 2012 os 300 anos do “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, e portanto, um motivo a mais para uma explosão de Consagração!
 Os que desejarem poderão se CONSAGRAR OU RENOVAR a sua Consagração, em grupo (de preferência na Santa Missa, rezando a oração da Consagração após a homilia ou a Comunhão) ou privadamente; os que desejarem fazer em grupo poderão fazê-lo presencialmente na Santa Missa celebrada pelo Pe. Paulo Ricardo no dia 08 de Dezembro, em Várzea Grande (ao lado de Cuiabá-MT), no Rincão do Meu Senhor.
A CONSAGRAÇÃO ou RENOVAÇÃO pode ser feita em qualquer lugar, mas os que desejarem fazer em grupo poderão fazê-lo presencialmente na Santa Missa celebrada pelo Pe. Paulo Ricardo no dia 08 de Dezembro, em Várzea Grande (ao lado de Cuiabá-MT), no Rincão do Meu Senhor.
 Convidamos os grupos de preparação para a Consagração Total, nas diversas cidades, que estão caminhando conosco, a organizar caravanas para Cuiabá, ou mesmo preparar uma Missa de Consagração nas suas respectivas cidades.
Os participantes da Campanha, por favor, leiam este texto na íntegra para que não haja dúvida.
ATENÇÃO: quem for se CONSAGRAR ou RENOVAR a Consagração, atente para enviar os seus dados no cadastro até o dia 30 de Novembro (ver abaixo), para ao final da nossa Campanha podermos quantificar os números.
PROGRAMAÇÃO
Data: 08/12/2012
Local: Rincão do Meu Senhor (Várzea Grande-MT)
- A partir das 15h:  Cantos, Oração, Pregação do Pe. Paulo Ricardo  e Adoração ao Santíssimo Sacramento
- 19h: inicia-se a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Paulo Ricardo, onde serão feitas e renovadas as Consagrações
Os que forem se Consagrar ou Renovar a Consagração poderào, evidentemente, convidar os seus amigos e familiares para participarem deste grande momento.
No dia 09/12/2012, no Domingo, Pe. Paulo Ricardo fará, na parte da manhã, um encontro privado com as pessoas que tenham vindo de outro lugares.

QUEM PODE SE CONSAGRAR EM NOSSA CAMPANHA? 

Todos que, nos grupos ou individualmente, se prepararam para fazer a sua Consagração Total a Nossa Mãe Santíssima, pelo método de São Luis Maria Montfort, no dia 08 de Dezembro de 2012, ou em datas próximas; podemos considerar do dia 25 de Novembro até o dia 12 de Dezembro de 2012 (Solenidade de Cristo-Rei) ao dia 12 de Dezembro de 2012 (Solenidade da Nossa Senhora de Guadalupe), datas em que algumas cidades as Consagrações serão feitas, por razões locais.
 De forma geral, recomendamos que NÃO se Consagre, e NEM MESMO que se inicie os 30 dias de preparação sem a leitura completa do “Tratado”, pois como poderá preparar-se bem para a Consagração, sem a conhecê-la bem? Além do mais, a Consagração é feita uma vez na vida, e portanto, é importante que se faça com esta preparação.
Aliás, a Consagração poderá ser feita em outro momento mais adiante, após a leitura do livro. Provavelmente organizaremos outras Campanhas para a Consagração em grupos em outras datas; e a Consagração também pode ser feita de forma individual, em uma data a livre escolha da pessoa.
Para quem ainda não tem o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, ele poderá ser adquirido através dos links abaixo , em versão PDF, impressa, áudio (CD) ou áudio (on-line), os que desejarem, poderão também baixar as orações para os 30 dias de preparação (08 de Novembro a 08 de Dezembro).

QUEM PODE RENOVAR A CONSAGRAÇÃO NA NOSSA CAMPANHA? 

Todos que já fizeram a Consagração Total pelo método de São Luis Maria Montfort, em absolutamente qualquer da data que tenha feito (a Consagração pode ser renovada, individualmente, todos os dias, inclusive).
Portanto poderão renovar todos os que se consagraram no dia 08 de Dezembro de algum ano, como também os que se consagraram em qualquer data. A data da Renovação NÃO depende necessariamente da data da Consagração.
Recomendamos que aqueles que renovarem a Consagração façam também os 30 dias de orações preparatórias (embora não seja imprescindível, e quem por alguma razão não o fizer,  poderá renovar tranquilamente).

ORAÇÕES PREPARATÓRIAS

Os 30 dias de orações preparatórias, para quem vai se Consagrar ou Renovar no dia 12 de Dezembro de 2012, iniciam-se no dia 08 de Novembro de 2012, Quinta-Feira.
As orações são indicadas no próprio “Tratado” (n. 227-233).
As orações de preparação poderão ser baixadas aqui (maiss abaixo, em “Material de Apoio” temos também em versão áudio).
Uma sugestão é que, durante o mês de preparação, se faça uma re-leitura do “Tratado”, quando, com certeza, muitas idéias se tornarão mais claras; e, se ainda não o fez, assista as 4 aulas do Pe. Paulo Ricardo, em que ele explica o “Tratado” parte por parte. 

FALHEI DURANTE OS 30 DIAS: O QUE FAZER?

Recomendamos, a nível geral, que por algumas falhas nas orações durante os 30 dias, não desista, e faça Consagração!
Pois como dissemos, ela é um ato interior, não depende necessariamente dos atos exteriores de preparação. Aliás, o demônio odeia esta consagração, e poderá se utilizar de um escrúpulo nosso em não ter cumprido 100% os atos de preparação, para nos tentar a desistir de fazer.
Por isso, recomendamos que não se desista por algumas falhas nesse sentido.
No caso de uma queda em pecado mortal, que haja, evidentemente, arrependimento e se busque a Confissão o mais rápido possível.

NO DIA DA CONSAGRAÇÃO (08 DE DEZEMBRO), O QUE SE FAZ?

- se ofereça algum tributo a Nosso Senhor e a Santíssima Virgem, em penitência as nossas infidelidades e em sinal de dependência Deles. Poderá ser algum jejum, ou penitência, ou ato de caridade a um necessitado (ver Tratado, n. 232).
- se utilize um sinal físico da Consagração, à ser levado sempre junto consigo (Tratado n.236-242). São Luis sugere usar “pequenas cadeias de ferro”, mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um (como uma Medalha da Santísisma Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel…); os que forem se Consagrar presencialmente poderão trazer um sinal físico da Consagração, à ser levado sempre junto consigo (ex, uma Medalha da Santíssisma Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel…); para os que se Consagrarem em Cuiab;a, estes sinais serão abençoados pelo Pe. Paulo Ricardo.
- se escreva em um papel a fórmula da Consagração, se assine e se guarde (a fórmula está na página 183 da edição do Tratado da Arca de Maria 281 do Tratado da Edição da Vozes, e se chama “Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria”, e também aqui). os que forem se Consagrar presencialmente, deverão trazer um papel com a fórmula da Consagração escrita, para durante a Santa Missa ou após ela, assinarem e guardarem este tesouro; a fórmula da Consagração pode ser baixada aqui.
- para a Consagração, se confesse (a Confissão poderá ser feita alguns dias antes, estando, evidentemente, sem pecado mortal para a Consagração) e se Comungue (Ver Tratado n. 231).
- os que forem SE CONSAGRAR OU RENOVAR a Consagração presencialmente com Pe. Paulo Ricardo deverão:
a. enviar os seus nomes até o dia 30 de Novembro de 2012
b. estar na celebração com veste adequada, de modo a expressar com a roupa “o respeito, a solenidade e a alegria”, como nos orienta o Catecismo da Igreja Católica ao falar da Eucaristia (n. 1387).
Trazemos aqui a fórmula para a Consagração (que deverá ser escrita por cada um que irá se consagrar, assinada e guardada).
  
IMPORTANTE: ENVIO DOS DADOS

Os que desejarem participar da nossa Campanha, FAZENDO OU RENOVANDO a sua Consagração, PRESENCIALMENTE OU NÃO (o Pe. Paulo Ricardo oferecerá o nome de todos na Missa), deverão enviar seus dados, enviando o formulário no link ao lado
Os dados das crianças deverão ser enviados normalmente, da mesma forma que dos adultos.
Os coordenadores dos diversos grupos de preparação para Consagração deverão estar atentos para enviar os dados dos membros do grupo que por ventura não tiverem acesso a internet.
Os que desejarem HOSPEDAGEM, poderão se informar pelo mail:

 MATERIAIS DE APOIO

Temos a disposição:
  • Aulas do Pe. Paulo Ricardo explicando parte por parte do “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” (foram aulas preparatórias para a Campanha de 2011) – versão on-line ou DVD
  • Oração para os 30 dias da preparação – em áudio (partes 1, 2, 3, 4 e 5)
As dúvidas de todos poderão ser respondidas também pelo mail:  duvidas@consagrate.com
Site de referência: http://www.consagrate.com

“Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará!”

Fonte: Consagra-te

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Moda do Paetê com Modéstia!

O paetê há anos é usado para eventos à noite; agora está aí com força total para ser usado também durante o dia. E para quem gosta de seguir a moda, que tal fazê-lo com modéstia? Aí vai alguns modelos para que as moças possam se inspirar e arrasar no dia-a-dia, em eventos e em festas, mormente de casamento, sem precisar mostrar partes (impróprias) do corpo e agradando a Deus!

Camisa de Paetê

Blazer de Paetê


Ótimos modelos para ir a casamentos

Saia de Paetê

Saia de Paetê

Esse vestido precisa ser um pouco maior no comprimento para guardar a modéstia







E quem disse que as mais cheinhas não podem usar paetê?

Esse decote pode mostrar mais do que o devido, assim, cuidado com ele, faça menor


 Detalhe de Paetê no Bolso




Fonte Pluz Size: Plus Size Curvy, Oficina da Moda e Vickttoria Vick (muitas pelas modestas)

Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, rogai por nós!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bebê nasce sem cérebro e vive por três anos

"Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome." (Is 49, 1)

“Ele nos ensinou a ser uma família”, diz a avó do menino



O americano Nickolas Coke nasceu com anencefalia, condição que significa que ele só tinha o tronco cerebral. Enquanto a maioria das crianças com o problema morre pouco tempo depois de nascer, o menino surpreendeu os médicos ao viver por três anos, segundo noticiou o jornal britânico Daily Mail, com informações do KOAA.com, no Colorado.

“Ele nunca foi ligado a qualquer máquina, tubos, nada”, contou a avó do menino, Sherri Kohut. “Ele nos ensinou tudo, ensinou o amor, como ser uma família”, reforçou.

A avó, que estava com Nickolas quando ele morreu, no dia 31 de outubro, contou que o neto parou de respirar depois que teve dificuldades respiratórias ao longo da manhã. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu.

Durante a pequena vida do garoto, a família fez o que pode para ele, levando-o para viagens em zoológicos, acampamentos - apesar de sua condição, que fazia com que tivesse várias convulsões.

Crianças anencéfalas são incapazes e pensar e ter emoções. Nickolas também jamais poderia falar, comer ou andar. Apesar disso, a família acredita que ele estava crescendo, não só fisicamente, como também mentalmente. “Ele era nosso herói. Ele sempre será lembrado”, diz a avó.

No Brasil, a anencefalia atinge 1 a cada 700 nascimentos. Em abril deste ano, uma decisão inédita do Supremo Tribunal Federal concedeu às mulheres grávidas com fetos anencéfalos o direito de interromper a gravidez. Depois da notícia, o Conselho Federal de Medicina formou uma comissão para esclarecer os critérios de diagnóstico da má-formação.

Foto: reprodução/ Facebook

Fonte: Globo

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Comemoração de Todos os Fiéis Falecidos - Dia 02 de Novembro

"Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia." (Jo 6, 40) 

A comemoração dos fiéis falecidos, a 2 de novembro, teve origem no mosteiro beneditino de Cluny. O papa Bento XV, no tempo da primeira guerra mundial, concedeu a todos os sacerdotes a faculdade de celebrar "três missas" neste dia.


