Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Como nós estamos comungando?


Como é a nossa participação na Santa Missa?

Como estamos recebendo a Santa Comunhão?

1) Só sacramentalmente, como os pecadores?
2) Sacramentalmente e Espiritualmente?
3) Saímos da Santa Missa correndo, após a Comunhão?

Vejam esse vídeo onde o pe. Paulo Ricardo fala sobre como devemos receber Jesus Sacramentado.
 

Fonte: Christo Nihil Praeponere

Jesus Sacramentado, Nosso Deus Amado!

domingo, 28 de abril de 2013

Carta aos Consagrados - 2013: "A causa da nossa alegria!"

Venha a nós o Reino de Jesus Cristo, por meio do Reino de Maria! 


O "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" permaneceu praticamente desconhecido do grande público católico até o ano de 2012, quando foi celebrado os 300 anos de sua publicação e houve um grande esforço de divulgação dessa valiosa obra de São Luís Maria Grignion de Montfort. O resultado foi um número elevado de consagrações por todo o Brasil.
Porém, a divulgação do Tratado foi apenas o primeiro passo. Aumentando o número de consagrados, aumentará também o interesse das pessoas acerca da Consagração e de tudo que a envolve. Caberá aos consagrados estarem preparados para responder às perguntas que, com a graça de Deus, virão. Sejamos, portanto, os Apóstolos da Consagração!

Em Fátima, Maria Santíssima nos disse: "Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração." E prometeu: "Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará". Este triunfo é identificado por São Luís como o Reino de Maria nos corações (TVD, n. 37-38), e por meio Dela, o Reino Eucarístico de Jesus Cristo (TVD, n. 1) e a ação abundante dos dons do Espírito Santo nas almas ("TVD, n. 217). Que venha o Triunfo!

No dia 11 de fevereiro de 2013, pouco antes da publicação desta carta, fomos surpreendidos pela notícia de que o Santo Padre Bento XVI apresentara a sua declaração de renúncia. Somos gratos pelo bem que Bento XVI fez à Santa Igreja e pelo legado deixado ao seu Sucessor. Como consagrados à Virgem Maria, busquemos, como Bento XVI nos deu o exemplo, sermos verdadeiros adoradores de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Própria Hóstia Consagrada, tratando o Corpo de Deus com toda adoração, amor, zelo e reverência. Busquemos também crescer no amor à Santa Igreja, sobretudo amando, conhecendo, estudando e propagando também o Catecismo da Igreja Católica, de maneira especial neste Ano da Fé, como o próprio Bento XVI tanto nos exortou.

Em 2013, teremos a nossa IV Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria. É o ano também em que o Brasil receberá o Papa na "Jornada Mundial da Juventude", no Rio de Janeiro. Por isso, nossos olhares se voltam com mais intensidade para os jovens, a exemplo do Beato João Paulo II, o qual esperamos ansiosamente que seja canonizado. É ele o Papa de Maria, Consagrado pelo método de São Luís sob o lema "Totus Tuus". Com esse ardor pela salvação das almas, nada mais natural que tenha inspirado a JMJ, levando ao mundo a Cruz e o Ícone da Virgem Maria.
Como João Paulo II, vamos nos entregar especialmente pela santificação dos jovens, divulgando entre eles esta Consagração, empenhando-nos ao máximo para que se consagrem. Que tenhamos todo amor, paciência, santidade e criatividade para isso.

O Santo Padre Bento XVI, em sua mensagem dirigida à Jornada Mundial da Juventude de 2012, disse que "Maria (…) é chamada «causa da nossa alegria» porque nos deu Jesus. Ela introduzir-vos-á naquela alegria que ninguém vos poderá tirar!". Rezemos para que, de fato, a Virgem Maria seja a causa da alegria da Juventude Católica no Brasil, também pela vivência da Consagração Total a Ela!
Peçamos a Deus também que a Consagração, enquanto meio para renovação e vivência plena do nosso Batismo (TVD, n. 126-130), possa suscitar santas e numerosas vocações ao sacerdócio, à vida consagrada, à vida missionária e famílias santas que possam gerar filhos santos para Deus! É a Virgem Maria Quem gera o Cristo em nós (TVD, n. 30-35), e por isso Ela é também a Mãe das Vocações.

Algumas questões práticas:


DATA DE CONCLUSÃO DA IV CAMPANHA NACIONAL: A data da conclusão da IV Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria já está marcada: 08 de dezembro de 2013, Solenidade da Imaculada Conceição. Como será em um Domingo, facilitará para que, conforme a possibilidade e conveniência de cada local, realizemos encontros de dois dias (07 e 08 de Dezembro).

