Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Carnaval 2022 cancelado: que impacto isso tem na Quaresma?

Shutterstock


A resposta é: nenhum! 
Mas aproveite para entender por que a realização da Quaresma não depende do Carnaval


Devido ao avanço da variante Ômicron e o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, muitas cidades decidiram cancelar ou adiar os desfiles e festejos do Carnaval 2022. São os casos de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Outros municípios, como Campo Grande, até suspenderam o feriado do dia 1.º de março (terça-feira de Carnaval).

Diante deste cenário, teve gente que chegou até a imaginar que o cancelamento do Carnaval 2022 pudesse interferir nas datas da Quaresma. Mas, obviamente, não há alteração nenhuma no período religioso.

Carnaval não interfere na Quaresma

A Quaresma e a Páscoa estão entre as celebrações “móveis” da Igreja, ou seja, não têm data fixa, como o Natal, que é celebrado sempre no dia 25 de dezembro.

De fato, o início da Quaresma – tradicionalmente após o Carnaval – depende, em primeiro lugar, da definição do dia da Páscoa, não do próprio. O filósofo Vanderlei de Lima, em artigo já publicado aqui na Aleteia, explica:

“A data da Páscoa não é calculada pelo calendário solar comum, mas, sim, pelo antigo calendário lunar, conforme prescrito no livro bíblico do Êxodo 12,1-14…É preciso observar, antes de tudo, o equinócio da Primavera (momento no qual o sol corta a Linha do Equador tornando os dias iguais às noites). Isso se dá duas vezes no ano: 21 e 22 de março, no hemisfério norte, e 22 e 23 de setembro no hemisfério sul. A nós interessa, é óbvio, só a primeira data, uma vez que as regras para a data da Páscoa foram elaboradas no hemisfério norte. Pois bem, basta tomar uma folhinha comum e nela observar a última lua nova anterior ao equinócio da Primavera. Feito isso, é só contar o tempo entre duas luas novas consecutivas o que dará 29 dias, 12 horas, 40 minutos e dois segundos. O primeiro Domingo após o 14º dia da primeira lua nova posterior ao equinócio da Primavera será a data da Páscoa cristã.”

Depois de se chegar à data da Páscoa, é preciso fazer mais alguns cálculos para definir o início da Quaresma:

Uma vez encontrada a data da Páscoa, contem-se seis semanas anteriores ou 42 dias. Desse total de dias, retirem-se os seis Domingos, dado que neles não se faz jejum ou penitência. Temos, assim, 42-6 = 36. Contudo, como a Quaresma, segundo o próprio nome sugere (cf. Mt 4,1-11; Mc 1,12-13; Lc 4,1-13), compõe-se de 40 dias, acrescentam-se aos 36 dias mais quatro anteriores; ou seja, da quarta-feira, dita de Cinzas, ao sábado. Ora, o Carnaval ocorre, então, nos 4 dias anteriores à quarta-feira de Cinzas.”

Em 2022, a Páscoa será celebrada no dia 17 de abril, e a quarta-feira de Cinzas no dia 2 de março.

Carnaval durante ou depois da Quaresma: nada de confusão

Com a alteração na data dos desfiles das escolas de samba, muitas cidades festejarão o Carnaval depois ou bem no meio da Quaresma.

Em Vitória, ES, os desfiles devem ser realizados nos dias 7, 8 e 9 abril, vésperas do Domingo de Ramos. Em nota, a Arquidiocese da capital alertou os fiéis sobre a realização do Carnaval durante a Quaresma:

“Isso não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso Espírito Quaresmal e, tão pouco, desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico.”

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A noiva que ganhou uma “despedida de solteira católica”

Pater Christian Viña | Facebook


Até o padre ficou impressionado: "estas jovens, que não estão nas capas da mídia nem são 'tendência' nas redes, constituem verdadeiras riquezas da Igreja. Glória a Deus!"


Repercutiu nas redes sociais a inusitada “despedida de solteira católica” de Giuliana: em preparação para o seu casamento com Francisco, celebrado em Buenos Aires neste último sábado, 12 de fevereiro, ela ganhou das amigas um especial e personalizado retiro espiritual conduzido no dia 5 pelo padre Christian Viña, em La Plata. Além da noiva, participaram as próprias amigas Karen, Teresa e Lis, que lhe presentearam a “despedida de solteira”.

