Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de junho de 2017

[Sermão] Sermão de 1ª Comunhão


Sermão para o 3º Domingo depois de Pentecostes – 1ª Comunhão
25.06.2017 – Padre Daniel Pinheiro, IBP

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ave Maria…

Homero, Mateus, Miguel, Beatriz, Cecília, Natália.  Hoje é o dia mais importante da vida de vocês, pois hoje é o próprio Jesus Cristo que vocês irão receber na hóstia consagrada. Vocês vão receber pela primeira vez Nosso Senhor Jesus Cristo. Com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Vocês vão receber Nosso Senhor Jesus Cristo, que é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Vocês vão receber Jesus Cristo, que passou a vida dEle fazendo o bem. Vocês vão receber Nosso Senhor, que fez os mais sublimes milagres. Vocês vão receber Nosso Senhor, que nos ensinou a Verdade. Vocês vão receber Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio ao mundo unicamente para nos salvar e obedecer assim a Deus Pai. Vocês vão receber Jesus, que nasceu de Maria Virgem, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado para perdoar os pecados de vocês e para salvar a alma de vocês e de todas as pessoas. Vocês vão receber o próprio Deus, criador de todas as coisas, do céu e da terra, dos anjos, dos minerais, das plantas, dos animais, dos planetas, dos homens: criador de tudo o que existe. Que graça enorme e que bondade enorme a de Nosso Senhor Jesus Cristo: se entregar a vocês na Eucaristia para que possam se salvar. Portanto, vocês sabem muito bem que aquilo que vocês vão receber parece pão, tem gosto de pão, mas que é, na verdade, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje é o dia mais importante da vida de vocês: é o dia em que o próprio Deus vai se entregar a vocês como alimento espiritual, para dar forças para que vocês sejam pessoas boas, quer dizer, pessoas que seguem aquilo que Cristo ensinou.

Homero, Mateus, Miguel, Beatriz, Cecília, Natália, hoje deve ser o dia mais alegre da vida de vocês, pois vão receber o maior bem e o maior tesouro que vocês poderiam desejar. Não se trata de um brinquedo, de uma diversão ou de alguma coisa que passa e acaba rapidamente. Não. É o próprio Deus que vocês vão receber. Deus, que é infinito, que é nossa felicidade e nossa alegria. Vocês receberão o próprio Deus na Eucaristia e o receberão bem preparados, com a alma pura, com o desejo de serem melhores católicos: acreditando mais firmemente naquilo que Deus nos falou, praticando melhor os mandamentos, deixando de lado todo pecado, combatendo, com todas as forças de vocês, o pecado mortal e também o venial, que são os dois maiores males que existem. Se vocês receberem bem o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Cristo, e receberem com frequência, vocês irão ao céu, vocês serão eternamente felizes no céu e agradarão a Deus.

Lembrem-se de que vocês, como todas as outras pessoas, foram criados para conhecer, amar e servir a Deus aqui na terra, para poderem ser eternamente felizes com Ele no céu. Fazer uma coisa que não leve vocês a conhecer, amar ou servir a Deus é perder tempo. Lembrem-se, então, de que a primeira comunhão não é o fim, mas o começo de uma vida cristã.

A partir de hoje, Homero, Mateus, Miguel, Beatriz, Cecília, Natália,  vocês terão que se esforçar ainda mais para fazer aquilo que Deus manda, pois fazer o que Deus manda agrada a Ele e faz bem para vocês. A partir de hoje, vocês terão que rezar ainda mais: ao acordar, antes de dormir, antes das refeições, e várias outras vezes durante o dia vocês devem dirigir palavras a Jesus Cristo e à sua Mãe, Maria. Façam o esforço para rezar o terço diariamente, imitando o exemplo da Jacinta e do Francisco, crianças que viram Nossa Senhora em Fátima. Elas rezavam o terço todo dia e tinham a idade de vocês, aproximadamente. Peçam a ajuda dos pais de vocês para rezar. A partir de hoje, vocês terão que procurar conhecer ainda melhor aquilo que Cristo ensinou, para poder amar mais a Cristo e colocar em prática tudo o que Ele nos falou. Estudem o catecismo, perguntem aos pais, que têm obrigação de ensinar a doutrina cristã aos filhos, perguntem ao Padre. A partir de hoje, vocês terão que praticar ainda melhor os mandamentos, evitando com todas as forças de vocês o pecado, pois o pecado ofende a Deus e prejudica a alma de vocês. A partir de hoje, vocês devem receber com frequência a confissão e a comunhão. Se caírem em pecado mortal, procurem confessar rapidamente, fazendo o exame de consciência, com arrependimento, com o propósito de não mais voltar a pecar, confessando sem medo todos os pecados e cumprindo a penitência dada pelo Padre. Mesmo sem pecado mortal, procurem com regularidade a confissão.

A partir de hoje, vocês assistirão à Missa prestando ainda mais atenção no que está acontecendo, sem se distrair, sem conversar, sem brincar com os irmãozinhos ou coleguinhas. Vocês assistirão à Santa Missa com atenção e respeito, entregando tudo o que vocês são e tudo o que vocês têm para Deus. Lembrem-se sempre de que a Missa é a renovação do sacrifício do Calvário, a renovação da crucificação de Cristo. A Missa é o que tem de mais importante na face da terra. Na Missa, vocês devem adorar a Deus, reconhecendo que Ele é o Senhor e o Mestre de todas as coisas e se submetendo a Ele. Na Missa, vocês devem pedir a Deus o arrependimento por todos os pecados que vocês cometeram. Na Missa, vocês devem agradecer por todos os benefícios, por todas as graças que Deus deu a vocês: foi Ele que criou vocês, é pelo poder dEle que vocês continuam existindo, é pela bondade dEle que vocês vão receber a Sagrada Comunhão, é pela bondade dEle que vocês fazem coisas boas. Na Missa, vocês deverão pedir a Deus as graças, as ajudas, que vocês precisam para praticar o bem e para não praticar o pecado.

Homero, Mateus, Miguel, Beatriz, Cecília, Natália, peçam, principalmente, a graça de serem fortes: a graça de continuarem fazendo sempre a vontade de Deus, sem dar atenção aos colegas que zombam de vocês porque vocês praticam a religião, sem dar atenção a outras dificuldades. Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu muito, até a morte e morte de Cruz, mas sempre continuou fazendo o bem, fazendo a vontade de Deus. Vocês devem imitar Nosso Senhor. Nunca deixar de fazer o bem, por mais difícil que seja. Assim, vocês serão verdadeiros heróis, vocês serão santos.

A partir de hoje, vocês deverão ter uma devoção muito grande a Nossa Senhora, Maria. Ela é a Mãe de vocês. Ela é uma boa Mãe que sempre nos ajuda. Nas dificuldades, nos sofrimentos, nas tristezas, mas também nas alegrias e em todas as situações, rezem para Nossa Senhora, rezem o Terço. Ela sempre nos leva para o Filho dela: Jesus Cristo.

Hoje e todos os dias, vocês devem receber a comunhão com muita respeito, sempre na boca, de joelhos. Com muita fé, vestidos com modéstia, fazendo jejum de pelo menos uma hora. Devem receber a comunhão pedindo a Deus que Ele faça de vocês pessoas santas. Uma só comunhão basta para nos transformar, para nos fazer deixar os nossos erros e os nossos maus hábitos e costumes. Recebam a comunhão pedindo a Jesus Cristo a santidade, pedindo a Ele a graça de continuar com a alma pura até o dia da morte de vocês, para que, nesse dia, vocês possam ir para o céu, para que possam ser eternamente e infinitamente felizes.

Homero, Mateus, Miguel, Beatriz, Cecília, Natália, é o próprio Deus que vocês vão receber agora na alma de vocês. Façam para Deus uma morada, uma casa digna, com uma alma pura, uma alma que busca em todas as coisas agradar a Deus. Hoje é o dia mais importante da vida de vocês. Vocês receberão o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.


 DEO GRATIAS!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Diferentes cortes de cabelo para você que se tornou grisalha

Este é um corte bem curto e  bem moderno 
Este é um corte bem curto e bem moderno


Maya Santana, 50emais

Cada dia mais mulheres fazem opção por assumir os cabelos grisalhos, abandonando de vez as tinturas que, usadas ao longo de muitos anos, acabam deixando os fios ressecados e, em alguns casos, até enfeiam ao invés de embelezar. Tornei-me grisalha exatamente por causa disso: quanto mais pintava o cabelo, mas feio ele ficava. Um dia, depois de voltar do salão, me olhei no espelho e parecia que o meu cabelo estava morto, tamanho o ressecamento. E não adiantava inundá-lo de cremes. Mas eu entendo quem reluta em deixar os cabelos brancos. Não é uma decisão fácil. Eu mesma levei anos até me decidir. Hoje, integro a crescente legião das grisalhas. E me sinto muito bem. Como elas, as grisalhas, vêm aumentando muito – todo lugar que a gente vai as cabeças brancas se destacam -, decidi postar aqui esta seleção de cortes para inspirar quem está pensando dar uma mudada nas madeixas.

Veja:
 
O cabelo bem liso permite um corte reto
O cabelo bem liso permite corte reto

Impressionante a beleza e a quantidade de cabelo da atriz Diane Keaton
Impressionante a beleza e a quantidade de cabelo da atriz Diane Keaton

Bem curtinho e cheio de mecnas
Bem curtinho e cheio de mechas

Este é puro charme
Este é puro charme

Cheião e coberto  de lindos cachos
Cheião e coberto de lindos cachos

Muito linda esta trança
Trança usada de maneira bem charmosa

Puro charme, com cachos bem definidos
Puro charme, com cachos bem definidos

Mais um corte para quem quer o cabelo não muito curto
Mais um corte para quem quer o cabelo não muito curto

O cabelo e o rosto dela são lindos
O cabelo e o rosto dela são lindos

Adorei este cabelo empinado pelo vento
Um cabelo empinado pelo vento

Fiquei encantada com a beleza desta fotografia
Fiquei encantada com a beleza desta fotografia

Cabelo cheios, cheio de cachos
Cabelo bem cheio, todo cacheado

Fonte: 50emais

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Primeira Comunhão: Véu, Modéstia, Respeito

 
Esse final de semana 6 crianças receberam Jesus Sacramentado em celebração na Forma Extraordinária do Rito Romano (Missa Tridentina).

Todas vestidas de forma adequada que a Solenidade pede.
Observando a modéstia.
E as meninas com seus véus. 






Após a celebração ocorreu uma pequena comemoração, com um bolo e doces, nas dependências da própria Capela. 

Simples! Mas digno.



DEO GRATIAS!

sábado, 24 de junho de 2017

DICAS DE SANTIDADE!

"POIS EU SOU O SENHOR, VOSSO DEUS.
VÓS VOS SANTIFICAREIS E SEREIS SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO" 
(Lev 11, 44)
  
 

1) Fazer oração antes de começar o dia
2) Escolher uma intenção para cada dia
3) Rezar o Rosário completo todos os dias
4) Ler a Bíblia todos os dias
5) Conhecer os Mandamentos de Deus



6) Confissão Semanal
7) Fazer Mortificações todos os dias
8) Caridade para com o próximo
9) Fazer pequenos atos de humildade
10) Fazer um Exame de Consciência sempre antes de deitar.


SEREIS SANTOS,
PORQUE EU SOU SANTO. 
(Lev 11, 45)

Fonte: Instituto Hesed (YouTube)

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Sagrado Coração de Jesus


''Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é deles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados, diante do vosso altar, para vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o vosso dulcíssimo Coração.

Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós, mais de uma vez, cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, mas também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade não Vos querendo como pastor e guia, ou, faltando às promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da vossa santa Lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-vos, mas particularmente dos costumes e imodéstias do vestir, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e vossos santos, dos insultos ao vosso vigário e a todo o vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino Amor, e enfim, dos atentados e rebeldias oficiais das nações contra os direitos e o magistério da vossa Igreja.

Oh, se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades! Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação que Vós oferecestes ao Eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre os nossos altares.

Ajudai-nos, Senhor, com o auxílio da vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a viveza da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e pelos nossos próximos, impedir por todos os meios novas injúrias à vossa divina Majestade e atrair ao vosso serviço o maior número de almas possível.

Recebei, oh! benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima Reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei nos a grande graça de perseverarmos constantes até á morte no fiel cumprimento dos nossos deveres e no vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à Pátria bem-aventurada, onde Vós, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, por todos os séculos dos séculos. Assim seja''.

Papa Pio XI in Miserentissimus Redemptor, carta encíclica sobre o dever da reparação ao Sagrado Coração de Jesus - 8.V.1928




Fonte: Facebook e Instituto Hesed (YouTube)

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Missa com o Cardeal Burke em Brasília


O Cardeal Raymond Leo Burke, Patrono da Ordem de Malta, estará no Brasil nesta semana, para o lançamento de seu novo livro “O Amor Divino Encarnado”, passando por Belém, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

De linha conservadora  - Catolicismo Tradicionalista - o Cardeal Burke estará em Brasília para lançar seu novo livro, oportunidade em que celebrará a Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano (Missa Tridentina).

Veja a programação:

Dia 16/06/2017 (Sexta-feira)

- Lançamento do Livro "O Amor Divino Encarnado - A Sagrada Eucaristia como Sacramento da Caridade"
- Local: Windsor Plaza Brasilia
- Horário: 19hs
(Necessário Inscrição) 

Dia 17/06/2017 (Sábado)

Missa Pontifical Solene celebrada por Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Raymond Burke
- Local: Capela Nossa Senhora das Dores (no Jardim Botânico)
- Horário: 09:30h
- Atenção: Observar a Modéstia no vestir.



Graças e Louvores se deem a todo momento,
Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

terça-feira, 13 de junho de 2017

Os Segredos de Fátima!

 
Hoje, 13 de junho de 2017, faz 100 anos que Nossa Senhora revelou aos Pastorinhos os 2 primeiros Segredos e em 13 de Julho de 2017 fará 100 anos da revelação do Terceiro Segredo.

Mas, afinal, quais são os Segredos de Fátima. Muitas pessoas ainda não sabem ou tem dúvidas.


Primeiro Segredo de Fátima 

Foi revelado em 13 de Junho de 1917.

A VISÃO DO INFERNO

 "A primeira foi pois a vista do inferno!
Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar embaixo da terra. Mergulhados nesse fogo os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que delas mesmas saiam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faulhas nos grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor....
Mas esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu; que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição) se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor.
Em seguida, levantamos os olhos para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza:
- Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores, para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz..."


Segundo Segredo de Fátima
  

Foi revelado em 13 de Junho de 1917.
  
DEVOÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA AO SEU IMACULADO CORAÇÃO

 "O que em 1917 foi confiado a este respeito é o seguinte; ela pediu para os levar para o Céu. A SS. Virgem respondeu:

- Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve, mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no Mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação, e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono."

Após mostrar o Inferno aos Três Pastorinhos, Nossa Senhora diz e pede que:

"... A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI (aqui ela revela o nome do futuro Papa) começará outra pior. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. 
Para impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados..."

Para saber mais sobre essa devoção clique em Devoção dos 5 Primeiros Sábados em Honra a Virgem de Fátima 


Terceiro Segredo de Fátima

A terceira parte do Segredo foi revelada em 13 de Julho de 1917. 

PENITÊNCIA, PENITÊNCIA, PENITÊNCIA

"... vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fôgo em a mão esquerda; ao centilar, despedia chamas que pareciam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: o Anjo apontando com a mão direita para a terra, com vós forte disse:
Penitência, Penitência, Penitência!"

Fonte: Livro Memórias da Irmã Lúcia, a pastorinha de Nossa Senhora de Fátima

Por fim, meu Imaculado Coração Triunfará!

TOTUS TUUS

segunda-feira, 12 de junho de 2017

RESPOSTA: Não fiz a primeira comunhão, mais posso fazer a crisma???

Ave Maria!

Não fiz a primeira comunhão,mais posso fazer a crisma???

Pode.

Procure a Secretaria da sua Paróquia e se informe sobre quando começará a Catequese, você não falou se era adolescente ou adulto, há diferença, mas imagino que seja adulto(a).

Você deve se inscrever na Catequese (Adultos) e, após terminada a mesma (que pode ser de 1 ano ou poucos meses, para adultos), você receberá os Sacramentos da Iniciação Cristã que lhe faltam, no caso, a (Primeira) Eucaristia e o Crisma (após receberem o Sacramento da Penitência). 

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

sexta-feira, 9 de junho de 2017

[Sermão] Pentecostes, Crisma e o combate ao respeito humano

Sermão para a Festa de Pentecostes

04.06.2017 – Pe. Daniel Pinheiro, IBP

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Ave Maria…

No dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, comemoramos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, que, obedecendo à ordem de Cristo, perseveravam na oração no Cenáculo em Jerusalém. Todavia, devemos sempre nos lembrar que as festas da Igreja não são meramente uma memória do passado. As festas litúrgicas da Igreja, ao comemorarem os mistérios, nos transmitem a graça própria de cada mistério. Vimos, na Ascensão a graça de nos fazer ter os olhos no céu, o desejo do céu, da santidade, da perfeição.

A graça própria de Pentecostes é, sem dúvida, o amor a Deus. E um amor com vigor. Antes de Pentecostes, não tinham ainda saído os apóstolos para pregar o Evangelho. Depois de Pentecostes, repletos do Espírito Santo, São Pedro, em um só discurso, converte e batiza 3 mil. O amor a Deus cresce muito, bem como o zelo pela salvação das almas. E fica diminuído o temor, o receio, o respeito humano.

Se o Espírito Santo é dado desde o batismo a cada um, Ele é dado em abundância no sacramento da Crisma, o sacramento da maturidade espiritual. O sacramento que faz de nós soldados de Cristo. A Crisma é, para cada um de nós, como um Pentecostes particular. Não se está dizendo que recebemos exatamente a mesma graça dos apóstolos. Evidentemente, não. Mas há certa semelhança.

Em Pentecostes, o Espírito Santo desce sobre os apóstolos com a aparência de línguas de fogo. O fogo tem luz e calor. A descida do Espírito Santo iluminou a inteligência dos apóstolos, esclarecendo melhor os ensinamentos de Nosso Senhor, fazendo que os apóstolos compreendessem melhor. Foi um aumento da fé dos apóstolos, no sentido de que passaram a crer nos ensinamentos de Cristo com maior firmeza. Essa é a luz do fogo. Mas o fogo tem também calor. O calor incendeia, aquece, e se espalha rapidamente. O calor incendiou a vontade dos apóstolos com o amor a Deus e com o amor ao próximo. Foi um aumento enorme da caridade dos apóstolos. E o Espírito Santo vem em forma de língua. Ora, os apóstolos devem comunicar a verdade e o bem aos outros. Nosso Senhor lhes deu esse mandamento: ide e ensinai a todos os povos. A língua significa que, conhecendo a verdade pela fé e amando a Deus e o próximo intensamente pela caridade, é preciso propagar a fé e a caridade aos outros, para que creiam em Deus e amem a Deus e ao próximo. Com essas graças do Espírito Santo, os apóstolos pregaram o Evangelho a toda a criatura. A voz deles, diz a Sagrada Escritura e a Igreja, foi ouvida em todo o orbe da terra. Com a força do Espírito Santo, confirmados por Ele, revigorados por ele.

Na Crisma, o Bispo, colocando a mão sobre a cabeça do crismando, unge a sua testa com o óleo do Santo Crisma, perfumado com bálsamo, e diz: eu te assinalo com o sinal da cruz e te confirmo com o crisma da salvação, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. A testa é assinalada, significando a iluminação da inteligência. O óleo significa a caridade, isto é, o amor a Deus e o amor ao próximo, que deve inflamar a nossa vontade. O bálsamo, que perfuma o óleo do crisma, significa a propagação da verdade e da caridade. O cheiro do bálsamo rapidamente se espalha, como devem se espalhar a fé e o amor a Deus. O sinal é marcado na testa, testa sempre muito visível, testa que não pode ser escondida, mostrando o vigor e a coragem que devemos ter para professar a fé católica e praticar a caridade, sem respeito humano, sem medo, sem temor.

Precisamente disso gostaria de falar: do respeito humano. Respeito humano que essa festa de Pentecostes deve nos fazer vencer. O respeito humano é a excessiva atenção ao que os homens julgarão ou dirão de nós, das nossas palavras e das nossas ações. O respeito humano é, como se vê pela experiência, um dos maiores inimigos da perfeição, e tanto mais prejudicial quanto mais universal é o seu domínio, pois não há lugar nem estado, sexo nem condição, onde não exerça mais ou menos a sua influência perniciosa. Penetra em todas as classes de indivíduos da sociedade, tanto no homem público como no homem privado, no rico como no pobre, no velho como no novo, no homem como na mulher.

O respeito humano age de duas maneiras: primeiro, executando alguma ação só para agradar aos homens e obter deles o julgamento favorável; segundo, deixando de praticar a virtude e o que a consciência dita para não desagradar aos outros. Aquele que se deixa levar pelo respeito humano injuria a Deus, porque coloca o juízo dos homens na frente do juízo de Deus; em vez de pensar no seu interior sobre o que julgará e que dirá Deus Nosso Senhor, só pensa no que julgarão e dirão os outros, convertendo, portanto, o juízo dumas miseráveis criaturas em norma suprema dos seus atos. E as palavras de Nosso Senhor são bem claras: O que se envergonhar de mim ou da minha doutrina, ou me negar diante dos homens também eu me envergonharei dele e o negarei quando vier a julgar o mundo na presença de meu Pai revestido da sua glória. Mas o Salvador diz também: aquele que me confessar diante dos homens, também eu o reconhecerei diante do meu Pai que está nos céus.

Não devemos claro, confundir o combate ao respeito humano com a falta total de respeito, com a falta de caridade e com o total desprezo do conselho dos outros. O juízo dos outros pode também ser justo. Não devemos é basear nossas ações em juízos contrários à lei de Deus. O respeito humano é aquele respeito que nos leva ao pecado, que nos faz omitir um dever ou que nos barra o progresso na virtude que poderíamos fazer. Não é respeito humano atender às ordens legítimas da autoridade legítima, por exemplo. Não é respeito humano evitar práticas de piedade muito peculiares, excêntricas e singulares na Igreja, por exemplo. Feita essa distinção, que podemos facilmente perceber, devemos vencer o respeito humano. Avancemos, preocupados com o juízo de Deus e não com o juízo dos mundanos.

Outro inimigo contra o qual devemos nos fortalecer é um inimigo interno. Com o nosso propósito de conversão, com o início da prática séria da religião, nosso interior, acostumado e inclinado ao pecado, se revolta. Vem, por vezes, um sentimento de tristeza por termos dito um adeus definitivo às loucuras e ninharias do mundo. Por ter dito adeus aos nossos pecados e vícios. Quando vier isso, tenhamos paciência. Essa tristeza e essa revolta passarão. E virão as verdadeiras alegrias. As vãs diversões se reapresentarão ao nosso coração, querendo que voltemos para elas. Voltaríamos a elas para perder a eternidade? Tendo colocado a mão no arado, não devemos olhar para trás. Procuremos esquecer essas coisas passadas. Devemos ter coragem. O caminho da perfeição é para os fortes. Para os fortes que se fazem forte com a graça de Deus, apoiados em Deus porque sabem que, por eles mesmos, são fracos.
Sejamos fiéis a essa graça que o Espírito Santo quer hoje nos dar: a força, a coragem contra o respeito humano, contra o inimigo interior, contra o velho homem, para que nos salvemos, para que propaguemos a fé e a caridade.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Fonte: Missa Tridentina em Brasilia

Vinde Espírito Santo!

domingo, 4 de junho de 2017

[Sermão] Desejo pela santidade e a Ascensão do Senhor

Sermão para a Solenidade Externa da Ascensão
28.05.2017 – Pe. Daniel Pinheiro, IBP
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A Ascensão do Senhor é o triunfo completo de Nosso Senhor Jesus Cristo e a demonstração ainda mais cabal da aceitação de seu sacrifício na cruz pela Santíssima Trindade. No Antigo Testamento, a fumaça advinda dos sacrifícios, e que se dirige sempre ao alto, significava essa aceitação do sacrifício da parte de Deus. A fumaça, sempre em direção ao alto, mostrava que o sacrifício era agradável a Deus. A Ascensão do Senhor substitui a simples fumaça. É a própria vítima, Nosso Senhor Jesus Cristo, homem e Deus, que sobe aos céus. Nada mais justo para o Salvador. Nada mais conveniente também, pois seu corpo glorioso, após a ressurreição, já não encontrava mais seu lugar próprio nesse mundo corruptível. E aquele que foi humilhado pelos homens, tendo sido o justo, merecia ser exaltado. E assim se faz com a sua Ascensão.
Todavia, a Ascensão do Senhor é também mui conveniente para nós. É indo ao céu que Nosso Senhor nos envia o Espírito Santo, como nos havia prometido. É do céu que aplica os méritos infinitos que alcançou com sua vida, paixão e morte na cruz. É muito conveniente para nós porque deve nos encher de esperança: se a cabeça sobe aos céus, também nós, os membros de Cristo, devemos subir ao céu, se somos membros vivos de seu corpo místico.
Gostaria de destacar, porém, o fato de que a Ascensão deve elevar a nossa alma ao céu, aos bens celestes, aos bens que não perecem, que não acabam, que não se corrompem. Assim, vemos os apóstolos olhando para o alto quando Nosso Senhor está subindo ao céu, para em seguida, cumprindo o mandamento do Salvador, pregarem o Evangelho a todas as criaturas. Essa festa da Ascensão deve fazer que voltemos os olhares de nossa alma para o céu, para os bens eternos. Essa festa da Ascensão deve nos fazer desejar a santidade, a perfeição nessa vida, para que possamos alcançar o céu.
Sem o desejo ardente e firme pela santidade não alcançaremos jamais a santidade. Salomão alcançou a sabedoria porque a pediu a Deus: “desejei e foi-me dado o dom da sabedoria, invoquei e veio a mim o espírito de sabedoria” (Sab. 7, 7). O anjo Gabriel diz a Daniel (Dan. 9, 23) que suas orações foram ouvidas porque ele era um homem de desejos, quer dizer, realmente desejava aquilo que pedia. Zaqueu, no Evangelho (Luc. 19, 31), deseja ver Jesus, sem poupar esforços. O Senhor se antecipa a Ele, pede hospitalidade a Zaqueu e vai repousar sob seu teto. Voltando a Salomão, para compreender a eficácia desse desejo pela perfeição, ele diz: “A sabedoria se manifesta facilmente aos que a amam, ela se mostra àqueles que a buscam” (Sab. 6, 13-15). E, ainda, “os que a procuram a encontram.” “Ela se antecipa aos que a desejam.” E mais: “aquele que acorda de madrugada para encontrar a sabedoria, encontrá-la-á sentada já à sua porta.”
Se desejamos seriamente e eficazmente a santidade e a perfeição, a alcançaremos. O desejo pela perfeição não pode ser uma simples aspiração vaga, uma veleidade, um desejo sem que procuremos empregar firmemente os meios necessários para alcançar a santidade. Isso não é um desejo verdadeiro. E um desejo que não se esforça seriamente é um desejo que não dará bons frutos. Será o desejo do preguiçoso que quer e não quer ao mesmo tempo (Prov. 13, 4). Ele quer a santidade que ele considera ideal para si, isto é, sem muitas renúncias, sem muitas cruzes, ou com algumas cruzes, mas não tal ou tal cruz. Ele quer a santidade, mas, no fundo, vendo as dificuldades que deverá enfrentar, vendo as renúncias que deverá fazer, ele não quer. São desejos do preguiçoso. E os desejos do preguiçoso o matam, diz a sagrada Escritura (Prov. 21, 25-26) porque suas mãos recusam o trabalho. O dia inteiro ele só deseja e aspira, sem concretizar nada. Assim são esses desejos ineficazes: durante a oração, a pessoa se pensa muito preparada para as humilhações, para as cruzes, para as dificuldades. Todavia, terminada a oração, essa boa disposição desaparece como um mero sonho. As pessoas com esse desejo ineficaz são comparadas aos soldados representados nas pinturas: estão com a espada sobre a cabeça do inimigo, mas jamais dão o golpe.
É preciso, caros católicos, que esses desejos vejam a luz do dia, como a criança que deve nascer depois do trabalho de parto. São João Evangelista, no Apocalipse, diz que viu uma mulher dando à luz e perto dela um enorme dragão esperando seu fruto para devorá-lo. Esse dragão, podemos dizer, é a imagem do demônio, que fica perto de nossa alma para impedir que os bons desejos venham à luz do dia. Desejar e não colocar em prática é uma grande ilusão que nos engana a muitos.
Nosso desejo deve ser firme, com uma determinação muito determinada, segundo santa Teresa d’Ávila. Esse desejo deve ser constante e perseverante. Não devemos abandonar o caminho ou frear diante das primeiras ou segundas dificuldades. Nem diante de nenhuma dificuldade. Para isso, não deve ser um desejo sentimental, mas um desejo muito bem compreendido com a inteligência e muito amado pela vontade. Esse desejo deve ser humilde, reconhecendo nossas fraquezas, para evitá-las, e deve ser um desejo com muita confiança em Deus. Esse desejo deve ser também prático, colocando, aqui e agora, os meios para realizá-lo. Um desejo que se esforça para se traduzir em obras, apoiado na graça de Deus e com muita confiança nEle. O desejo deve ser efetivo, dar frutos. Esse desejo deve ser paciente. Sem querer virar perfeito do dia para a noite, mas sempre avançando no amor a Deus, na prática do bem.
Alguns dizem que se contentam com o último lugar do purgatório. É um desejo arriscado. Devemos desejar a santidade, sem desejarmos sermos mais santos que os outros, mas desejar ardentemente a perfeição. Desejar muito a santidade não é soberba, como alguns poderiam pensar. Inclusive, é mandamento do Senhor ao nos dizer que devemos ser perfeitos como nosso Pai celeste é perfeito. Seria soberba se nos apoiássemos somente nas nossas próprias forças. Mas se nos apoiamos em Deus, não há soberba nesse desejo. Para ter esse desejo e para o colocarmos em prática, é preciso rezar, fazer a meditação católica, fazer a leitura espiritual, frequentar os sacramentos na medida do possível, rezar o terço, fazer penitências (ainda que bem simples), lutar. Só a almas esforçadas chegarão à santidade.
São Tomás disse à sua irmã que para ser santo bastaria desejá-lo. Com um desejo tal como descrevemos, sim. É um desejo que conduz a Deus, sem ficar sonhando acordado. Santo Afonso também afirma: “aquele que deseja verdadeiramente a perfeição não deixa de encaminhar-se a ela, e, se não parar, chegará ao fim. Mas aquele que não a deseja, andará sempre para trás e encontrar-se-á cada vez mais imperfeito.” E Santa Teresa:  “Convém/ muito não diminuir os desejos, mas sim ter grande confiança e acreditar em Deus, porque se nos esforçarmos, pouco a pouco, ainda que não seja de repente, podemos chegar ao mesmo que muitos Santos chegaram, com o auxílio da sua graça; porque se eles nunca se determinassem a desejar a perfeição e a pouco e pouco pô-la em prática, não subiriam a tão alto estado. Sua Majestade quer e é amigo das almas briosas, desde que tenham humildade e nenhuma confiança em si.”
Que a Ascensão do Senhor nos faça desejar ardentemente a santidade, a perfeição, como nos diz a oração da coleta dessa Festa. Que estando aqui nessa terra, habitemos já no céu pelos nossos desejos e pela nossa vida.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, envia-nos o teu Espírito Santo!

sábado, 3 de junho de 2017

RESPOSTA: Meu irmão que foi apenas batizado na igreja catolica, pode ser padrinho do meu filho?

Ave Maria!!

gostaria de saber se meu irmão que foi apenas batizado na igreja catolica, pode ser padrinho do meu filho.
Ele não tem 1 comunhão e nem crisma, pois decidiu seguir outra religião.
Mas gostaria muito que ele fosse padrinho, afinal é meu unico irmão e não confio em nenhum outro homem esse papel tão importante, pois sei que meu irmão o levaria para o caminho de Deus!

NÃO! 

Para ser Padrinho/Madrinha de Batismo e Crisma a pessoa precisa, conforme o Cân 874, § 1 do Código de Direito Canônico:

1) Seja designado pelo batizando ou por seus pais, ou no caso de ausência pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2) Tenha completado 16 anos de idade;
3) Seja Católico, confirmado (crismado);
4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia;
5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;
Não podem ser padrinhos pessoas de outras religiões ou filosofias de vida, amasiados (união estável), divorciados, casados somente no civil ou em uma igreja de outra religião ou pessoas que não tenham uma conduta cristã condizente.
6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
7) Não seja pai ou mãe do batizando (nem esposo(a) de uma pessoa adulta que irá se batizar); 
8) Solteiro ou Casado na Igreja Católica.

Porém, se a Madrinha que você escolheu observar todos os requisitos, ele poderá ser admitido como testemunha do batismo.

Cân 874. § 2. O baptizado pertencente a uma comunidade eclesial não católica só se admita juntamente com um padrinho católico e apenas como testemunha do baptismo.

Por que um não-católico, batizado ou não, não pode ser padrinho/madrinha?
 
Os deveres dos padrinhos não terminam ao saírem da Igreja, depois da cerimônia: assumiram uma responsabilidade por toda a vida para com o bem espiritual do afilhado ou afilhada.
Na maioria dos casos, esta responsabilidade cumpre-se rezando pelos afilhados nas orações diárias e dando-lhes bom exemplo de vida cristã. Mas, se alguma coisa acontecer aos pais, compete aos padrinhos assegurar os meios para que o afilhado ou a afilhada recebam uma sólida formação na fé.
Se os pais negligenciam a formação católica dos filhos, torna-se dever dos padrinhos fazer tudo o que esteja ao seu alcance para suprir a negligência, como: ver se a criança já está sendo preparada para a primeira comunhão, para o crisma e, se não tiver, levá-las.
Portanto, o padrinho/madrinha deve ter por primeira condição serem ótimos católicos.
Ora, como um protestante, um espírita, um budista, um agnostico, um ateu vai ter esse cuidado, essa atenção, essa responsabilidade?
Ninguém dá o que não tem!


Fonte: Código de Direito Canônico e o Livro "A Fé Explicada"

Senhor, envia-nos o teu Espírito Santo!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Anjo da Guarda


CADA FIEL É LADEADO POR UM ANJO COMO PROTETOR E PASTOR PARA CONDUZI-LO À VIDA.
(CIC 336)



Fonte: Catecismo da Igreja Católica e Instituto Hesed (YouTube)

Santo Anjo,
amigo mais fiel de todos,
a ti dei a minha mão para me conduzires!

Quando não houver mais vereda, sê tu a minha bússola,
quando obscurecer à minha volta, sê tu a minha luz!

Quando perder o apoio, sê tu o braço sustentador,
e quando me desalentar,
sê tu o coração forte dentro de mim, e diz:

Fica tranquilo, pois Deus está em ti!
E Maria, tua Mãe,
colocou o seu manto em volta de ti,
a fim de alcançar a meta; seguro e sem perigo, cheio de confiança.

Assim, Santo Anjo, quero descansadamente continuar o meu caminho contigo!
Amém
(Obra dos Santos Anjos - OA)

quinta-feira, 1 de junho de 2017

RESPOSTA: Minha filha vai crismar em Outubro e o Bispo não poderá realizar a missa. Isso pode?

Ave Maria!

Minha filha vai c rismar em Outubro e o Bispo não poderá realizar a missa.Isso pode?

Pode.

Como já coloquei no post sobre o Sacramento da Confirmação (ou Crisma).

Isso está disposto no Código de Direito Canônico:

    Cân. 882 - O ministro ordinário da confirmação é o Bispo; administra validamente este sacramento também o presbítero dotado de tal faculdade, em virtude do direito universal ou por concessão especial da autoridade competente. 

Cân. 884 - § 1. O Bispo diocesano administre a confirmação pessoalmente ou diligencie que seja administrada por outro Bispo; se a necessidade, porém, o exigir, pode conceder a um ou vários presbíteros determinados a faculdade de administrarem este sacramento.
 

Fonte: Código de Direito Canônico

Vinde Espírito Santo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...