Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Resposta sobre Batismo

Como não estou conseguindo responder aos questionamentos nos comentários, vou colocar algumas respostas aqui.

1) "Boa tarde. Meu nome é **** e tenho 26 anos. Sou católico totalmente praticamente, faço parte de 3 grupos na igreja, sou coordenardor de um deles, vou à missa todo domingo e praticamente toda quarta, tenho primeira comunhão, porém não sou crismado e fui convidado para ser padrinho de um primo, aceitei e só fiquei sabendo que eu não podia batizar no dia do curso de batismo. E agora, como faço? O batizado está muito próximo, posso batizar e depois fazer a crisma?"

Oi meu irmão, sugiro que procure o padre que irá celebrar o batismo ou o pároco da paróquia e converse com ele colocando a situação, se ele permitir, você batiza. Ademais, penso que você não é o único padrinho, tem a madrinha, se ela for crismada o batismo será válido, mesmo você não sendo.
E, procure se inscrever numa catequese para ser crismado, esse Sacramento é um Sacramento da Iniciação Cristã e OBRIGATÓRIO para todo católico. Boa sorte e que Deus o abençõe.

2) Um irmão de comunidade (Renovação Carismática) foi batizado quando criança e teve como padrinhos Nossa Senhora e São José. Como isso é possível? gostaria de saber sobre padrinhos Santos! Na crisma também pode ter padrinhos Santos?

Antigamente era comum os pais escolherem um santo para ser padrinho da criança, a madrinha da minha mãe é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; porém, NÃO HÁ nada sobre isso no Catecismo, nem no Código de Direito Canônico e também não li nada nos livros onde li sobre o Batismo.
Penso que o católico pode escolher um santo para ser um exemplo, como há a consagração a Nossa Senhora, mas isso não elimina a presença de um padrinho/madrinha vivo. 
Espero ter ajudado, se ainda tiver dúvidas, sugiro que converse com o seu padre sobre o assunto.
Que Deus a abençõe.

Um comentário:

  1. Sou católica, tenho primeira comunhão, crisma. E faço parte da equipe de liturgia. Fui convidada pra ser madrinha de batismo e descobri que meu batismo e da igreja brasileira. O que fazer agora que tenho outros sacramentos da igreja e anos de caminhada ativa.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...