Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

É possível se casar com alguém que é divorciado?

A Palavra de Deus diz:

"Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: "É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?" 
Respondeu-lhes Jesus: "Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 'Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?´ Assim, já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu".
Disseram-lhe eles: "Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?"
Jesus respondeu-lhes: "É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério". (Mateus 19, 3-9)

Temos que diferenciar se a pessoa foi casada somente no civil ou viveu em união estável (que para a Igreja não é casamento nenhum) ou se foi casada também na Igreja Católica.

Se a pessoa com quem você quer casar foi casada somente no civil (união estável) e está divorciada, você pode sim contrair matrimônio na Igreja Católica com ela, uma vez que para a Igreja ela nunca foi casada.

Se a pessoa com quem você quer casar já foi casada na Igreja Católica (recebeu o sacramento do matrimônio), temos duas possibilidades:

a)  Você não pode casar na Igreja Católica com essa pessoa pois ela já recebeu o sacramento do matrimônio e na Igreja Católica NÃO HÁ a figura do divórcio (presente somente no âmbito civil);

b) Você pode sim contrair matrimônio na Igreja Católica com ela, DESDE QUE, o matrimônio anterior dessa pessoa na Igreja Católica tenha sido DECLARADO NULO (ou seja, que nunca existiu perante a Igreja) pelo Tribunal Eclesiástico.

Veja o que o pe. Paulo Ricardo nos ensina:



Fonte: Christo Nihil Praeponere e Bíblia

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós que recorremos a vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...