Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2021

Orações Leoninas


"O Papa Pio IX, em 1859, dispôs que todos os sacerdotes, nos ainda territórios pontifícios rezassem de joelhos com o povo, logo a seguir à celebração da missa, três vezes a Ave-Maria e uma vez a Salve-Rainha seguidas de uma oração rogando a intercessão dos santos para conjurar os graves perigos que ameaçavam o poder temporal da Igreja por obra dos sectários. 

Em 1884, Leão XIII renovou o estabelecido pelo seu predecessor de rezar as ditas orações e tornou-as extensivas a todo o mundo para obter a liberdade da Igreja na Alemanha, perseguida por Bismarck e seu Kulturkampf. Após a pacificação com o Reich, o Papa ordenou que as preces pianas se rezassem pela conversão dos pecadores, no contexto dos conflitos entre patrões e trabalhadores e no do abandono progressivo da doutrina e disciplina da Igreja por parte de muitos, e modificou a oração subsequente à Salve-Rainha e acrescentou uma outra em forma de exorcismo dirigida a São Miguel Arcanjo. 
Desde então passaram a chamar-se preces leoninas.

Essa prática caiu em desuso, porém, nada obsta e talvez possa até ser útil, a critério dos indivíduos e grupos a retoma das preces leoninas em recitação privada, sobretudo fora da missa."

Então, após a Santa Missa o padre, a comunidade e o fiel podem fazer as orações leoninas, ainda na Igreja, quais sejam:

Rezar


Tais orações, quando rezadas assim, são ricas em Indulgências (10 anos)


Nossa Senhora da Assunção, São Miguel Arcanjo e toda a Corte Celeste, combatei e rogai por nós!

Um comentário:

  1. "... seguidas de uma oração rogando a intercessão dos santos para conjurar os graves perigos que ameaçavam o poder temporal da Igreja por obra dos sectários."

    Faltou o texto dessa oração. No site Tesouro dos Fiéis, uma iniciativa portuguesa de ter automatizada as orações da Missa no Rito Antigo, encontramos o seguinte texto:

    Latim:
    Orémus.
    Deus, refúgium nostrum et virtus, pópulum ad te clamántem propítius réspice; et intercedénte gloriósa, et immaculáta Vírgine Dei Genitríce María, cum beáto Joseph, ejus Sponso, ac beatis Apóstolis tuis Petro et Paulo, et ómnibus Sanctis, quas pro conversióne peccatórum, pro libertáte et exaltatióne sanctæ Matris Ecclésiæ, preces effúndimus, miséricors et benígnus exáudi. Per eúndem Christum Dóminum nostrum.
    R. Amen.

    Português:
    Oremos.
    Meu Deus, refúgio e fortaleza nossa, atendei propício aos clamores do vosso povo, e, pela intercessão da gloriosa e imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, do Bem-aventurado S. José, seu Esposo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os Santos, ouvi benigno e misericordioso as preces que fervorosamente Vos dirigimos pela conversão dos pecadores e pela libertação da santa Madre Igreja. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.
    R. Amém.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...