O retiro contou com a Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissão, oração do terço, meditação e alguns momentos de conversa.

Focamos nos textos bíblicos, em particular as Bodas de Caná e o Hino da Caridade. E também recorremos aos padres da Igreja e ao catecismo”, explicou o padre Viña – que, aliás, foi convidado de última hora para conduzir o retiro: inicialmente, o pregador seria outro sacerdote, mas ele teve um imprevisto que quase provocou o adiamento da “despedida de solteira católica”.

Jovens muito bem preparadas

O pe. Viña comentou que as jovens participantes são “muito bem preparadas, graças a Deus”: elas fizeram curso pré-matrimonial e receberam formação católica sobre as virtudes da pureza e da castidade, os métodos naturais de planejamento familiar e a educação dos filhos, além de serem “bem conscientes de que, nestes tempos de ideologia de gênero, endeusamento da promiscuidade e destruição da família, elas devem permanecer unidas, junto com seus noivos e futuros esposos, para se ajudarem mutuamente”. O padre acrescenta que, para isso, elas contam “com confessores e diretores espirituais lúcidos e corajosos”.

A “despedida de solteira”, segundo o sacerdote, foi “muito boa e original, bem diferente das festinhas, descontroles e perversões de todo o tipo que costuma haver nos encontros desse tipo. Estas jovens, como tantas outras que não estão nas capas da mídia, nem são ‘tendência’ nas redes, constituem verdadeiras riquezas da Igreja. Glória a Deus!”.

Um “presente imenso e lindo”

De acordo com a agência de notícias católica ACI Prensa, a noiva Giuliana gravou uma mensagem de vídeo declarando que foi uma grande alegria “fechar esta preparação para o matrimônio com tão belas conversas e reflexões sobre o Evangelho, que me ajudam a estar muito mais preparada para o sacramento. Espero que se contagiem e possam replicar em muitos lugares, porque, para mim, foi um presente imenso e lindo”.

Os depoimentos das amigas

Karen, uma das amigas e organizadoras da “despedida de solteira católica”, também reafirmou a felicidade de “aprofundar mais em toda a riqueza deste belo sacramento”, esperando que a experiência “aproxime também a nós dessa vocação tão linda”. Para Teresa, “o sacramento e a nossa amizade são para dar glória a Deus. Aproveitamos este momento para estar com o Senhor e crescer na fé. É uma forma de dar graças a Deus pela nossa vida, por tudo que Ele nos oferece”. Por fim, Liz testemunhou que o grupo de amigas tenta “chegar juntas ao céu: fazemos tudo o que está ao nosso alcance para nos ajudar mutuamente”.

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Sabe o que deixa o demônio desesperado?

Public Domain

Claudio de Castro 

O diabo sai em busca de almas e não suporta algumas por um simples motivo


Saber que Deus está com você deixa o diabo desesperado. O maligno não suporta perceber que você guarda seu estado de graça como um tesouro.

Mas, de fato, nada pode ser feito contra quem vive na presença de Deus, pois seus anjos estão prontos para te resgatar. É por isso que a proximidade dos filhos de Deus com seu pai celestial deixa o diabo em desespero.

O diabo despreza a pureza, a santidade e a humildade. Você deve resistir, não caindo nas armadilhas dele.

Resistir ao desespero do diabo: o Rosário

Você tem uma tentação que o mortifica? Lute contra ela. Não caia nisso. Rezar o terço me ajuda muito. Dá-me a paz e a certeza de saber que a sempre Virgem Maria está cuidando de nós.

“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. 
O espírito está pronto, mas a carne é fraca” 
MATEUS 26,41

Não cair em tentação

O diabo saiu em busca de almas e não suportou a sua, porque ela brilhava em sua pureza e santidade: você estava cheio de Deus!

Você sabe muito bem que ele fará o impossível para te afastar de Deus, romper essa amizade maravilhosa e te afastar da graça.


Mas você tem o poder de se recusar a pecar e dizer a essa tentação: “Não vou fazer isso, não quero ofender um Deus tão bom”.

Ninguém pode forçá-lo a pecar. Você o faz voluntariamente, sabendo que ofende a Deus, quase sempre procurando alguns minutos passageiros de prazer.

“Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação, ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.”
I CORÍNTIOS, 10

Caro leitor da Aleteia, o diabo está atrás de sua alma. Você vai deixá-lo te machucar? Não dê esse gosto a ele.

Lute pela pureza do seu coração, evite os momentos que você sabe que podem fazer você cair. 
E faça Deus feliz com suas ações, pensamentos e palavras.

Deus te abençoe!

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Quem aí reza pedindo um "José" ou uma "Maria"?


Ela rezou a São José para encontrar um esposo, e acabou no convento


fot. archiwum prywatne


O pai adotivo de Jesus respondeu aos pedidos dela de uma forma surpreendente


A Irmã Elżbieta Waligóra trabalha em um restaurante para moradores de rua há cinco anos. Ela percebe todos os dias que bondade, amor e interesse são tão importantes quanto a sopa que ela cozinha para eles. Mostrar-lhes de coração que são importantes aos olhos de Deus: essa é a sua vocação, mesmo que não seja o que ela imaginou no início. Confira essa história na entrevista abaixo.

O príncipe encantado não veio, embora você tenha rezado fielmente a novena a São José por três anos!

Elżbieta Waligóra: Rezei a São José para encontrar um bom esposo. Amigas que pediram bons maridos como eu foram ouvidas. Hoje, todas são casadas. Foi minha irmã Joanna quem me deu a ideia de fazer essa novena. Ela me disse que São José é um intercessor eficaz nesta área. Mas eis que, apesar das minhas orações, ninguém apareceu no horizonte. Nenhum príncipe. Nem de carro, muito menos a cavalo (risos). Até comecei a ficar um pouco impaciente, porque não conseguia me imaginar sendo algo que não fosse esposa e mãe.

Mas você foi ouvida… e de uma forma bastante surpreendente!

Enquanto eu rezava com tanto fervor para encontrar meu futuro marido, fui participar de dias de retiro espiritual com as Irmãs Elizabetinas, a Ordem que está localizada na rua St. Joseph em Wrocław (oeste da Polônia). Depois de três dias, quando saí do convento para voltar para casa, já sabia que voltaria. De fato, São José tinha planos para minha vida. E durante todo esse tempo de espera e oração, ele estava me preparando para me tornar uma freira. Até o dia em que ouvi uma voz interior que me disse: “Você vai curar o coração das pessoas”.

ELżbieta antes de encontrar sua vocação religiosa.

Como você se sentiu, então?

Já no convento, durante o retiro, vivi momentos em que surgiu esta pergunta: o que significa para mim formar uma família e ter filhos? Hoje, encontro respostas inesperadas, que me preenchem. É certo que sou mulher, tenho sentimentos e emoções como todas as mulheres. Claro, há momentos difíceis, bem como momentos felizes. Mas eu sei o que me levou a ser freira e quem continua a me liderar. É o plano de Deus, não meu.

Você não se rebelou algumas vezes contra esse plano de Deus?

Não. Porque compreendi imediatamente que São José tinha respondido ao meu pedido, encontrando-me o Esposo divino. Eu aceitei, estendi minha mão! Sabemos que José era um homem caloroso, trabalhador, justo e responsável. Ele soube administrar os momentos difíceis com Deus que estava em primeiro lugar em sua vida. Foi o mesmo para mim. É por isso que eu não conhecia a raiva. Ao contrário, sou grata a São José por ter me ajudado a descobrir minha vocação. Ainda hoje, sei que posso sempre contar com ele.

Irmã ELżbieta trabalhando no restaurante para moradores de rua co-criado por ela

São José é um intercessor eficaz?

