Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

RESPOSTA: Sou Ancila. Preciso usar o véu para servir?

Salve Maria!

sou Ansila preciso usar o véu para servir?

Antes de responder é bom dizer que Ancila é o mesmo que Acólito, mas se refere as meninas que, hoje, cada vez mais vemos nas Paróquias fazendo esse papel.

Querida, sua pergunta é: Se Precisa!

Não!

Você não precisa usar o véu para servir. 

Mas você pode usar.

Assim como as MESCEs, penso que a Ancila DEVE conversar com o sacerdote sobre o uso do véu; vez que elas tem uma veste apropriada para servir e o véu não faz parte dela.

Se você quiser e o sacerdote permitir, você pode usar o véu durante o serviço, nos dias em que está escalada, sem problemas.

Agora, nos dias em que você não está servindo (não está na escala) e for assistir a missa, não há impedimento para usar o véu, nem mesmo precisa da autorização do sacerdote.

Que Deus a abençõe.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

SORTEIO DE VÉU!

A página Véus Virgo Pulchra irá sortear 6 véus no dia 08 de Dezembro de 2016.


 REGRAS:

1) Curtir a página deles no Facebook (facebook.com/veusvirgopulchra);
2) Marcar uma pessoa nos comentários;
3) Compartilhar a imagem deles no Facebook.

Não deixe de participar!
Corram lá no Facebook da Véus Virgo.

Boa Sorte!!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

RESPOSTA: Devo usar o véu mesmo tendo os cabelos longos?


 
Salve Maria!!!

Uma pessoa fez o seguinte comentário em um dos post deste blog:

Bom dia, em coríntios 11, 5-6 vem dizer: e toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu Senhor, poque é como se estivesse rapada.
se a mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. ORA, SE É VERGONHOSO PARA A MULHER TER OS CABELOS CORTADOS OU A CABEÇA RAPADA, ENTÃO QUE SE CUBRA COM UM VÉU...... Com isso não é obrigatório, pois o cabelo da mulher é como se fosse o véu que cobre sua cabeça, então torna-se necessário o uso quando o cabelo curto ou raspado da mulher o torna vergonhoso!

O pe. Paulo Ricardo no vídeo que fez em 2012, sobre o véu, comentar justamente sobre essa parte do trecho de II Coríntios. Veja (a partir do minuto 08):



"A prática de cobrir a cabeça da mulher com o véu, é uma forma de, no momento que eu devo dar Glória a Deus, esconder a minha glória" 
(Pe. Paulo Ricardo)


Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sacramento do Crisma na Missa Tridentina em Brasilia


Sábado haverá a celebração do Sacramento do Crisma, na Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano (Missa Tridentina), com o Bispo Auxiliar de Brasilia - D. José Aparecido Gonçalves.

A Capela Nossa Senhora das Dores, onde se realiza a Missa Tridentina todos os dias da semana, fica no Jardim Botânico, próximo a Paróquia São Francisco e Santa Clara.

Como chegar:

Como chegar de ônibus:

Pegar as seguintes linhas que passam pela DF-463 – pista que vai para SÃO SEBASTIÃO – e descer na parada da entrada do Condomínio Jardim Mangueiral:147; 147.3; 147.6; 180; 180.1; 186; 197.3; 197.4. As principais são as linhas 180 e 197.3

Como chegar de carro/pé:




Atenção:

a) Confissão (antes da Missa) a partir das 08hs;
b) Observar a modéstia.


Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O Último Padre Exorcista

Essa matéria foi publicada em um jornal de Brasília e trata sobre o único sacerdote, no Distrito Federal, autorizado a fazer exorcismo.

"Quem escuta a voz calma e vê o olhar sereno do padre responsável por uma das igrejas mais bonitas de Brasília, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na QI 8 do Lago Sul, nem desconfia que Pe. Vanilson exerce um dos ministérios mais místicos e curiosos do catolicismo. Basta ter acesso à sala do religioso, porém, para que o seu ofício comece a se tornar evidente. Uma imagem de cerca de 60cm de São Miguel Arcanjo, pisando em um ser que representa o “mal”, e um livro com os rituais contra possessões demoníacas não deixam dúvidas: Vanilson é exorcista.

“Se eu pudesse escolher, sinceramente, eu não seria mais exorcista”, desabafa o padre com os olhos quase cerrados. Acordar de noite e sentir-se observado, andar pela casa e ter a certeza de estar acompanhado e não ver ninguém são apenas algumas das coisas presentes na rotina do sacerdote, que jura não sentir medo de nenhuma delas. “O meu aborrecimento é outro. Às vezes eu queria falar de outras coisas, tocar em outro assunto, jogar conversa fora. Não existe lugar onde eu vá que não abordem esse tema”, lamenta. Vanilson, no entanto, não consegue dizer não ao chamado. Acha importante demais o ministério que exerce dentro da Igreja Católica.

Ao apresentar a agenda de compromisso deste ano, o exorcista de Brasília mostrou mais de 100 pessoas na fila de espera. A maioria dos casos, segundo o sacerdote, poderiam ser resolvidos por um padre comum, mas as pessoas não abrem mão de um padre autorizado a expulsar demônios.

Exorcismo


Segundo o Catecismo da Igreja Católica o exorcismo é um ritual que “protege e afugenta o demônio de uma pessoa ou objeto”. Apesar de ser exaustivamente explorado em filmes e seriados na televisão, Pe. Vanilson diz que o fenômeno é bastante raro.
Se são tão raros assim, por que há tantas pessoas que se dizem influenciadas pelo demônio? De acordo com o padre, há dois tipos de influência dos espíritos malignos: a opressão e a possessão. “O mal é como uma chama, você não pode vê-lo, mas sentir a sua presença. Quanto mais perto dele, maior o calor ou a influência dele sobre você”, metaforiza o padre para explicar a opressão. “Se o demônio entrar em uma pessoa, aí sim é possessão. Ele tem o controle de quem ele adentrar”, explica.

Segundo Vanilson, a presença de padres exorcistas só é necessária quando há, de fato, uma possessão. “Algumas pessoas não entendem isso e por isso que às vezes somos sobrecarregados, e não conseguimos ajudar quem realmente precisa”, lamenta.

“Uma oração mais forte já pode assistir quem está com obsessão”

 


De tão imerso no mundo do exorcismo, Pe. Vanilson não sabe explicar bem quando começou a ser considerado um forte inimigo dos demônios. “Acho que aconteceu. Meus superiores viram algo em mim e me chamaram. Não posso reclamar, foi a vontade de Deus”, relembra. O sacerdote teve de passar dois meses no Vaticano, em Roma, para aprender as técnicas e exercer bem seu ministério. “Foi uma experiência enriquecedora”, avalia.

Sobre as experiência mais macabras que já presenciou, Vanilson jura ter visto pessoas trocando de vozes, contorcionismos sobrenaturais e até aparecimentos inexplicáveis de marcas na pele dos afetados pelo demônio.
“Já vi cruzes e estrelas surgindo no corpo de pessoas. É assustador, mas não tenho medo, tenho fé em Deus.”

Testemunho

Durante a entrevista, o religioso interrompe a conversa para atender a porta. Quando identifica a visitante, exclama com um sorriso largo: “Que bom que você veio, minha filha. Precisamos de seu testemunho”. Na entrada da Paróquia estava Cláudia Silva*, uma servidora pública de 46 anos que contou ter sofrido de obsessão. “Vim pra provar que isso é real. E com a intercessão do Pe. Vanilson, Deus me curou”, disse com os olhos cheios d’água.
Cláudia contou que, há cerca de dois anos, estava com o corpo cheio de feridas. Foi a muitos médicos, mas nada resolvia. Sem esperanças, participou, acompanhada da irmã, de uma missa celebrada por Vanilson. Depois do culto, tocada com o sermão, a servidora entrou em contato com o padre para explicar sua situação. “Ele foi muito solícito e viu que eu estava com obsessão”, conta. Segundo ela, os machucados em sua pele eram obra de “um espírito mau”.
*Nome fictício para preservar a integridade da personagem.

Ao vivo

O Correio acompanhou, de perto, uma sessão de expulsão de demônios.


Vômitos, gritos e contorcionismos. Uma oração de cura e libertação ministrada por Pe. Vanilson, único religioso católico de Brasília autorizado pelo Papa Francisco a expulsar demônios, muito se assemelha aos filmes de terror que retratam casos de possessão demoníaca. O olhar calmo e a voz serena do pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo no Socorro, no entanto, contrastam com a seriedade e força que Vanilson usa para rezar sobre as pessoas atormentadas pelos espíritos malígnos.

“Você tem certeza que quer mesmo fazer isso?”, perguntava minha mãe com as mãos agarradas no terço que reza fervorosamente toda noite antes de dormir. Respondi que eu apenas iria conversar com um padre exorcista e que a chance de eu ver um ‘espírito mau’ em ação era muito remota.
A ideia de investigar um dos rituais mais místicos e desconhecidos da Igreja Católica surgiu logo após eu assistir ao filme Invocação do Mal II. Duvidei de que existisse, nos dias de hoje, alguém que utilizasse frases decoradas e líquidos ungidos para tirar um suposto demônio de um ser humano que está em surto.
Após sugerir a matéria aos meus editores, que imediatamente pediram que “eu fosse atrás da história”, entrei em contato com a Arquidiocese de Brasília, setor da Igreja Católica responsável pelos padres e por outros serviços paroquiais. Lá eles me informaram que “oficialmente, apenas o Pe. Vanilson era autorizado a realizar exorcismos em Brasília”.

Conseguir a entrevista com o religioso não foi difícil. Ele me atendeu prontamente em uma sala apertada em sua paróquia, a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul. Na conversa, contou sobre as dificuldades de ser o único padre exorcista de Brasília, sobre o curso de expulsão de demônios que participou no Vaticano e fez uma revelação: “Se eu pudesse escolher, sinceramente, eu não seria mais exorcista”.

Após contar um pouco sobre sua rotina e admitir que sente-se perseguido dia e noite, mesmo morando sozinho, o padre me convidou a assistir de perto uma “oração de cura e libertação”, feita para uma pessoa que sofre de opressão demoníaca.

Aceitei instantaneamente o convite de assistir Vanilson em ação. Como ele me explicou que a pessoa para quem ele iria rezar não estava possessa, mas sim oprimida, não senti medo e marquei de revê-lo em duas semanas.

A Sessão

Voltando à paróquia na data marcada, segunda-feira (24/10), sentei-me em uma poltrona bem em frente à sala do padre, junto com outras quatro pessoas, que esperavam o pároco para receber a “oração de cura e libertação”. Todas elas sofriam de problemas comuns. Desemprego, dramas amorosos, brigas familiares. Histórias tristes, mas longes de serem assustadoras.

Assim que o padre chegou, pontualmente às 9h, ele me chamou e explicou como funcionaria a dinâmica do dia: “Vou conversar em particular com cada fiel e depois te chamo para a oração, ok?” Concordei com as condições e, após cinco minutos de espera, assisti o religioso rezando.

Nenhuma destas quatro primeiras orações teve nada de anormal. O padre apenas colocava suas mãos em cima da cabeça dos fiéis e, após uma série de frases decoradas, encerrava a prece. Mas, quando eu achava que voltaria para a casa sem uma história forte, como dizemos no jornalismo, o Vanilson me alertou: “Veja, comigo orando nessa mulher, você vai poder ver o que procura”, disse, com um sorriso nos lábios, já consciente do que viria a seguir.

“A ação de Satanás para atingir os filhos de Deus não é novidade para nós, cristãos. A Palavra está repleta de versículos e relatos que falam acerca das constantes tentativas do diabo de derrotar os salvos.
Jesus preparou seus discípulos para que tivessem vitória na luta contra o inimigo”

Mt 26:41

Está repreendido!

Vanilson apontava para uma mulher de cerca de 30 anos, razoavelmente baixa e de olhos e cabelos escuros. Após 10 minutos em uma conversa particular com ela, o padre me chamou para a sala e começou, assim como fez com todos os outros fiéis, começou a orar sobre ela. Mas foi totalmente diferente.

Ao contrário dos outros fiéis que recebiam a reza calados, a moça acompanhava o pároco, como se de tanto ir a essas sessões, tivesse decorado cada frase do padre. Assim, que terminou de recitar o que parecia um roteiro, o religioso começou a improvisar:

“Está repreendido tudo aquilo que sua mãe fazia com aquela bacia”

disse com um tom muito mais severo que o habitual. No mesmo momento em que o religioso terminou de dizer estas palavras, a mulher começou a tossir. Tossiu três vezes e vomitou sobre o chão da sala da paróquia. Depois, com a voz muito mais grossa do que tinha antes da oração, a mulher deu um profundo grito, balbuciando palavras inaudíveis. Gelei.

A partir daí minha visão escureceu e comecei a sentir um intenso calor em meu corpo. Não sei se por medo ou se porque havia de fato um espírito mau dentro daquela sala atormentando aquela mulher. Me esquivei para a quina do cômodo e continuei assistindo o que me parecia um show de horrores.

A mulher caiu da cadeira e passou a tentar agredir o padre com socos em sua perna. “Pelo poder de Jesus, Todo Poderoso, fiquei quieto”, disse Vanilson usando os substantivos no masculino para falar com a mulher, o que indicava que ele já não mais falava com aquela serva de Deus, mas com o espírito que a atormentava. Com a ordem do padre, a mulher desabou, bateu a cabeça na chão e passou a se contorcer, de uma forma que nada lembrava um ser humano.

A partir deste momento, a mulher gritava sempre que o padre se referia à mãe dela, que aparentemente “havia feito algo horrível”. “Afasta-se da influência de todo mal, de todo demônio”, falava o padre, que tinha sua voz abafada pelos gritos desesperados da mulher.

Durante a sessão, o padre aspergiu em mim e na mulher um bocado de água benta, que funcionava como “um escudo contra a influência malígna”. Após 15 minutos de uma intensa sessão — que parecia ter durado quase uma hora — o padre gritou mais um afasta-se, fazendo com que a mulher adormecesse no chão da sala.

Após a tempestade...

Depois de alguns segundos no chão e, com a ajuda do padre, a mulher se levantou e voltou à cadeira. Como se nada tivesse acontecido, disse aliviada: “Obrigada, padre. Já estou me sentindo bem melhor” e despediu-se em poucos segundos.

A sós com Vanilson, perguntei assustado o que acontecera na sala. “Não foi um exorcismo, foi apenas cura e libertação”, reforçou. “Mas, se a mulher não estava possuída, por que ela tentou agredir o senhor?”, questionei. A partir daí o padre passou a me responder de forma mais séria. “Por conta da oração, o mal é atingido e ela passa a ser controlada, mesmo que por alguns segundos”.

Então o pároco me contou rapidamente a história da mulher, que é atormentada por um demônio. Há cerca de três anos ela recebe regularmente as orações do padre exorcista. De acordo com o religioso, assim como um tratamento médico, cada caso exige um número específico de sessões para que a pessoa fique completamente “curada”.

Questionado sobre o porquê de a mulher se retorcer sempre que ele se referia à mãe dela e a bacia com água, Vanilson explicou que os pais da moça atormentada a ofereciam como sacrifício para espíritos ruins. “Por isso que ela sofre tanto quando me refiro a este fato”, comentou. “No início era muito pior, muito mais triste. Ela já chegou a quebrar uma mesa e uma imagem de um santo. Graças a Deus houve muitos avanços”, finalizou.

Terminado o encontro com o padre, saí da igreja com um sentimento difícil de descrever… Uma mistura de empolgação —  por ter conseguido (e presenciado) uma grande história — e medo. Saber da possibilidade de um espírito maligno atormentar a minha vida como ele atormentou a da moça que eu conheci continua me causando um extenso frio na espinha. Desde aquele dia, nunca mais deixei de me benzer. Inclusive, utilizando água benta que pedi a um padre conhecido que a ungisse para mim.  E, por via das dúvidas, guardo sempre na carteira o cartão com o telefone de Vanilson.”"

Fonte: CorreioWeb

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Respeite meus Cabelos Brancos!








OS CABELOS BRANCOS SÃO UMA COROA DE GLÓRIA
A QUEM SE ENCONTRA NO CAMINHO DA JUSTIÇA!
PROV 16, 31



Sempre achei bonito as senhorinhas de cabelo branco.
Pensava, vagamente, em ficar assim.
Há alguns anos vi uma senhora com cabelo chanel, todo branco; lindíssimo!!!
Ela frequenta a Igreja. Altiva, nada de senhorinha, devia ter seus 50/60 anos. E era/é linda!

Até que meus cabelos brancos começaram a aparecer.
E agora????
No início pintei; desde julho não retoco a raiz.
Nem tem muito, na verdade, mas como meus cabelos são escuros, aparece mais e eles são atrevidos, ficam bem na frente; da metade para baixo não tem branco.

Então, agora que surgiu a "hora", na verdade, passou (rsrsrs), de retocar; comecei a pensar por que não deixá-los e assumir os brancos que irão surgir?

Vi esse provérbio que coloquei e isso me pareceu um sinal.

Aí comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que tem muitas mulheres, mais novas, mesma idade e mais velhas do que eu que estão assumindo os seus cabelos brancos.

Vi artigos.
Vi vídeos.
Descobri que tem um livro escrito por uma mulher contando a trajetória dela ao decidir assumir os brancos. Não achei para comprar, esgotado nas livrarias.


Sei que não será fácil; que serei questionada; julgada; questionada de novo...rsrs..
Mas, por que não tentar?

Se deixar escuro, haverá quem vai perguntar porque não clarear...
Se ficar loira, haverá quem não vai gostar.
Se eu ficar ruiva, também ouvirei críticas.
E, se deixa-los grisalhos, não será diferente.
Portanto, de todas as formas, vai ter quem goste, vai ter quem não goste.
O importante, é eu gostar. Eu me sentir bem.
Se não ficar bom, se eu me cansar... tenho a opção de pintar.

Não quero ficar loira (nada contra);
Não tenho saco para ir a salão a cada 15 dias... eu ficava 2/3 meses para retocar a raiz.
Um dia, mais velha, certamente iria querer assumir os brancos; então, vi que o melhor é assumir logo, será menos traumático para mim (pelo menos) e para os outros.

Encontrei uns vídeos da Rubia Rubita onde ela fala sobre a questão. Ela decidiu assumir e radicalizou, já tinha muitos cabelos brancos; foi, certamente, muito sofrido, então, melhor assumir logo. Olhem as fotos dela, antes, durante e depois.
Pessoalmente, prefiro muuuito mais o cabelo dela agora, grisalho, do que antes, loira.

