Publicado por sua ordem em 1884, para uso público e privado, por parte de sacerdotes e leigos (na graça de Deus, sem pecado mortal).
+
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
(segurar um crucifixo até o final do exorcismo)
ORAÇÃO A S. MIGUEL ARCANJO
(de joelhos)
Gloriosíssimo Príncipe dos Exércitos celestes, S. Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate contra os Principados e as Potestades, contra os chefes desde mundo de trevas, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares (Ef. VI, 10-12).
Vinde em auxílio dos homens que Deus fez à Sua imagem e semelhança, e resgatou com grande preço da tirania do Demônio (Sab. II, 23-24; I Cor. VI, 20).
É a vós que a Santa Igreja venera como seu guardião e patrono, vós a quem o Senhor confiou as almas resgatadas para as introduzir na felicidade celeste. Suplicai, pois, ao Deus da Paz, que esmague Satanás sob os nossos pés a fim de lhe tirar todo o poder para prejudicar a Igreja. Apresentai ao Altíssimo as nossas orações a fim de que depressa desçam sobre nós as misericórdias do Senhor. E sujeitai a antiga serpente - que não é outro senão o Diabo ou Satanás - para o precipitar encadeado nos Abismos, de modo que não possa, nunca mais, seduzir as nações (Apoc XX, 3).