Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O uso do véu branco em audiência com o Santo Padre!


Confirmou-se. Charlene do Mónaco vestiu-se de branco na audiência desta manhã com o Papa Francisco, no Vaticano. A princesa, casada com o príncipe Alberto do Mónaco, é uma das sete mulheres que tem o privilégio de poder usar roupa desta cor frente ao chefe da Igreja católica.

Este direito, designado por privilégio do branco, está reservado a princesas e rainhas católicas e especialmente em encontros importantes no Vaticano, como audiências privadas, canonizações, beatificações ou missas especiais.

 


Além de Charlene, podem vestir branco:

1) a rainha Letizia de Espanha, 
2) a rainha emérita Sofia de Espanha (os reis Juan Carlos e Sofia mantêm o título apesar de ele ter abdicado do trono para o filho), 
3) a rainha consorte Matilde da Bélgica 
4) a rainha Paola da Bélgica (esta última é casada com o rei Alberto II, que abdicou para o filho, Filipe), 
5) a grã-duquesa Maria Teresa do Luxemburgo, 
6) a princesa Marina de Nápoles (casada com Vittorio Emanuelle, príncipe de Nápoles, o filho único do último rei de Itália, Humberto II).

O protocolo exige às restantes mulheres que se encontrem com o Papa a usar um vestido preto sem decote e com mangas compridas e uma mantilha (véu) preta na cabeça.


Fonte: DN

Lembrando que a Rainha da Inglaterra e as princesas não são Católicas, mas Anglicanas, por isso, não possuem o "privilégio branco".

Nossa Senhora Puríssima, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Graziela, achei muito interessante esse seu post. A primeira vez que escutei falar sobre o "privilégio do branco" foi na ocasião em que a Rainha Elizabeth II visitou o Papa Francisco, em 3 de abril de 2014. Na data, a monarca do Reino Unido estava vestes da cor lilás.

    Abraços,
    Davi Corrêa
    http://www.simsoucatolico.com.br/

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...