CONSAGRA-TE: Para que as Consagrações se propaguem, é importante realizarmos em cada cidade, um encontro com o nome de "Consagra-te", no qual deve ser apresentada a proposta da Consagração Total pelo método de São Luís. A partir desse encontro devem ser formados grupos de preparação. Se a data escolhida para a Consagração for o dia 08 de dezembro, sugerimos que o "Consagra-te" ocorra até o mês de setembro, no máximo. Deve haver um tempo razoável para que as pessoas possam ler e estudar o "Tratado...", bem como para fazer as orações preparatórias.

MEMÓRIA DE SÃO LUÍS MONTFORT: Celebramos solenemente a memória de São Luís Maria Grignion de Montfort no dia 28 de Abril. É importante que os consagrados se lembrem dessa data em suas paróquias, comunidades e grupos. Ela é uma excelente maneira de propagar a Consagração Total.

SÚPLICA PARA O ANO MARIANO EM 2016-2017 e DOUTORIZAÇÃO DE SÃO LUÍS: Em 2017 será celebrado o centenário das aparições da Santíssima Virgem em Fátima e a preparação já começou. Da mesma forma, em 2016, serão celebrados os trezentos anos da morte de São Luís Maria. Portanto, supliquemos a Deus e ao Papa a graça de um Ano Mariano em 2016-2017, bem como a elevação São Luís Maria Grignion de Montfort ao caráter de Doutor da Igreja.

IMPORTANTE: Convocamos todos os Consagrados, dos vários grupos, movimentos e comunidades, para se unirem em oração conosco nestes empreendimentos, a oferecerem jejum e penitência a Deus por meio da Santíssima Virgem em vista que os Seus Planos se realizem, e para tomarem as devidas iniciativas para que estes eventos aconteçam em suas cidades.
Estas são as aspirações dos representantes da Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria, reunidos no Encontro Nacional de Lideranças Católicas e Pró-Vida, realizado nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2013, na cidade de Luziânia-GO.
Equipe Consagra-te - 11 de fevereiro de 2013, 155 anos das aparições da Santíssima Virgem em Lourdes, na França. | consagrate.com


TOTUS TUUS!!!
POR FIM, MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Qual a melhor maneira de Comungar e Quais os nossos Méritos?

Qual a diferença de receber somente a Hóstia (Corpo) e a Comunhão sob as duas espécies (Corpo e Sangue)? Qual a melhor maneira de comungar? E o que a Igreja nos ensina a respeito?

Veja o que nos ensina o pe. Alex nesse vídeo dos Arautos do Evangelho:
 
    


Fonte: TV Arautos

Jesus Sacramentado, Nosso Deus Amado!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Onde e Quando Morreu Maria?

A Bíblia não relata a morte de Maria, Mãe de Jesus, porém, a tradição da Igreja Católica nos diz que os cristãos celebravam a "dormição" de Maria. Entenda mais sobre isso vendo o vídeo do pe. Alex do Arautos do Evangelho onde trata sobre a morte, ressurreição e assunção de Nossa Senhora ao Céu.

           

Fonte: TV Arautos

Santa Maria, Mãe de Deus Filho, rogai por nós!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Beleza da Noiva Modesta!

Hoje, infelizmente, é muito difícil vermos uma noiva vestir-se de forma modesta no dia do seu casamento e também é muito difícil para uma noiva que quer vestir-se com modéstia encontrar um vestido apropriado e bonito que a agrade.

O mais comum é vermos noivas de tomara-que-caia, seja por falta de opção, seja porque colocaram na cabeça dela que esse tipo de roupa veste bem qualquer pessoa, noiva, e não tem problema vestí-lo no dia do seu casamento, mesmo que esse seja realizado numa Igreja. Isso quando elas não optam por um vestido super, hiper decotado, seja na frente, seja nas costas.

Já falamos várias vezes aqui que o decote, costas nuas e o tomara que caia não são roupas apropriadas para usarmos em uma Igreja, nem na Santa Missa, nem no batizado, muito menos em um casamento.

Assim, aqui vão algumas opções de vestidos modestos para as noivinhas que querem ficar bonitas, elegantes e modestas no dia mais importante de suas vidas.

Marcela Leifert e seu pai

Marcela veste um Elie Saab


E na segunda edição do Fashion Casar, que aconteceu em SP nesse final de semana, as noivas puderam ver alguns vestidos modestos e belíssimos de marcas internacionais. Vejam aqui:


White Hall

White Hall

White Hall

Monique Lhuillier

Oscar de La Renta

Fonte: MSN

Nossa Senhora Modestíssima, rogai por nós!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Dogma da Maternidade Divina de Nossa Senhora (Nossa Senhora Mãe de Deus)

O Dogma que nos diz ser Nossa Senhora a Mãe de Deus foi proclamado há muitos anos, por volta do séc. IV, d.C. pelo Papa Celestino I mas, ainda hoje, muitas pessoas tem dúvidas sobre isso: Como Maria pode ser mãe de Deus? Já que Ele é o criador e ela é a criatura?

Para esclarecer esses questionamentos e entender esse Dogma, vejam o vídeo onde o pe. Alex fala sobre o Dogma da Maternidade Divina de Maria e como ele foi proclamado pela Igreja.

       
A Maternidade Divina de Nossa Senhora tem sua Festa no dia 01 de Janeiro (Dia da Santa Mãe de Deus) e é considerado um Dia Santo.

Fonte: TV Arautos

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Quais são os Dogmas Marianos?

SALVE MARIA!


Já sabemos que o Dogma é uma verdade de fé na qual devemos crer. Assim, sobre Nossa Senhora, a Igreja Católica nos ensina quatro verdades que devemos crer e defender, quais sejam:

1) Maternidade Divina de Nossa Senhora (Nossa Senhora Mãe de Deus)
2) Virgindade Perpétua de Nossa Senhora 
3) Imaculada Conceição de Maria 
4) Assunção de Nossa Senhora ao Céu

Vejam esse vídeo onde o irmão da Arautos do Evangelho nos fala sobre os Dogmas Marianos:
 


Fonte: TV Arautos

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus. 
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos
sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Qual é a posição que o sacrário deve ocupar na Igreja?

A Instrução Geral ao Missal Romano determina sobre o local do Sacrário (Tabernáculo) o seguinte:

314. Conforme a arquitectura de cada igreja e de acordo com os legítimos costumes locais, guarde-se o Santíssimo Sacramento no sacrário, num lugar de honra da igreja, insigne, visível, devidamente ornamentado e adequado à oração.
Habitualmente, o tabernáculo deve ser único, inamovível, feito de material sólido e inviolável, não transparente, e fechado de tal modo que evite o mais possível todo o perigo de profanação.
315. Está mais de harmonia com a natureza do sinal que no altar em que se celebra a Missa não esteja o sacrário onde se guarda a Santíssima Eucaristia. A juízo do Bispo diocesano o sacrário pode colocar-se:
a) ou no presbitério, fora do altar da celebração, com a forma e a localização mais convenientes, sem excluir algum altar antigo que já não se utilize para celebrar (n. 303);
b) ou também nalguma capela adequada à adoração e oração privada dos fiéis, que esteja organicamente unida à igreja e visível aos fiéis cristãos.

Veja o que o pe. Paulo Ricardo ensina sobre o assunto, inclusive nos lembrando o que o Papa Bento XVI nos fala na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis:

O lugar do sacrário na igreja
69. Ainda relacionado com a importância da reserva eucarística e da adoração e reverência diante do sacramento do sacrifício de Cristo, o Sínodo dos Bispos interrogou-se sobre a devida colocação do sacrário dentro das nossas igrejas. Com efeito, uma correcta localização do mesmo ajuda a reconhecer a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento; por isso, é necessário que o lugar onde são conservadas as espécies eucarísticas seja fácil de individuar por qualquer pessoa que entre na igreja, graças nomeadamente à lâmpada do Santíssimo perenemente acesa. Tendo em vista tal objectivo, é preciso considerar a disposição arquitectónica do edifício sagrado: nas igrejas, onde não existe a capela do Santíssimo Sacramento mas perdura o altar-mor com o sacrário, convém continuar a valer-se de tal estrutura para a conservação e adoração da Eucaristia, evitando porém colocar a cadeira do celebrante na sua frente. Nas novas igrejas, bom seria predispor a capela do Santíssimo nas proximidades do presbitério; onde isso não for possível, é preferível colocar o sacrário no presbitério, em lugar suficientemente elevado, no centro do fecho absidal ou então noutro ponto onde fique de igual modo bem visível. Estas precauções concorrem para conferir dignidade ao sacrário que deve ser cuidado sempre também sob o perfil artístico. Obviamente, é necessário ter em conta também o que diz a propósito a Instrução Geral do Missal Romano. Em todo o caso, o juízo último sobre esta matéria compete ao bispo diocesano.



Fonte: Christo Nihil Praeponere

Santa Maria, Sacrário Vivo, rogai por nós!

Casa de Amparo a gestantes é interditada no RJ

Maria das Dores Hipólito Pires (Doris Hipólito)
O relato abaixo é a indicação do muito de errado e absurdo que acontece no Brasil atual. Em uma semana em que ficamos sabendo que os pais agora serão obrigados a matricularem seus filhos na pré-escola a partir dos 4 anos, em um claro abuso por parte do Estado, que quer cada vez mais servir como tutor de nossos filhos, vemos este mesmo Estado esticando seus tentáculos para atingir aqueles que tentam fazer o que o Estado escolhe não fazer, principalmente por motivos ideológicos.

Primeiramente, um esclarecimento. Maria das Dores Hipólito Pires (Doris Hipólito) é uma conhecida liderança pró-vida do estado do Rio de Janeiro. Atuando na região de Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense, Doris ajuda inúmeras gestantes que passam por dificuldades, vítimas de violência doméstica e em outras situações de risco. Ela fundou a Casa de Amparo São Frei Galvão exatamente para que este seu trabalho fosse mais efetivo e aumentasse a qualidade do serviço que é prestado às gestantes necessitadas.

O que Doris relata abaixo é um emblema do que vem acontecendo em nosso país, mas, mais até do que isto, é uma indicação do quanto incomoda qualquer iniciativa pró-vida. O que o Estado quer é oferecer pílulas do dia seguinte, preservativos, esterilizações, buscar uma legislação permissiva ao aborto, etc.; mas quando uma pessoa faz um trabalho voluntário que busca ajudar mulheres e famílias em dificuldades, mas desejosos de darem seus filhos à luz, o Estado cria dificuldades.

Isto é um absurdo total! Estamos falando de vidas humanas. Estamos falando de mulheres que poderão ficar desamparadas durante uma época de extrema dificuldade em suas vidas, estamos falando de crianças em risco de não virem a luz, de pessoas que não receberão qualificação profissional que poderá significar a possibilidade ou não de uma vida mais digna.

Abaixo segue o relato feito por Doris.


***


Gostaria de fazer um comunicado e solicitar sua orientação quanto aos fatos que passo a relatar:

A Casa de Amparo Pró-Vida São Frei Galvão recebeu ontem, dia 04/03/2013, às 11h, a visita da Dra. Márcia Araújo Pinto Lessa, Promotora de Justiça de Nilópolis, e das assistentes sociais Geane Pierre e Fátima Matos.

Esclareço que a Casa de Amparo Pró-Vida São Frei Galvão é uma instituição católica beneficente que tem como objetivo defender a vida da mulher grávida e do bebê no ventre materno. Sua missão principal é ajudar gestantes vítimas de violência doméstica ou risco social. Na Casa de Amparo São Frei Galvão, tais mulheres encontram abrigo seguro, recuperam a auto-estima, e voltam a sentir esperança, grande virtude cristã. A Casa conta com doações espontâneas de pessoas de boa vontade e com o trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas. 

Prosseguindo o relato: a Promotora e as assistentes sociais foram recebidas pela gestante Eloá Gonçalves, grávida de oito meses, a quem informaram que fariam uma fiscalização e a quem, na verdade, interrogaram. 

Em dado momento durante a visita, elas pediram à gestante para dirigir-se ao portão da Casa para pegar uma bolsa com o motorista do carro. A gestante o fez e, ao retornar com a bolsa, surpreendeu-se, pois viu que estavam tirando fotos da Casa.

Ao chegarem à cozinha, pediram à gestante para pegar a chave para abrir os armários, e fotografaram. Dirigiram-se à área onde são oferecidos cursos de Corte e Costura, Overloque e Colarete, no momento em reforma, e também fotografaram. 

Cerca de uma hora mais tarde, eu, Maria das Dores Hipólito Pires, Presidente da Casa de Amparo Pró-Vida São Frei Galvão, cheguei ao local e vi que a gestante Eloá estava sendo interrogada. Logo a seguir, também fui interrogada. 

Perguntaram-me a respeito dos recursos materiais e humanos para a manutenção da Casa: quem pagava o aluguel; quem fazia as doações; se eu tinha em mãos o Livro Caixa; se havia profissionais como psicólogo/a, assistente social, cozinheira, nutricionista e segurança, e se havia carro com motorista.

Também fui indagada sobre alguns cartazes que cita a palavra aborto e se já houve mãe querendo entregar o filho para adoção.

Pediram-me cópia do Estatuto e da Ata, do Programa de Trabalho e do Livro Caixa. Eu apenas tinha uma fotocópia da Ata. Comprometi-me, então, a providenciar as demais fotocópias. 