Absolutamente! Nem me lembro do número de intenções que confiei a ele! Mas há um que foi muito especial. Precisávamos de dinheiro para aquecer nossa sala comum no convento. Uma das irmãs me disse: “Vá, fale com São José”. Na capela, fiquei em frente à estátua dele explicando-lhe que teria de ir ver sua esposa, a Virgem Maria, no santuário de Jasna Góra. Isso significava que eu não tinha muito tempo para falar com ele. Então, eu imediatamente disse a ele que precisava de muito dinheiro para lenha e tinha que encontrar uma solução. Acontece que na mesma noite um alemão veio ao convento. Ele deixou uma quantia em dinheiro em um envelope: era exatamente o que precisávamos.

Sei que você lhe confia várias intenções e que ele sempre te responde…

Devo confessar: atormento São José com pedidos constantes! As pessoas me mandam seus pedidos. Eu as escrevo em pequenas fichas que coloco sob seus pés.

Há cinco anos, você trabalha em um restaurante para moradores de rua em um dos bairros da cidade...

Sim, trabalho com voluntários que me ajudam no meu trabalho diário. Vejo como é importante demonstrar amor e preocupação a todos esses sem-teto. Um prato de sopa não é tão importante quanto aquecê-los com amor, mostrar-lhes seu coração. Apesar das dificuldades de sua vida, eles são alguém importante aos olhos de Deus. É isso que tentamos mostrar a eles. E essas pessoas, por sua vez, retribuem o favor com sua gratidão, com uma boa palavra. Muitas vezes, nesses momentos, penso em Madre Teresa. Eu amo tanto ela!

Por quê ?

Ela não olhou para ver se alguém estava sujo ou cheirava mal. Ela prestou atenção ao fato de que Deus vive em cada pessoa. A crise dos sem-teto às vezes é causada pelos dramas da vida. Há situações em que as pessoas se safam com álcool ou outras drogas. Elas perdem sua auto-estima e são incapazes de se levantar.

Quais são suas dicas para aprender essa confiança em Deus na vida cotidiana, para caminhar em direção à santidade?

Devemos entregar tudo a Deus, pedir a intercessão de Maria e rezar o terço. 
Uma oração que faz milagres!

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes e São José. rogai por nós!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Auxilio para bem vivenciar a Quaresma

Estamos no Tempo Comum (cor verde) mas, logo após o Carnaval (01/03), iniciaremos o Tempo da Quaresma (cor roxa).

A Quaresma esse ano iniciará na Quarta-feira de Cinzas, dia 02 de Março

A Quaresma é um tempo que a Igreja se prepara para a Páscoa do Senhor, assim, um tempo de busca a Conversão e a um verdadeiro encontro com Deus.

A Quaresma é um tempo de luta, oração, jejum e penitência, desta forma, necessário se faz procurar vivenciar esse tempo de Retiro com muita seriedade e força.

O Instituto Hesed, assim como vários outros locais, estão disponibilizando Retiro(s) para nos orientar melhor durante esses 40 Dias que estão chegando.



E você pode adquirir o seu livro do Retiro Quaresmal 2022 do Instituto Hesed na LIVRARIA IMACULADA. Os livros já estão prontos e já sendo enviados. 

Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel Arcanjo, rogai por nós!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Nossa Senhora de Lourdes: a mãe que protege e cuida dos enfermos

Ballygally View Images | Shutterstock


Peçamos que Nossa Senhora de Lourdes interceda pelo mundo todo, especialmente por aqueles que ainda lutam contra a Covid-19


No dia 11 de fevereiro, celebramos a festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, que pelas características da aparição é invocada pelos doentes e enfermos. Foi São João Paulo II, em 1992, que instituiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Mundial do Enfermo e todos os anos e cada Pontífice envia uma mensagem em referência à data.

Nossa Senhora, com sua veste branca cingida com um modesto cinto azul, nas suas 18 aparições à jovem Bernadete, não fez menção ao fato de que ali seriam realizados milhares de curas, como ocorre até hoje, além de enfatizar a necessidade de rezar pela conversão dos pecadores e de orar sempre. Por isso, invariavelmente, a jovem trazia o Santo Rosário no braço.

