Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Conselhos de três grandes santas doutoras da Igreja

No início deste ano, para a nossa vida espiritual, Padre Paulo Ricardo propõe uma meta, um objetivo, a partir de três conselhos de três grandes santas doutoras da Igreja: Santa Teresa d’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus; Santa Teresa de Lisieux, mais conhecida no Brasil como Santa Teresinha do Menino Jesus; e Santa Catarina de Sena. Os três conselhos, destas três grandes santas, seguem as indicações do livro “Doctoras de la Iglesia”, do Padre Antonio Royo Marín. Resumimos estes conselhos em três partes, que podem ser lidas e aprofundadas através do vídeo, ou áudio, com a explicação completa destas três metas propostas para 2014. 



O primeiro conselho foi extraído dos ensinamentos de Santa Teresa d’Ávila. Na sua época, pensava-se que conforme a pessoa crescia espiritualmente deveria deixar de lado a reflexão sobre a humanidade de Cristo, sua Paixão, seu amor por nós, ou seja, a meditação concreta sobre o Evangelho. Quanto mais alto o nível de vida mística, maior deveria ser a contemplação da Trindade. Santa Teresa não concordava com isso e dizia que em todas as etapas da vida espiritual a meditação sobre a humanidade de Cristo é necessária. Pois, Jesus é o caminho. Em sua obra “Caminho de Perfeição”, Teresa d’Ávila nos ensina a utilizar imagens de Cristo crucificado e, olhando para elas, meditar sobre o grande amor que Deus tem por nós. Pois, a morte de Cristo na Cruz é a realidade concreta do amor de Deus por nós. Deus nos ama e somos chamados a contemplar o seu amor em Jesus Cristo crucificado.

O segundo conselho é de Santa Teresa de Lisieux. Trata-se de como responder ao amor de Deus. Santa Teresinha teve sua intuição básica ao perceber que existem almas, as dos grandes santos, homens e mulheres escolhidos por Deus, que formam uma elite espiritual, que a imensa maioria da humanidade, não consegue imitar. Mas, existem também as pequenas almas, que também podem amar Deus, ainda que não de forma heroica como os grandes santos, mas de forma ordinária, comum. Todos somos chamados a transformar cada um dos pequenos atos de nossas vidas em amor a Deus, a oferecer tudo por amor a Jesus, estejamos bem ou mal, alegres ou tristes, contentes ou frustrados. Somos chamados a amar de volta Aquele que nos amou por primeiro.

O terceiro conselho nos é dado por Santa Catarina de Sena, que nunca viveu num convento, mas era celibatária, embora não tivesse feito os votos religiosos. Santa Catarina nos ensina que a conversão dos pecadores deve ser buscada por todos, para que Deus seja glorificado, o que faz de todos nós apóstolos. Devemos amar o próximo por amor a Deus, amar a nós mesmos por amor a Deus, amar a Deus porque Deus nos amou por primeiro, e não pelo que Ele pode nos dar. Deus é a motivação pela qual devemos amar. Por isso, o apostolado, a pregação, o sacrifício, a intercessão pela conversão dos pecadores, todas as nossas boas obras devem ter como foco principal o amor para com Deus. Pois, Deus é o sentido das nossas vidas e do nosso apostolado.

Portanto, como primeiro objetivo para este ano, devemos ter sempre diante dos nossos olhos o amor de Deus encarnado e a cruz de Cristo, lembrando-nos sempre que Ele nos amou por primeiro. O segundo consiste em respondermos ao amor de Deus nos pequenos gestos e atos ordinários do dia a dia. O terceiro é sermos missionários, levando as pessoas a Deus, para dar maior glória a Ele. Devemos fazer tudo como um ato de amor ao Senhor e levar seus filhos dispersos de volta para casa. Estes são três conselhos, de três grandes doutoras da Igreja, que podem ser nosso projeto de vida espiritual para o ano de 2014. Que a Virgem Maria nos ajude a acolher os ensinamentos destas grandes santas da Igreja e a colocá-los em prática em nossas vidas. Nossa Senhora, Rainha de todos os santos, rogai por nós!


Santa Teresinha, Santa Teresa e Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...