Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Por que usar o Véu na Santa Missa?

Uso do véu em Audiência com o Santo Padre no Vaticano



Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor.

E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada.

Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu.

Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem.

Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem;

nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem.

Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos.

Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem.

Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus.

Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu? (I Cor 11, 4-13)

Antigamente, antes do Concílio Vaticano II, era tradição da Igreja Católica Apóstolica Romana o uso do Véu pelas mulheres durante a Santa Missa.

Após o Concílio Vaticano II o Código de Direito Canônico, que ditava essa obrigatoriedade, foi alterado silenciando sobre o assunto.

Aqui no Ocidente as mulheres deixaram de usar o véu na Santa Missa e muitas pessoas pensam que essa tradição foi abolida e até proibida.


Pe. Paulo Ricardo, que é membro do Conselho Internacional de Catequese (Coincat) da Congregação para o Clero, vem nos ensinar sobre o assunto falando dessa belíssima tradição da Igreja Católica, discorrendo sobre a obrigatoriedade ou não, cor do véu, modéstia no vestir e uso da saia pelas mulheres.




Meninas comungando de joelhos e usando o véu

82 comentários:

  1. Olá sou o Gesiel , sou de S. Paulo-SP.
    Gostaríamos de deixar nosso e-mail. pois confeccionamos véus, pra Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, etc...Modelos variados.
    Qualquer dúvida contacte-nos, pelo e-mail: veus.veus@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou começar uza veus ja muito tempo comeceu estudar saiti e a biblia tb que fala sobre os veus e quero uza

      Excluir
  2. Olá td bem??

    Nos últimos dias, senti um grande desejo de usar o véu na santa Missa porém na minha páróquia ninguém usa o véu. É conveniente eu sozinha usá-lo? Como faço pra não chamar a atençãoe nem ridicularizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu tinha muita vontade de .im consagrar e de véu só que nacomu idade onze mim consagrei era medalha e depois da .i ha co sagração mim veio uma vontade de usar e falei com a.i ha orietadora domeu grupo de oração e ela mim deu a maior força e procurei o véu mais não achei depois conseguir mais medo era grande eu eu pedir a Nossa Senhora se fosse da vontade do Senhor que fosse feita e no mesmo dia fui atendida mais precisa de mais firmesa e çela 3 vezes fpi confirmada e comecei a usar.

      Excluir
  3. Salve Maria!
    Se você está sentindo o desejo de usar o véu, USE!
    Você pode usá-lo sozinha na sua paróquia. Eu sou a única na minha paróquia que usa. Uso o véu em praticamente todas as santas missas, em qualquer paróquia que eu vá. Quem sabe depois você não ganha adeptas?
    Chamar atenção você vai, agora, isso é bem diferente de ridicularizar. As pessoas vão olhar, podem comentar, podem perguntar para você porque está usando, se não é proibido, se não é coisa do passado e, também, podem elogiar. Tudo isso aconteceu e acontece comigo.
    O medo maior está em nós, que vamos usar; depois que passamos a usar vemos que não foi um bicho de sete cabeças.
    Quando eu fui usar o véu perguntei ao meu pároco o que ele achava, ele me deu o maior apoio; porém, há padres que não gostam. E já até me mandaram tirar o véu, quando fui confessar. Uma pena. E ele ainda me perguntou de onde eu tinha tirado a idéia de usar o véu!
    Portanto, esteja preparada para responder as perguntas que possam aparecer. O uso do véu é bíblico (I Cor), é uma tradição da Igreja, não foi abolido, nem proibido. Nossa Senhora usa o véu, não tem uma imagem dela sem o véu.
    E preste atenção nas suas roupas: dê preferência a usar saias/vestidos que vão, pelo menos, até o joelho, ao invés de calças; não use vestidos justos, roupa de alcinha, tomara-que-caia, decotes, short, bermuda, evite blusa/vestido sem manga. Se não tiver roupa de manga coloca um casaco, bolero.
    Não tenha medo! Depois que começar vai se acostumar e as pessoas também.
    Se você quiser, como falou o pe. Paulo, pode começar a usar somente na hora da comunhão, deixando o véu nos ombros e cobrindo a cabeça na hora da Santa Comunhão. Depois, quando tiver mais acostumada, pode usar o véu cobrindo a cabeça na missa inteira. Há, procure comungar recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo diretamente na boca.
    Você pode, também, procurar saber se na sua cidade tem a Santa Missa tridentina, nessa missa todas as mulheres usam véu e você vai se sentir mais há vontade para começar.
    Boa sorte!
    Que Nossa Senhora te abençõe e seja o seu exemplo e Deus a ilumine e te dê força e coragem.
    Depois quero saber o resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai comungar o Sangue de Cristo é óbvio que tem que ser na Boca...
      Acho que tem coisas bem mais importantes pra se preocupar do que usar véu, comungar de joelhos, etc..
      Devemos nos preocupar em como nosso coração está..
      Na minha opinião, muitas meninas estão começando a usar o véu simplesmente por modinha.. Nem sabem direito o motivo de usar...

      Daqui a pouco vocês vão querer que a missa seja em latim e com o Padre de costas pra assembléia..

      Século 21 galera..

      Excluir
    2. concordo, mais importante do que o véu é a bíblia, que ñ esta em uso nas paroquias, pelos fieis, e muito menos nas casas. a deixamos aberta no salmos 91 como se fosse a única passagem importante e ñ nos preocupamos em conhece-la e obedece-la.

      Excluir
    3. ola paz e bem. boa tarde me chamo ANA bom desde do meu 7 anos de idade eu sentina um desejo muito grande de usa véu , mais problema q eu não sabia porque as pessoas usava véu sempre tive curiosidade de saber mais tinha medo de peguntar das pessoas e ela não me fala ..
      tempo foi passando e hoje tenho 20 anos e minha amiga tava vendedo véu ai ela meostro eu me apaixonei peguntei dela como fazia para usa véu ,, foi ai que ela me conto significado do véu,, eu sempre tive desejo quando via nossa senhora.. e via as pessoas de véu so lembrava d nossa senhoora véu significa muita coisa, segund as pessoas pegunta pprque usamos véu na verdd véu signific nos desaparecer para mundo e aparecer so pra deus por isso que cobrimos nossa abeça
      e meu véu ja chego e eu to feliz e nossa senhora tbem ta feliz

      "estejam com a cabeça coberta e vestidas modestamente, especialmente quando se aproximam da mesa do Senhor

      amem .. obrigador paz e bem

      Excluir
  4. A paz de cristo,
    Graziela,
    Obrigada pelo carinho tah!!!

    Com relação a Missa Tridentina, a minha cidade é muito pequena e não tem.
    Quando eu falava em ridicularisar é porque aconteceram dois fatos comigo:

    1º- Fui comungar de joelhos numa missa em outra cidade e o padre fez cara feia e quase não me dava comunhão!

    2º- Fui comungar em outra cidade na boca e o bispo depois me chamou e disse que eu não poderia fazer aquilo porque lá na catedral ninguém comungava daquele jeito: e que as pessoas poderiam olhar pra mim e pensarem: a)Ela é melhor do que eu, como ela tem fe; b)Ela tá chamando atenção por que ela pode fazer isso;
    Então depois disso fiquei sem saber o que fazer;

    Então eu vou conversar com o meu pároco pra ver o que ele fala. Tah certo.

    Deus te abençõe,
    Pode deixar que eu te mando resposta sim, se puder me passe o seu e-mail.
    Grande abraço!
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amor nao se sinta inibida em fazer essas coisas, Deus aprova isso e esta na biblia,agora se algun padre te disse isso te proibindo ..ele nao deve ser padre entao..beijos e continue seguindo seu coracaozinho guiado pro Deus ..

      Excluir
    2. Minha esposa e minhas filhas utilizam há mais de 3 anos o véu, e no início foi difícil, não pelo meu pároco, mas pelo simples fato do oitavo mandamento, que á a santa ignorância. O nosso povo não só da Igreja, não estão acostumados a buscar informações nas Fontes oficiais, preferem acatar comentários que muitas vezes denigrem o irmão, mas insistindo e não "fugindo dessa batalha" aos poucos a comunidade aceita a "novidade" e como exemplo em minha paróquia, já existem pessoas que pediram para minha esposa indicar onde encontra véu a venda.
      A Paz de Cristo e o Amor de Maria.
      Sérgio de Paiva

      Excluir
    3. Parabéns Graziela, acho muito bonito adota os velhos costumes de nossa igreja, que Maria te iluminar e iluminar tantas outras a usarem também

      Excluir
  5. Salve Maria!
    Querida, isso é um risco que corremos, já que, infelizmente, nossos sacerdotes não observam o que ensina a Santa Madre Igreja.
    Sob as suas colocações:
    1) Deixe ele fazer cara feia, isso não mata ninguém. O importante é que ele lhe deu a comunhão. A comunhão de joelhos é a forma correta e ordinária de comungar. O Papa só dá a comunhão de joelhos. E a Instrução Redemptionis Sacramentum (item 90 ss) e o Missal Romano falam dela.
    2) O bispo está errado. A comunhão na boca é a regra, vide a Instrução Redemptionis Sacramentum e o Missal Romano. O Papa só dá a comunhão na boca. O que o povo vai pensar é problema do povo, não seu, você está fazendo o que ensina a Santa Madre Igreja. Não é porque ninguem comunga na boca que você não pode comungar. Se surgir essas questões, cabe ao bispo e ao padre explicar que essa forma é a ordinária e que receber a comunhão na mão é a forma extraordinária. Reze pelo bispo!
    Ninguém pode recusar a comunhão ao fiel porque ele quer receber na boca e de joelhos!
    Você pode comungar na boca e de joelhos, sem problema, se alguém falar algo, diga que está nos documentos da Igreja que eu coloquei.
    Aliás, de véu o mais correto é comungar na boca e de joelhos.
    Você pode falar com o seu pároco, agora, se ele falar para não usar o que vais fazer? Ele não pode te proibir, mas... reze por ele e peça que Nossa Senhora vá trabalhando o seu coração.
    Sobre o e-mail, me manda o seu que eu te mando o meu (manda pelo comentário que eu não publico).
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Graziela por este gesto de usar o véu que por muitos já foram esquecidos, que Maria continue a te iluminar e que através dela outras possas voltar a usar.

      Excluir
  6. Ola,me chamo Jessica.
    Achei muito interresante a conversa de vcs...
    Acho o veu muito lindo mais não tenho coragem de usar,para se usar o véu tem que estar preparada e saber todas as respostas para todas as perguntas,pq muitas pessoas irão elogiar mais muitas pessoas irão ficar chamando de 'santinhas,beatas e etc'...Até pensei em comprar mais me deu um medo na hora e acabaei não comprado disse para mim mesma que era coisa da minha cabeça e que eu ñ estava certa em comprar um véu,mais é todo bobagem minha...
    Ah e tbm as pessoas iriam pensar que sou vocacionada do Instituto Hesed.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jéssica, Deus tocou meu coração há uns 3 meses atrás para o uso do véu, foi difícil achar mas já comprei o meu, creio que chega em uns 5 dias.
      fiz pesquisas, orei muito sobre o assunto e pedi a opinião de Nossa Senhora sobre o assunto... e tudo hoje esta muito tranquilo para mim...
      Sobre ser chamada de beata, santinha, papa hóstia , fanática,entre outros, Meu Deus!! já cansei de ouvir isso... no inicio me incomodava muito mas a Palavra de Deus nos ensina que quem quiser segui-Lo será assim mesmo...Sei que vou chamar a atenção na missa pois a minha comunidade tem umas 300 mulheres e nem as mais senhorinhas usam o véu... vai dar um pouco de frio na barriga na primeira missa, mas o meu pároco me apoiou!!Na verdade ultimamente estou até largando um pouco o uso de calça, estou optando mais por vestidos e saias...eu sei que é o Espirito santo que coloca estes desejos no meu coração! Faça esta pergunta para o seu coração: " o que vale mais? a opinião dos homens ou a opinião de Deus?"
      um grande beijo, fé e coragem minha irmã

      Albiane
      Paroquia São Francisco de Assis- Guarulhos/SP

      Excluir
    2. Jéssica, também sou a favor do uso do véu mesmo sem te conhecer só te digo que "use" sem se importar com o que outros falarão, pesquise mais sobre o véu para responde aqueles curiosos ou aqueles que também podem se interessar pelo véu. Como sou jovem engajado na igreja também recebo muitos apelidos tem horas que me importo, mas não deve se importar com isso...
      A paz irmã.

      Excluir
  7. Ave Maria Jéssica.
    Use, não tenha medo. Você não precisa saber responder tudo - diga que é bíblico e tradição da Igreja. E não vão achar que você é vocacionda Hesed, pq o uso do véu não se restringe a essa comunidade; e, se acharem, qual o problema? rs
    E, talvez ninguem pergunte nada!
    Você mora em Fortaleza? Eu estou por aqui! Se quiser, podemos combinar de irmos na Santa Missa juntas, de véu, para você ir se acostumando.
    Abraços e Boa Sorte!
    PS: Onde você ia comprar o véu? Já comprou?