Ao final, a Promotora disse-me que a Casa nem deveria existir e que para que possa continuar funcionando, precisamos cumprir todas as exigências. Ela também disse que a partir daquele momento a Casa não poderia receber mais ninguém, pois estava sendo interditada.

Fui convocada a comparecer a uma Audiência no dia 30/04/2013, às 10h30, ao Fórum da Promotoria de Violência Doméstica, sala 308.

Disse a Promotora: “Quanto à gestante Elóa, ela poderá ficar na Casa até o dia 30/04/2013. Procure a família ou algum parente dela, pois esta Casa não pode funcionar como Amparo. Vocês podem entregar enxovais, mas não podem abrigar mulheres, até que as exigências sejam cumpridas”.

Fomos expressamente proibidas de recebermos gestantes menores de idade, mesmo que tenham sido encaminhadas por órgãos públicos.

Não me foi apresentado qualquer pedido para notificação ou fiscalização tampouco me solicitaram permissão para fazer as fotos ou abrir os armários. Não me pediram para assinar qualquer documento. Todas as exigências foram feitas apenas verbalmente.

Peço que, por favor, me oriente quanto ao modo como devo proceder.

Paz e Bem.

Atenciosamente,

Maria das Dores Hipólito Pires (Doris Hipólito) Fundadora da Casa de Amparo Pró-Vida São Frei Galvão
 
Veja um vídeo onde a Sra. Doris Hipólito fala sobre o assunto:


 
 
Nossa Senhora Mãe da Divina Misericórdia, rogai por nós!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Palavras do Papa Francisco na Oração do Regina Coeli

Durante o Tempo Pascal, que vai até o domingo de Pentecostes, não se reza o Ângelus mas, o Regina Coeli (Rainha do Céu). Hoje, ao fazer essa oração, o Papa Francisco nos deixou as seguintes palavras:


Palavras do Papa na oração do Regina Coeli - 01/04/2013 

Regina Coeli
Praça São Pedro – Vaticano
Segunda-feira, 1º de abril de 213

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos irmãos e irmãs,

Bom dia e boa Páscoa a todos vocês! Agradeço-vos por terem vindo também hoje em grande número, para compartilhar a alegria da Páscoa, mistério central da nossa fé. Que a força da Ressurreição de Cristo possa atingir cada pessoa – especialmente quem sofre – e todas as situações mais necessitadas de confiança e esperança.

Cristo venceu o mal de modo pleno e definitivo, mas espera também nós, os homens de cada tempo, acolher esta vitória na nossa vida e nas realidades concretas da história e da sociedade. Por isto parece-me importante destacar aquilo que hoje pedimos a Deus na liturgia: “Ó Pai, que fazes crescer a tua Igreja doando-lhe sempre novos filhos, concede a teus fiéis expressar na vida o sacramento que receberam na fé” (Oraz. Coleta da Segunda-Feira da Oitava de Páscoa).
 
É verdade, o Batismo que nos faz filhos de Deus, a Eucaristia que nos une a Cristo, devem transformar-se em vida, traduzir-se, isso é, em atitudes, comportamentos, gestos, escolhas. A graça contida nos Sacramentos pascais é um potencial de renovação enorme para a existência pessoal, para a vida das famílias, para as relações sociais. Mas tudo passa pelo coração humano: se eu me permito alcançar a graça de Cristo ressuscitado, se me permito mudar naquele meu aspecto que não é bom, que pode fazer mal a mim e aos outros, eu permito à vitória de Cristo ter sucesso na minha vida, ampliar a sua ação benéfica. Este é o poder da graça! Sem a graça não podemos nada. Sem a graça não podemos nada! E com a graça do Batismo e da Comunhão eucarística posso me tornar instrumento da misericórdia de Deus, daquela bela misericórdia de Deus!
 
Expressar na vida o sacramento que recebemos: eis, queridos irmãos e irmãs, o nosso compromisso cotidiano, mas direi também a nossa alegria cotidiana! A alegria de sentir-se instrumentos da graça de Deus, como ramos da videira que é Ele próprio, animados pela seiva do seu Espírito!
 
Rezemos juntos, em nome do Senhor morto e ressuscitado, e pela intercessão de Maria Santíssima, para que o Mistério pascal possa operar profundamente em nós e neste nosso tempo, para que o ódio deixe lugar ao amor, a mentira à verdade, a vingança ao perdão, a tristeza à alegria.

Fonte: Canção Nova

Para ver a Oração Regina Coeli (Rainha do Céu) - que no Tempo Pascal deve ser feita no lugar do Ângelus - CLIQUE AQUI!

Rainha do Céu, rogai por nós!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...