Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 13 de agosto de 2016

Qual o tempo de Curso do Batismo (Catequese) para Adulto?

Salve Maria!!

Não sou batizada sou católica tenho 22 anos e quero me batizar, qual o tempo de curso? Após o batismo eu e meu marido pretendemos casar com a bênção de Deus existe algum curso pré casamento? Obrigada

Se você não é batizada, não é católica, ainda, embora frequente a Igreja e as Missas. Também não pode comungar, viu?

Curso de Batismo (Catequese)

O Curso de Batismo para adultos (Catequese) dura, normalmente, 1 ano. Inicia-se no começo do ano (em fevereiro ou março) e segue até o final do ano (novembro ou dezembro).

Ao final desse um ano de Catequese o Adulto é Batizado, faz a 1 Comunhão e recebe o Crisma (todos os sacramentos da iniciação cristã de uma vez, geralmente no mesmo dia, sendo o batizado pela manhã e a crisma a noite).

Porém, há Paróquias em que a Catequese para adultos se dá em 3 ou 4 meses (começando em agosto e terminando em novembro).

Veja na sua Paróquia!! 

Curso de Noivos para o Matrimônio

Para receber o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica, pelo menos um dos dois deve ser católico (batizado) e ter feito a primeira comunhão (não é necessário que os dois sejam católicos batizados, um deles pode ser não batizado ou batizado em outra Igreja/Religião); o CASAL DEVE fazer um Curso de Noivos, que pode durar um final de semana ou um dia.

Veja na sua Paróquia quando será o próximo Curso de Noivos e a documentação necessária para conseguir a habilitação e se inscrever.

PS: Se o seu noivo (marido) já for batizado (você não colocou essa informação), vocês já podem receber o sacramento do matrimônio, para isso, é preciso que ele pegue o Batistério dele para fins de matrimônio (na Paróquia onde foi batizado).

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

6 comentários:

  1. Boa tarde , gostaria de saber se tem como fazer catequese online e se tiver se vocês conhecem e sabe o link para mim poder me inscrever? fico no aguardo.
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Desconheço!
      Até porque a Catequese é feita e acompanhada pela Paróquia onde o catequizando receberá o Sacramento. Lá o padre e os catequistas é que saberão se a pessoa está pronta ou não para receber os Sacramentos.

      Sugiro que procure a SUA Paróquia, através do telefone/email e converse com o Sacerdote para ver se ele pode lhe acompanhar online, explicando seus motivos e já que estamos com as Igrejas fechadas.

      Deus o abençõe!

      Excluir
  2. Sou católico batizado mas não fiz catequese, mas minha parceira fez. Preciso fazer para poder casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Boa tarde,

      Para receber o Sacramento do Matrimônio é necessário que uma das partes seja Batizado(a) na Igreja Católica, assim, se os dois foram, vocês podem casar na Igreja.

      Embora não seja necessário que se faça a Catequese para receber os outros Sacramentos, após receber o Sacramento do Matrimônio seria bom você participar da Catequese de Adultos para receber os Sacramentos que faltam: Crisma e Eucaristia; bem como, a sua namorada, caso ela não tenha recebido o Sacramento do Crisma.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  3. n sou batizado mais qeria batizar meu filho oq tenho q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Boa noite.

      Primeiro: Como você não é batizado, necessario que alguem batizado se responsabilize pela formação do seu filho.

      Vamos lá!

      Segundo: Se seu filho tem menos de 7 anos de idade você procura a Igreja Católica da sua cidade e se informa lá sobre os dias que terão batizados coletivos e inscreve o nome do seu filho.
      Pode fazer o batizado individual também, só ele, se informe na Igreja sobre isso.

      Terceiro: Se seu filho tem mais de 7 anos ele já esta na idade de preparar-se para receber o Sacramento da Eucaristia, nesse caso, você precisa inscrevê-lo na Catequese. Informe-se na Igreja quando terá.

      Quarto: Em todo caso, você precisa escolher um padrinho ou madrinha que seja católico(a) e observe os requisitos da Igreja para tal encargo. Veja aqui o post "Perguntas e Respostas sobre os Padrinhos" para tirar suas duvidas.

      Por fim, você também pode ser batizado na Igreja Católica, para isso, inscreva-se na Catequese de Adultos, informe-se sobre ela na Igreja.

      Que Deus o abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...