Acredito piamente na ocorrência das aparições e dos pedidos verbalizados por Nossa Senhora a Bernadete naquela gruta – hoje um dos maiores santuários do mundo. Aquilo que a ciência não explica e chamamos de milagre consegue tocar até mesmo os corações mais incrédulos e soberbos. Há mais de um século, um simples olho d’água é a lembrança permanente do que Jesus disse: 

“Eu sou a água viva, se alguém tiver sede, venha a mim e beba” 
(Jo 7,37-38).

Mais de um século após as aparições, o Papa João Paulo II em sua Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, no Dia do enfermo, disse:

“Desde o dia da aparição a Bernadete, Maria naquele lugar curou dores e doenças, restituindo a muitos dos seus filhos também a saúde do corpo. Contudo, ela realizou prodígios muito mais surpreendentes na alma dos crentes, abrindo o seu coração ao encontro com o seu filho Jesus, resposta verdadeira às expectativas mais profundas do coração humano. O Espírito Santo, que a encobriu com a sua sombra no momento da Encarnação do Verbo, transforma a alma de numerosos doentes que a ela recorrem. Mesmo quando não obtêm o dom da saúde corporal, podem sempre receber outro muito mais importante: a conversão do coração, fonte de paz e de alegria interior. Este dom transforma a sua existência e faz deles apóstolos da cruz de Cristo, estandarte de esperança, mesmo entre as provas mais duras e difíceis”.

A conversão ocorre na ausência de explicação lógica para o milagre recebido, pois contra fatos não há argumentos.

Sabemos que nem todos os que vão até a gruta voltarão para casa com o milagre confirmado, mas jamais esqueçamos que não se trata apenas da cura das doenças do corpo, como também de muitos males da alma. São curas que provêm da Mãe, visando à salvação do rebanho de seu Filho Jesus.

Que neste ano de 2022, peçamos que Nossa Senhora de Lourdes interceda pelo mundo todo, pelos que ainda lutam contra a Covid-19 em todas as frentes de trabalho e, principalmente, pelos infectados, para que tenham a plena recuperação.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Rezemos juntos:

“Nossa Senhora de Lourdes, Virgem Santíssima e Mãe,

Vós que aparecestes a Bernadete em uma gruta, 
mostrando que no silêncio da vida encontramos o Deus revelado.

Nossa Senhora de Lourdes, quando ela cavou o chão, 
viu brotar o olho d’água, lembrando Jesus, fonte de Água Viva.

Nossa Senhora, milhares e milhares de pessoas, durante todo o ano, 
se dirigem à gruta de Lourdes, em macas, cadeiras de rodas, 
levadas pela motivação da restauração da fé e da recuperação da saúde.

Nossa Senhora, intercedei perante Deus por todos os enfermos, 
de um modo particular aquelas que estão num leito de hospital.

Sim, Virgem, aqueles que hoje irão fazer uma cirurgia e pediram nossas orações.

Todos os que estão abandonados pelas famílias, aqueles que estão nas UTIs, 
nas enfermarias, nos leitos das casas, nos corredores dos hospitais.

Aqueles que não têm a oportunidade de ter um tratamento digno, 
aqueles que estão desenganados dos médicos.

Nossa Senhora de Lourdes, fazei derramar a graça de Deus sobre estas pessoas.

Virgem Mãe, intercedei por nós e obtende a graça de que necessitamos.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós e por todos os enfermos.

Amém. ”

No vídeo abaixo, você pode conferir a peregrinação que o Padre Reginaldo Manzotti fez ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

“As maldições mais terríveis são aquelas feitas pelos pais e parentes”

LD Entertainment


O exorcista Gabriele Amorth explicou que não devemos subestimar as maldições feitas por quem está próximo a nós, pois as consequências podem ser desastrosas

O mal, o diabo, as maldições: como agem? Quais são as consequências para os homens? Rita Sberna fala sobre isso no livro Inferno, la tragica elezione (“Inferno, a trágica escolha”), em que também inclui uma entrevista que a autora tinha feito com o exorcista Dom Gabriele Amorth.

O “mal” no evangelho

Sberna escreve: “O mal é um assunto quase tabu. A própria palavra nos faz pensar em ‘mistério’ e nos leva de volta a alguns filmes de terror de sucesso, como ‘O Exorcista'”.