    ResponderExcluir
  8. Oi Graziela, paz e misericórdia!
    Faço uso do véu não só na minha paróquia mas em qualquer momento litúrgico ou devocional. Você não tem ideia do espanto que causei ao aparecer na Missa usando véu, mas não esmoreci, porque os sinais de Deus escandalizam mesmo e o cristão que hoje, não sofre perseguições deve melhor observar sua conduta, pois algo não vai bem! Pois bem, recebi esse doce "chamado" em um momento de adoração ao Ssmo. Sacramento e me fiz obediente. Perseverei as "piadinhas" e hoje vejo senhoras, crianças e jovens fazendo o uso do véu e querendo tornar-se mais piedosas a cada dia. Mas vale lembrar a todas as meninas, os hábitos piedosos vêm de dentro para fora, sejamos coerentes, né! Nos dias 10 e 11 de setembro o padre de minha paróquia fará às 19 horas a bênção dos véus, convidamos a todas as mulheres!
    Local Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Olaria - RJ www.pnsfatima.org.br Logo após será celebrada a Santa Missa. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Salve Maria Ingrid!
    Parabéns pelo uso do véu!
    Deve ser muuito bom quando o seu pároco te apoia e, não somente isso, incentiva as outras mulheres a usarem o véu, como parece ser o caso do seu pároco.
    Transmita os meus parabéns para ele. Precisamos de mais sacerdotes assim!
    Adoraria ver fotos dessa momento!
    Que Deus os abençõe.
    Abç

    ResponderExcluir
  10. Salve Maria Gente !
    Comecei a usar o véu agora pq as irmãs com quem eu faço acompanhamento vocacional falaram para usar o véu e a Saia se possivel até o pé na Santa Missa a procurei saber do pq néh ai então comecei a usar só a saia mais depois fui procurar o pq do véu depois que me explicaram a importância que era biblíco e tals estou começando a usar... para me acostumar melhor uso o véu só na hora da comunhão o véu é meio difícil de ser aucostumar mais com a Graça de Deus e de nossa mãezinha maria irei conseguiiiiiir ' rsrs ..... Brigada Ameeei o Site ' s2 Fiquem com Nossa Senhora .... Deus Abençõe a todos ♥

    ResponderExcluir
  11. Salve Maria Maysa!
    Onde você faz acompanhamento vocacional?
    Tenha certeza que daqui a pouco o véu vai fazer parte da sua veste de tal forma que irá sentir falta ou como se estivesse nua sem ele.
    E, não é tão dificil de acostumar não.
    Boa sorte da sua vocação e que Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha irmã eu também uso o véu hoje eu ñ consigo ficar mais sem usar se eu ñ usar parece que estou nua. Ñ eu me acostumei fácil e é que recebe muitas críticas más ñ me importei é o mínimo que podemos fazer para Deus. Que Deus e nossa senhora nós abençoe vamos seguir Jesus e fazer a vontade do nosso Deus.

      Excluir
  12. Ameei o site ... eu e uma amiga minha
    vamos começar a usarr o veu na santa missa...
    quero saber aonde comprar ! ?! moro em governador valadares MG !posso comprar em qualquer lugar
    beeeijo.. paz e bem :)

    ResponderExcluir
  13. Salve Maria!
    Oi Fraan, desculpe a demora em responder.
    Parabéns pela iniciativa. Tomara que mais mulheres na sua cidade sigam o exemplo de vocês e boa sorte nessa empreitada. Bem vindas ao clube! rs
    Olha, vocês podem encomendar o véu com a Luciana Lachance, de Salvador. Aqui tem modelos de véus que ela faz: http://comosercristacatolica.blogspot.com/2011/04/veus-para-santa-missa-venda.html
    Mais, você também pode adquirir na sua cidade a renda e mandar uma costureira fazer. Eu mandei fazer um para mim, comprei a renda e o bico e a costureira colocou o bico na renda, ficou lindo. O meu é um pouco retangular.
    Você também pode comprar com a Lisandra (Goiania), aqui no blog tem o e-mail dela para você entrar em contato.
    abç

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Grazi vou olhar sim ..
    é .. quero muito usar sinto muita vontade em meu coração ... quero começar e quero continuar nunca parar e espero que mais meninas se interesse...se Deus quiser dia 3 de dezembro eu vou iniciar ... ja estou indo a santa missa de saia ou vestido ... eo padre da minha paróquia deixou :) ...sei que vou ser um pouco criticada mais não tenho medo , so de agradar o coração de Deus pra ja basta ..
    beeijos e muito obrigadaaa ...

    ResponderExcluir
  15. Ola Graziela meu nome é Greison, sou coordenador de um grupo de Oração da RCC e estamos ministrando um movimento de Intercessão no qual todas a mulheres, jovens ou adultas irão usar o veu nas missas e nos encontros que realizar-los, pois fizemos um belo estudo e vemos a grande impostancia do véu nas santas missas.

    ResponderExcluir
  16. Salve Maria Greison,

    Que alegria receber essa notícia! De que cidade vocês são?
    Que Deus e Maria Santíssima abençõe todos vocês e abra os corações dessas meninas/senhoras para o uso piedoso do véu.
    Agora, procurem também estudar a liturgia e observar o disposto no missal romano, sem invenções, e evitar as palmas e danças, pois, o uso do véu pede, também, uma postura comedida da mulher, além de vestimenta modesta (saias pelo menos até o joelho/camisas com manga/sem decotes), mais isso vocês devem ter observado no estudo feito, né?
    Depois gostaria de ver essas fotos se possível.
    Boa sorte para vocês.

    ResponderExcluir
  17. Graziela, Paz e Bem!!!
    Eu particularmente não uso o véu, acho bonito e acho que para utilizar a pessoa tem que sentir que deve, mas o que tenho visto em muitos lugares onde participo é que o uso do véu não tem sido feito junto com o uso da modéstia, humildade e caridade para os demais.
    Em minha comunidade muitas das garotas que usam estão se portanto como se fossem melhores do que os outros por usar, o que tem gerado um impacto negativo no uso.
    Em uma reunião com algumas mães em preparação a primeira comunhão das crianças, uma das garotas chegou a comentar que o sacerdote sem túnica não era sacerdote assim como a mulher sem véu não era cristã, e que se as meninas não usassem o véu aquela comunidade ia ver o que ia acontecer, sabe em tom de ameaça ou praga... resultado a maioria das mães ficou indignada porque não entendeu o verdadeiro sentido do uso e somente três crianças usaram o véu... e uma delas ainda disse que só usou porque a mãe obrigou (desse jeito é válido? qual o sentido em usar obrigado?)...
    O que eu recomendo as pessoas que usam é que entendam primeiro porque vão usar, para saber também explicar a importância a outras pessoas.
    Qualquer postura tomada dentro da igreja deve ser exposta com seu exemplo de vida porque se não for do coração acaba sendo em vão, gerando conflito e prejudicando a caminhada de outras pessoas no aprendizado.

    ResponderExcluir
  18. Salve Maria Nanny,
    Concordo com o que você escreveu.
    Realmente, a mulher/menina/moça deve se sentir chamada para usar o véu, que não é mais obrigatório como antes.
    O véu está intimamente ligado com a modéstia e, também, não é para exaltar ninguém, e sim para se recolher e poder rezar mais e melhor.
    Essa garota que falou essas coisas na reunião deve parar para pensar, rezar e estudar mais, um sacerdote é um sacerdote com túnica ou sem; e a mulher sem o véu é uma cristã como as outras e uma católica, senão, a Igreja teria mantido a obrigatoriedade do uso do véu, e, o que faz uma mulher ser cristã católica não é o véu, vide o comportamento dessas moças que usam o véu e não vivem a humildade, a generosidade.
    Tomara Deus que ela repense e mude o comportamento se convertendo. E, que Deus e Nossa Senhora toque o Seu coração para que você se sinta chamada e passe a usar esse sacramental que é o véu. Depois que começar a usar vai se sentir nua quando não tiver usando.
    E ore pela sua comunidade e pelas mulheres que usam o véu.
    Deus a abençõe e sua Mãe Maria Santíssima!

    ResponderExcluir
  19. Salve Maria, bem há algum tempo estou pensando em usar o véu. Tenho lido sobre o assunto, conversei com meu esposo que me apoiou, e ontem comprei a renda e o biquinho e hoje mandei pra costureira fazer. Agora pretendo conversar com o padre. Em minha paróquia cerca de 4 senhoras (bem velhinhas) usam o véu, e mais ninguém. Estou com vontade , mas um pouco ansiosa e receosa. preciso de apoio e oração para tomar coragem definitivamente. mas sinto que Deus gostaria que eu O agradasse dessa forma.Abraço , e obrigada pelo site.

    ResponderExcluir
  20. Salve Maria,
    Que Maravilha Dani!!!
    Tomara Deus que sua mantilha fique linda e perfeita! É preta?
    Se já tem algumas senhoras usando o véu na sua paróquia creio que não precise conversar com o seu pároco, porém, se isso te tranquiliza... Não tenha receio de usar, ainda mais que você já vai ter algumas companhias, né? Na minha paróquia só eu uso; não há nenhuma senhorinha para acompanhar.
    Boa sorte! Que Deus a abençõe e Maria interceda por ti.
    abç

    ResponderExcluir
  21. Graziela,
    gostaria de saber se você sabe de algum livro que fala do uso do véu. Ou tratados de algum Santo que falam sobre esse uso.
    Sou de Franca-SP, participo do neocatecumenato há 10 anos, e eu e 2 amigas (do mesmo movimento) pretendemos fazer a Consagração Total à Virgem Maria no dia 13 de julho (dia de N.Sra.Rosa Mística). E depois passar a usar o véu. Mas eu não gostaria de começar a usá-lo sem saber mais sobre o uso desse sacramental, pois eu não quero que seja mera "exterioridade", mas que reflita o compromisso de buscar a santidade na Santa Igreja. Também irei conversar com meu pároco pois não conheço ninguém que use o véu aqui. Mas bem, reze por mim, para que esse desejo não passe.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  22. Salve Maria!
    Tudo bem Anne Caroline?
    Olha, o único livro que eu conheço, em portugues, que fala sobre o uso do véu é a Bíblia, em 1Cor 11, fora isso, só as fotos de Nossa Mãezinha e antigas e novas de mulheres usando, os artigos que encontramos na internet e o áudio do pe. Paulo Ricardo, já que o Código de Direito Canônico não fala mais sobre isso. Agora, parece-me que há um livro em ingles: “The Chapel veil, the symbol of the spouse of Christ”
    Se você pensa em seguir o exemplo Maria isso já é um bom
    motivo para usar o véu, sempre ligado a modéstia no vestir e no portar. Boa sorte com o seu pároco e bem vinda Escrava de Jesus por Maria!
    Pelo menos você tem duas amigas para acompanhar no uso do véu, eu continuo sendo a única na minha paróquia! rs
    Abraços e que Deus a abençõe, pela intercessão de Maria.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Graziela,
    encontrei nesse site um trecho traduzido do livro que você citou:
    http://www.comunidademissionariamariana.com/2012/04/parte-i-o-uso-do-veu-como-simbolo-da.html?showComment=1336419166774#c6519526216904848471
    fiquei com vontade de ler o resto.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  24. Olá, Graziela!
    Salve Maria!
    Sou o Maurício, de Caravelas-BA. So voacionado para a diocése.
    Quero agradescer pelo trabalho de vocês em concientizar às meninas/moças/senhoras sobre a modéstia cristã. Desejo que Deus lhe dê força pra perseverar nessa vocação que você tem de catequisar.
    Há pouco tempo comecei a aprender sobre o piedoso uso do véu e sobre a modéstia tradicionalmente católica. Entre outros estudos sobre a doutrina da igreja, me apaixonei pelo uso do véu, de forma que desejo que as meninas católicas que conheço, vivam a modéstia, tendo em vista que muitas não a vivem por ignorancia sobre o assunto.
    Entre as meninas de minha cidade, há uma da qual eu sou mais próximo e amigo. Sei que ela participa de um movimento (RCC) que parece, aqui no brasil, não aderir à Sagrada Tradição. No entando, penso que se esse movimento de denomina católico ele deve se adequar ao que a igreja vive, na tradição. Ou seja, que eu devo ensinar à minha amiga sobre a modestia cristã.
    Ante tantas situações nos comentários acima, pensei se você poderia me aconselhar ao que fazer (devo ensinar ou não, como devo ensinar,o que devo dizer, onde comprar ou mandar fazer para presentear, o que devo comprar pra uma costureira fazer, etc.).

    ResponderExcluir
  25. Salve Maria!
    Obrigada Maurício, que Deus o ouça.
    Olha Maurício, sobre a RCC devo dizer que fiz parte dela por um bom tempo e foi através dela que comecei a conhecer mais a Igreja Católica e me apaixonei pela liturgia. Foi na RCC também que comecei a conhecer mais sobre a castidade e a modéstia. Não acho correto julgar todo um movimento por erros cometidos por alguns membros. Não sei ao certo o que você diz sobre não seguir a tradição e sobre a modéstia. Sei que há muitas comunidades ligadas a RCC e que procuram vivenciar a modéstia e é difícil ver mulheres com roupas decotadas, curtas e etc... Agora, se você entende por modéstia o não uso da calça e o uso exclusivo da saia aí devo concordar que não vemos realmente, aliás, esse assunto é motivo de muitas discussões pois várias pessoas que seguiriam a tradição da Igreja não concordam em demonizar o uso da calça.
    Quanto ao véu é preciso lembrar que, embora seja tradição da Igreja, o seu uso não é obrigatório. Assim, não podemos condenar a RCC porque seus membros não o usam. Hoje o uso do véu é um sacramental e só usa quem se sente chamado para isso.
    Creio que você deve ensinar a todas as mulheres e homens sobre a modéstia cristã. Primeiro, entendo ser necessário que as pessoas saibam que a castidade não é simplesmente não praticar o ato sexual, que é muito mais abrangente e que passa pela forma da mulher/homem se vestirem e se portarem (o homem também deve viver a castidade, não só a mulher). O uso do véu está ligado a modéstia embora não seja pressuposto para ela. A mulher pode ser/vestir-se com modéstia e não usa o véu. Agora, o uso do véu pede uma roupa modesta (e saia). Primeiro, você pode mostrar para a sua amiga que o uso do véu é bíblico, pode mostrar fotos de pessoas que hoje usam o véu, pode presenteá-la (mande fazer, compre uma renda/tule - retangular, quadrado, pequeno, grande, meia-lua, triangular, como queira - e um bico onde se vende tecidos ou botões tem e leve na costureira).
    Agora, entenda que só pela intercessão de Nossa Senhora e ação do Espírito Santo é que sua amiga pode entender e querer usar o véu. Assim, reze!
    E se acaso ela não quiser usar o véu é um direito dela e ela não estará errada uma vez que seu uso não é obrigatório.
    Conhece pessoas da RCC que usam o véu.
    Agora, devemos lembrar que o uso do véu pede coisas que deveriam ser normais, porém não o são, seja numa missa na RCC ou sem ser da RCC, por exemplo: modéstia (saia abaixo ou na altura do joelho, camisa com manga e sem decote), não bater palmas, manter o silêncio, ajoelhar-se nos momentos devidos, comunhão na boca e de joelhos.
    Boa sorte e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelo conselho, Graziela! E tratando-se da RCC, minha conversão iniciou-se através dela, também. Penso que esse movimento é muito importante pra igreja, hoje, principalmente no que diz respeito à vocações. Minha vocação nasceu lá, meu amor à igreja nasceu lá, porém decidi sair por não identificar minha vocação com tal espiritualidade e por algumas questões doutrinárias que hoje estão pseudo-esclarecidas.
    Em relação ao uso do véu, realmente, eu tinha me esquecido que é opcional. Obrigado por me alertar. Me empolguei de tal forma que esqueci-me do que disse João Paulo II sobre tal costume. E sendo assim, penso mais claramente sobre esse assunto, tendo em vista, também, tantas discussões sobre isso, atualmente.
    Quero te agradecer por me corrigir sobre a Sagrada Tradição na Renovação Carismática. Realmente errei em generalizar a questão da modéstia na RCC. Hoje vejo mesmo muitas comunidades e grupos de oração em que se preserva a modéstia, ou talvez alguns princípios dela.
    Seus conselhos e correções me foram muito úteis, Graziela. Desejo que muitas mulheres se convertam através do teu testemunho; que Deus te assegure cada dia mais na tua vocação; que você alcance a santidade, a vida eterna.

    ResponderExcluir
  27. Salve Maria!
    Maurício, estava pensando se não fui muito dura com você, peço desculpas pelas minhas palavras.
    Espero que consiga mostrar para a sua amiga e para as meninas (os) da sua cidade a importância de vestir-se com modéstia e, mais ainda, a importância e a beleza de usar o véu na Santa Missa, imitando Maria!
    Tomara Deus que sua amiga passe a usar o véu.
    Infelizmente na minha paróquia só eu uso, embora muitas pessoas venham me elogiar e falar sobre a beleza do véu.
    Deus o abençõe, pela intercessão de Maria.

    ResponderExcluir
  28. Quero te apresentar o blog que criei. Seu testemunho de vida, do pouco que enxerguei aqui no teu blog, me fez pensar na grande maioria da juventude da minha diocese, tendo em vista que poucos jovens aqui tem conhecimento sobre a Sagrada Tradição da Igreja. Foi assim que nasceu o blog "Com a Fé da Igreja", que trata das vidas dos santos, da doutrina e da história da igreja.
    http://comafedaigreja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Salve Maria!
    Obrigada pelos elogios. Que Deus cresça e eu desapareça!
    Parabéns pelo seu blog.
    Um conselho: leia livros, catecismo e documentos da Igreja Católica. Só assim você encontrará assuntos interessantes para colocar no seu blog para ser o diferencial entre tantos blogs católicos.
    Deus o abençõe!

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pelo conselho! Continuarei fazendo o que me disse. Deus te abençoe, também!

    ResponderExcluir
  31. Salva Rainha!!

    Louvado seja o meu Senhor, pois ha 2 meses Deus colocou no meu coração o desejo de usar o véu, mas como muitas postaram aqui o medo de parecer um "ET" no meio da missa foi maior...e Deus colocou este SITE que esclareceu todas as minhas duvidas, agora sei o que responder quando me perguntarem o motivo... o padre da minha igreja me disse que se "Deus colocou no meu coração, devo obedecer e nao me importar com ninguem..." só falta comprar...aqui em Guarulhos/SP não tem uma loja que venda... nossa Igreja Católica é única, perfeita e linda... pena que o homem coloca a mão nas coisas de Seus e muda algumas tradições riquíssimas..

    PAZ E BEM
    Albiane Dias
    Paroquia São Francisco de Assis- Guarylhos

    ResponderExcluir
  32. Salve Maria,
    Parabéns pela decisão Albiane.
    Agora é só fazer um véu (creio que tenha rendas/tules para vender aí) ou encomendar com quem já faz. Aqui no blog tem informações onde conseguir o véu, em SP tem e até comprando pela net, você viu?
    Que Deus a abençõe e a mantenha firme nessa decisão, pela intercessão de Nossa Mãezinha.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Amadas!!! Deus seja louvado nos seus anjos e seus Santos!!!
    Conforme postei aqui, Deus colocou no meu coração o desejo do véu...Depois de muita pesquisa(inclusive neste Site), pois tinha receio de ridicularizar,de causar espanto, de parecer um "ET" na igreja, rsrs, medos que o inimigo coloca na nossa mente sempre que Deus tem um propósito para nós!! O Espirito santo falou mais alto e comprei o meu véu...
    Hoje na missa pelo ano da fé, foi a primeira vez que o usei, antes da missa meu pároco o abençoou e para minha surpresa ninguém me olhou torto, não ouve comentários, muito tranquilo, foi como se eu não estivesse de véu, como Deus prepara as coisas!!!!
    então para as irmãs que ainda tem receio, ouçam a voz de Deus no seu coração, peçam a opinião de Maria, é bíblico, não foi abolido pelo concílio do Vaticano II,não tenhamos medo de exerce nossa fé e as inspirações do Espirito santo em nosso coração...
    Um grande abraço...
    Albiane

    ResponderExcluir
  34. Venho enfrentando o mesmo problema em nossa paróquia,a opção de receber na boca e de joelhos veio depois que alcancei uma graça enorme.Saí de um estado depressivo gravíssimos,uso de morfina acompanhado de alucinações,e se não obstante fosse,ainda parte da população da minha cidade,passaram a me perseguir e torturar psicologicamente,por se acharem donos da razão,e eles queriam meu fim,mas...Enfim Deus manifestou seu poder,eu vi Deus agir em minha vida.E um dia assistindo a uma missa televisionada,e vi uma moça recebendo a Eucaristia da maneira ordinária,e eu senti Deus me tocando e falando,é isso que quero que faças,é dessa maneira.Só que,um belo dia um Pe.da nossa paróquia me fez levantar,se recusando a me dar eu estando de joelhos,aassim o fiz,mas fiquei transtornada.Logo após ele veio com explicações baratas e nem um pouco convicente.Estou procurando outra paróquia em outra cidade para poder estar comungando,e enquanto isso,no momento da comunhão,eu me ajoelho,peço perdão pela deselegância e abuso de autoridade do sacerdote e recebo de pé..Mas creio que dias melhores virão e todo joelho se dobrará para receber Jesus em corpo,sangue e divindade...

    ResponderExcluir
  35. Salve Maria Rogéria!
    Reze pelo seu pároco e, se possível, dê de presente o livro Instrução Redemptionis Sacramentum... lá fala sobre os abusos liturgicos e diz que não se pode recusar a comunhão a uma pessoa porque ela quer receber de joelhos.
    Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  36. Salve Maria, alguém poderia me esclarecer se a cor do véu tem algum significado? Que Deus vos abençoe à todas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola laura, o padre da minha paróquia me falou que o branco é para solteiras e preto para casadas e viúvas, eu uso o preto, o véu não é para chamar a atenção sobre nós portanto tenho certo receio em relação a véus coloridos,
      A Paz

      Excluir
  37. Salve Maria!
    Oi Laura,
    Na verdade, não há uma norma em relação a cor do véu; o que há é uma tradição.
    A tradição que nos apresentaram é que as mulheres solteiras devem usar o véu branco (alguns relacionam isso com a pureza/castidade) e as casadas véu preto.
    Agora, um padre que celebra a Santa Missa Tridentina me falou de uma outra tradição, qual seja, solteiras usam véu branco (que não tem relação com a virgindade/pureza/castidade), casadas usam véus de outras cores (bege, rosa, cinza, etc...) e o véu preto seria restrito as viúvas.
    Eu já vi em missa tridentina mulheres casadas usando véu azul, cinza e lilás... Hoje em dia tem mulheres que usam o véu combinando com a roupa.
    Já vi tb casadas usarem o véu branco.
    Hoje é bom seguir a tradição sobre as cores do véu, porém, o mais importante é usar o véu!
    Boa sorte. Que Deus a abençõe pela intercessão da Virgem Maria!

    ResponderExcluir
  38. Olá meninas, também estou com uma vontade imensa de usar o véu. Vi uma foto de uma criança comungando seguida da seguinte frase "Tudo o que é Sagrado, a Igreja cobre com um véu" desde esse momento senti uma vontade imensa de usar o véu. Conversarei com o meu Padre para saber a opinião dele, mas conhecendo-o como eu conheço, já sinto que ele irá e me apoiar.
    E mais uma coisa, graças a Deus aqui na minha paróquia (Nossa Senhora de Guadalupe - Diocese de Santo André) nunca teve nenhum problema em relação a comungar de joelhos ou receber na boca, muitos jovens aqui só recebem o Corpo de Cristo ajoelhados. Um fato até curioso foi que, quando eu fui receber a hóstia estava com as mãos pronta para recebe-la porém foi o próprio Padre que colocou em minha boca. Desde então só recebo na boca.
    Depois venho aqui para contar o que aconteceu referente ao véu. Beijos a todas e louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  39. Salve Maria!
    Que bom Jenny.
    Boa sorte.
    Aguardamos o seu testemunho.
    Que Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  40. Queria saber se um bispo pode proibir o uso do véu em sua diocese, ele pode?

    ResponderExcluir
  41. Salve Maria!
    Boa noite Renan.

    Desculpe por demorar a responder.

    Se isso aconteceu ou acontecer seria um absurdo!

    Com base em que e por que um bispo iria proibir o uso do véu, que é bíblico, já foi obrigatório na Igreja por séculos e é obrigatório para quem vai ter audiência com o Papa, em uma diocese?
    Agora, se isso acontecer penso que as mulheres teriam que obedecer; porém, nada impede que a mulher use um chapéu ou um echarpe ao invés do véu! ;)

    Renan, isso aconteceu? Onde? Por que?

    Que Deus o abençõe e abençõe esse bispo e que o Espírito Santo de Deus ilumine a mente dele para aceitar (e manter) a beleza da tradição na Igreja e da Igreja como a Santa Missa tridentina e o uso do véu.

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber se é adequado ir a Santa Missa de regata ou de blusa com as costas nuas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Oi Milena,

      Não é adequado ir a Santa Missa com essas peças de roupa, como também não é adequado ir de mini saia, de short, de calça apertada, de legging, de tomara que caia, decotes.

      A roupa adequada para ir na Igreja, seja na Santa Missa, no Batizado, no Casamento, etc... é: camisa/blusa/vestido de manga, sem decote, sem costas nuas e sem mostrar a barriga; saias/vestidos que cubram o joelho; calça social ou que não seja apertada.

      Eu escrevi sobre isso aqui no blog em vários tópicos como:

      a) O Sacramento da Eucaristia: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2010/07/sacramento-da-eucaristia.html;

      b) Que roupa usar na primeira comunhão: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/02/que-roupa-usar-na-primeira-comunhao.html;

      c) Padre faz campanha contra uso de roupas escandalosas em Igreja!: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/04/padre-faz-campanha-contra-uso-de-roupas.html;

      d) Que roupa usar no batizado: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2012/08/que-roupa-usar-no-batizado.html;

      Se vc quiser usar uma dessas peças: blusa de alcinha, com costas nuas, tomara que caia, decote, etc.. use um casaco/jaqueta por cima.

      Deus a abençõe!

      Excluir
  43. Olá a todos!!!

    Encontrei este site após chegar de uma missa. Comecei a pesquisar o uso de véu por parte das católicas. Gostaria de compartilhar uma experiência que tive hoje. Pela primeira vez pude assistir à uma santa missa tridentina. Foi no Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, às 18h00. Que cerimônia maravilhosa!!! Agora, o que mais me surpreendeu foi o fato de ver a maioria das mulheres usar véu. Simplesmente maravilhoso. Não que isso deva ser imposto por parte da igreja mas, como homem, posso garantir a quem tenha alguma dúvida: use, porque fica simplesmente lindo! Mais um detalhe: todas as mulheres de véu estavam usando vestidos ou saias até os joelhos.
    Parabéns a essas mulheres!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Obrigada pelo testemunho Anderson.
      Realmente é lindo ver as mulheres de véu e com roupas apropriadas a uma católica, mormente, na Santa Missa e na Igreja.
      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  44. Boa noite , comecei hoje a usar o véu e gostaria de saber: eu posso usar apenas ao entrar no Santíssimo , no ato penitencial , e na consagração/comunhão , ou é melhor que eu use em toda a santa missa , obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Boa noite Thayná,
      O ideal é que se use durante toda a Missa, colocando quando entra na Igreja, para ir se preparando para a Santa Missa e tirando só quando termina, porém, no começo, até se acostumar, você pode usar somente após a consagração ou somente quando da adoração (fora da missa).
      Agora, não entendi uma coisa: vc quer colocar o véu quando do ato penitencial, tirar e depois colocar no momento da consagração/comunhão? Se sim, não vejo sentido nesse tira e bota, fica parecendo que algumas partes da Santa Missa são mais importante que as outras.
      Deus a abençõe e que Nossa Senhora interceda e lhe ajude a perseverar no uso do véu.
      abç.

      Excluir
  45. Meninas não- castas podem usar o véu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria.
      Pode sim Luh Gondiim. O véu é um sacramental e o fato da pessoa ter cometido um pecado ou está em pecado não a impede de usa-lo, lembrando que o branco é para ser usado pelas solteiras e não tem nada haver com a pureza, com ser virgem ou não.
      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  46. Salve Maria!

    Gostaria muito de voltar a usar o véu. Mas não posso. Deixei-me levar por um relacionamento sujo, que tirou de mim o precioso dom da pureza. Como me arrependo! Hoje, tendo confessado e voltado à vida na comunidade, sei que muitos sabem da minha grande falta. Seria um escândalo se eu usasse o véu preto, não sendo casada e escândalo maior se eu usasse o branco. Peço que orem por minha alma entristecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!!
      Silvia, vamos por partes.
      O véu (branco) não tem ligação com pureza, se antes tinha hoje não tem mais, até porque, infelizmente, hoje em dia não é tão fácil encontrar mulheres puríssimas, né?
      Depois, em outro comentário você falou que era catequista. Ora, se você já confessou e até é catequista na Igreja, pode usar o véu tranquilamente. Você não deve satisfação para ninguém, só para Deus e com esse, em relação ao seu pecado você já resolveu, né?
      Use o véu. Sem medo. Deixa que o povo fale, mais faça o que o seu coração pede.
      Se é solteira, não pode usar o véu preto. Então use o branco. Se o problema é a "falta" da pureza, então use um véu bege, gelo, offwhite.... Mas, USE O VÉU!!!
      Boa sorte.
      Que Deus te abençõe e Nossa Senhora interceda por você.
      Coragem! Seja revolucionária!!!

      Excluir
    2. eu tenho essa coisa da pureza com o branco, não gosto de branco, mas não ser "pura" não ter faz melhor, que ninguém, não adianta corpo puro e alma suja. Embora não seja permito o preto para solteiras, eu jamais consigo usar branco, uma vez que não curto a cor e a outra que para mim branco é simbolo de pureza. Preto é lindo, para não ser preto sugiro um azul marinho, cinza, um pege perola. se sentir vontade use preto, o que vale é a intenção

      Excluir
  47. Olá, Graziela!
    Nos últimos meses tenho buscado informações sobre o uso do véu e senti interesse, porém na paróquia que frequento não se pode sequer comungar de joelhos (já passei pelo constrangimento de uma MESC me mandar levantar).
    Consigo participar da Santa Missa e comungar na boca, pois nas capelas da paróquia nem os ministros nem os padres dão (dizem que comunhão na boca é pros idosos).
    Se eu usar véu então, nem imagino qual será a reação!
    Estou fazendo caminho vocacional em um mosteiro da ordem de Santa Clara e ainda não perguntei se devo usar o véu. Lá as missas não são em rito tridentino e ninguém usa, mas sinto vontade de usar principalmente porque cortei os cabelos como Santa Clara por conta própria e me consagrei ao Senhor ao sentir o chamado para a vida consagrada em clausura.
    Depois que pesquisei o uso do véu, senti necessidade de usar entende?
    Até já comprei renda!
    Só não sei o que devo fazer enquanto não ingresso no mosteiro!
    Vc acha válido que eu mude de paróquia para poder fazer uso do véu?
    Ah, ótimo post!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Oi Stephanie,
      Obrigada querida.

      Sobre a sua pergunta, acho que você já sabe a resposta, né? rsrs
      Olha, se você não tem nada que te ligue a essa paróquia (serviço) e se tem a possibilidade de frequentar outra paróquia, por que não? Se fosse eu já tinha ido.
      Não pelo fato do véu em si, mas, por conta dessa questão da comunhão de joelhos e na boca.
      Não sei se você já fez, mais tente conversar com um MESCE e explicar que eles não podem negar a comunhão na boca e de joelhos e quem sabe até dá de presente para um deles o livro da Instrução Redemptionis Sacramentum que trata do assunto e fala claramente que não pode negar a comunhão de joelhos (n. 90 em diante), há muitos MESCEs que não sabem disso, que nunca leu um documento e que os sacerdotes não ensinam o correto.

      Se não tiver jeito e você puder, procure uma paróquia onde você possa comungar da maneira que quer (joelhos/boca) e usar o véu.

      Boa Sorte!
      Que Deus a abençoe e Maria passe a frente desse seu problema.
      Abç

      Excluir
    2. Olà Graziela!
      Obrigada por responder tão prontamente!
      Encontrei pela internet uma igreja que celebra uma missa em rito tridentino toda semana e pensei ir lá, mas me surgiu uma dúvida: nunca participei da Santa Missa Tridentina e não sei como farei para acompanhar.
      O que faço? Estou começando a buscar os ritos e costumes tradicionais agora e não tenho quem me oriente.
      Onde mor e meus amigos são modernos demais ou carismáticos demais. Os que não são não levam essas coisas a sério.
      Paz e Bem!

      Excluir
    3. Oi Stephanie,

      Leia: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/03/primeira-vez-na-missa-gregoriana.html

      Tem aqui no blog: Primeira Vez na Missa Gregoriana

      Se você conseguir, vá mais de uma vez na Missa Tridentina, assim, você poderá ter um maior e melhor entendimento dela.

