Shutterstock
A resposta é: nenhum!
Mas aproveite para entender por que a realização da Quaresma não depende do Carnaval
Devido ao avanço da variante Ômicron e o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, muitas cidades decidiram cancelar ou adiar os desfiles e festejos do Carnaval 2022. São os casos de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
Outros municípios, como Campo Grande, até suspenderam o feriado do dia 1.º de março (terça-feira de Carnaval).
Diante deste cenário, teve gente que chegou até a imaginar que o cancelamento do Carnaval 2022 pudesse interferir nas datas da Quaresma. Mas, obviamente, não há alteração nenhuma no período religioso.
Carnaval não interfere na Quaresma
A Quaresma e a Páscoa estão entre as celebrações “móveis” da Igreja, ou seja, não têm data fixa, como o Natal, que é celebrado sempre no dia 25 de dezembro.
De fato, o início da Quaresma – tradicionalmente após o Carnaval – depende, em primeiro lugar, da definição do dia da Páscoa, não do próprio. O filósofo Vanderlei de Lima, em artigo já publicado aqui na Aleteia, explica:
“A data da Páscoa não é calculada pelo calendário solar comum, mas, sim, pelo antigo calendário lunar, conforme prescrito no livro bíblico do Êxodo 12,1-14…É preciso observar, antes de tudo, o equinócio da Primavera (momento no qual o sol corta a Linha do Equador tornando os dias iguais às noites). Isso se dá duas vezes no ano: 21 e 22 de março, no hemisfério norte, e 22 e 23 de setembro no hemisfério sul. A nós interessa, é óbvio, só a primeira data, uma vez que as regras para a data da Páscoa foram elaboradas no hemisfério norte. Pois bem, basta tomar uma folhinha comum e nela observar a última lua nova anterior ao equinócio da Primavera. Feito isso, é só contar o tempo entre duas luas novas consecutivas o que dará 29 dias, 12 horas, 40 minutos e dois segundos. O primeiro Domingo após o 14º dia da primeira lua nova posterior ao equinócio da Primavera será a data da Páscoa cristã.”
Depois de se chegar à data da Páscoa, é preciso fazer mais alguns cálculos para definir o início da Quaresma:
“Uma vez encontrada a data da Páscoa, contem-se seis semanas anteriores ou 42 dias. Desse total de dias, retirem-se os seis Domingos, dado que neles não se faz jejum ou penitência. Temos, assim, 42-6 = 36. Contudo, como a Quaresma, segundo o próprio nome sugere (cf. Mt 4,1-11; Mc 1,12-13; Lc 4,1-13), compõe-se de 40 dias, acrescentam-se aos 36 dias mais quatro anteriores; ou seja, da quarta-feira, dita de Cinzas, ao sábado. Ora, o Carnaval ocorre, então, nos 4 dias anteriores à quarta-feira de Cinzas.”
Em 2022, a Páscoa será celebrada no dia 17 de abril, e a quarta-feira de Cinzas no dia 2 de março.
Carnaval durante ou depois da Quaresma: nada de confusão
Com a alteração na data dos desfiles das escolas de samba, muitas cidades festejarão o Carnaval depois ou bem no meio da Quaresma.
Em Vitória, ES, os desfiles devem ser realizados nos dias 7, 8 e 9 abril, vésperas do Domingo de Ramos. Em nota, a Arquidiocese da capital alertou os fiéis sobre a realização do Carnaval durante a Quaresma:
“Isso não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso Espírito Quaresmal e, tão pouco, desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico.”
Fonte: Aletéia
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!