Ela ainda argumenta que, se lêssemos mais a Bíblia, entenderíamos muitas coisas e as questões ligadas ao mal não nos surpreenderia tanto. Diz ela:

“Por exemplo, em Mt 8, 16-17 , lemos:

‘Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os es­píritos e curou todos os enfermos. Assim se cumpriu a predição do pro­feta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males.'”

Há também outra passagem do Evangelho que Sberna gosta de lembrar:

“A passagem contém tudo o que pode ser útil para uma melhor compreensão do assunto. É o Evangelho de Lucas, no capítulo 11, 14-26: ‘Jesus estava expulsando um demônio mudo. Quando o diabo saiu, o mudo começou a falar e a multidão ficou admirada (…)'”.

Pessoas ligadas a Satanás

O livro ainda lembra que o Evangelho “está repleto desses episódios, mas isso não é suficiente, porque a descrença do homem nega a verdade mesmo em face das provações e da Palavra de Deus, fonte da Verdade absoluta”.

Dom Gabriele Amorth, na entrevista com a autora, explica como funciona o mal e as consequências que, às vezes, podem ser desastrosas:

“Existem pessoas que estão ligadas a Satanás (médiuns, adivinhos, mágicos) e muitas vezes alguns recorrem a elas. Às vezes, mesmo com perfídia pessoal diabólica, essas pessoas lançam uma maldição. As maldições mais terríveis são aquelas feitas por pais ou parentes próximos. Elas não devem ser subestimadas, mesmo que sejam feitas por outras pessoas”.

O desejo pelo pecado

O que mais importa ao diabo é empurrar o homem ao pecado (enviando as tentações às pessoas), mas o maligno não tem o poder de nos fazer cair no pecado, porque cair no pecado depende apenas de nós, homens, por causa do livre arbítrio que Deus nos deu.”

Não apenas maldições.

O diabo tem o poder de enviar tentações, às vezes fazendo com que neguemos a própria presença de Deus ou os mandamentos de Deus. Por exemplo, o mandamento ‘Não matar’ é quebrado todos os anos precisamente porque mais de 50 milhões de mortes ocorrem no mundo devido apenas ao aborto.”

“Direto para o inferno”

Em geral, Amorth continua: 

Não são os pecados que levam o homem à possessão diabólica, porque os pecados induzem o homem a algo muito pior do que a possessão diabólica: eles o levam ao inferno. O diabo em sua ação comum nos tenta a todos (do nascimento à morte). Até Jesus e Nossa Senhora foram tentados.

Conclui o exorcista:

O homem que cai em pecado já não está com Deus, mas sim com Satanás. Se morrermos em estado de pecado grave, iremos direto para o inferno. Deus nunca quer a morte do pecador, mas quer que o pecador se converta e enquanto estamos nesta terra, Deus constantemente nos envia oportunidades de conversão”.

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O anjo da guarda pode fazer 5 coisas: Santa Faustina viu

Mariola Anna S | Shutterstock


Do Purgatório aos moribundos, a mística polonesa teve visões nas quais o anjo da guarda mostrou seu poder e suas limitações


Cinco missões: são as que o anjo da guarda tem em relação a nós. Santa Faustina Kowalska, a mística polonesa que conversava com Jesus, tomou conhecimento dessas missões dos anjos durante algumas de suas visões.

Marcello Stanzione, no livro “Gli angeli della Divina Misericordia” (editora Segno), explicou da seguinte maneira as cinco missões do anjo da guarda:

1) Mostra o Purgatório e as almas sofredoras

Pouco depois de entrar no convento, Santa Faustina adoeceu. A madre superiora a enviou com outras duas freiras para passar descansar em Skolimów, perto de Varsóvia. Naquela época, ela perguntou ao Senhor Jesus: “Por quem ainda tenho que rezar?”. Jesus respondeu que na noite seguinte a avisaria. Por orientação do anjo da guarda, ela visitou o purgatório e compreendeu que devia rezar por aquelas almas.

Aqui está sua descrição: 

Eu vi o anjo da guarda que me ordenou que o seguisse. Em um momento me encontrei em um lugar enevoado, invadido pelo fogo e, nele, uma enorme multidão de almas sofredoras. Essas almas rezam com grande fervor, mas sem eficácia para si mesmas: só nós podemos ajudá-las. As chamas que as queimavam não me tocaram. Meu anjo da guarda não me abandonou por um único momento. E perguntou a essas almas qual era o seu maior tormento. E juntas responderam que seu maior tormento é o desejo de Deus. Vi Nossa Senhora visitando as almas do Purgatório. As almas chamam Maria de ‘Estrela do Mar’. Ela lhes traz alívio”.

2) Pede para rezar pelos moribundos

“Uma vez fui ao jardim à tarde – lembra Santa Faustina – e o anjo da guarda me disse: ‘Reze pelos moribundos’. Imediatamente comecei o rosário pelos os moribundos junto com as meninas encarregadas do jardim. Depois do terço, rezávamos várias invocações para os moribundos”
(Q I, 313).

Vemos ao longo do Diário como a oração pelos moribundos se tornará um dos compromissos mais sinceros da Irmã Faustina. Muitas vezes ela percebia de antemão a necessidade de orações a certas almas.

Diante da inveja de Satanás por nossa união com Deus, permanecemos tranquilos com nosso anjo da guarda e o rosário. Satanás teve inveja das graças que Irmã Faustina recebeu, especialmente por sua profunda união com Deus durante a Santa Missa. Ele a perturbava enquanto ela dormia à noite através de muitos demônios, mas ela se mantinha calma porque sentia que seu anjo da guarda estava lá, e ela rezava o terço.

3) Há momentos em que ele não consegue nos consolar

A saudade do Criador pode nos levar a uma grande humildade e a amá-lo por meio de todas as suas criaturas (terrestres e celestiais), porém o anjo da guarda pode não nos consolar. Por quê?

Diz Santa Faustina: quando uma noite olhei para o céu, da minha cela, e vi um firmamento estupendo, salpicado de estrelas e a lua, de repente uma chama inconcebível de amor pelo meu Criador entrou em minha alma. Incapaz de suportar a saudade que aumentava em minha alma por ele, deitei-me ao chão em atitude de pequenez e humildade. Eu o adorava por de meio de todas as suas criaturas, e quando meu coração não suportou mais o que estava acontecendo, comecei a chorar. Então meu anjo da guarda me tocou e me disse estas palavras: ‘O Senhor me manda dizer para você se levantar do chão’. Fiz isso imediatamente, mas minha alma não se consolou. A nostalgia de Deus ficou ainda mais forte” (Q I, 470).

4) É um apoio durante os exercícios espirituais

19.10.1935. Na noite antes de partir para o retiro de oito dias, Santa Faustina foi tomada pelo medo ao ver sua miséria e inépcia diante da grandeza da obra de Deus. Jesus lhe disse: “Por que você tem medo de fazer a minha vontade? […]” (QI, 489).

Na manhã seguinte, o anjo da guarda a acompanha de Wilno a Cracóvia com uma parada em Varsóvia:

 “Na manhã seguinte, vi o anjo da guarda, que me fez companhia na viagem para Varsóvia. Quando entramos no alojamento, ele desapareceu. […] Quando embarcamos no trem em Varsóvia com destino a Cracóvia, vi meu anjo da guarda ao meu lado novamente, orando enquanto contemplava Deus e meus pensamentos se voltaram para ele. Quando chegámos à porta do convento, desapareceu” 
(Q I, 490).

5) Guia no Paraíso

Santa Faustina escreve sobre o anjo da guarda: 

“Uma vez rezei muito aos santos jesuítas, de repente vi meu anjo da guarda, que me conduziu diante do trono de Deus. Passei por grandes hostes de santos, vi muitos rostos conhecidos, vi muitos jesuítas que me perguntavam: ‘De que Congregação é essa alma?’. Quando atendi, me perguntaram: ‘Quem é seu diretor?’. Respondi que era o padre Andrasz… Quando quiseram continuar conversando, meu anjo da guarda fez sinal para ficar calada e eu passei diante do próprio trono de Deus”.

