Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 29 de julho de 2017

RESPOSTA: Na minha Diocese só batiza crianças com menos de sete anos. Como posso resolver esta situação?

Ave Maria!

O Papa Francisco está fazendo um apelo para uma Igreja em saida, somos uma Igreja Católica, portanto, não pode aplicar regras para cada diocese.

Minha indignação é porque na minha Diocese só batiza crianças com menos de sete anos. Simplesmente é regra do Bispo e pronto.

Uma pessoa depois de se frustrar com a sua Paróquia, me pediu para viabilizar o Batismo de um Neto com uma série de problemas, inclusive faz tratamento Psiquiátrico. Pasmem, que o Padre meu amigo, foi taxativo em dizer que tem que obedecer as ordens do Bispo.

Como posso resolver esta situação? 

Desculpa a demora na resposta.

Bem, na verdade, a norma da Igreja Católica disposta no Código de Direito Canônico é que qualquer pessoa, ainda não batizada, pode o ser, se assim quiser. 

Essa é a regra.

Cân. 864 - Tem capacidade para receber o batismo todo e só o homem ainda não batizado.
 
Porém, deve-se observar a devida preparação, quando necessário.

No caso relatado por você, a criança tem mais de 07 (sete) anos, assim, já atingiu a chamada "idade da razão", ou seja, já está na idade de fazer a Primeira Comunhão, por essa razão, a solução é simples (talvez vocês não tenham sido bem orientados), basta inscrevê-lo na Catequese, ao final do ano de catequese ele será Batizado e fará a Primeira Comunhão.

É isso que reza o Código de Direito Canônico (não é regra do Bispo, mas da Igreja Católica).

Cân 851 -  Importa preparar devidamente a celebraçaõ do batismo; por conseguinte:

1० o adulto que pretende receber o baptismo seja admitido ao catecumenado (catequese) e, quanto possível, conduzido pelos vários graus até à iniciação sacramental, segundo o ritual da iniciação, adaptado pela Conferência episcopal, e as normas peculiares dadas pela mesma.
(...)

Cân 852 - § 1. As prescrições dos cânones relativos ao batismo dos adultos aplicam-se a todos os que, saídos da infância, alcançaram o uso da razão.


Resumindo:

a) Todos que não forem batizados e quiserem, podem o ser;
b) Crianças até a chamada "idade da razão", em torno dos 07 (sete) anos, não precisam fazer preparação;
c) Crianças que já atingiram a chamada "idade da razão", em torno dos 07 (sete) anos, bem como os adolescentes e adultos, precisam fazer uma preparação - Catequese -, já que estão na idade de receber a Primeira Comunhão (caso relatado por você)


EXCEÇÃO:

Em caso de necessidade, se a pessoa estiver correndo risco de vida, quando qualquer pessoa pode batizar, com motivação reta, e depois entrar em contato com o sacerdote para que ele possa administrar o restante do Sacramento e anotar nos registros da Paróquia.

Cân 861 - § 2. Na ausência ou impedimento do ministro ordinário, baptiza licitamente o catequista ou outra pessoa para tal designada pelo Ordinário do lugar, e mesmo, em caso de necessidade, qualquer pessoa movida de intenção recta; os pastores de almas, em especial o pároco, sejam solícitos em que os fiéis aprendam o modo correcto de baptizar.

Fonte: Código de Direito Canônico

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

sábado, 15 de julho de 2017

RESPOSTA: Como faço para descobrir onde eu fiz minha 1 Comunhão?

Ave Maria!

Boa noite gostaria de saber como faço para descobrir a onde eu fiz minha primeira comunhão pois tinha 7 pra oito anos não mi lembro só sei que foi em fortaleza e meus pais já estão falecidos e precisava do documento para casar , alguém pode mi ajudar

Boa tarde!

Bem, na verdade, você não precisa do documento de onde fez a 1 Comunhão para casar.

O documento que você precisa para casar na Igreja Católica é o Batistério, que comprova que você foi batizada na Igreja Católica Apostólica Romana e, portanto, é católica. Claro que, o ideal é que o católico tenha recebido TODOS os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, 1 Comunhão e Crisma).

Não sei se você se enganou sobre isso ou ao escrever no comentário.

Para conseguir o Batistério você precisa requerer na Paróquia onde você foi batizada (para fins matrimoniais), se não souber qual foi pode se informar com seus padrinhos/tios, se ainda vivos, qual foi a Paróquia, pois lá é feita a anotação de todos os batismos e é ela que emitirá o seu batistério. Antigamente, as pessoas eram batizadas poucos dias/meses após o nascimento e isso ocorria na mesma cidade em que nasciam.

Se você não conseguir mesmo, através de fotos, informações de parentes (avós, tios, padrinhos) saber qual a paroquia ocorreu o seu batismo você pode tentar fazer prova de que foi batizada através de uma testemunha, converse com o Pároco da Igreja onde você mora atualmente ou onde irá casar para que ele possa lhe orientar, nesse caso de precisar fazer a prova.

Essa prova é prevista no Código de Direito Canônico:

Cân. 876 - Para provar a administração do baptismo, se daí não advier prejuízo para ninguém, basta a declaração de uma só testemunha, acima de toda a excepção, ou o juramento do próprio baptizado, se ele tiver recebido o baptismo em idade adulta.
 
 
  
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Lembrai-Vos de Nós, Ó Virgem Maria!


Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prosto a vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo.
Amém.


Memorare, o piisima Virgo Maria, non esse auditum a saeculo, quemquam ad tua currentem praesidia, tua implorantem auxilia, tua petentem suffragia esse derelicta.
 Nos tali animati confidentia ad te, Virgo Virginum, Mater, currimus; ad te venimus; coram te gementes peccatores assistimus.
 Noli, Mater Verbi, verba nostra despicere, sed audi propitia et exaudi.
 Amen.



OBS: Oração enriquecida de Indulgencia Parcial, para aqueles que observarem as condições necessárias para tal.


Lembrai-Vos de Nós, Ó Piíssima Virgem Maria

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Na Presença dos Anjos!


Não tenha medo de pedir favores concretos ao seu anjo da guarda!

Veja esse vídeo onde o Pe. Paulo Ricardo fala sobre os Anjos, como podemos nos dirigir a eles e em quê eles podem nos auxiliar, inclusive na área sentimental e amorosa.

Nesse vídeo o pe. Paulo responde as seguintes dúvidas:

1) Podemos dar nome aos nossos Anjos?
2) Sabemos se nosso Anjo da Guarda está triste e afastado de nós? É possível perceber?
3) Se o Anjo não sofre, como o diabo sofre na hora do Exorcismo?
4) Por que os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são chamados de Santos, essa denominação não é restrita aos seres humanos?
5) Qual a diferença de poder e influência sobre nós dos Anjos e dos Demônios?
6) Quais orações posso fazer ao meu Anjo além do tradicional "Santo Anjo do Senhor" ?
7) Posso pedir que meu Anjo da Guarda interceda por outra pessoa?
8) O que interfere na vida espiritual? Conversar diretamente com Cristo ou conversar diretamente com o Anjo?
9) Em Tobias 12,15 o Arcanjo Rafael se dá a conhecer e diz que é um dos 7 que estão constantemente na presença de Deus. A Igreja sabe o nome desses outros 6?



O Catecismo da Igreja Católica ensina que: 

a existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé(CIC, n. 328)


Meu Deus, Eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos
Peço-Vos perdão pelos que não Creem, não Adoram, não Esperam e não vos Amam!

domingo, 9 de julho de 2017

RESPOSTA: Pode alguém ser madrinha de crisma de duas pessoas no mesmo dia?

Ave Maria!

Minha amiga e eu vamos crismar no mesmo dia e a madrinha dela é a minha madrinha são a mesma isso pode?????

Pode sim. 
 
Desde que a madrinha seja católica, já crismada, tenha feito a primeira comunhão, tenha mais de 16 anos, seja solteira ou casada na Igreja Católica, não tenha impedimento, participe da Santa Missa todos os domingos e comungue!

A questão é se a Cerimônia será no mesmo dia e no mesmo local.

Já que são amigas vocês podem sentar juntas e a madrinha com as duas, quando forem receber o Sacramento podem ir as duas de uma vez OU a madrinha acompanha uma e depois a outra.

Conversem com a Catequista para decidir a melhor forma de fazerem isso.

Se for no mesmo dia e horário, mas em locais diversos, uma de vocês terá que receber o Sacramento com uma outra pessoa representando a madrinha.

Parabéns!!

Que Deus as abençõe.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Mulheres grisalhas


Mas eu quero falar sobre a parte do cabelo branco, sei que a foto talvez não mostre tão bem o quanto meus cabelos estão brancos, mas eles estão muito e eu tô adorando querendo que fiquem cada vez mais.

Dia desses resolvi ligar a televisão, quem me conhece sabe que há pouco tempo atrás eu nem tinha uma televisão então não tenho esse hábito, nunca sei o que passa, quem está em qual emissora nem nada relacionado.
Mas nessa hora estava passando o jornal nacional, olhei a cara do William Bonner e estava da mesma forma de sempre mas ao lado dele não era Fátima Bernardes!
Brincadeira, já sabia que ela saiu do jornal e ganhou um programa próprio. Mas a apresentadora ao lado dele era a Renata Vasconcelos. Prestei atenção nela e percebo uns fios brancos, olhei bem e ainda não estou acreditando, acho que vou até assistir o jornal novamente outro dia pra confirmar, mas eu tenho quase certeza de que vi fios de cabelo branco na repórter do jornal nacional.
Gente, que mulher jovem na televisão aparece com fios brancos? Nunca vi, isso é coisa no máximo das vovós caquéticas, nunca nem mesmo uma mulher de meia idade aparece com esses terríveis fios brancos.

Já o William Bonner todo dia faz isso, na maior cara de pau, todo dia ele tem a coragem de aparecer em rede nacional com aqueles fios brancos. E todo mundo acha super charmoso.
Mas em se tratando de mulheres… A coisa muda muito de figura, mulher de cabelo branco é relaxamento, falta de vaidade, de cuidado, velhice, tá gasta, tá passada, tá velha; são os lindos comentários que se escuta quando se resolve parar de pintar os cabelos.

Eu comecei a pintar os cabelos aos 14 anos, usei todas as cores da cartela, em se tratando de cabelos faço bobagens desde pequena, sempre foi minha única forma de expressão permitida, podia cortar, fazer permanente, podia tudo, só não podia ter piolho, aí era cortar bem curtinho e paciência.

Aos 28 anos achei o primeiro fio branco, fiquei arrasada. Achar o primeiro fio branco equivale a saber que você vai morrer, um drama sem fim. É a prova de que a vida está passando, é verdade, ela é finita!

Dramas à parte, passei anos retocando a raiz o que deixava meu cabelo muito ressecado e eu cortava curto e deixava crescer prometendo que nunca mais ia pintar.
E pintava
E pintei por anos.

Com 38 anos resolvi parar. Tipo viciada que deixa de fumar, resolvi parar de encher minha cabeça com metais pesados, essa coisa não pode fazer bem, se grávida não pode fazer por que a gente faz? Quanto mais consciente e natureba mais entendia que os produtos químicos presentes das tinturas faziam mal e podia causar doenças a longo prazo. E pra que?

Assumi.

Tô cada dia mais grisalha e adorando, não acho que estou morrendo e a vida acabando, parei de drama. Quero que fique todo branco logo \0/

Vejo mulheres lindas grisalhas e confesso que faço sucesso por onde passo a ponto das pessoas me pararem na rua pra elogiar meu cabelo.

Fique especialmente feliz  na Bienal de Arte em São Paulo quando uma menina jovem em torno de 20 anos, chegou tímida do meu lado e elogiou meu cabelo, ela estava vendo uma mulher mais velha, mas não tão velha, com seus cabelos grisalhos naturalmente expostos e sei que isso muda o padrão estético e social de uma geração, somos exemplos querendo ou não.

Então, meu conselho é: pare de pintar seu cabelo! Se liberte, você fica linda sim, se estiver se achando velha corte curtinho, é a certeza de parecer mais jovem, dê uma mexida no seu estilo de vestir, faça uma atividade física, vá viver, porque a velhice não esta no cabelo branco e sim na vida estagnada.

Vida é pra ser em movimento, isso que nos renova
beijos da fabi

Fonte: Fabiluli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...