Estou com uma dúvida e espero que possam me ajudar a saná-la.
Gostaria de saber se a mulher pode usar sandália (sem que pareça que ela esteja descalça e/ou seja chamativa) na Santa Missa ?
Ás vezes tenho medo de estar errando nesse sentido.
Gostaria de saber se a mulher pode usar sandália (sem que pareça que ela esteja descalça e/ou seja chamativa) na Santa Missa ?
Ás vezes tenho medo de estar errando nesse sentido.
Bem, há que se distinguir sandália de chinelo (tipo havaiana).
Penso que aqui devemos observar uma regrinha básica:
TUDO ME É PERMITIDO
MAS NEM TUDO ME CONVÉM!
Você pode sim usar uma sandália bonita, hoje em dia é muito comum.
Mas seria melhor se pudesse evitar, usar um sapato baixo, fechado.
Agora, chinela tipo havaiana não é apropriado.
Devemos nos lembrar que a Santa Missa é uma Solenidade.
Ora, você não vai para uma Solenidade de qualquer jeito, né?
Você não vai encontrar com alguém importante de chinela, vai?
E quem é mais importante que Deus?
Então, o melhor sempre para Deus.
A roupa mais bonita.
O sapato mais bonito.
O coração mais bonito.
Que Deus a abençõe!
Se o chinelo ou sandália for o calçado que a pessoa tiver para usar não importa, o que vale é o desejo de seu coração, pois este Deus conhece.
ResponderExcluirDevemos nos preocupar menos com nossas vestes, se elas põe dúvida ou deixam insegura é por que não se deve usar, na igreja devemos olhar nos olhos de nosso irmão e não para suas roupas. Não se enganem com a aparência.
Queria apenas dizer que na missa o que menos deve nos preocupar é a roupa, nossa ou de nosso irmão, estamos lá para encontrar o próprio Deus e a santíssima Trindade. Vá vestida de forma apropriada, e descalça se for preciso, mas vá! Nunca deixem de ir a missa por causa de uma roupa ou sapato.
Vc está totalmente certa, a hipócrita teológica tá se perdendo com essa mania de ética desfreada, onde já si viu isso, não poder ir numa igreja por causa de vestimenta, o munda tá caminhando mesmo pra perdição, infelizmente.
ExcluirSim. Mas vestida(o) de modo vulgar pu desleixada pq quer, JAMAIS. Casa de Deus é ligar sagrado. Infelizmente hoje se tem uma ideia muito errônea de que a roupa não importa, mas importa sim. Nossa Senhora não tinha condições de usar belas roupas na época, mas com toda certeza que ela se esforçava para se cobrir e ao mesmo tempo estar limpa e apropriada para todas as ocasiões. Pobreza não é sinônimo de desleixo.
ExcluirPaz e Bem!
ResponderExcluirFaço minhas as palavras da Kamila.
Onde está o problema da sandália?
Os frades e as freiras não andam de sandálias, quando não descalços?
Infelizmente, quando comecei a frequentar a Igreja, aqui em Portugal, geralmente, ia-se "de ponto em branco": fatinho (terno, para vocês, irmãos brasileiros), gravata, sapato e meia.
Sandália era para outras ocasiões.
Veio a moda de as crianças irem de hábito religioso à Primeira Comunhão, e aí a veste já pedia sandálias.
Infelizmente não apanhei essa moda, porque gostaria de ter ido vestido de fradinho, de sandálias, e porque não descalço?
Quando entrei para a Ordem Franciscana Secular fiz um voto particular de nas celebrações vestir o santo hábito da penitência e andar descalço ou, pelo menos de sandálias.
Ganhei-lhe o gosto, e hoje considero-me descalcista.
Fraterno beijinho, em Jesus, Maria e Francisco!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Braga - Portugal
Caso a pessoa estiver com a unha encravada ou um corte no pé e não poder usar sapato não poderia ir a missa?
ResponderExcluirClaro que pode! Está mais que justificado!
ExcluirPaz e Bem!
ResponderExcluirNão vejo problema nisso de ir calçado ou descalço na Missa.
Para mim, devíamos até entrar descalços nos lugares sagrados. Muitos católicos romanos, na Índia (principalmente na nossa antiga Índia Portuguesa) assim fazem (nas igrejas, entenda-se, porque nos templos e mesquitas já se sabe).
Que disse Deus a Moisés, na sarça ardente? "Descalça as tuas sandálias, porque a terra que pisas é sagrada".
Fraterno abraço em Jesus, Maria e Francisco!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Braga ─ Portugal
Vocês estão certos(as)!!!! Porque não poderíamos entrar na Igreja por causa de roupa e sapato.
ResponderExcluirDevemos ter muito cuidado com o relativismo. É o perigo de criarmos regras próprias, conforme nosso modo particular de pensar, passando por cima de valores como a tradição, por exemplo. Há que ter bom senso e equilíbrio. Se a pessoa não tem outro calçado, é óbvio que ir à igreja de chinelo ou sandália não é proibido. Necessário é sempre lembrar de que ir à Igreja é participar de uma cerimônia, e devemos nos portar de modo condizente. Ninguém vai a uma festa de casamento, por exemplo, mal vestido, a não ser que seja aquela sua única roupa; até pessoas de menor condição financeira procuram ir bem arrumados. É importantíssimo lembrar sempre que Deus é infinito e muito grande para caber dentro de uma religiãozinha particular!
Excluir