      Deus a abençõe.

      Boa Sorte.

      Excluir
    4. Graziela, amei o post!
      Muito esclarecedor!
      Vou tentar ir sim.
      Quanto a mudar de paróquia, vou mudar e não vou esperar mais.
      Hj aconteceu uma coisa que me incomodou e quero partilhar: fui a matriz da paróquia para confessar.
      Lá não tem confessionario nem um lugar reservado. Como a igreja está em reforma, a Missa durante a semana ocorre no salão, mas o padre atende a confissão ali mesmo ao final da missa tendo pessoas ao redor.
      Se não bastasse, fui ajoelhar pra confessar e o padre falou que não precisava.
      Insisti e consegui confessar de joelhos, mas ele interrompeu a confissão e já ia dar a absolvição.
      Eu disse a ele que não tinha terminado e confessei o que faltava, mas foi muito estranho.
      O queme tranquiliza quanto a absolvição é que fiz um exame de consciência, reze antes e consegui confessar tudo, mas foi o que faltava pra eu decidir mudar de paróquia.
      A palavra é decepção pra tudo isso!
      Por isso que as pessoas são tão relativistas por aqui, vão de bermuda, decote e estranham quem faz o certo!
      Peço a Deus misericórdia por eles! Prefiro pensar que eles não sabem o que fazem!
      Quanto a mim, vou mudar de paróquia enquanto faço o caminho vocacional com as irmãs Clarissas e aguardo para ser admitida.

      Paz e Bem!

      Excluir
    5. Salve Maria!

      Fico feliz que tenha gostado.

      Quanto a confissão, não se preocupe que se você foi absolvida, foi absolvida... mesmo que não tivesse dado tempo de falar tudo por culpa do sacerdote. O importante é que você fez o seu exame de consciência e foi ao sacerdote com a intenção de relatar todos os seus pecados. E está absolvido TUDO, mesmo os pecados esquecidos de falar na hora da confissão.

      Boa sorte na sua mudança de paróquia e que Deus a abençõe.
      Abç

      Excluir
    6. Olá Graziela!
      Gostaria de agradecer pela ajuda que vc me deu através das respostas as minhas dúvidas.
      Mas estou aqui para me despedir.
      Fui admitida no mosteiro das irmãs e meu ingresso será no início do próximo mês.
      Estou muito feliz e gostaria de dizer que seu blog me ajudou muito. Embora eu só tenha comentado este post, li outros e aprendi muita coisa.
      Espero que vc possa continuar por muito tempo exortando e orientado aos irmãos para que a beleza da Igreja seja compreendida e valorizada para a honra e a glória de Jesus Cristo, nosso Senhor.
      Que Deus te abençoe!

      Abraços!

      Paz e Bem!

      Excluir
    7. Salve Maria!!

      Que notícia maravilhosa!!!
      Muito bom saber que pude te ajudar em algo.
      Peço que ore por mim.

      Que Deus a abençõe nesse novo caminho que você vai seguir.
      Abraços

      Excluir
  48. Ola'
    Tenho uma duvida. E' possivel usar o veu em outras ocasioes fora da Santa Missa? Tercos, adoracao, ate' mesmo rezar em casa?

    ResponderExcluir
  49. Ola me chamo jackeline tenho 27 anos e tenho vontade de usar o véu mais ainda nao entendi o significado

    ResponderExcluir
  50. Qual o significado de: "Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. OU : "Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu ? Então deveriam as mulheres de hoje estar usando o véu em todas as suas orações. Sim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a missa também deveria ser em latim, que não percebiamos nada e ainda por cima com o padre sempre de costas para nós.
      Católica sim, mas estamos no século 21 voltamos para trás onde os ricos levavam lindos e bons véus!!!!para fazer a diferença dos mais pobres.
      Com humildade há tantas coisas com que se deviam preocupar,que também está escrito, deixem — de modas,façam caridade e deixem—se
      desliguem o complicador.
      Que Nossa Senhora vos proteja.

      Excluir
  51. Perdoe-me a franqueza. Eu, particularmente, como servo de Deus, que sigo à risca as instruções canônicas da igreja católica, preparado em liturgia, vejo uma grande contradição quanto ao uso do véu. Por um lado a santidade de quem se entrega por inteira a Deus e segue os ritos e mandamentos. Por outro lado, vejo o uso do véu sendo uma prática "acho bonito" por parte de muitos movimentos. Sem apontar o dedo para o pecador, pois sou um. Mas a mancha sobre o véu está naquelas que dentro da igreja mostram-se santas e fora da igreja cometem atos bizarros. Como por examplo: uma Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia usar o véu dentro da igreja e em sua vida particular ser casada com outra mulher e um presbítero ter ciência disso e mesmo assim aceitar. Isso é mancha sobre o véu. Meninas que acham lindo e usam o véu para aparecerem. Mas que lá fora dos portões da igreja não podem escutar um Funk que já começam a mexer os fanfarrões.
    Não estou generalizando, pelo contrário. Vejo santidade para quem se entrega por inteira, mas que nos tempos de hoje estão sendo manchadas pelas atitudes de quem não sabem usar o véu que é tão sagrado. Infelizmente!
    Obs. Não sou moralista e nem prego a moral aos bons costumes. Muito menos machista e nem sou a palmatória do mundo. É o meu ponto de vista sobre o véu nos tempos atuais.
    Sou um servo que caminho pelo calvário a vida inteira. Sou pecador e de alma penitente, servindo à Deus na Sagrada Liturgia.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também usei véu antigamente e acho bonito.
      Mas concordo consigo,sejam bons católicos na missa e quando saem para a rua, pois respeitem dentro e fora da igreja,estejam sempre prontos para ajudar o próximo e faremos um mundo melhor.Nossa Senhora vos proteja.

      Excluir
  52. Minha duvida é: em uma missa tridentina o uso só véu é obrigatório?

    ResponderExcluir
  53. Qual a cor do veu que uma mulher solteira que teve filhos e nao se casou deve usar? Uma mae solteira.

    ResponderExcluir
  54. Irmas queridas, irmas de fe, nao se importem com os comentarios alheios. O uso piedoso do veu e a modestia no vestir jamais deveriam ser criticados mas se sao, que importa se No final seremos apenas nós e Deus?! Roma nao foi feita e um dia e o caminho para a santidade comeca com o primeiro passo. Eu tenho usado o veu há quase 5 anos e nao me importa o que os demais pensem ou digam a respeito, porque NAO faço isso para aparecer aos olhos dos demais, mas por Cristo e para Ele!
    Coragem, irmas, como dizia Sao Paulo em Efesio 6:11-12 "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares."
    PAZ E BEM!!!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...