Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Respondendo uma Questão sobre o Matrimônio

Como o blog não está ajudando e não estou tendo sucesso em responder a dúvida de uma pessoa, resolvi colocar aqui a resposta.

A nossa irmã e seu esposo são católicos e fizeram toda a preparação para casar na Igreja Católica, ocorre que o sacerdote não pode celebrar e a cerimônia foi feita por um bispo anglicano. A dúvida é se o matrimônio é válido e se pode fazer a renovação dos votos.

Salve Maria,

Fiquei na dúvida se você casou dentro do Templo Católico ou fora dele (buffet/templo anglicano).

O casamento válido se dá pelo consentimento dos noivos e não pela presença do sacerdote, embora seja necessário um representante da Igreja: diácono e até leigos podem celebrar matrimônio, desde que delegados pelo Bispo/Sacerdote.

O seu matrimônio pode ou não ser válido, dependendo de como ocorreu e se ocorreu em conformidade com o disposto no Código de Direito Canônico.

Se eu estivesse no seu lugar, antes de tudo:

a) Ia na Paróquia (católica) onde foi feita a preparação, correu os proclamas, onde foi feito o casamento, para vê se nos documentos dela consta o seu matrimônio.
Se lá constar que você é casada, pode renovar os seus votos tranquilamente.

b) Se lá não constar o seu matrimônio você tem duas opções:

1) Procurar o pároco e relatar o ocorrido pedindo que ele proceda a Sanação Radical (veja mais sobre ela aqui: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/04/o-sacramento-do-matrimonio-parte-3.html), você não precisará casar novamente, mas será sanado o erro que tornou o seu matrimônio inválido. Depois de sanado, você poderá renovar os seus novos tranquilamente;

2) Procurar o seu pároco e relatar o ocorrido e fazer da "renovação" dos votos o seu matrimônio. ;)

Lembre-se que:

a) Se vc não for casada validamente não poderá comungar/confessar-se até o final do processo de sanação ou até casar, como queira;

b) Procure a Igreja onde deve estar anotado o seu matrimônio e converse com o pároco que irá te orientar e dá entrada na sanação radical (se preciso), caso seu matrimônio não seja válido.

Espero ter ajudado.
Boa Sorte.
Que Deus te abençõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...