Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2018

RESPOSTA: Adulto batizado na Evangélica tem validade na Igreja Católica? Devo fazer 1 ano de Catequese?

Ave Maria!

Boa noite. Uma duvida, tenho 31 anos, sou batizado em igreja declarante Apostólica, Fundamentalista, Reformada, Pentecostal e Evangélica. Faz 2 anos, minha família inteira é catolica, eu frequento mais a missa do que o culto onde fui batizado, gostaria de saber se o bastismo da igreja evangélica tem alguma validade para a igreja católica e caso não tenha, como eu poderia me batizar na igreja católica sendo que tenho 31 anos, trabalho e posa a vir não cumprir esse um ano de catequese.? Alguém poderia me orientar?
Obrigado.


Parte do seu questionamento já foi comentado em:



Orientações:

1. Procure o Sacerdote da Paróquia que você frequenta e converse com ele;

2. Relate sobre onde e como foi realizado o Batismo, ele irá analisar se pode ou não ser considerado válido e, se, você deve ser batizado "sob condição" ou não. Há batismos em Igrejas Evangélicas que são considerados válidos pela Igreja Católica;

3. Informe-se, também, sobre a catequese. 
Ela é de 1 ano, mas há locais onde ela ocorre em menor tempo 3-4 meses; além disso, ela pode ser na semana a noite ou aos sábados, aí você saberá se tem como frequentá-la ou não.
Vale lembrar que ela exige um limite de presença, entre 75-80% (salvo engano).
Mas, se você não puder mesmo comparecer a catequese, porque trabalha no horario da mesma, converse com o Pároco para verem, juntos, uma maneira para você receber a instrução devida.


Desde já, indico um livro que um Padre me indicou quando eu estava me preparando para o Sacramento da Crisma: "A Fé Explicada" de Leo J. Trese. Muito bom!


Além do Catecismo da Igreja Católica.



4. A Catequese não é apenas para o adulto que vai receber o Sacramento do Batismo, mas, também, para aqueles que, como você, ainda não receberam os outros Sacramentos da Iniciação Cristã: Eucaristia (1 Comunhão) e a Confirmação do Batismo (Crisma); 

5. Se você ainda vai, vez ou outra, na igreja evangélica, seria bom deixar de frequentar a mesma e ir somente na Santa Missa, na Igreja Católica, uma vez que quer passar a frequentar a mesma. 


6. Para receber os Sacramentos do Batismo e do Crisma, na Igreja Católica, você precisará de um Padrinho que deve ter mais de 16 anos, ser católico, ser crismado, frequentar a missa e comungar... Veja mais sobre quem pode e não pode ser Padrinho em: 



Seja bem vindo!
Boa Sorte.
Que Deus o abençõe e Nossa Senhora interceda por você nessa sua caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...