Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O que é um Dogma?

O Dogma é uma verdade de fé.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que:

"O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão (católico) a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades que com estas têm uma conexão necessária.

Há uma conexão orgânica entre nossa vida espiritual e os dogmas. Os dogmas são luzes no caminho de nossa fé que o iluminam e tornam seguro. Na verdade, se nossa vida for reta, nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé.

Os laços mútuos e a coerência dos dogmas podem ser encontrados no conjunto da Revelação do Mistério de Cristo. "Existe uma ordem ou 'hierarquia' das verdades da doutrina católica, já que o nexo delas com o fundamento da fé cristã é diferente".

Quando o sucessor de Pedro, o Papa, define solenemente um dogma, não é que apresenta uma "nova verdade" para ser crida; simplesmente nos dá pública notícia de que se trata de uma verdade que data do tempo dos Apóstolos e na qual, por conseguinte, devemos crer.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica e o livro A Fé Explicada de Leo J. Trese

Jesus, Maria e José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...