Seguidores

Pesquisar este blog

A Santa Missa


Esse livro, escrito por Leonardo de Porto-Maurício, e que aqui vai ser copiado, fala da Santa Missa, da sua necessidade e vantagens, além de nos ensinar como podemos fazer para tirar proveito do Sacrifício de Cristo. Boa leitura.

Excelência, necessidade e vantagens do Santo Sacrifício da Missa.

Grande paciência é necessário para suportar a indiferença, que a maioria dos batizados na Igreja Católica têm pela Santa Missa: eles rescendem ateísmo e são o veneno da piedade. Pensam eles: "Uma missa a mais, uma missa a menos, que importa... Já é bastante ouvir a missa nos dias de festa. A missa de tal padre é uma missa de semana santa: quando ele surge no altar, eu fujo da Igreja".

Esses que assim falam deixam perceber claramente que pouca ou nenhuma estima têm pelo santíssimo Sacrifício da Missa.

Sabeis o que é, na realidade, a Santa Missa? É o sol da cristandade, a alma da Fé, o centro da religião Católica apostólica com a sede em Roma, a que tendem todos os ritos, todas as suas cerimônias, todos os seus sacramentos. É, numa palavra, A ESSÊNCIA DE TUDO O QUE HÁ DE BOM E BELO NA IGREJA DE DEUS.

Por isso, caros leitores, meditai bem tudo que vou dizer-vos nesta instrução.

Excelência do Santo Sacrifício da Missa

É uma verdade incontestável que todas as religiões, que existiram desde o começo do Mundo, tiveram sempre algum sacrifício como parte essencial do culto devido a DEUS.

Mas, porque essas religiões eram vãs ou imperfeitas, seus sacrifícios, também, eram vãos ou imperfeitos.

Totalmente vãos eram os sacrifícios do paganismo, e nem acode ao espírito falar sobre eles.

Quanto aos dos hebreus, eram imperfeitos.

Se bem que professassem, então, a religião verdadeira, seus sacrifícios eram pobres e defeituosos, infirma et egena elementa, como qualifica São Paulo.

Não podiam, assim, apagar os pecados nem conferir a graça.

Só o Sacrifício que temos em nossa santa religião, que é a Santa Missa, é um sacrifício santo, perfeito, e, em todo sentido, completo: por ele, cada fiel honra dignamente a DEUS, reconhecendo, ao mesmo tempo, o próprio nada e o supremo domínio de DEUS. David o chama: Sacrifício de Justiça, sacrificium justitiae; tanto porque contém o Justo dos justos e o Santo dos santos, ou, melhor a própria Justiça e Santidade, como porque santifica as almas pela infusão das graças e abundância dos dons que lhes confere.

A Santa Missa é um sacrifício tão santo, o mais augusto e excelente de todos, e a fim de formardes uma idéia adequada de tão grande tesouro, explicarei aqui, de maneira breve e sucinta, algumas de suas excelências; pois dizê-las todas não é empreendimento a que baste a fraqueza da minha inteligência.











Escrito por Leonardo de Porto-Maurício, da Ordem dos Frades Menores (conforme a edição romana de 1737 dedicada a S.S. o Papa Clemente XII).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...