Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

RESPOSTA: Há diferença na Liturgia das Horas dos sacerdotes e dos leigos?

 

Ave Maria!!

Bom dia, a liturgia das horas para os leigos é diferente, em seu conteúdo, da liturgia das horas dos padres? Há diferentes liturgias das horas? Obrigada

Sim. Há!

"A celebração íntegra e quotidiana da Liturgia das Horas é, para os sacerdotes e diáconos a caminho do presbiterado, parte substancial de seu ministério eclesiástico".

O Código de Direito Canônico, por sua parte, estabelece no cân. 276, § 2, n. 3, que:

“os sacerdotes e os diáconos que aspiram ao presbiterado estão obrigados a cumprir cada dia com a Liturgia das Horas, usando os seus próprios livros litúrgicos, devidamente aprovados; os diáconos permanentes têm essa obrigação nos termos estabelecidos pela Conferência Episcopal”.

Quanto ao conteúdo, é "omitido" do livro das Orações das Horas aos fiéis o Ofício das Leituras e duas Horas Médias (das 09hs e das 15hs) e penso, pelo que já percebi, alguns trechos-orações, o modo como se celebra, mais solene (vestes, música..).


O Livro das Orações vendido aos leigos tem somente: as Laudes, a Hora Média (das 12hs ou Hora Sexta), as Vésperas e Completas (ele é um livro único, mais barato; mas nada impede que o fiel adquira o outro, que são 4 volumes, mais completo e mais caro).

Fonte: Livro Orações das Horas e Liturgia das Horas

São José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...