 Rubia Rubita antes (loira)

 Rubia Rubita durante (decidiu radicalizar ao optar por assumir os brancos)
 
Rubia Rubita com os cabelos já maiores e grisalhos.


NÃO PODES FAZER UM CABELO  TORNAR-SE BRANCO OU NEGRO.
MATEUS 5, 36b




Então, orem por mim.
Digam o que acham sobre o assunto!


Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

domingo, 13 de novembro de 2016

RESPOSTA: Não sou casada, mas sou mãe. Posso o usar o véu? Qual a cor indicada?

Salve Maria!!!

Sou mãe, mas nunca me casei mas procuro viver a castidade absoluta . Posso o usar o véu? Qual a cor indicada?

 Se você nunca casou, é solteira.

Solteira usa o véu branco, conforme o costume.

Mas, dependendo da sua idade, mais de 40/45 anos e, se quiser, pode usar véu de outras cores: preto, cinza, bege...

O fato de você ser mãe e não ter casado é irrelevante para o uso do véu, não é impedimento para o uso do mesmo.

Todos somos pecadores. O importante é o que fazemos depois. O famoso: "Cair de joelhos". rsrs
Certamente você já procurou o sacerdote e se confessou sobre esse "erro". Fique tranquila em relação a isso. 

Seja feliz!

E use o véu!!!

Que Deus lhe mantenha firme na sua caminhada, que Maria Santíssima e os Santos Anjos lhe auxiliem.

sábado, 12 de novembro de 2016

RESPOSTA: Minha irmã e minha cunhada podem ser madrinhas do meu filho?

Salve Maria!!!

Gostaria de saber por que não posso dar meu filho para duas pessoas do mesmo sexo batizar, no caso minha única irmã e a única irmã do meu marido. Não há como ter uma exceção nesses casos onde os pais só têm únicos irmãos? Não seria justo eu escolher minha irmã ou escolher a irmã dele, pois nos são pessoas muito queridas e amadas ir nós. Elas são católicas, casadas com seus respetivos cônjuges, têm filhos na fé católica. 

 Situação delicada!

"Ser padrinho de batismo é uma grande honra. Quando os pais de um recém-nascido pedem a um parente ou amigo que seja padrinho do seu filho, o que na realidade pedem é: "Se alguma coisa nos acontecer, não há ninguém no mundo a quem quereríamos confiar a criança mais que a você". Ou, pelo menos, assim deveriam pensar os pais. Os deveres dos padrinhos não terminam ao saírem da Igreja, depois da cerimônia: assumiram uma responsabilidade por toda a vida para com o bem espiritual do afilhado ou da afilhada."
(A Fé Explicada, Leo J. Trese) 

Pelo que entendi da sua questão, você, ao invés de indicar um casal (sua irmã e o marido ou sua cunhada e o marido dela), quer indicar a sua irmã e a sua cunhada para madrinhas, nesse caso, o seu filho teria duas madrinhas, mas não teria padrinho. Certo?

Bem. Conforme o Código de Direito Canônico - Cân 873:

"Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha."

Desta forma, a criança pode ter:

a) Somente um padrinho;
b) Somente uma madrinha;
c) Um padrinho E uma madrinha.

Assim, não teria problema algum o seu filho não ter padrinho.
Porém, nesse caso, ele teria somente uma madrinha.

Não há previsão para exceção nesse caso.

Mas, vou lhe dar uma opção, que talvez você não conheça e que não está prevista no CDC.

Você pode escolher a sua irmã como Madrinha de Batismo e a sua cunhada como Madrinha de Consagração a Nossa Senhora (que é/pode ser feita logo após o rito do Batismo) ou vice-versa.

O título de madrinha de consagração está sendo muito usado nos últimos tempos, eu inclusive sou madrinha de Consagração da minha sobrinha e os meus outros irmãos são os padrinho/madrinha de Batismo. E, quando você tiver o seu outro bebê, poderá inverter.

Fonte: Código de Direito Canônico, Catecismo da Igreja Católica e A Fé Explicada

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

RESPOSTA: Vivo com alguém que já foi casado na Igreja. Posso me batizar estando com ele? Posso ser madrinha também?

Salve Maria!!

Hoje são duas perguntas de uma só fez.
Uma, na verdade, eu já respondi aqui no blog, no post Vivo em União Estável. Posso ser batizado?
Mas, vamos as questões.

Tenho um companheiro e ele ja se casou na igreja com outra pessoa, eu posso me batizar estando com ele? 

Sobre o fato de querer ser batizada, vivendo em união estável (ou casada só no civil), como já falado no post indicado, você, em tese, pode sim ser batizada.

Sobre o Batismo, determina o Código de Direito Canônico:

Cân. 864 - É capaz de receber o batismo toda pessoa ainda não batizada, e somente ela.

