Na Santa Missa, celebrada na forma ordinária do Rito Romano, temos após a Oração Eucarística o Rito da Comunhão que é iniciado com a oração do Pai Nosso, terminada essa oração temos o Rito da Paz onde o sacerdote, por vezes, pede que os fiéis saudam-se com um sinal da paz.
A Instrução Geral ao Missal Romano ao dispor sobre o Rito da Paz determina:
82. "Segue-se o rito da paz, no qual a Igreja
implora a paz e a unidade para si própria e para toda a família humana,
e os fiéis exprimem uns aos outros a comunhão eclesial e a caridade
mútua, antes de comungarem no Sacramento.
Quanto ao próprio sinal com que se dá a paz, as Conferências Episcopais determinarão como se há-de fazer, tendo em conta a mentalidade e os costumes dos povos. Mas é conveniente que cada um dê a paz com sobriedade apenas aos que estão mais perto de si."
Quanto ao próprio sinal com que se dá a paz, as Conferências Episcopais determinarão como se há-de fazer, tendo em conta a mentalidade e os costumes dos povos. Mas é conveniente que cada um dê a paz com sobriedade apenas aos que estão mais perto de si."
E ainda:
154. (...) O sacerdote pode dar a paz aos ministros, mas permanece sempre
dentro do presbitério, a fim de não perturbar a celebração. Procede do
mesmo modo se, por motivos razoáveis, quiser dar a paz a alguns poucos
fiéis. E todos, segundo as determinações da Conferência Episcopal, se
saúdam uns aos outros em sinal de mútua paz, comunhão e caridade.
Enquanto se dá a paz, pode dizer-se: A paz do Senhor esteja sempre
contigo (Pax Domini sit semper tecum), ao que se responde: Amen.
Embora o Missal Romano determine claramente o que devemos fazer, infelizmente, é comum vermos alguns erros/abusos litúrgicos quais sejam:
a) o ministério de música toca uma música para dar a paz;
b) as pessoas e até os sacerdotes saem de seus lugares para desejarem a Paz a outros fiéis que encontram-se em locais distantes dentro da Igreja e acaba por terminar a música e começar a oração do Cordeiro de Deus e as pessoas continuam desejando a paz para as outras.
Diante desses abusos, em 2004, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos na Instrução Redemptionis Sacramentum determinou, no item 72, página 46, o seguinte:
Convém "que cada um dê a paz somente àqueles que lhe estão mais próximos, de modo sóbrio". "O Sacerdote pode dar a paz aos ministros, permanecendo, porém, sempre no presbitério, para não perturbar a celebração. Faça também assim se, por algum motivo razoável, queira dar a paz a alguns fiéis". Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o "Cordeiro de Deus". "Quanto ao modo de realizar o próprio gesto de paz, isso é estabelecido pelas Conferências dos Bispos [...] segundo a índole e os costumes dos povos" e confirmado pela Sé apostólica.
Desta forma:
É permitido tocar música no Rito da Paz enquanto os fiéis desejam a paz uns aos outros?
Não! Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o "Cordeiro de Deus". (Instrução Redemptionis Sacramentum)
É permitido ao Sacerdote sair do presbitério para desejar a Paz aos fiéis?
Não! "O Sacerdote pode dar a paz aos ministros, permanecendo, porém,
sempre no presbitério, para não perturbar a celebração. Faça também
assim se, por algum motivo razoável, queira dar a paz a alguns fiéis". (Instrução Geral ao Missal Romano e Instrução Redemptionis Sacramentum)
É permitido aos fiéis sairem de seus lugares para desejarem a paz uns aos outros?
Não! Convém "que cada um dê a paz somente àqueles que lhe estão mais próximos, de modo sóbrio". (Instrução Geral ao Missal Romano e Instrução Redemptionis Sacramentum)
*Sobre o assunto, recentemente, o padre Paulo Ricardo respondendo a pergunta de uma pessoa respondeu que NÃO. Vejam a explicação:
Fonte: Instrução Geral ao Missal Romano, Instrução Redemptionis Sacramentum e Christo Nihil Praeponere
* Atualizado em 11/04/2013
São Pio X, rogai por nós!
Não sabia disso, Graziela. Mas sempre achei inconveniente alguém sair do seu lugar para saudar quem está do outro lado da igreja. E aliás, o cântico de paz na maioria das igrejas são muito movimentados, não é algo simples (na minha opinião).
ResponderExcluirObrigada pela postagem. Grande abraço,
Salve Maria!
Salve Maria Cynthia,
ResponderExcluirPois é, não só é inconveniente como é errado, mesmo sendo música "simples"; Jesus no altar e o povo andando pela Igreja e conversando, se dispersando, quando deveria está concentrado e se preparando para receber JHS!
Na paróquia que frequento não há canto da paz e também o padre não nos manda cumprimentar o irmão, pula logo para o Cordeiro de Deus!
Rezemos pelos nossos sacerdotes que deveriam ter esse conhecimento e ensinar o povo como agir corretamente.
abç