Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de março de 2017

Resoluções de Quaresma e Jejum e abstinência na Quarta-Feira de Cinzas.


"1.Jejum e abstinência na Quarta-Feira de Cinzas.

Quarta-feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência. Abstinência de carne é como toda sexta-feira do ano. Jejum é fazer uma só refeição completa no dia, em geral, no almoço. Além dessa refeição normal, duas colações são possíveis. As duas colações juntas não podem, porém, dar uma refeição completa. E nada se deve comer fora do horário da refeição e das duas colações. Um certo incômodo é normal, mas se alguém começa a passar mal, deve comer. A abstinência obriga a partir dos 14 anos em diante. O jejum obriga dos 18 anos até os 60 anos começados.

2. Resoluções para a Quaresma.

Em geral, na Quaresma, devemos ter resoluções em três frentes.
  1. Primeiramente frente: oração. Por exemplo, rezar o terço todos os dias (se ainda não faço), ou rezar a via-sacra alguns dias da semana (definir os dias), ou rezar a coroa das dores de Nossa Senhora, fazer uma boa leitura espiritual (sólida e segura).
  2. Segunda frente: penitência. Por exemplo, pode ser ao relacionado à comida, mas pode ser também com relação à internet, a redes sociais, a whatsapp, todas essas coisas que, de modo geral, nos atrapalham bastante na vida espiritual, se não são muito bem reguladas, o que é difícil de fazer. Pode ser também com relação a assistir futebol (esporte em geral) ou ver notícias disso para os homens, o que faz perder um tempo imenso com futilidade. Para as mulheres, deixar, por exemplo, de buscar informações fúteis sobre outras pessoas na internet e fora dela. E são coisas que podem durar depois da Quaresma.
  3. Terceira frente: a caridade para com o próximo. Sobretudo no seio da família. Fazer algum bem material ou espiritual ao próximo, ter mais paciência com o próximo (marido com esposa e vice-versa), evitar falar mal do próximo, rezar por pessoas específicas e com maior intensidade, rezar por quem nos fez algum mal.
Três frentes: oração, penitência, caridade. Escolher algo bem determinado e concreto em cada uma dessas frentes. E combater seriamente todo pecado, sobretudo o que mais nos atrapalha na união com Deus.
E que se façam os propósitos por amor a Deus, para avançar na santidade, na virtude e também em reparação pelos nossos pecados. Assim, receberemos graças abundantes na Quaresma, na Páscoa e ao longo da vida. As resoluções de Quaresma não obrigam, por si, sob pena de pecado."

(Pe. Daniel, IBP)

Essa homilia foi feita hoje pela manhã na Missa de Quarta-feira de Cinzas, na forma extraordinária do rito romano (missa tridentina), na Capela Nossa Senhora das Dores, em Brasília, pelo pe. Daniel do Instituto Bom Pastor (IBP).

Fonte: Missa Tridentina em Brasilia

Nossa Senhora das Dores e São José, rogai por nós!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...