Cân 865 - Para que o adulto possa ser batizado, requer-se que tenha manifestado a vontade de receber o batismo, que seja suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e que tenha sido aprovado, por meio de catecumenato, na vida cristã; seja também admoestado para que se arrependa de seus pecados.

Portanto, o requisito para ser batizado é querer. 

No entanto, como você já é uma pessoa adulta, terá que fazer uma Catequese e, NORMALMENTE, o adulto ao final da Catequese recebe todos os Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Eucaristia e Crisma -, porém, no seu caso, creio que não poderá receber os Sacramentos da Eucaristia (Comunhão) e da Crisma, uma vez que, vivendo em pecado (mortal), não poderá aproximar-se do Sacramento da Penitência (Confissão), necessário para que se receba a Comunhão e o Crisma.

Em acordo com o disposto no Código de Direito Canônico (Cân 916):

Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer antes a confissão sacramental...

Já sobre o Sacramento da Penitência (ou Confissão), o Código de Direito Canônico é claríssimo ao afirmar:

Cân 977 - Exceto em perigo de morte, é inválida a absolvição do cúmplice em pecado contra o sexto mandamento do Decálogo.

Sugiro que procure o sacerdote da Paróquia que frequenta e converse com ele sobre o seu caso (se você não frequentar nenhuma Paróquia, pode procurar o Sacerdote da Paróquia mais próxima da sua residência).

Se sim posso ser madrinha futuramente também?

Não!!

Para ser padrinho/madrinha a pessoa, além de ser católica (crismada), deve participar da Santa Missa, aos domingos, E comungar.

Conforme o Código de Direito Canônico - Cân 874, parágrafo 3, para ser madrinha ou padrinho de Batismo/Crisma é necessário:

1) Ser católico CRISMADO;
2) Ter recebido o Sacramento da Eucaristia (Comunhão);
3) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;
Não podem ser padrinhos pessoas de outras religiões ou filosofias de vida, amasiados (união estável), divorciados, casados somente no civil ou em uma igreja de outra religião ou pessoas que não tenham uma conduta cristã condizente.

Assim, no caso em tela, nem você, nem seu companheiro, poderão ser padrinhos de Batismo/Crisma.

No seu caso, a possibilidade de poder ser madrinha futuramente seria:

a) Afastando-se do seu companheiro (principalmente se não tiver filhos ainda);
b) Viver com seu companheiro como irmãos, vivendo a Castidade;
c) Se o seu companheiro conseguir a Nulidade do Matrimônio anterior dele.  
(nesse caso, vocês poderiam receber o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica)

A Igreja Católica reconhece a existência e a dificuldade dos casais em segunda união e se solidariza com eles. Vocês não são excluídos da Igreja, pelo contrário, são chamados a continuar participando da Igreja, conforme a sua condição. Podem e devem participar da Santa Missa - embora não possam comungar sacramentalmente, mas podem comungar espiritualmente e também há as pastorais de casais em segunda união em várias paróquias.

Não sei como é o caso do seu companheiro, mas ele pode ir conversar com o Sacerdote e pedir orientação sobre a possibilidade da Igreja declarar a Nulidade do Matrimônio dele. Se houver essa possibilidade, ele entra com um processo no Tribunal Eclesiástico.
(Diz como se deu a união anterior dele - namoro, noivado, casamento, divórcio - e arrola testemunhas, junta provas).

O Código de Direito Canônico relata várias causas de nulidade matrimonial (Cân 1057 ao 1123). Para saber mais sobre isso clique AQUI!

Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Código de Direito Canônico e Canção Nova

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

RESPOSTA: Papa Francisco, os Homossexuais e a possibilidade de ser Padrinho/Madrinha de Batismo

Salve Maria!!

Boa noite, a questão hoje é um pouco mais delicada do que as demais.

Uma pessoa fez o seguinte comentário aqui no blog.

Vocês podem atualizar o trecho onde homossexuais não podem batizar as crianças, afinal o papa Francisco já declarou que somos muito bem vindos e que a igreja tem a necessidade de pedir desculpas para os homossexuais. Grata 

Ela se referia ao fato de ter afirmado que casais homossexuais não poderem ser padrinho ou madrinha de Batismo.

Minha irmã em Cristo,
Vamos analisar essas palavras do Santo Padre e o que ensina a Igreja Católica.

Pois bem, a declaração do Santo Padre foi a seguinte:


Óbvio que a imprensa logo se alvoroçou e divulgou isso como se fosse uma "novidade", algo "diferente" do que a Igreja sempre pregou.

Porém, a verdade é que, o Santo Padre não falou nada de novo; não há em suas palavras nenhum argumento que possamos afirmar ser diferente daquilo que a Igreja ensina.

Eu, particularmente, entendo que a falta de conhecimento sobre o que a Igreja realmente ensina em relação aos homossexuais, bem como, os termos usados pelo Papa, vez ou outra, faz com que se pense que ele mudou o entendimento ou está inovando algo na Igreja; isso não só em relação aos homossexuais, mas também em relação ao aborto, aos casais divorciados e em segunda união.

O fato é que, até agora, o Papa Francisco não inovou em nada, não falou nada diferente do que os outros Papas já tivessem falado.

Na dúvida, vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica (publicado em 1997, pelo Papa João Paulo II):

"Um número não negligenciável de homens e mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Essas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.
As pessoas homossexuais são chamadas à castidade.  Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã".
(2358-2359)


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

RESPOSTA: Posso Comungar vivendo em União Estável ou Casada só no Civil?

Ave Maria!!

A dúvida de hoje é fácil de responder.

tenho dúvidas se posso receber a eucaristia,pois não sou casada e tenho um companheiro e filhos.

Minha irmã em Cristo, penso que, na verdade, você não tem dúvida alguma.
Você tem consciência de que, por não ser casada na Igreja Católica, você está em pecado mortal (contra o 6 Mandamento), desta forma, NÃO PODE receber a eucaristia.

E para ser mais sincera com você ainda, infelizmente, você pode até ir confessar com o Padre, mas ele NÃO PODE lhe dá a absolvição; necessária para que você possa comungar.

Não sei se você relatou que vivia em união estável ou é casada apenas no civil, penso que não, pois o padre teria lhe orientado.

Espero que você consiga resolver essa sua situação, se for possível, recebendo o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica para que, também, possa receber Jesus Hóstia Santa.

Mas... enquanto isso não é possível, nem tudo está perdido. 

Você pode e deve COMUNGAR ESPIRITUALMENTE.

Como é isso?

Quando chegar a hora da comunhão, você não vai para a fila receber Jesus, mas, recolhe-se, fica em silêncio e faz a seguinte oração:

Senhor JESUS CRISTO, eu creio que estais verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento. Adoro-vos sobre tudo o que existe. Desejo com devoção e fervor, receber-vos sacramentalmente, porém, como não é possível agora, peço-vos vir espiritualmente ao meu coração para purificá-lo e abrasá-lo do mais puro, santo e sagrado amor e adoração para com a SANTÍSSIMA TRINDADE.

Prostro-me profundamente perante vossa Pureza perfeita, Majestade Divina e Realeza Sagrada. Amém.

Essa oração você pode fazer em todo momento, não somente na Santa Missa.

Que Deus lhe abençõe e que Maria, que é mãe, passe a frente da sua situação e interceda para que você consiga resolver da melhor forma possível e receber Jesus.

sábado, 5 de novembro de 2016

RESPOSTA: Há um só Batismo!

Ave Maria!!

A questão hoje se refere a possibilidade de um segundo batismo.

Belíssimo trabalho! Gostaria de tirar uma dúvida. Existe algum problema na pessoa que se batiza pela 2a vez (fora da igreja)?

Obrigada.
Peço que reze por mim.

Bem, sobre a questão, a Igreja Católica, já em sua Profissão de Fé (Credo Niceno-Constantinopolitano) dispõe que "Professo um só Batismo para a remissão dos pecados"

Essa crença da Igreja Católica na existência de um só Batismo está apoiada na Palavra de Deus.

"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" 
(Efésios 4,5)

Quando somos Batizados, apesar de não vermos, somos marcados por um sinal; somos remidos do pecado original e pessoal e recebemos o dom do Espírito Santo.

"O sinal-da-cruz no limiar da celebração, assinala a marca de Cristo naquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da redenção que Cristo nos proporcionou por sua cruz" 
(Catecismo, n. 1235)

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão de vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo" 
(At 2, 38)

O Catecismo da Igreja Católica deixa bem claro que o Batismo não pode ser reiterado.

"O Batismo sela o cristão com um sinal espiritual indelével ("character") da sua pertença a Cristo. Pecado algum apaga esta marca, se bem que possa impedir o Batismo de produzir frutos de salvação. Dado uma vez por todas, o Batismo não pode ser reiterado" 
(Catecismo, n. 1272)

E o Código de Direito Canônico afirma que:

Cân. 845 - § 1. Os sacramentos do baptismo, confirmação e ordem, uma vez
que imprimem carácter, não se podem repetir

Porém, sabemos que muitas pessoas batizadas na Igreja Católica, com o tempo, passam a frequentar outras denominações cristãs e, nessas, são induzidas a receberem um "novo" batismo.

Nesse caso, como já foram batizadas na Igreja Católica validamente, esse segundo batismo é ineficaz, não tem validade alguma.

Porém, quando uma pessoa abandona a fé católica (e isso ocorre, TAMBÉM, quando ela sai da Igreja Católica e começa a frequentar outra denominação cristã e "recebe um novo batismo"), ela comete o pecado mortal da apostasia, heresia ou cisma e pode ser excomungada da Igreja Católica.

Vale lembrar que a Igreja Católica reconhece como válido o batismo realizado em algumas Igrejas cristãs (desta forma, não batiza novamente), bem como, há outras que ela não considera o batismo válido. Para saber quais veja o post SACRAMENTO DO BATISMO.

Fonte: Bíblia Sagrada, Catecismo da Igreja Católica e Código de Direito Canônico

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

RESPOSTA: Vivo em união estável. Posso ser batizado?

Salve Maria!!

A dúvida aqui é referente ao fato de uma pessoa que vive junto poder ou não ser batizada.

Penso que a resposta seja SIM!!

O requisito para ser batizado na Igreja Católica é querer!

Agora, para ser batizado na Igreja Católica a pessoa, por ser um adulto, terá que fazer uma Catequese (que, normalmente, dura 1 ano) e ao final desse ano será: batizada, crismada e fará a primeira comunhão; recebendo, portanto, todos os Sacramentos da Iniciação Cristã.

Agora, deve-se observar uma questão, nesse caso específico.

A pessoa talvez não possa receber o Sacramento da Eucaristia.

Se ela vive junto e não é casada na Igreja (para ser casado na Igreja Católica não precisa que os dois cônjuges sejam batizados, basta que um deles seja católico-batizado) - ela, se não houver impedimento, deverá primeiro receber o Sacramento do Matrimônio, dessa forma, não estará em pecado mortal, podendo assim apresentar-se ao Sacramento da Penitência (Confissão), que deve ser feita antes de receber a Primeira Comunhão.

Se você vive uma união estável e/ou é casado(a) só no civil e quer se batizar na Igreja Católica, procure a Paróquia que você frequenta e converse com o Pároco (Padre). 

Normalmente, a Catequese de Adulto se inicia em fevereiro/março de cada ano. Mas pode variar conforme a Diocese/Paróquia.

O Sacerdote irá lhe orientar da melhor forma possível, conforme a sua realidade.

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

RESPOSTA: Então ser católica é acreditar piamente em tudo?

Ave Maria!!

Hoje me deparei com um comentário e lembrei que muitos católicos devem pensar da mesma forma.

Tipo:

"Sou católico(a), mas.... não concordo com isso, não creio naquilo..."

O comentário dizia o seguinte:

Então ser católica é acreditar piamente em tudo? Eu acho que isso é cegueira e alienação. Dá para ir à igreja e não só se pode, como se DEVE questionar.

Bem, devo dizer que a irmã (que escreveu isso), assim como aqueles que concordam com ela, estão, em parte, equivocados.

Por que?

Claro que não é tudo que a Igreja diz que você deve concordar, você pode discordar de algumas coisas; PORÉM, há coisas que a Igreja define, mormente sobre questões de fé e de moral, que você, como católico, DEVE CRER e DEVE CONCORDAR.

A Igreja tem o múnus de ensinar aos leigos, "sob a guia do Magistério vivo da Igreja".

Assim ensina o Catecismo da Igreja Católica (888-891)

Quando se exerce a infalibilidade do Magistério? 

A infalibilidade exerce-se quando o Romano Pontífice, em virtude da sua autoridade de supremo Pastor da Igreja, ou o Colégio Episcopal, em comunhão com o Papa, sobretudo reunido num Concílio Ecuménico, proclamam com um acto definitivo uma doutrina respeitante à fé ou à moral, e também quando o Papa e os Bispos, no seu Magistério ordinário, concordam ao propor uma doutrina como definitiva. A tais ensinamentos cada fiel deve aderir com o obséquio da fé.

Desta forma, deve-se ter cuidado ao colocar-se "contrário" ou "questionar" algo que a Igreja Católica, por meio do Papa, nos ensina.

"O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja..." (Catecismo, 85)

Um desses ensinamentos que TODO católico deve crer, uma vez que a Igreja manifestou-se através do seu Magistério, são os Dogmas de Fé!

"88. O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na Revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário."

E quais seriam esses Dogmas que o Cristão-católico DEVE CRER?

Dentre eles, podemos citar:

1. Dogmas Marianos;
2. Dogmas da Santíssima Trindade;
3. Infalibilidade do Papa.
 
"Além da rejeição total da fé, que é o pecado de apostasia, existe a rejeição parcial, que é o pecado de hesesia, e quem o comete chama-se herege. Herege é um batizado que se recusa a crer numa ou mais verdades reveladas por Deus e ensinadas pela Igreja Católica. Uma verdade revelada por Deus e proclamada solenemente pela Igreja denomina-se dogma de fé. (A Fé Explicada, pag. 193)

Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Compêndio do Catecismo da Igreja Católica e A Fé Explicada.

Santos e Santas da Igreja, rogai por nós!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...