sábado, 14 de setembro de 2019

8, 12 e 15: as 3 datas especiais de Setembro dedicadas a Maria

MARY

Talvez a menos conhecida seja a do dia 12 - mas o seu significado é belíssimo!

Em Setembro celebramos Nossa Senhora em três datas muito importantes:

Dia 8, sua Natividade
Dia 12, seu Santíssimo Nome
Dia 15, Nossa Senhora das Dores.

A festa do Santíssimo Nome de Maria existe porque merece! O nome de Maria se refere à Mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra, aquela em quem o Todo-Poderoso realizou maravilhas, fazendo dela a mais santa das criaturas.

O nome Maria vem diretamente do latim, Maria, que, por sua vez, deriva do aramaico Maryam ou Mariam, cuja versão em hebraico é Myrhiàm.

É interessante notar que não há um significado etimológico específico para este nome feminino tão simples e belo. Ele significa simplesmente… “Maria”! E, ao mesmo tempo, é fascinante observar que um nome tão simples contém tanto significado cristão!

A festa do Santíssimo Nome de Maria comemora, em suma, todos os dons concedidos a ela por Deus – e, por extensão, todas as graças que nós próprios recebemos de Deus por intermédio da Sua Mãe, que também é nossa.


A origem histórica da festa

Criada em 1513 na cidade espanhola de Cuenca, a celebração passou depois para o dia 15 de setembro, oitava da Natividade de Maria (8 de setembro). Por decreto do Papa Sixto V em 1587, foi transferida para 17 de setembro. Em 1622, o Papa Gregório XV a estendeu à arquidiocese de Toledo. A Congregação dos Ritos hesitou durante algum tempo antes de permitir novas extensões, mas é sabido que os trinitarianos espanhóis a celebravam em 1640. Com alguma nova permissão pontual aqui e acolá, a festa acabou sendo estendida a toda a Espanha e ao Reino de Nápoles em 26 de janeiro de 1671.

Em 1683, a grande vitória obtida no dia 12 de setembro pelos reinos cristãos contra os invasores otomanos que haviam cercado Viena levou à extensão da festa a toda a Igreja. Em decreto de 25 de novembro daquele ano, o Papa Inocêncio XI a marcou para o domingo seguinte à Natividade de Maria. Desde 1908, se a festa não puder ser celebrada no domingo devido à ocorrência de outra festa de grau maior, deve ser mantida em 12 de setembro, a data da vitória na Batalha de Viena de 1683.

Vale lembrar que, além dessa batalha decisiva, a Santíssima Virgem Maria também é celebrada em outra grande vitória da resistência cristã contra um ataque otomano: a Batalha de Lepanto, de 1571, recordada em 07 de outubro com a festa de Nossa Senhora do Rosário porque esta oração teve papel crucial para o triunfo cristão. Não à toa o Papa Pio XII a chama de “vencedora de todas as grandes batalhas de Deus”.

É imprescindível destacar que, ao venerarmos o Nome de Maria, estamos, como ela, dedicando o nosso amor ao Nome de Jesus, pois é a Ele que Maria nos conduz.

Fonte: Aletéia

Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada