Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

RESPOSTA: Noivo Católico x Noiva Evangélica. Matrimônio Misto!

Ave Maria!

Oi tenho 19 anos meu noivo é católico, e eu gostaria muito de me casar com ele na igreja católica, porém sou batizada na igreja evangélica mas já não sigo a religião a 3 anos,como faço para me casar com ele na católica?

Já tratei sobre Matrimônio de Católico com não católico em algumas postagens, dentre as quais:





Matrimônio Misto: entre dois batizados, sendo um deles católico e outro não

Matrimônio por Disparidade de Culto: entre um católico e uma pessoa não batizada.


O que é um Matrimônio Misto?

Matrimônio Misto, no sentido estrito, é aquele realizado entre duas pessoas batizadas, das quais uma tenha sido batizada na Igreja Católica ou nela recebida depois do batismo, e que não tenha dela saído por ato formal, e outra pertencente a uma igreja ou comunidade eclesial que não esteja em plena comunhão com a Igreja católica (can 1124).
Aqui se fala de matrimônio entre católicos e protestantes, católicos romanos e ortodoxos, por exemplo.

O matrimônio misto, no sentido estrito, é diferente da disparidade de culto, neste, uma parte foi batizada na Igreja católica ou nela recebida e não a abandonou por ato formal e a outra parte não é batizada (can 1086).

Quando o Matrimônio Misto é válido?

O Matrimônio Misto é proibido sem a licença expressa da autoridade competente (can 1124), portanto, seria inválido. Para ser válido é preciso a licença.

Quem pode conceder a licença para a celebração de um Matrimônio Misto?

Só o Ordinário local (Bispo) pode conceder essa licença, se houver causa justa e razoável; não a concede, porém, se não se verificarem as condições seguintes:

a) a parte católica declare estar preparada para afastar os perigos de defecção da fé, e prometa sinceramente fazer todo o possível a fim de que toda a prole seja batizada e educada na Igreja católica;
b) informe-se, tempestivamente, desses compromissos da parte católica à outra parte, de tal modo que conste estar esta verdadeiramente consciente do compromisso e da obrigação da parte católica;
c) ambas as partes sejam instruídas a respeito dos fins e propriedades essenciais do matrimônio, que nenhum dos contraentes pode excluir (can 1125).


Em ambos, para que o Sacramento do Matrimônio seja considerado válido é necessário a Dispensa do Bispo.

Você relatou que não frequenta a sua Igreja há 3 anos.

Assim, há duas opções para você:

a) Se quiser continuar sendo evangélica, pode dar entrada nos proclamas e pedir a dispensa do Bispo.

Como fazer isso? Simples!
As partes vão até a Paróquia a qual pertença a parte católica e apresentam a documentação necessária, no caso do católico é preciso apresentar o Batistério (que ele consegue na Paróquia onde foi batizado). Assim, o Pároco vai cuidar para que seja obtida a Dispensa do Bispo.

b) Se você quiser, pode passar a pertencer a Igreja Católica.

Nesse caso, se o seu Batismo for considerado válido pela Igreja Católica (veja Sacramento do Batismo), você deve se inscrever na Catequese de Adultos para que possa conhecer a Igreja Católica e receber os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma (confirmação do Batismo).
Se o seu Batismo não for considerado válido pela Igreja Católica, ao final da Catequese você também será Batizada. 

Que Deus abençõe vocês e o seu Matrimônio, pela intercessão de Maria!

Jesus, Maria e José, nossa Família Vossa É!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

RESPOSTA: Mãe do batizando pode usar roupa vermelha?



Ave Maria!

Sou a mãe da criança, posso usar vermelho?

Pode.
Não há regra ou norma sobre a cor da roupa no batizado.
Normalmente, usa-se roupa clara, branca, mas não é uma obrigação.
Assim como a noiva não é obrigada a casar de branco.

No entanto, observe a modéstia, ou seja, não use decotes, procure uma roupa com manga, não use roupa justa, nem curta, nem apertada, nem transparente.


Fonte: Foto - Teus Vestidos

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Revolução Grisalha: Diga Adeus Às Tinturas! O Cabelo Branco, Agora, É A Moda!





Os cabelos brancos estão na moda e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude.

REVOLUÇÃO GRISALHA

A tendência de assumir o cabelo branco chegou à Europa vinda dos Estados Unidos e se popularizou há alguns anos: mulheres de 30, 40, ou mais anos, expressaram em sites como “Revolution Gray” (Revolução Grisalha) o fato de estarem fartas de se submeter a pinturas regulares e sofrer com os produtos químicos.



Escritora e jornalista especializada em moda, Sophie Fontanel decidiu há dois anos dar adeus à tintura e deixar seu cabelo ficar naturalmente branco. Para ela, trata-se, antes de mais nada, de uma questão estética. Ela reivindica o lado militante de sua opção e, por isso, resolveu converter a própria experiência em algo interativo, ao postar regularmente fotos dos vários estágios de crescimento de seus cabelos brancos.

“Sabia que geraria interesse, mas não a tal ponto! Recebo uma grande quantidade de mensagens em privado que me dizem: ‘olha, também fiz isso’. E me dou conta de que inspirei muitas outras mulheres”, comemora.


Os cabelos brancos estão na moda e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude.


Na moda, alguns nomes abriram caminho. A americana Kristen McMenamy, modelo dos anos 1990 conhecida por seu estilo andrógino, resolveu assumir os cabelos grisalhos aos 40 anos. Também conquistou estrelas como Lady Gaga e Rihanna, que pintaram seus cabelos com esse tom.

Atriz Salma Hayek exibindo os fios brancos no Oscar 2018

“Para as mulheres, os cabelos brancos sempre foram malvistos do ponto de vista estético, já que eram exclusivamente associados à decadência física. Junto com o prolongamento da expectativa de vida e com a afirmação progressiva das mulheres em todas as profissões e nos meios de comunicação, as coisas mudaram: um sinal de envelhecimento se converte em uma opção estética como outra qualquer”, comenta o sociólogo Frédéric Godart.

Maye Musk trabalha como modelo há cinco décadas, também assumiu os cabelos brancos.

Mesmo assim, os cabelos brancos das mulheres ainda não são valorizados como no caso dos homens, “percebidos de maneira positiva, por exemplo, como um sinal de sabedoria”, ressalta o sociólogo
.
Escritora Tatiana de Rosnay, diz que sofreu várias críticas quando resolveu assumir os fios brancos

E a pressão social continua sendo muito forte: a escritora Tatiana de Rosnay contou à Paris Match, em 2016, que foi vítima de deboches quando deixou de pintar o cabelo.

E você, deixa/deixaria as pinturas de lado para assumir os fios brancos?


Fonte indicada: Coruja Professor

sábado, 8 de dezembro de 2018

Scott Hahn explica biblicamente o dogma da Imaculada Conceição de Maria

Tradutor Católico | Dez 03, 2018





Alguns acusam os católicos de não terem sustentação bíblica para essa doutrina. Será mesmo?

Em 1854, o Papa Pio IX proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Alguns acusam os católicos de não terem sustentação bíblica para essa doutrina.

Será mesmo?

Nesse vídeo, o Dr. Scott Hahn explica maravilhosamente o dogma da Imaculada Conceição de Maria e nos mostra onde este se encontra nas Sagradas Escrituras.

Se não conseguir visualizar o vídeo, clique aqui.

(via Tradutor Católico)

Fonte: Aletéia


POR FIM, MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Pe. Reginaldo Manzotti: como ter sucesso em sua vida espiritual

Padre Reginaldo Manzotti | Dez 03, 2018



Dessa vez o Pe. Reginaldo nos dá uma só dica - mas é o segredo para ser bem-sucedido espiritualmente

Se quisermos ser bem-sucedidos em nossos objetivos precisamos de disciplina. É necessário organizar nossa vida, definindo todas as atividades que queremos executar no dia a dia, tanto na área profissional, como espiritual, familiar ou de lazer, a fim de que tenhamos tempo para tudo e obtenhamos sucesso.

Pessoas capacitadas, mas sem disciplina, não vão tão longe como aqueles mais limitados, porém disciplinados. Num tratamento de saúde, por exemplo, para obtermos resultados e chegarmos à cura, precisamos seguir exatamente o que o médico recomenda, tomar os remédios na hora certa e da maneira certa. Numa reeducação alimentar é a mesma coisa, disciplina e força de vontade são a base.

Muitos fracassam em seus projetos por não se organizarem e não seguirem um planejamento disciplinar. E na vida espiritual ela é mais necessária ainda, pois nos mantém em boa forma para conquistarmos o prêmio da coroa imperecível, como nos diz São Paulo:

“Os atletas se abstêm de tudo; eles, para ganharem uma coroa perecível; e nós, para ganharmos uma coroa imperecível.” (I Cor, 25)

E essa disciplina consiste numa rotina de exercícios espirituais diários, aplicados pela própria pessoa, sem pressa, de modo consciente e espontâneo, cumprindo-os rigorosamente. Ela faz com que valorizemos as coisas essenciais e nos leva a um crescimento na fé, a alcançar um nível maior de santificação, a viver os compromissos de batismo sendo “sal da terra”, “luz do mundo” e produzindo os valiosos frutos do Espírito Santo.

Em primeiro lugar, lembre-se que disciplina tem a ver com hábitos, então é necessário criar o costume de:

Oração – A maior inimiga da oração não é a falta de fé e sim a distração, então procure um lugar calmo e crie um ambiente agradável e propício;

Leitura Bíblica – Necessitamos ler a Bíblia todos os dias, especialmente os Evangelhos;

Confissão dos pecados – Através deste sacramento celebramos a misericórdia divina e restauramos nossa reconciliação com nossos irmãos e irmãs;

Obras de Caridade – A caridade “cobre uma multidão de pecados” (1Pd 4,8);

Visitas ao Santíssimo Sacramento – Jesus Sacramentado está noite e dia no Sacrário, amando e esperando a nossa visita. Muitas vezes tenho dito: “Passem numa Igreja fora do horário de missa, vão até a frente do Sacrário, nem que seja para dizer: ‘Oi, Jesus. Eu estou aqui, vim te visitar’”. Gostamos de visitar os amigos, bater um papo, por que não criar este hábito com Jesus?;

Missas – A Celebração Eucarística é o ponto de chegada e o ponto de partida, é a fonte e o ápice de toda vida cristã.

Nos últimos anos, por uma inspiração, desenvolvi um diário espiritual e resolvi lançá-lo para incentivar as pessoas a criarem o hábito de fazer exercícios espirituais. Caso você não tenha acesso a este material, não tem problema, elabore você mesmo seu diário espiritual anotando em uma caderneta o compromisso do dia; quais os exercícios espirituais feitos e anote os apelos de Deus para aquele dia. Esse apelo é aquilo que você sentiu, pode ser, por exemplo, a perseverança, o domínio próprio, a mansidão, a alegria, etc. Transforme este apelo de Deus em uma oração e anote-a no seu diário espiritual.

Você também deve escolher uma pessoa e oferecer por ela esses exercícios espirituais. Quando nos propomos a rezar por uma pessoa, assumimos um compromisso muito sério e importante, por isso você deverá rezar o mês todo por uma única pessoa que você sinta que esteja precisando de suas orações e oferecer por ela seus exercícios espirituais, formando o ramalhete espiritual.

Lembre-se que não é a falta de tempo ou de recursos que nos impede de crescer na vida de fé. O que nos atrapalha é a falta de comprometimento. A preguiça espiritual nos faz “empurrar com a barriga” nossa vida de fé. Não somos cobrados, então não nos esforçamos. Conhecemos, mas não vivemos a vida de fé. Com isso estacionamos e perdemos a chance de avançar para Deus.

Por isso, tenho certeza que a partir do esforço pessoal e da disciplina cresceremos ainda mais espiritualmente e nos tornaremos cristãos mais equilibrados e constantes. Que Deus nos ajude e nos fortaleça neste propósito.

————

Padre Reginaldo Manzotti é fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso – Obra considerada benfeitora nacional que objetiva a evangelização pelos meios de comunicação – e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR). Apresenta diariamente programas de rádio e TV que são retransmitidos e exibidos em parceria com milhares de emissoras no país e algumas no exterior. Site:http://www.padrereginaldomanzotti.org.br. Facebook:http://www.fb.com/padrereginaldomanzotti. | Twitter: @padremanzotti | Instagram: @padremanzotti | Youtube: youtube.com/PadreReginaldo Manzotti

Fonte: Aletéia

Orai sem cessar!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

RESPOSTA: Fui convidada para ser madrinha, mas não recebi nenhum Sacramento da Igreja. E agora?

Ave Maria!

Boa tarde tenho 21 anos e fui convidada para ser madrinha de uma criança, a mãe já disse que não quer que eu seja a de apresentação, devido ao papel que eu tenho e o amor que dou a filha dela.
O problema é que apesar de eu frequentar as missas eu não sou batizada, e a menina vai se batizar ano que vem logo no início do ano, e o processo de batismo, crisma e comunhão dura 1 ano... Por favor menajudem.

Decline do convite OU a mãe terá que adiar o Batizado da filha para que você possa, primeiro, se tornar católica, dá tempo adiar sem prejuízo, imagino, vez que só ocorrerá ano que vem.

Explique que você vai na Igreja Católica, mas que ainda não é cristã-católica, já que sequer recebeu o Sacramento do Batismo, ainda.


No início do ano você se inscreve na Catequese de Adultos e após receber todos os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) estará apta a batizar a criança.

Só esclarecendo, nem madrinha de apresentação ou consagração você poderia ser.

Sugiro, também, que converse com o Padre da Igreja sobre a sua situação para que ele veja se há uma outra forma de você receber os Sacramentos antes do final do ano que vem. E há paróquias onde o curso dura somente alguns meses (3-4).


Interessante você participar das missas e nunca ter procurado receber os Sacramentos. Espero que não comungue!! 🙈

Por isso que sempre falo aqui para que os pais analisem bem quem vão escolher como padrinhos e conversem antes, vejam se a pessoa está em situação regular perante a Igreja, para que não tenham surpresas na ultima hora.


Que Maria passe a frente!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...