Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

RESPOSTA: Se a pessoa não puder calçar sapato, não vai na Santa Missa?

Ave Maria!

Caso a pessoa estiver com a unha encravada ou um corte no pé e não poder usar sapato não poderia ir a missa?

Se o chinelo ou sandália for o calçado que a pessoa tiver para usar não importa, o que vale é o desejo de seu coração, pois este Deus conhece.  

Queria apenas dizer que na missa o que menos deve nos preocupar é a roupa, nossa ou de nosso irmão, estamos lá para encontrar o próprio Deus e a santíssima Trindade

Esses questionamentos-comentários foram feitos no post onde respondi sobre a possibilidade de ir a Santa Missa de sandália.


Vamos por partes.

A questão em analise era sobre as Sandálias, e há sandálias de vários modelos que não impede quem está com unha encravada de calçar e ir na missa... assim como também não impede de ir trabalhar.







Sandálias, ao meu ver, é diferente de chinelo tipo havaianas, por exemplo; esse sim, totalmente inadequado para ir em qualquer Solenidade, como a Santa Missa.






Agora, se a pessoa não tem e não tem condições de comprar, ÓBVIO, que ela não vai faltar na Santa Missa por isso... toda regra há exceção, há motivos; o que não pode é fazer da exceção a regra, né?

Ai alguns podem dizer: "Ah, mas tem padres e religiosos que andam de chinelo!" Sim há. Os franciscanos, por exemplo, tem a veste apropriada ao carisma deles, que é diferente do sacerdote diocesano. Mas também há padres que não usam a veste apropriada - batina ou clergyman ou hábito religioso -, como tem padres que não observam as rubricas do Missal Romano ao celebrar a Santa Missa... há Padres e há padres. O importante é cada um fazer o que deve ser feito, da melhor maneira possível. Faça a sua parte. Vista-se como se deve. E depois "cobre" do seu sacerdote que ele observe as normas da Igreja. É o mínimo que o Católico deve fazer - sacerdote ou leigo.




Outro ponto: está errado pensar que ao ir na Santa Missa ou na Igreja o que menos devemos nos preocupar é com a roupa e o sapato; afinal, a nossa vestimenta e o nosso comportamento reflete o que somos e ajuda a nós e aos irmãos a nos portamos de forma digna dentro e fora da Igreja, na Santa Missa ou dentro dela.

Até porque, a modéstia e o pudor é algo que o católico deve observar, está disposto no Catecismo da Igreja Católica e está embutido em vários mandamentos.

O pudor é modéstia. Inspira a escolha do vestuário, mantém o silêncio ou o recato onde se adivinha o perigo duma curiosidade malsã. O pudor é discrição. (2522)

O escândalo, que consiste em levar alguém a fazer o mal, evita-se respeitando a alma e o corpo da pessoa. Se alguém induz deliberadamente outro a pecar gravemente, comete uma culpa grave. (2284-2287)

O baptizado, com a graça de Deus, em luta contra os desejos desordenados, chega à pureza do coração mediante a virtude e o dom da castidade, a pureza de intenção e do olhar exterior e interior, com a disciplina dos sentidos e da imaginação e pela oração. (2520)


A pureza exige o pudor, que, preservando a intimidade da pessoa, exprime a delicadeza da castidade e orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e da sua comunhão. Ela liberta do erotismo difuso e afasta de tudo aquilo que favorece a curiosidade mórbida. Requer uma purificação do ambiente social, mediante uma luta constante contra a permissividade dos costumes, que assenta numa concepção errónea da liberdade humana. (2521-2527 e 2533)


Quando vamos numa ocasião solene - evento, casamento -, não nos preocupamos vários dias antes com a veste? Então, porque ao ir encontrar com o REI DOS REIS não devemos fazer o mesmo e até de forma mais intensa?

Veja: Se preocupar com a veste é diferente de comprar ou ter coisas caras. A mentalidade das pessoas esta muito deturpada sobre isso hoje em dia.

Não precisa ser coisa cara
Não precisa ser de marca
Não precisa tá "na moda"

Precisar ser digna
Precisa ser modesta
Precisa ser limpa
Precisa ajudar a você e aos outros a se concentrar e a perceber que não estão em um local qualquer, mas na Casa de Deus, diante D,Ele.

O pudor é modéstia. Inspira a escolha do vestuário, mantém o silêncio ou o recato onde se adivinha o perigo duma curiosidade malsã. O pudor é discrição. (2522)

Tanto é que no Vaticano há regras para entrar na Basílica de São Pedro.



Cada local tem um código apropriado de vestimenta: trabalho, escola, casa, praia, shopping... e na Igreja não é diferente!

Antigamente, todas as pessoas, tinham a "roupa do domingo" ou a "roupa da missa", mesmo aquelas pessoas mais humildes... então, porque hoje, quando as coisas são mais fáceis de serem encontradas e adquiridas, não podemos ter uma veste apropriada para nos encontrarmos com o Senhor?

Fonte: Catecismo da Igreja Católica

Nossa Senhora Puríssima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...