Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 15 de julho de 2017

RESPOSTA: Como faço para descobrir onde eu fiz minha 1 Comunhão?

Ave Maria!

Boa noite gostaria de saber como faço para descobrir a onde eu fiz minha primeira comunhão pois tinha 7 pra oito anos não mi lembro só sei que foi em fortaleza e meus pais já estão falecidos e precisava do documento para casar , alguém pode mi ajudar

Boa tarde!

Bem, na verdade, você não precisa do documento de onde fez a 1 Comunhão para casar.

O documento que você precisa para casar na Igreja Católica é o Batistério, que comprova que você foi batizada na Igreja Católica Apostólica Romana e, portanto, é católica. Claro que, o ideal é que o católico tenha recebido TODOS os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, 1 Comunhão e Crisma).

Não sei se você se enganou sobre isso ou ao escrever no comentário.

Para conseguir o Batistério você precisa requerer na Paróquia onde você foi batizada (para fins matrimoniais), se não souber qual foi pode se informar com seus padrinhos/tios, se ainda vivos, qual foi a Paróquia, pois lá é feita a anotação de todos os batismos e é ela que emitirá o seu batistério. Antigamente, as pessoas eram batizadas poucos dias/meses após o nascimento e isso ocorria na mesma cidade em que nasciam.

Se você não conseguir mesmo, através de fotos, informações de parentes (avós, tios, padrinhos) saber qual a paroquia ocorreu o seu batismo você pode tentar fazer prova de que foi batizada através de uma testemunha, converse com o Pároco da Igreja onde você mora atualmente ou onde irá casar para que ele possa lhe orientar, nesse caso de precisar fazer a prova.

Essa prova é prevista no Código de Direito Canônico:

Cân. 876 - Para provar a administração do baptismo, se daí não advier prejuízo para ninguém, basta a declaração de uma só testemunha, acima de toda a excepção, ou o juramento do próprio baptizado, se ele tiver recebido o baptismo em idade adulta.
 
 
  
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...