A santa mística viu “um grande e inacessível brilho”: “vi o lugar destinado a mim nas proximidades de Deus, mas o que é não sei, pois estava coberto por uma nuvem, e meu anjo da guarda me disse: ‘ Aqui está o teu trono, pela tua fidelidade no cumprimento da vontade de Deus’” (Q II, 683).

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Lourdes, Santa Faustina e Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O poder do Santíssimo Nome de Jesus

Dean Bentley-Falcke | Shutterstock


Depois de ler isso, você vai querer invocá-lo todos os dias

Como nos diz o evangelista São Lucas: 

“Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o Nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno” 
(Lc 2, 21).

Assim, o Santíssimo Nome de Jesus foi dado pelo céu; por isso tem poder. Santa Joana D’Arc morria na fogueira repetindo o nome de Jesus. O nome Jesus representa a Pessoa divina do Verbo encarnado.

“Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o Nome que está acima de todos os nomes, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 
E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor” 
(Fil 2, 9-11).

O anjo deixou claro a São José a razão deste nome: “porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. A palavra “Jesus” em hebraico quer dizer “Deus Salva” ou Salvador. Então, pronunciar o nome de Jesus com fé, é tomá-lo como divino salvador.

Perdão

É no Nome de Jesus que os pecados são perdoados. “O Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra” (Mc 2, 10). Ele pode dizer ao pecador: “Teus pecados estão perdoados” (Mc 2,5). E ele transmite esse poder aos homens – os Apóstolos – (Jo 20, 21-23) para que o exerçam em seu Nome.

A Ressurreição de Jesus glorifica o nome do Deus Salvador, pois a partir de agora é o nome de Jesus que manifesta em plenitude o poder supremo do “nome acima de todo nome”. Os espíritos maus temem Seu nome, e é em nome d’Ele que os discípulos de Jesus operam milagres, pois tudo o que pedem ao Pai, em Seu Nome, o Pai lhes concede. É no Nome de Jesus que os enfermos são curados, é em Seu nome que os mortos ressuscitam, os coxos andam, os surdos ouvem, os leprosos ficam curados… Esse nome bendito tem poder!

Redentor

Depois que o pecado atingiu a humanidade, somente o Nome do Deus Redentor pode salvar o homem. E este Nome é Jesus. É pelo Nome de Jesus que os Apóstolos operaram maravilhas. “Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu Nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados” (Mc 16,17-18). Portanto, o Nome Santo de Jesus tem poder e deve ser invocado com respeito, veneração e fé.

Os fariseus e doutores da lei quiseram impedir os Apóstolos de pregar em Nome de Jesus: “Chamaram-nos e ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus” (At 4, 17-18). Mas eles se negam a deixar de pronunciar este santo Nome, porque sabem que não há salvação em nenhum outro: 

“Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” 
(At 4, 11-12).

Jesus Cristo é o único Nome divino que traz a salvação e a partir de agora pode ser invocado por todos, pois se uniu a todos os homens pela Encarnação.

Oração

O nome do Deus Salvador era invocado uma só vez por ano pelo sumo sacerdote para a expiação dos pecados de Israel, depois de aspergir o propiciatório do Santo dos Santos com o sangue do sacrifício. O propiciatório era o lugar da presença de Deus. Quando São Paulo diz de Jesus que “Deus o destinou como instrumento de propiciação, por seu próprio Sangue” (Rm 3,25), quer afirmar que na humanidade deste último “era Deus que em Cristo reconciliava consigo o mundo” (2Cor 5,19).

O Nome de Jesus está no cerne da oração cristã. Todas as orações litúrgicas são concluídas pela fórmula “por Nosso Senhor Jesus Cristo…”. A “Ave-Maria” culmina no “bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. O nome de Jesus está no centro da Ave-Maria; o Rosário é centrado no Nome de Jesus, por isso tem poder.

Que nós possamos também hoje e sempre pronunciar com fé e devoção este Nome doce e santo que tem poder, como aquele ceguinho de Jericó que clamou com fé e ficou curado: 

“Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!”

Fonte: Aletéia


Jesus, tende piedade de nós e do Mundo inteiro!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...