Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

RESPOSTA: Sobre o Véu e a Fonte das respostas

 
Salve Maria.

A pergunta hoje se refere a um dos posts, atualmente, mais acessados nesse blog: Perguntas e Respostas sobre o Uso do Véu

Primeiramente, gostaria de parabenizar pelas postagens enriquecedoras!
A fim de aprofundar meu conhecimento, gostaria de saber quais as fontes que foram utilizadas para embasar esta publicação? 

 Obrigada.

Bem, eu tive meu primeiro contato com a existência e a possibilidade de usar o véu por volta do ano 2000, quando passei a frequentar um grupo de oração da RCC e a ler a Bíblia.
Vi em Coríntios que São Paulo falava sobre o véu e isso me chamou atenção, porque eu via algumas vezes as senhorinhas usando o véu e sempre achei bonito, aquilo me atraia de alguma forma.

Mas só fui comprar meu primeiro véu em 2004, coincidentemente, após a minha Consagração a Nossa Senhora pelo método de São Luis; mas não por causa da consagração, não conscientemente, hoje percebo o dedo de nossa Mãezinha.

As irmãs do Instituto Hesed, em Fortaleza (irmã Kelly Patrícia), usam e um dia vi que estavam vendendo, aí comprei. Mas só fui começar a usar o véu em 2005, assim, uso o mesmo há 12 anos.

Nessa época, conheci o grupo do Orkut sobre o Piedoso Uso do Véu e passei a conhecer mais sobre o uso do véu, modéstia, cores, missa tridentina, através de várias pessoas, mas, em especial, da Maitê Tosta que tinha um blog sobre o assunto: Velatam ad Dei Gloriam, também com o Rafael e Aline Brodbeck e tantos outros que tem o costume de frequentar a missa tridentina e, portanto, de usar o véu.

Bem, muitas dessas pessoas hoje estão na pagina do Facebook O Piedoso Uso do Véu.

Assim, respondendo sua pergunta, sabemos que o único documento da Igreja Católica que trata diretamente sobre o véu é a Bíblia, assim, essas perguntas e respostas tiveram como fonte: minha experiência no uso do véu, orientações de padres que celebram a Missa Tridentina (onde as mulheres tem o costume de usar o véu desde sempre), conversas e várias discussões no orkut e no facebook, o blog da Maitê e outros.

Certo dia percebi que estavam surgindo várias perguntas sobre o uso do véu no facebook e, muitas repetidas, bem como, estavam complicando demais o uso de algo que é tão simples. Então, resolvi fazer uma pequena compilação das perguntas mais frequentes e responder aqui para facilitar a vida das moças.

Fonte photo: Acervo próprio em missa Tridentina celebrada por Dom Rifan em Brasilia por ocasião do Congresso Eucarístico.

Nossa Senhora modestíssima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...