"Nos ritos fúnebres para seus filhos, celebra a Igreja com fé o Mistério pascal, na firme esperança de que os que se tornaram, pelo batismo, membros de Cristo morto e ressuscitado, passem com ele através da morte à vida. É necessário, porém, que sua alma seja purificada, antes de ser recebida no céu com os santos e os eleitos, enquanto o corpo espera a bem-aventurada esperança da vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos".

Em nossa vida nunca temos o suficiente; vivemos voltados para um contínuo "amanhã", do qual esperamos sempre "mais": mais amor, mais felicidade, mais bem-estar. Vivemos impelidos pela esperança. Mas no fundo dessa nossa dinâmica de vida e esperança se oculta, sempre à espreita, o pensamento da morte; um pensamento ao qual não nos habituamos e que quereríamos expulsar. No entanto, a morte é a companheira de toda nossa existência; despedidas e doenças, dores e desilusões são dela sinais a nos advertir.

A morte, um mistério

A morte permanece para o homem um mistério profundo. Mistério cercado de respeito também pelos que não crêem.
Ser cristão muda alguma coisa no modo de considerar e enfrentar a morte? Qual a atitude do cristão diante da pergunta sobre o sentido último da existência humana, que a morte nos põe continuamente? A resposta se encontra na profundeza da nossa fé. Para o cristão, a morte não é o resultado de uma luta trágica que se deva afrontar com frieza e cinismo. A morte do cristão segue as pegadas da morte de Cristo: um cálice amargo, porque fruto do pecado, a beber até o fim, porque é a vontade do Pai, que nos espera de braços abertos do outro lado do limiar; morte que é uma vitória com aparência de derrota; morte que é essencialmente não-morte: vida, glória, ressurreição. Como se dará tudo isso precisamente não podemos saber; não cabe ao homem medir a imensidade do dom e das promessas de Deus. A despedida dos fiéis é acompanhada da celebração eucarística, memória da morte de Jesus na cruz e penhor da sua ressurreição. O prefácio tem um tom de humana suavidade e divina certeza: "Nele refulge para nós a esperança da feliz ressurreição. E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Ó Pai, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada, e desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível".

Liturgia

Quando o dia 2 de novembro cai em domingo, este dá lugar à liturgia pelos fiéis defuntos.
O Lecionário dominical e festivo propõe três esquemas de leituras escolhidas entre todas as elencadas para as missas dos defuntos. É sempre possível escolher outras leituras entre as indicadas para a liturgia dos defuntos se motivos pastorais ou particulares situações da assembléia o requeiram.
O Missal Romano apresenta três formulários distindos de orações para a celebração. Há sempre possibilidade de escolher dos três formulários as leituras ou orações que se adaptem melhor às situações concretas da assembléia que participa da liturgia.
Na missa não se diz o Glória nem o Creio.
A Igreja conceda Indulgências Plenárias para o Dia de Finados, veja sobre isso, AQUI!

I Missa

I Leitura Jó 19, 1.23-27a
Salmo 26 (27)
II Leitura Rm 5, 5-11
Evangelho Jo 6, 37-40
 
II Missa

I Leitura Is 25, 6a.7-9
Salmo 24 (25)
II Leitura Rm 8, 14-23
Evangelho 25, 31-46

III Missa

I Leitura Sb 3, 1-9
Salmo 41 (42)
II Leitura Ap 21, 1-5a.6b-7
Evangelho Mt 5, 1-12

Fonte: Missal Cotidiano e Missal Dominical

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente os que mais precisarem.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ressurreição dos Mortos ou Ressurreição da Carne?

O correto é falar ressurreição dos mortos ou da carne?

As duas formas são corretas, como ensina o pe. Paulo Ricardo nesse vídeo. Veja:



Fonte: Christo Nihil Praeponere

"Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem! Amém!"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...