O que é o Purgatório?
O Catecismo da Igreja Católica no n. 1030, ensina que:
Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu
É um DOGMA DE FÉ e por isso nenhum cristão (católico) pode colocar em dúvida sua existência.
A Santa Igreja, baseando-se na Sagrada Escritura e na Tradição, definiu basicamente nos Concílios de Florença e de Trento o que devemos acreditar sobre este assunto.
É muito importante saber que as Almas do Purgatório já não podem mais merecer, isto é, não têm a possibilidade de alcançar méritos e, por esse motivo, não podem fazer nada para merecer a vida eterna, precisam de nós que ainda temos à nossa disposição o Tesouro da Redenção, que é formado pelos Méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos.
O Purgatório na Palavra de Deus
A doutrina sobre o Purgatório não está explícita na Bíblia Sagrada; no entanto, algumas passagens dão as idéias fundamentais de sua existência.
- Em 2 Macabeus 12,39-46: "... puseram-se em oração para pedir que o pecado cometido fosse cancelado", "... ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado".
- Em Mateus 5, 25-26: "...dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo".
- Em Mateus 12, 31-32: "...não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro".
- No Apocalipse 21,27: "Nela jamais entrará algo de imundo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada