Fred de Noyelle / GODONG
Tendo em vista o desenvolvimento do motu proprio Traditionis Custodes, o Vaticano enviou aos bispos de todo o mundo uma pesquisa composta por nove perguntas sobre a prática da Missa tridentina nas dioceses
Antes da elaboração do motu proprio “Traditionis Custodes” os especialistas da Congregação para a Doutrina da Fé consultaram bispos de todo o mundo. Foi o que disse o Papa Francisco na sexta-feira, dia 16 de julho de 2021, na carta que acompanha o documento papal.
Poucos dias depois da publicação deste texto, recebido de forma variada pelo clero e pelos fiéis, o site Crux revelou o conteúdo do questionário enviado às conferências episcopais. Composto por nove questões, o documento pretendia saber em que circunstâncias acontecia a celebração da Missa tridentina em cada diocese, como o rito era vivenciado e qual a correspondente necessidade pastoral.
O documento, de acordo com o site foi enviado durante o ano de 2019, a pedido do Papa Francisco.
As 9 perguntas que embasaram a Traditionis Custodes
Foi com base nas respostas enviadas pelos bispos de todo planeta que o Papa Francisco elaborou a carta apostólica Traditionis Custodes (em forma de motu proprio).
A Santa Sé quis saber:
1. Qual é a situação, em sua diocese, em relação à forma extraordinária do rito romano?
2. Se aí se pratica a forma extraordinária, responde a uma verdadeira necessidade pastoral ou é promovida por um único sacerdote?
3. Em sua opinião, existem aspectos positivos ou negativos no uso da forma extraordinária?
4. As normas e condições estabelecidas pelo Summorum Pontificum são respeitadas?
5. Você acredita que, em sua diocese, a forma ordinária adotou elementos da forma extraordinária?
6. Para a celebração da Missa, você usa o Missal promulgado pelo Papa João XXIII em 1962?
7. Além da celebração da Missa na forma extraordinária, existem outras celebrações (por exemplo, Batismo, Confirmação, Casamento, Penitência, Unção dos enfermos, Ordenação, Ofício Divino, Tríduo Pascal, ritos fúnebres) de acordo com os livros litúrgicos anteriores ao Concílio Vaticano II?
8. O motu proprio Summorum Pontificum influenciou a vida dos seminários diocesanos e de outras casas de formação?
9. Treze anos depois do motu proprio Summorum Pontificum, qual é a sua opinião sobre a forma extraordinária do Rito Romano?
Nem todos os bispos responderam
Ainda segundo o site Crux, cada conferência episcopal teria recebido o questionário e decidido por conta própria respondê-lo ou não. Depois de consultar cerca de vinte prelados de todo o mundo, constatou-se que em alguns países, como o Chile, por exemplo, apenas os arcebispos receberam o questionário.
Já na vizinha Argentina, todos os bispos receberam o questionário, mas muitos não responderam porque não há presença significativa de sacerdotes e fiéis favoráveis à Missa Tridentina em sua região.
Nos Estados Unidos, o questionário teria sido enviado a todos os bispos, enquanto na Austrália todas as dioceses o receberam. Na Europa e na África, a distribuição teria sido mais desigual. Até o momento, o Vaticano não divulgou o número exato de bispos em todo o mundo que realmente receberam o questionário.
Fonte: Aletéia
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada