Ave Maria!
Sou consagrada a JESUS por meio de Maria pelo metodo de Sao Luiz, minha duvida é: tenho que fazer preparação para receber o sacramento da Crisma?
SIM!
1. A Consagração NÃO É um Sacramento; portanto, não o substitui.
Mas, conforme nos ensina São Luiz no Tratado, a consagração "consiste numa perfeita renovação dos votos e promessas do Santo Batismo" (n 120)
2. Já O Sacramento do Crisma é a continuação do Sacramento do Batismo (CIC 1298), no rito romano, uma vez que, regra geral, realizados separadamente e, ainda, "a Confirmação proporciona crescimento e aprofundamento da graça baptismal" (CIC 1303), e é a "consumação do Batismo" (CIC 1304).
Assim, TODO CATÓLICO, tem a OBRIGAÇÃO, de receber o SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO DO BATISMO (OU CRISMA).
O Código de Direito Canônico dispõe sobre esse Sacramento e a preparação:
Cân. 890 — Os fiéis têm obrigação de receber este sacramento no tempo devido; procurem os pais, os pastores de almas, especialmente os párocos, que os fiéis sejam devidamente instruídos para o receberem e dele se aproximem em tempo oportuno.
Desta feita, TODO aquele que fez a Consagração a Jesus por Meio de Maria e não é Crismado DEVE procurar fazer a Catequese e se preparar para receber esse Sacramento o quanto antes, e, desta forma, confirmará o seu Batismo, receberá uma efusão especial do Espírito Santo e um aprofundamento e crescimento da graça batismal, aumentando os dons do Espírito Santo.
1303. Por esse facto, a Confirmação proporciona crescimento e aprofundamento da graça baptismal:
– enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos leva a dizer « Abba! Pai!» (Rm 8, 15);
– une-nos mais firmemente a Cristo;
– aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
– torna mais perfeito o laço que nos une à Igreja (127);
– dá-nos uma força especial do Espírito Santo para propagarmos e defendermos a fé, pela palavra e pela acção, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessarmos com valentia o nome de Cristo, e para nunca nos envergonharmos da cruz (128)
(Catecismo da Igreja Católica - CIC)
E, para aqueles que ainda não são Crismados, mas já se preparam para se consagrarem, sugiro que procurem sua Paróquia para iniciar, também, a preparação para Confirmar o seu Batismo, recebendo o Sacramento do Crisma.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Código de Direito Canônico e Tratado da Verdadeira Devoção
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!