Barbara Krzisnik - Aleteia
Philip Kosloski / Redação da Aleteia | Dez 28, 2018
O tempo do Natal só termina em meados de janeiro
Pode parecer um pouco confuso. Na sociedade atual, o Natal é comemorado do Halloween até o dia 25 de dezembro. No dia 26, todas as decorações são guardadas e, nos Estados Unidos por exemplo, muitas árvores de Natal são colocadas no meio-fio.
No entanto, para a Igreja Católica, a época litúrgica do Natal começa em 25 de dezembro (incluindo a vigília do dia 24) e vai até janeiro.
A Conferência dos Bispos dos EUA explica: “O tempo litúrgico do Natal começa com a Missa de vigília na véspera de Natal e termina na festa do Batismo de Nosso Senhor. Durante este tempo, nós celebramos o nascimento de Cristo no nosso mundo e nos nossos corações, além de refletirmos sobre a graça da salvação que nasce com Ele…”
É aí que nasce a confusão, já que a Festa do Batismo do Senhor não é uma data fixa da Igreja. Ela sempre ocorre no domingo após a Epifania. Em 2019, segundo o calendário romano, o Batismo do Senhor deve ser celebrado no dia 13 de janeiro. Depois disso, inicia-se o tempo litúrgico comum.
Portanto, se você quer seguir corretamente o calendário religioso, mantenha a sua decoração de Natal, até o dia 13. É o que vai acontecer no Vaticano. A árvore de Natal e o presépio da Praça São Pedro serão desmontados somente depois do dia 13 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada