Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de setembro de 2017

RESPOSTA: Tenho 15 anos queria me batizar. Preciso fazer a catequese?


Ave Maria!

Tenho 15 anos queria me batizar.
Preciso fazer a catequese?

Sim!

Você já tá na idade de ser Crismado!

Na Igreja Católica há três etapas da iniciação Cristã, sendo 3 os Sacramentos:

- Batismo
- Primeira Comunhão
- Crisma

Aos 15 anos você deveria já está se preparando para receber o Sacramento do Crisma, que é o último da Iniciação Cristã.

Assim, você precisa fazer a Catequese de Jovens. 
Após o ano de Catequese você irá receber todos os Sacramentos: Será batizado, fará a Primeira Comunhão, receberá o Sacramento do Crisma!

Procure a Igreja próximo a sua casa, que você frequenta e se informe sobre a Catequese. Ela deve começar ano que vem, fevereiro-março, inscreva-se!

Além disso, a Catequese tem como função te apresentar a Igreja, o que ela pensa e ensina, necessário para um conhecimento maior, afinal, só amamos aquilo que conhecemos!

Fonte: Código de Direito Canônico

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Ave Maria.

      De jovens, para 1 eucaristia ou crisma, em média, no mínimo 1 ano.

      De adultos, no máximo, 1 ano.

      Deus abençõe.

      Excluir
  2. Tenho uma afilhada de 11 anos pra batizar precisa fazer catequese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      SIM!
      Até porque já está na idade de fazer a 1 Eucaristia, o que só ocorrerá após a Catequese.
      Oriente que os pais a inscrevam na Catequese no início do ano ou informe-se na Paróquia quando costuma começar.

      Obs: Se ela ainda não é batizada, não tem como ser sua afilhada.

      Que Deus abençõe

      Excluir
  3. Boa noite, tudo bem? Então, minha amiga chamou eu e meu namorado para batizarmos o filho dela, que nascerá em outubro, tenho 15 anos, meu namorado 18,nós dois não fizemos catequese, o que deveríamos fazer? E quanto tempo duraria para fazermos a catequese e se crismar? (Quanto formos batizar a criança já vou ter completado os 16 anos) acho que essa é a idade mínima né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      O que devem fazer?

      1. Catequese

      Você fará a Catequese de Jovens para o Crisma e ele de Adultos.

      2. A Catequese de Jovens, no geral, dura 1 ano. A de Adultos pode ser em menos tempo.

      Procure a Paróquia de vocês e se informem sobre a Catequese, quando começa e a duração.

      3. Sim. A idade mínima é 16 anos, e a pessoa deve ser: batizada, ter feito a 1 Comunhão e ser Crismada.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  4. Tenho 17 anos e recentemente fui chamada pra ser Dindinha, preciso fazer a caquetese para batizá-lo?? Sem a caquetese eu posso batizar mesmo assim???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Depende!
      Você tem 17 anos, então, já tem idade para ter recebido o Sacramento do Crisma.

      Se já recebeu todos os Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Eucaristia e Crisma -, não precisa fazer Catequese. Terá que fazer somente o Curso de Batismo para ser Padrinho/Madrinha.

      Agora, se você não recebeu todos os Sacramentos, se não foi batizada, se não fez a Eucaristia ou se não foi Crismada, terá que fazer a Catequese sim. Aí procure logo uma Igreja perto e se informe sobre quando começa a Catequese de Jovens para o Crisma. Depois, você ainda terá que fazer o Curso de Batismo para os Padrinhos.

      Para ser Padrinho/Madrinha a pessoa tem que:

      1) Ser designado pelo batizando ou crismando, ou pelos seus pais, ou no caso de ausência pelo pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

      2) Tenha completado 16 anos de idade;

      3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;

      4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

      5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

      6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

      7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

      8) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica.

      Veja mais sobre os Padrinhos em: https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/02/perguntas-e-respostas-sobre-os-padrinhos_9.html

      Que Deus abençõe

      Excluir
  5. Olá optei por deixar meu filho escolher os padrinhos ele tem 17 anos , quais os passos para poder batiza lo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Boa Tarde.

      Parabéns!
      Só o oriente para que os Padrinhos sejam católicos, crismados, frequentem a Igreja e participem dos Sacramentos: possam comungar.

      Lembre que:

      Padrinhos de Batimos: pode ser só 1 ou pode ser um casal (homem e mulher);
      Padrinho de Crisma: pode ser somente 1, de preferência o mesmo do Batismo; mas pode ser outro também.

      Para batiza-lo precisa primeiro inscrevê-lo na Catequese de Crisma para jovens, onde ele será preparado e, ao final, receberá todos os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.
      Procure a sua Paróquia e se informe qdo irá começar; ou veja numa outra Paróquia que você frequente.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  6. Todas as igrejas católicas tem catecismo para jovens?, tenho 15 anos preciso fazer catecismo, mais estou com medo de não der mais tempo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Boa tarde.

      1. Todas as Paróquias da Igreja Católica tem Catequese para Jovens sim!

      2. Você pode fazer a Catequese sim, quanto antes melhor, você está na idade certa para fazer a Catequese para o Crisma!

      3. Procure a Paróquia perto da sua casa ou que você frequenta e se informe quando começara as inscrições. Em algumas começa agora, em outras só ano que vem!

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  7. Qual a diferença de catecismo para jovens e catequese normal mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      A Catequese, em si, tem somente um conteúdo.
      Mas a forma de passar o conteúdo para criança é uma, para adolescente é outra e para adultos é outra.
      Para crianças o foco é um. Irão fazer a primeira comunhão ainda.
      Jovens e Adultos que já fizeram irão vê coisas que as crianças não viram.

      Não entendo o que você fala por "catequese normal" mesmo. Todas são catequeses "normais": sendo para crianças; para jovens e para adultos.

      Pode ter coisas que precisaremos conversar com Adultos que os Jovens não conhecem ou não vivenciaram ou não tem maturidade ainda para entender... assim, passamos de forma diferente e com foco na realidade de vida e maturidade de cada idade.

      Deus abençõe

      Excluir
    2. Tenho 16 anos e só fui batizado até então. Por onde continuo? Terei que fazer a catequese de adultos?

      Excluir
    3. Ave Maria!!

      Procure a Igreja Católica perto da sua casa e se inscreva na Catequese para Jovens!

      Normalmente a Catequese começa no início do ano.

      Deus o abençoe

      Excluir
  8. Entrei em contato com a paróquia e eles me disseram que irei fazer o Catecumenato. Poderia me explicar mais sobre? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Vini o Catecumenato é um modo de Catequisar, uma forma de ensinar os catequizandos sobre a Igreja Católica; sua origem vem dos primeiros cristãos.
      Durante o Catecumenato os catecumenos (catequisandos) vão passando por ritos: recepção da Biblia, do Terço, do Pai Nosso...
      É muito interessante!
      Na minha Paróquia também adotamos essa forma de Catequese, que é estimulada pelo Concílio Vaticano II.

      Já se inscreveu né?

      Que Deus abençõe!

      Excluir
    2. Desculpa a demora é que eu tinha esquecido e vim ver hoje (dia 27/02) kkkkkk. Enfim, sim me inscrevi e as aulas começam provavelmente no final de março. Muito obrigado, é que eu nunca tinha ouvido falar no Catecumenato. Salve Maria.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...