Antonio Guillem I Shutterstock
Durante a gravidez ou depois que a criança nasce?
Alguns pais esperam simbolicamente até o dia do nascimento do filho ou da filha para convidar os padrinhos de Batismo da criança.
Os motivos podem ser diversos. Por exemplo: pode ser que a escolha dos padrinhos seja diferente, dependendo do sexo do bebê (para os pais que preferem não saber o sexo durante a gravidez). Outros pais se sentem mais confortáveis ao fazer este convite com os filhos nos braços.
Por outro lado, quando o convite é feito durante a gravidez, os pais querem incluir os padrinhos de Batismo desde o início da vida dos filhos no útero.
Bénédicte gostou muito de receber o convite para madrinha desde muito cedo, o que lhe permitiu poder apoiar os pais durante a gravidez e começar a rezar pelo afilhado antes mesmo de ele nascer. Há, então, uma aceitação, tanto por parte dos pais quanto do padrinho ou da madrinha, de assumir esse papel aconteça o que acontecer.
Convidar os padrinhos de Batismo durante a gravidez também permite a eles terem um lugar “prioritário” para as visitas à maternidade e compartilhar com os pais a emoção do grande dia do nascimento.
Razões práticas para fazer convite aos padrinhos de Batismo
Por razões práticas, pode ser uma boa ideia fazer o convite rapidamente para que os pais possam organizar o Batismo logo após o nascimento. Isso também permite, em caso de recusa, escolher outras pessoas e dar tempo para que o padrinho e a madrinha em potencial pensem antes de responder. Além disso, convidar os possíveis padrinhos antes do parto também permite que eles recusem com mais liberdade. Pode parecer mais complicado recusar depois que o bebê chega!
Qualquer que seja o momento escolhido para fazer a famosa pergunta aos possíveis padrinhos, o convite manterá sempre uma dimensão muito importante, nunca trivial, nem na vida da criança nem na do padrinho e da madrinha. Isso por causa de um vínculo criado idealmente para a vida, um reforço do vínculo paterno e materno.
Fonte: Aletéia
Acrescento ainda que, um dos motivos práticos para convidar os padrinhos logo, é o fato deles poderem se preparar para receber os Sacramentos (Batismo, Eucaristia ou Crisma), caso falte algum desses, a tempo de poderem batizar a criança, até porque, a Catequese de Adultos costuma durar alguns meses na maioria das Paróquias.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada