Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Consagração a Jesus por meio de Maria. Práticas Exteriores particulares da Devoção.

 
O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem nos indica práticas particulares - exteriores e interiores - para bem viver a devoção e a consagração total a Maria.

226. Se bem que o essencial desta devoção consista no interior, ela conta também práticas exteriores...
Não quer isso dizer, como observa S. Gregório, que devamos fazer nossas ações e devoções exteriores para agradar aos homens e daí tirar louvores, o que seria vaidade; mas fazê-las às vezes diante dos homens, com o fito de agradar a Deus e glorificá-lo, sem preocupar-nos com o desprezo ou os louvores dos homens..."

No Tratado há algumas práticas exteriores, dentre elas:

1) Consagração depois de exercícios preparatórios

12 dias Preparatórios; e
3 Semanas.

231. Ao fim das três semanas, confessar-se-ão e comungarão na intenção de se darem a Jesus Cristo na condição de escravos por amor, pelas mãos de Maria. E depois da comunhão, que cuidarão de fazer conforme o método que segue (v. n. 266), recitarão a fórmula de consagração, que se encontra também adiante (v. p. 280); será necessário que a escrevam ou mandem escrever, se não estiver impressa, e a assinem no mesmo dia em que a fizerem.

2) Recitação da coroinha da Santíssima Virgem

234. Segunda prática. Recitarão todos os dias de sua vida, sem, entretanto, nenhum constrangimento, a coroinha da Santíssima Virgem, composta de três Pai-Nossos e doze Ave-Marias, em honra dos doze privilégios e grandezas da Santíssima Virgem....

3) Usar pequenas cadeias de ferro

236. Terceira prática. É muito louvável, glorioso e útil àqueles e àquelas, que assim demonstrarão ser escravos de Jesus em Maria, trazer, como sinal de sua amorosa escravidão, pequenas cadeias de ferro, bentas com uma bênção especial.
Estas demonstrações exteriores não são, na verdade, essenciais, e uma pessoa pode bem se dispensar, embora tenha abraçado esta devoção.

4) Devoção Especial ao Mistério da Encarnação

243. Quarta prática. Terão uma devoção especial ao mistério da Encarnação do Verbo, a 25 de março, que é o mistério adequado a esta devoção, pois que esta devoção foi inspirada pelo Espírito Santo....

5) Grande devoção à Ave Maria e ao terço

249. Quinta prática. Terão grande devoção ao recitar a Ave Maria, ou a Saudação Angélica, da qual bem poucos cristãos, mesmo esclarecidos, conhecem o valor, o mérito, a excelência e a necessidade...

6) Recitação do Magnificat

255. Sexta prática. Para agradecer a Deus pelas graças que concedeu à Santíssima Virgem, dirão frequentemente o Magnificat... É a única oração e a única obra composta por Maria, ou, melhor, que Jesus fez por meio dela, pois ele fala pela boca de sua Mãe Santíssima.

7) O desprezo pelo mundo

256. Sétima prática. Os fiéis servos de Maria devem desprezar, odiar e fugir ao mundo corrompido, e servir-se das práticas de desprezo pelo mundo, que assinalamos na primeira parte.

O que coloquei aqui foi pequenas partes do Tratado, nele há muito mais informações e orientações que são importantes para aqueles que querem se Consagrar, por esse método, bem como, para os que já são consagrados e vão renovar. 
Portanto, LEIAM E RELEIAM O TRATADO

Fonte: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, editora Vozes, 39० Edição.

TOTUS TUUS MARIAE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...